07 outubro 2023

REVISÃO PARA AVALIAÇÃO BIMESTRAL 4 - 9º ANO

CRASE

1. Leia a tirinha e responda:


a) Em geral, o humor das tirinhas é construído a partir de uma quebra de expectativa do leitor. Sendo assim, com base na leitura atenta do texto, explique o humor da tirinha.

b) Releia as frases presentes nos dois primeiros quadrinhos e explique a diferença de sentido levando em consideração o uso da crase.

 

2. Preencha as lacunas com a ou as, indicando a crase quando necessário.

a) As crianças tiveram acesso ___ ótimos livros na infância.

b) Ele foi ___ festa da escola e apresentou um lindo trabalho.

c) Os atletas foram ___ Rússia conhecer o local dos campeonatos.

d) Começamos ___ entender a crase.

e) Todos os candidatos selecionados estavam ligados ___ empresas nacionais.

f) Assistiu ___ vitória de seu time com o coração na mão.

g) Chegou ___ São Paulo ontem ___ noite.

h) Entregaram seu recado só ___ três da tarde.

i) Os examinadores não aceitam o texto escrito ___ lápis.

j) Fez uma macarronada ___ italiana.

k) Os assuntos serão tratados das 14h30 ___ 18h.

l) ___ vezes, eu vou ao cinema ___ segundas-feiras.

m) O médico estará de férias de 22 de julho ___ 22 de agosto.

 

3. Leia esta tirinha.


a) Garfield é um personagem conhecido como dorminhoco, comilão e mal-humorado. Pensando nessas características, como você justificaria a expressão e o pensamento dele no último quadrinho?

b) Reescreva no caderno a frase do segundo quadrinho da tira, substituindo o quadrinho por a ou à. Justifique a substituição.

 

4. Leia abaixo o trecho de uma reportagem.


a) Reescreva o subtítulo “Preparando a volta ao colégio”, substituindo colégio por escola e, depois, por aulas. Que outras mudanças foram feitas na frase?

b) Justifique o acento grave no a em “dizer à criança”.

c) Explique o uso do acento grave em “Fique atento […] às datas de provas”.

 

COLOCAÇÃO PRONOMINAL

5. Leia esta outra tira.



Justifique a posição do pronome nestas frases, de acordo com as orientações da norma-padrão:

a) “Comporte-se bem!”.

b) “É muito cômodo querer ter um filho que nunca se comporte mal!”

 

6. Justifique a posição do pronome em relação ao verbo nestas frases:

a) Lembre-se de colocar areia nos pratos de vasos para evitar larvas de mosquito.

b) Não me peça para levantar cedo porque é domingo!

c) Alguém me ligou e não deixou recado.

 

7. Leia mais uma tira:

Fernando Gonsales. Níquel Náusea. Folha de S.Paulo, São Paulo, 2001.

  

a) Por que Níquel Náusea parece irritado, enfadado, quando supõe que o alienígena pedirá a ele que o leve ao seu líder?

b) O pedido feito pelo alienígena quebra a expectativa do leitor. Por quê?

c) Qual regra justifica o uso da ênclise nesses quadrinhos?

 

8. Reescreva as frases a seguir, substituindo as expressões destacadas por pronomes oblíquos. Siga a norma-padrão da língua portuguesa.

a) As propagandas podem ser confiáveis ou não, por isso devemos ler as propagandas com espírito crítico.

b) Propagandas podem ser muito atraentes, mas nunca leia as propagandas sem tentar perceber que intenção elas têm.

c) O senso crítico vai proteger você de algum engano.

d) Quem havia comprado aquele presente para a menina?

 

REGÊNCIA

9. Indique em cada frase qual seria a regência, segundo a norma-padrão.

a) O frio chegou em Minas e teve geada no Sul do estado

Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2022/05/18/interna_gerais,1367325/o-frio

-chegou-em-minas-e-teve-geada-no-sul-do-estado.shtml.

b) Saiba onde assistir AO VIVO a partida entre Minas 3 Flamengo, pelo jogo 2 da semi do NBB

Disponível em: https://br.bolavip.com/esportes/Minas-Flamengo-Onde-Assistir

-Ao-Vivo-20220515-0035.html.

c) Estudo aponta que na América Central há mais crianças que preferem ficar do que emigrar

Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2022/06/22/estudo-aponta-que-na-america-central-ha-mais-criancas-que-preferem-ficar-do-que-emigrar.htm.

d) Qual a escola de samba do seu coração em São Paulo? E a que mais simpatiza? Vote!

Disponível em: https://www.srzd.com/carnaval/sao-paulo/qual-a-escola-de-samba-do

-seu-coracao-sao-paulo-e-a-que-mais-simpatiza-vote/

e) Contação de histórias na livraria [...]

[...] Entre os contos estão “A Princesa Obstinada”, em que a caçula do rei desobedece o pai e cria uma cidade no meio do deserto; e “A Donzela Guerreira”, em que uma menina se disfarça de homem para lutar na guerra no lugar de seu pai. [...]

Disponível em: https://cultura.estadao.com.br/blogs/estante-de-letrinhas/mary-poppins-gatos-bebe-joca-ferias/

f) 



 

10. Complete as frases considerando a regência oficial dos verbos.

a) A criança aspirou ___ veneno e foi levada ___ pronto-socorro.

b) Ele assistiu ___ jogo da Copa do Mundo no estádio.

c) Todos aspiram ___ uma vaga naquela empresa.

d) O bombeiro assistiu ___ idoso até a chegada da ambulância.

e) Todos vão ___ cinema para assistir ___ estreia do filme.

f) Esta aula visa ___ discussão sobre os efeitos das fake news.

g) Peço que seus pais visem ___ autorização para o passeio. 







1. a) “Não é a tua cabeça, Augusto, é o teu coração.”

b) “Augusto abriu um livro e fechou-o logo [...]”. Augusto é o sujeito da oração.

2. “Leopoldo, tenho tido pejo de te confessar [...]”; “Olha, Leopoldo, quando ela fala [...]”; “- Modera-te, Augusto; [...]”; “— [...] mas venha cá sr. Augusto, então como é isto?... [...]”

3. a) “Renato” é objeto direto de entender.

b) “Renato” é vocativo. Alguém se dirige a ele, reforçando que ele entende (alguma coisa).

c) “homem” é sujeito. Afirma-se que homem, em sentido genérico, chora.

d) “Homem”, empregado em sentido específico, um indivíduo, é vocativo; alguém se dirige a ele, pedindo que chore.

4.

a) aposto

b) adjunto adnominal

c) adjunto adnominal

d) aposto

5. A primeira mulher a votar no Brasil” explica o termo anterior, sendo equivalente a ele, ou seja, aposto. Os termos na linha fina não são equivalentes; eles acrescentam informações diferentes. Por isso são adjuntos adnominais

6.

a) A vírgula é usada no lugar do verbo, que é suprimido para evitar repetição, configurando uma elipse.

b) Referem-se ao substantivo substâncias e sua função é enumerar os elementos correspondentes a ela.

c) A vírgula, já que se trata de um aposto.

d) Tanto “laxantes” quanto “remédios para vomitar” são núcleos do sujeito da forma verbal usavam-se (a oração faz uso da voz passiva sintética), então o melhor seria sinalizar a adição. Ao usar a vírgula, sugere-se que se trata de uma enumeração ou de um aposto; a primeira conclusão está errada porque não há um terceiro termo; a segunda, porque os termos não são equivalentes e, se fossem, uma vírgula deveria ser colocada no final do segmento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MATÉRIA RELACIONADA AO LIVRO "CEM ANOS DE SOLIDÃO"

  Massacre das Bananeiras: conheça história real que inspirou “Cem Anos de Solidão ” O governo colombiano, para proteger uma empresa dos E...