14 outubro 2021

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE CHARGES



1.  Leia,  atentamente,  as  CHARGES  a  seguir:

CHARGE 1

 


Fonte:  https://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/1665451251642050-charges-maio-2020

CHARGE 2



https://www.agazeta.com.br/charge/charge-do-amarildo-coronavirus---antesquarentena-depois-0320

CHARGE 3

 


Fonte:  http://estanciadeguaruja.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Charge-da-semanaporquinhos-Babu.jpg 2

 

2.    Em relação  às  CHARGES  1,  2  e  3,  responda:

a.  Quem  as escreveu?  

b.  Para quem  foram  escritas?  

c.  Onde  foram  publicadas?

d.  Qual  a  finalidade  das  CHARGES,  isto  é,  com  que  objetivo  você  acha  que  os  autores escreveram  as  CHARGES?

e.  Qual  é  o  assunto  das  CHARGES  1,  2  e  3?

 

3.  Em relação  às  CHARGES  identifique o fato  que  deu  origem  a elas. 

 

4.  O  chargista  faz  uma  crítica  ou  reflexão  em  relação  a  um  fato  atual,  que  precisa  ser identificado  pelo  leitor. Qual  é  a  crítica/reflexão  feita  nas  charges?  

5.  Em  relação  à  CHARGE  2:  você  deve  ter  percebido  que  o  texto  está  dividido  em  três quadros    ANTES,  QUARENTENA,  DEPOIS.  Explique  essa  organização  temporal  do texto,  observando  também  as imagens  presentes  em  cada  cena. Na sua opinião,  pode-se  dizer  que  a  CHARGE  2  narra  uma  história?  Se  sim,  que história  é  essa  e  qual  a  sua  relação  com  o  contexto  atual  em  que  estamos vivendo?

6.  Em relação à CHARGE 3: você consegue perceber a relação entre ela e outro texto  conhecido?  Que  texto  é  este?  Por  que  os  personagens  estão  com  saudades  do lobo?

 7. Leia mais uma charge:



Fonte:  <http://dukechargista.com.br>.

 8. Identifique e explique a crítica feita pela charge:

 

9. Leia estas assertivas acerca das características assumidas pelo gênero charge:

I. São necessários conhecimentos prévios para a construção do sentido textual.

II. A linguagem verbal e não verbal integram o texto.

III. O humor é um recurso utilizado na composição da crítica.

Está correto apenas o que se afirma em:

a) I.

b) II.

c) I e III

d) I, II e III.

 10.  Qual é a crítica central do texto:



a) A imagem das crianças com os pés no sofá denota desrespeito aos pais.     

b)  O bebê sofre abandono por parte dos pais.     

c) Os momentos em família são de mera presença física.    

d)  O pai fala sozinho, enquanto os demais não lhe dão atenção.

 

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:  

 


11. Considerando que a charge é um gênero composto por linguagem verbal e por imagem, a fim de estimular a reflexão acerca de questões relacionadas ao comportamento humano e a situações do cotidiano, assinale a alternativa CORRETA no que diz respeito à mensagem que se pode compreender a partir da leitura desta charge é:

a) A imagem que o garoto vê através da janela confirma que as verduras e os vegetais são sempre saudáveis, pois o uso de agrotóxicos garante que a lavoura esteja livre de pragas.     

b) Ao comparar o discurso da mãe à imagem que vê pela janela, a expressão do garoto permite inferir que verduras e vegetais presentes na salada podem não ser saudáveis, por estarem contaminados com agrotóxicos.    

c) O objetivo do texto é mostrar que as mães, em geral, são preocupadas com a alimentação dos filhos.     

d) O texto transmite a ideia de que crianças não suportam comer salada, ainda que esse tipo de alimentação seja saudável.    

e) É intuito do texto indicar que a mãe não se importa com o modo como os alimentos são produzidos, apenas o filho está preocupado com isso.

 12.

 

A falta de empatia e de solidariedade na sociedade atual está presente na charge, tal tema é mais bem representado pela

a) condição de estudante do menino em contraste com o sangue no chão.

b)  quantidade de televisores na vitrine em contraste com o livro e a mochila do menino.

c) expressão corporal idêntica do jogador e da mulher em contraste com a posição dos espectadores.

d)  expressão corporal da mulher diferente da do jogador em contraste com o menino morto no chão. 

MATÉRIA RELACIONADA AO LIVRO "CEM ANOS DE SOLIDÃO"

  Massacre das Bananeiras: conheça história real que inspirou “Cem Anos de Solidão ” O governo colombiano, para proteger uma empresa dos E...