07 outubro 2023

APOSTO E VOCATIVO

1. Leia este fragmento, extraído do romance A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo, que, traz uma parte de uma conversa entre Augusto e Leopoldo. Atente para o emprego do nome em destaque.

- Eis aí outra! Não acabaste de perguntar-me qual era a lição de amanhã?

- Eu? Pode ser... Esta minha cabeça!...

- Não é a tua cabeça, Augusto, é o teu coração.

Houve um momento de silêncio. Augusto abriu um livro e fechou-o logo; depois tomou rapé, passeou pelo quarto duas ou três vezes e, finalmente, veio de novo sentar junto de Leopoldo.

a) Em um dos casos destacados, Leopoldo se dirige a Augusto, e para isso utiliza um vocativo. Copie esse trecho é esse e destaque nele o vocativo.

b) Copie o outro trecho e analise-o. Qual é sua função sintática?

 

2. Leia outro trecho da mesma obra. Transcreva três exemplos de vocativo: um no início da oração, outro no meio e outro no final.

 


3. Que diferença de sentido você nota entre as frases seguintes? Considere as funções sintáticas dos termos para responder a essa questão.

a) Você entende Renato.

b) Você entende, Renato.

c) Homem chora.

d) Homem, chora.


4.



Indique se os termos em destaque exercem a função de adjunto adnominal ou aposto especificador.

a) Faz muito frio no mês de junho na região Sul do Brasil.

b) As festas de junho na região Nordeste são famosas.

c) Os livros de Joaquim Manuel de Macedo apresentam vocabulário difícil para os estudantes de hoje.

d) O escritor Joaquim Manuel de Macedo é autor de A Moreninha.

 

 

5.

 

Disponível em: <https://oglobo.globo.com/videos/celina-primeiramulher-votar-no-brasil-23507013>.


A linha fina apresenta uma série de dados em sequência: “no Brasil, em 1928, na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte”. A expressão “a primeira mulher a votar no Brasil”, do título, comporta-se em relação ao termo anterior da mesma maneira que o trecho da linha fina? Explique sua resposta.


6. Leia este trecho de uma reportagem.

Questão de humor

Os gregos acreditavam que problemas mentais eram uma punição divina. Hipócrates, não. Criador dos conceitos de saúde e doença, o pai da medicina inventou também a teoria humoral – uma primeira reflexão sobre o que seria a psicologia. Segundo ele, o corpo tinha quatro substâncias que deveriam estar em harmonia: bile amarela, bile negra, sangue e fleuma. Quando em desequilíbrio, surgiam doenças. A bile amarela em excesso, por exemplo, provocava comportamento raivoso. Já a bile negra, depressão. Para tratar esses humores, usavam-se laxantes, remédios para vomitar e drenava-se o sangue.

Superinteressante. São Paulo: Abril, jul. 2019.

 

a) Releia dois períodos do texto: “Hipócrates, não” e “Já a bile negra, depressão”. Qual é a função da vírgula nesses períodos?

b) Os termos apresentados após dois-pontos são apostos. A que substantivo se referem? Qual é sua função?

c) Que sinal de pontuação poderia ter sido usado no lugar do travessão em “– uma primeira reflexão sobre o que seria a psicologia”? Por quê?

d) Explique por que, no último período, seria mais adequado usar “laxantes e remédios para vomitar” e não “laxantes, remédios para vomitar”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MATÉRIA RELACIONADA AO LIVRO "CEM ANOS DE SOLIDÃO"

  Massacre das Bananeiras: conheça história real que inspirou “Cem Anos de Solidão ” O governo colombiano, para proteger uma empresa dos E...