CRASE
1. Leia a tirinha e responda:
a) Em geral, o humor das tirinhas é construído a partir de uma quebra de expectativa do leitor. Sendo assim, com base na leitura atenta do texto, explique o humor da tirinha.
b) Releia as frases
presentes nos dois primeiros quadrinhos e explique a diferença de sentido levando
em consideração o uso da crase.
2. Preencha as lacunas com a ou as, indicando a crase
quando necessário.
a) As crianças tiveram
acesso ___ ótimos livros na
infância.
b) Ele foi ___ festa da escola e
apresentou um lindo trabalho.
c) Os atletas foram ___ Rússia conhecer o local
dos campeonatos.
d) Começamos ___ entender a crase.
e) Todos os candidatos
selecionados estavam ligados ___ empresas nacionais.
f) Assistiu ___ vitória de seu time com
o coração na mão.
g) Chegou ___ São Paulo ontem ___ noite.
h) Entregaram seu recado só
___ três da tarde.
i) Os examinadores não
aceitam o texto escrito ___ lápis.
j) Fez uma macarronada ___ italiana.
k) Os assuntos serão
tratados das 14h30 ___ 18h.
l) ___ vezes, eu vou ao cinema ___ segundas-feiras.
m) O médico estará de
férias de 22 de julho ___ 22 de agosto.
3. Leia
esta tirinha.
a) Garfield é um personagem conhecido como dorminhoco, comilão e mal-humorado. Pensando nessas características, como você justificaria a expressão e o pensamento dele no último quadrinho?
b) Reescreva no caderno a
frase do segundo quadrinho da tira, substituindo o quadrinho por a ou à. Justifique a
substituição.
4. Leia abaixo o trecho de uma
reportagem.
a) Reescreva o subtítulo “Preparando a volta ao colégio”, substituindo colégio por escola e, depois, por aulas. Que outras mudanças foram feitas na frase?
b) Justifique
o acento grave no a em “dizer à criança”.
c)
Explique o uso do acento grave em “Fique atento […] às datas de provas”.
COLOCAÇÃO PRONOMINAL
5. Leia esta outra tira.
Justifique a posição do
pronome nestas frases, de acordo com as orientações da norma-padrão:
a) “Comporte-se bem!”.
b) “É muito cômodo
querer ter um filho que nunca se comporte mal!”
6. Justifique a posição do
pronome em relação ao verbo nestas frases:
a) Lembre-se de colocar areia nos
pratos de vasos para evitar larvas de mosquito.
b) Não me peça para levantar cedo
porque é domingo!
c) Alguém me ligou e não deixou
recado.
7. Leia mais uma tira:
Fernando Gonsales. Níquel Náusea. Folha de S.Paulo, São Paulo, 2001. |
a) Por que Níquel Náusea
parece irritado, enfadado, quando supõe que o alienígena pedirá a ele que o
leve ao seu líder?
b) O pedido feito pelo
alienígena quebra a expectativa do leitor. Por quê?
c) Qual regra justifica o
uso da ênclise nesses quadrinhos?
8. Reescreva as frases a seguir,
substituindo as expressões destacadas por pronomes oblíquos. Siga a norma-padrão
da língua portuguesa.
a) As propagandas podem ser
confiáveis ou não, por isso devemos ler as propagandas com espírito crítico.
b) Propagandas podem ser
muito atraentes, mas nunca leia as propagandas sem tentar perceber que
intenção elas têm.
c) O senso crítico vai
proteger você de algum engano.
d) Quem havia comprado
aquele presente para a menina?
REGÊNCIA
9. Indique em cada frase
qual seria a regência, segundo a norma-padrão.
a) O frio chegou em Minas e
teve geada no Sul do estado
Disponível em:
https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2022/05/18/interna_gerais,1367325/o-frio
-chegou-em-minas-e-teve-geada-no-sul-do-estado.shtml.
b) Saiba onde assistir AO
VIVO a partida entre Minas 3 Flamengo, pelo jogo 2 da
semi do NBB
Disponível em:
https://br.bolavip.com/esportes/Minas-Flamengo-Onde-Assistir
-Ao-Vivo-20220515-0035.html.
c) Estudo aponta que na
América Central há mais crianças que preferem ficar do que emigrar
Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2022/06/22/estudo-aponta-que-na-america-central-ha-mais-criancas-que-preferem-ficar-do-que-emigrar.htm.
d) Qual a escola de samba
do seu coração em São Paulo? E a que mais simpatiza? Vote!
Disponível em:
https://www.srzd.com/carnaval/sao-paulo/qual-a-escola-de-samba-do
-seu-coracao-sao-paulo-e-a-que-mais-simpatiza-vote/
e) Contação de histórias na
livraria [...]
[...] Entre os contos
estão “A Princesa Obstinada”, em que a caçula do rei desobedece o pai e cria
uma cidade no meio do deserto; e “A Donzela Guerreira”, em que uma menina se
disfarça de homem para lutar na guerra no lugar de seu pai. [...]
Disponível em: https://cultura.estadao.com.br/blogs/estante-de-letrinhas/mary-poppins-gatos-bebe-joca-ferias/
f)
10. Complete as frases considerando
a regência oficial dos verbos.
a) A criança aspirou ___ veneno e foi levada ___ pronto-socorro.
b) Ele assistiu ___ jogo da Copa do Mundo no
estádio.
c) Todos aspiram ___ uma vaga naquela
empresa.
d) O bombeiro assistiu ___ idoso até a chegada da
ambulância.
e) Todos vão ___ cinema para assistir ___ estreia do filme.
f) Esta aula visa ___ discussão sobre os
efeitos das fake news.
g) Peço que seus pais visem ___ autorização para o passeio.
1.
a) “Não
é a tua cabeça, Augusto, é o teu coração.”
b) “Augusto abriu um livro e fechou-o logo
[...]”. Augusto
é o
sujeito da oração.
2. “Leopoldo, tenho tido pejo de te confessar [...]”; “Olha, Leopoldo, quando ela fala [...]”; “- Modera-te, Augusto; [...]”; “— [...] mas venha cá sr. Augusto, então como é isto?... [...]”
3. a) “Renato” é objeto direto de entender.
b) “Renato”
é vocativo. Alguém se dirige a ele, reforçando que ele entende (alguma coisa).
c) “homem” é sujeito. Afirma-se que homem, em
sentido genérico, chora.
d) “Homem”,
empregado em sentido específico, um indivíduo, é vocativo; alguém se dirige a
ele, pedindo que chore.
4.
a) aposto
b) adjunto
adnominal
c) adjunto
adnominal
d) aposto
5. A primeira mulher a votar no Brasil” explica o termo anterior, sendo equivalente a ele, ou seja, aposto. Os termos na linha fina não são equivalentes; eles acrescentam informações diferentes. Por isso são adjuntos adnominais
6.
a) A vírgula é usada no lugar do verbo, que é suprimido para evitar repetição,
configurando uma elipse.
b) Referem-se ao substantivo substâncias e sua função é enumerar os
elementos correspondentes a ela.
c) A vírgula, já que se trata de um aposto.
d) Tanto “laxantes” quanto “remédios para vomitar” são núcleos do sujeito
da forma verbal usavam-se (a oração faz uso da voz passiva sintética), então o melhor
seria sinalizar a adição. Ao usar a vírgula, sugere-se que se trata de uma
enumeração ou de um aposto; a primeira conclusão está errada porque não há um
terceiro termo; a segunda, porque os termos não são equivalentes e, se fossem,
uma vírgula deveria ser colocada no final do segmento.
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