EXERCÍCIO 01
b)
Saí, quando ele chegou, e não voltei.
c)
Quando chegamos, ele já tinha saído.
d)
Quero que você conheça os fatos e proponha uma solução
e)
Espero que você venha e desejo que tudo corra bem.
EXERCÍCIO 02
Leia
o trecho a seguir:
"O
meu fito¹* na vida foi apossar-me das terras de São Bernardo, construir esta
casa, plantar algodão, plantar mamona, levantar a serraria e o descaroçador,
introduzir nestas brenhas²* a pomicultura³* e a avicultura, adquirir um rebanho
bovino regular. "
RAMOS, Graciliano. São Bernardo. Rio de Janeiro: Record, 986
¹*
objetivo ²* matas ³* árvores frutíferas
a)
Complete o diagrama a seguir, separando as orações no trecho
(1) O meu fito na vida foi |
(2) |
(3) |
|
(4)
plantar algodão |
|
(5)
plantar mamona |
|
(6) |
|
(7) |
|
(8)
adquirir um rebanho bovino regular |
b)
A relação entre a oração (1) e as demais orações é de:
( ) coordenação (
) subordinação
c)
A relação entre a orações (2) até (8) de:
( ) coordenação (
) subordinação
EXERCÍCIO 03
Leia
o trecho da música:
Bye
bye, Brasil
Oi
coração
Não dá prá falar muito não
Espera passar o avião
Assim que o inverno passar
Eu acho que vou te buscar
Aqui tá fazendo calor
Deu pane no ventilador
Já tem fliperama em Macau
Tomei a costeira em Belém do Pará
Puseram uma usina no mar
Talvez fique ruim prá pescar
Meu amor
BUARQUE, Chico; MENESCAL, Roberto. Bye bye,
Brasil. In; Chico Buarque. Vida. CD.
Phillips, 1993
Escolha
as palavras que completam a informação:
Na
música, percebe-se que a coordenação / subordinação é utilizada para narrar os
acontecimentos na vida da pessoa. As ações são narradas sem nenhuma palavra de
conexão, por isso são chamadas de sindéticas / assindéticas. Mantendo a ideia do texto, se
adicionarmos conjunções entre os últimos versos, as orações serão do tipo explicativas / aditivas.
EXERCÍCIO 04
Transforme
os períodos simples a seguir, transformando-os em orações substantivas. Em
seguida, classifique cada uma delas.
a)
Tenho receio de pessoas fofoqueiras.
b)
Demonstrou vontade de fuga.
c)
Minha esperança é o seu retorno ao Rio.
d)
A solução seria a redução das verbas.
e)
Realizou seu desejo: uma viagem ao
Canadá
EXERCÍCIO
05
Assinale
a alternativa em que está destacada uma oração coordenada explicativa.
a)
Peço que te cales.
b)
O homem é um animal que pensa.
c)
Ele não esperava que a mãe o perdoasse.
d)
Levei-a até o taxi, que ela precisa ir
agora.
e)
É necessário que estudes.
EXERCÍCIO 06
Leia:
I. Todos os brasileiros que desejam ingressar na Força Aérea Brasileira devem gastar longas horas de estudo e dedicação.
II. Todos os brasileiros, que desejam ingressar na Força Aérea Brasileira, devem gastar longas horas de estudo e dedicação.
Marque
a alternativa correta.
b)
As frases I e II estão em desconformidade com as normas gramaticais em relação
às Orações Subordinadas Adjetivas.
c)
A frase I, por conter Oração Subordinada Adjetiva Restritiva, não apresenta
vírgulas. Esse fato está em conformidade com as normas gramaticais.
d)
A frase II, por conter Oração Subordinada Adjetiva Restritiva, apresenta
vírgulas. Esse fato está em conformidade com as normas gramaticais.
EXERCÍCIO 07
Observe
as orações destacadas e assinale a alternativa que apresenta a incorreta
classificação.
a)
Não deixe de estudar, pois isso se
tornará um prejuízo. > Or. Coord. Explicativa.
b)
Ela ia de um lado a outro da sala e
parecia inquieta demais. > Or. Coord. Aditiva
c)
O Brasil é um país rico; grande parte do
seu povo, todavia, vive em condição miserável. > Or. Coord. Adversativa
d)
Nossos atletas não jogaram muito bem, nem
conseguiram vencer o campeonato. > Or. Coord. Conclusiva
e)
Ele demonstrou ser extremamente teimoso; não
tem, pois, condição de trabalhar com o público. > Or. Coord. Conclusiva