18 julho 2023

ENÉIAS SEGUNDO AUTORES DIVERSOS

Além da versão apresentada por Virgílio, existem outras, anteriores e posteriores ao autor romano. Algumas atribuem a Enéias a fundação de Roma, outras fazem-no pai de Rômulo e Remo, enquanto uma terceira menciona os dois gêmeos como seus netos e fundadores de Roma.

Também sobre as guerras de Enéias no Lácio e sua aliança com o rei Latino as tradições variam. Uma delas conta que o rei do Lácio oferecera-lhe terras e a mão de sua filha. Mas, como os troianos começassem a saquear a região vizinha, Latino uniu-se a Turno para combatê-los. Após a morte do rei, Enéias apoderou-se do trono. Passou a governar os troianos e os aborígines, que formaram um só povo, denominado latino, em homenagem ao soberano desaparecido.

Em outra versão, ao ver os troianos chegarem ao Lácio, o rei Latino preparou-se para expulsá-los. Encontrando-os preparados para defender-se, adiou o ataque; à noite, foi aconselhado, em sonho, a unir-se aos estrangeiros. Da mesma forma, Enéias recebeu ordens de realizar uma aliança com Latino. Concluído o trabalho, o herói ganhou um território e casou-se com Lavínia; essa união, porém, provocou a guerra entre Enéias e Turno, onde Latino morreu.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

MATÉRIA RELACIONADA AO LIVRO "CEM ANOS DE SOLIDÃO"

  Massacre das Bananeiras: conheça história real que inspirou “Cem Anos de Solidão ” O governo colombiano, para proteger uma empresa dos E...