QUESTÃO 1
Observe a imagem abaixo.
Responda:
a) Você já tinha
visto esse tipo de texto? Em caso afirmativo, em que lugar(es)?
b) Observando os símbolos contidos na imagem, você consegue dizer o que eles significam?
c) Sabe dizer para
que serve esse conjunto de símbolos e palavras contidos na imagem?
d) Há algumas palavras e letras na figura. O que você acha que elas querem dizer?
QUESTÃO 2
Agora observe estas imagens.
Disponível em: https://images.app.goo.gl/r7ekwASm2kt5D3ym9
Acesso em: 5 maio 2021
O que é possível
perceber?
QUESTÃO 3
O texto a seguir é um cartaz de uma peça de teatro.
Responda às questões.
a) Você sabe como se
chama o artista gráfico que idealiza cartazes?
b) Observando as
informações fornecidas, qual é a finalidade de cartazes desse tipo?
c) Quando você
escolhe uma peça ou um filme para assistir, sem nenhuma informação ou
recomendação, o cartaz pode ser decisivo em sua escolha. Por quê?
A expressão 100% algodão indica a composição
do material; da esquerda para a direita, os símbolos usados querem dizer: a
temperatura máxima da água para lavagem convencional; a proibição de usar
alvejantes; não secar em tambor; a temperatura ideal de passagem (média, até
150 ºC); a recomendação de não lavar a seco.
Essa
linguagem é comumente usada em diversos países e que, por meio da leitura dos símbolos,
é possível saber como devem ser os processos para lavar, secar e passar os
tecidos, ainda que não se saiba ler o texto verbal que os acompanha.
a) A pessoa que desenha ou projeta cartazes é
o cartazista.
b) Esse é um cartaz que promove a divulgação
da exibição de uma peça e fornece dados imprescindíveis para o público, tais
como data, horário e local das apresentações; foto; companhia responsável;
local de venda dos ingressos; além de quem apoia e produz o evento.
c) Ouça as opiniões e explicações de seus
alunos e converse com eles a respeito dos elementos que lhes chamam a atenção
nos cartazes.