22 outubro 2021

LEITURA E INTERPRETAÇÃO

 Qual é o lugar mais silencioso do mundo?

Os decibéis são negativos – e dá para ouvir o ruído dos próprios pulmões.

Por Bruno Vaiano 17 set 2021

É uma sala de 40m² instalada na sede da Microsoft nos EUA, usada ____ testar fones de ouvido e outros gadgets. O nome técnico é câmara anecoica, uma palavra de origem latina que possui o prefixo de negação “an-” com a palavra “eco”. Ou seja: um lugar em que não há eco.

Lá dentro, o ruído ambiente é de 20,3 decibéis negativos. (Do mesmo jeito que a escala Celsius põe o marco zero na temperatura de congelamento da água, zero decibel é o som mais baixo audível por um ser humano).

Isso acontece porque a sala, além de ser quase completamente isolada de ruídos externos, tem suas paredes revestidas de maneira a absorver todas as ondas sonoras emitidas lá dentro em vez de refleti-las. Um ambiente em que todas as ondas são engolidas ____ paredes equivale a um ambiente infinito, sem paredes, em que as ondas se propagam eternamente para longe do observador. Daí o nome se referir à ausência de eco.

O recorde de permanência ____ câmara dessas – não a da Microsoft, mas outra que alcança “só” -9,4 dB – é de 45 minutos: com o som do próprio coração, do estômago e dos pulmões em evidência, a experiência é descrita como enlouquecedora.

Disponível em: https://super.abril.com.br/blog/oraculo/qual-e-o-lugar-mais-silencioso-do-mundo/





UMA SURPRESA PARA DAPHNE (FIM DO CONTO)

   - Você tem certeza?

            - Tenho. Ah, Peter... Não consigo ficar braba com você.

            - Ótimo, Daphne. Precisamos nos ver. Tchau.

            - Tchau? TCHAU?! Você disse que precisa de mim, Peter!

            - Precisava. Eu estou fazendo aquele pimentão recheado para uma amiga e não me lembrava do ingrediente secreto. Você me ajudou muito, Daphne, e...

            - Seu animal! Seu jumento insensível! Seu filho...

            - Daphne, eu já pedi desculpas. Você quer que eu me humilhe?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MATÉRIA RELACIONADA AO LIVRO "CEM ANOS DE SOLIDÃO"

  Massacre das Bananeiras: conheça história real que inspirou “Cem Anos de Solidão ” O governo colombiano, para proteger uma empresa dos E...