16 dezembro 2021

CONTO - UMA SURPRESA PARA DAPHNE

 Uma surpresa para Daphne

Luís Fernando Veríssimo

 


Daphne mal podia acreditar nos seus ouvidos. Ou no seu ouvido esquerdo, pois era neste que chegava a voz de Peter Vest-Pocket, através do fone.

- Daphne, você está aí? Sou eu, Peter.

Quando finalmente conseguiu se refazer da surpresa, a pequena e vivaz Daphne - era assim que a legenda de sua foto como debutante no Tattler a descrevera, anos atrás - esforçou-se para controlar a sua voz.

- Você quer dizer o sujo, tratante, traidor, nojento desprovido de qualquer decência ou caráter, estupido e desprezível Peter Vest-Pocket?

- Esse mesmo. É bom saber que você ainda me ama.

- Seu, seu...

- Tente porco.

- Porco!

- Foi por isso que deixei você, Daphne. Você sempre faz o que eu mando. Era como viver com um perdigueiro. Agora acalme-se.

- Porco imundo!

- Está bem. Agora acalme-se. Pergunte por que é que estou telefonando para você depois de dois anos.

- Não me interessa. E foram dois anos, duas semanas e três dias.

- Eu preciso de você, Daphne.

- Peter...

- Preciso mesmo. Eu sei que fui um calhorda, mas não sou orgulhoso. Peço perdão.

- Oh! Peter. Não brinque comigo...

- Daphne você se lembra daquela semana em Teormina?

- Se me lembro.

- Do jasmineiro no pátio do hotel? Das azeitonas com vinho branco à tardinha no café da praça?

- Peter, eu estou começando a chorar.

- E daquela vez em que fomos nadar nus, ao luar, e veio um guarda muito sério pedir nossos documentos, e depois os três começamos a rir e o guarda acabou tirando a roupa também?

- Não. Isso eu não me lembro.

- Bom deve ter sido em outra ocasião. E a pensão em Rapallo, Daphne.

- A pensão! O velho do acordeão que só tocava Torna a Sorriento e Tea for two.

- E a festa de aniversário que nós entramos por engano e eu acabei fazendo a imitação do Maurice Chevalier com laringite.

- Ah, Peter...

- Lembra o pimentão recheado da signora Lumbago, na pensão?

- Posso sentir o gosto agora.

- Qual era mesmo o ingrediente secreto que ela usava, e que só nos revelou depois que nós ameaçamos contar para o marido do caso dela com o garçom?

- Era... Deixa ver. Era manjericão.


















https://cadernospedagogicos.blogspot.com/2021/10/leitura-e-interpretacao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MATÉRIA RELACIONADA AO LIVRO "CEM ANOS DE SOLIDÃO"

  Massacre das Bananeiras: conheça história real que inspirou “Cem Anos de Solidão ” O governo colombiano, para proteger uma empresa dos E...