19 junho 2023

AVALIAÇÃO BIMESTRAL 2 - 9º ANO 2023

QUESTÃO 01

Leia o trecho do livro Lucíola.

            – Pelo que vejo, Lúcia, nunca amarás em tua vida!

            – Eu?... Que ideia! Para que amar? O que há de real e de melhor na vida é o prazer, e esse dispensa o coração. O prazer que se dá e recebe é calmo e doce, sem inquietação e sem receios. Não conhece o ciúme que desenterra o passado, como dizem que os abutres desenterram os corpos para roerem as entranhas. Quando eu lhe ofereço um beijo meu, que importa ao senhor que mil outros tenham tocado o lábio que o provoca? A água lavou a boca, como o copo que serviu ao festim; e o vinho não é menos bom, nem menos generoso, no cálice usado, que no cálice novo. O amor!... O amor para uma mulher como eu seria a mais terrível punição que Deus poderia infligir-lhe! Mas o verdadeiro amor d’alma; e não a paixão sensual de Margarida, que nem sequer teve o mérito da fidelidade. Se alguma vez essa mulher se prostituiu mais do que nunca, e se mostrou cortesã depravada, sem brio e sem pudor, foi quando se animou profanar o amor com as torpes carícias que tantos haviam comprado.

            Lúcia falou com uma volubilidade nervosa. Às vezes o rosto se tornava sombrio e torvo para esclarecer-se de repente com um raio de indignação, que cintilava na pupila; outras, a sua palavra sentida e apaixonada estacava no meio da vibração, afogando num sorriso de desprezo.

José de Alencar. Lucíola. Capítulo 15.

 

A obra de José de Alencar pertence ao Romantismo, com temática urbana e de costumes. No trecho transcrito, as adjetivações de cunho romântico estão presentes principalmente no segundo parágrafo.

Ao recorrer ao excesso de adjetivos e de orações adjetivas, pode-se perceber que o narrador, no segundo parágrafo, priorizou a

a) sequenciação de ações.

b) descrição da cena e das reflexões.

c) organização dos fatos apresentados.

d) construção de um diálogo intenso.

e) reformulação lógica da narração.

 

QUESTÃO 02

Analise as duas frases a seguir.

I. O prazer que se dá e recebe é calmo e doce, sem inquietação e sem receios.

II. [...] como dizem que os abutres desenterram os corpos para roerem as entranhas.

 

Nesses períodos, os termos destacados são classificados, respectivamente, como

a) conjunção integrante e pronome relativo.

b) conjunção coordenada explicativa e pronome relativo.

c) conjunção integrante e conjunção coordenada explicativa.

d) pronome relativo e conjunção integrante.

e) pronome relativo e conjunção coordenada explicativa.

 

QUESTÃO 03

Leia o período extraído do livro Lucíola.

            “O amor para uma mulher como eu seria a mais terrível punição que Deus poderia infligir-lhe!”

 

A classificação completa da oração em destaque é:

a) Oração subordinada adjetiva restritiva.

b) Oração subordinada substantiva subjuntiva.

c) Oração subordinada substantiva objetiva direta.

d) Oração subordinada adjetiva explicativa.

e) Oração subordinada substantiva completiva nominal.

 

QUESTÃO 04

Leia a tirinha.

 


 

Releia o segundo quadrinho e assinale a alternativa que indica corretamente o sentido do período e seus termos.

a) Trata-se de um período composto de oração principal e oração subordinada adjetiva explicativa. O pronome relativo que retoma o antecedente e, na oração subordinada, tem função de sujeito.

b) Trata-se de um período composto de oração principal e oração subordinada adverbial explicativa. A conjunção que introduz uma explicação sobre o que é declarado na oração principal.

c) Trata-se de um período composto de oração principal e oração subordinada substantiva subjetiva. A conjunção integrante que não tem função sintática na oração subordinada.

d) Trata-se de um período composto de oração principal e oração subordinada adverbial restritiva. O pronome relativo que retoma o antecedente e, na oração subordinada, tem função de predicativo.

e) Trata-se de um período composto de oração principal e oração subordinada adjetiva explicativa. O pronome relativo que retoma o antecedente e, na oração subordinada, tem função de objeto direto.

 

QUESTÃO 05

Leia trecho de uma notícia

 

     [...] Isso pode ser percebido na origem da palavra trabalho, que vem do latim tripallium, o nome de um instrumento com o qual se castigavam os escravos no tempo do Império Romano [...]

ARAÚJO, Francisca Pereira. et al. Os modos de fazer dos/as trabalhadores/as negros/asna capital do trabalho (1900-1930). Cadernos Imbondeiro. João Pessoa, v.1, n.1, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2 /index.php/ci/article/view/13513/7672.

A expressão sublinhada exerce, sintaticamente, a função de

a) sujeito.

b) objeto direto.

c) objeto indireto.

d) adjunto adverbial.

e) agente da passiva.

 

QUESTÃO 06

Soneto de Fidelidade

 

De tudo, ao meu amor serei atento

Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto

Que mesmo em face do maior encanto

Dele se encante mais meu pensamento.

 

Quero vivê-lo em cada vão momento

E em louvor hei de espalhar meu canto

E rir meu riso e derramar meu pranto

Ao seu pesar ou seu contentamento.

 

E assim, quando mais tarde me procure

Quem sabe a morte, angústia de quem vive

Quem sabe a solidão, fim de quem ama

 

Eu possa me dizer do amor (que tive):

Que não seja imortal, posto que é chama

Mas que seja infinito enquanto dure.

MORAIS, Vinícius. Antologia poética. Rio de Janeiro: Editora do autor,1960. p. 96.

 

Na última estrofe do poema, o eu poético estabelece uma comparação implícita para se referir ao amor, dizendo que ele é uma chama. Com base nisso, pode-se afirmar que o amor tem um começo e um fim. Essa reflexão sugere um desejo do sujeito lírico de

a) recusar os amores falaciosos para viver um sentimento real.

b) criticar as relações amorosas, uma vez que elas sempre terminam.

c) aproveitar ao máximo do amor, enquanto ele existir.

d) minimizar os sofrimentos promovidos pelo fim do amor.

e) construir laços sólidos que rompem barreiras temporais.

 

QUESTÃO 07

Leia os três últimos versos do poema “Soneto da fidelidade”.

“Eu possa me dizer do amor (que tive): / Que não seja imortal, posto que é chama / Mas que seja infinito enquanto dure.

No segundo verso, foi destacada uma locução conjuntiva que introduz a intenção da oração em relação à oração principal. O valor semântico de tal elemento coesivo é:

a) Causal

b) Concessivo

c) Consecutivo

d) Condicional

e) Proporcional

 

QUESTÃO 08

A graciosa ará, sua companheira e amiga, brinca junto dela. Às vezes sobe aos ramos da árvore e de lá chama a virgem pelo nome; outras remexe o uru de palha matizada, onde traz à selvagem seus perfumes, os alvos fios do crautá, as agulhas da juçara com que tece a renda, e as tintas de que matiza o algodão.

José de Alencar. Iracema.

 

Assinale a alternativa em que o período apresenta uma oração que recebe a mesma classificação daquela introduzida pelo termo “onde” no fragmento anterior.

a) A namorada de cujo amigo falei terminou o namoro.

b) Meu irmão que foi para Harvard é muito inteligente.

c) A festa de minha prima a qual foi adiada será semana que vem.

d) O jogador por quem tive admiração perdeu meu respeito.

e) São Paulo, que é a terra da garoa, aprimorou o combate às enchentes.

 

QUESTÃO 09

Gretchen participa de cobertura da Copa do Mundo por página de fofocas

 

Gretchen, de 63 anos, viajou para o Qatar para cobrir a Copa do Mundo 2022 por um perfil de fofocas nas redes sociais. A cantora já havia contado que iria ao país do Oriente Médio após aceitar um convite de trabalho.

Em uma publicação no Twitter, a página de fofocas Choquei divulgou o vídeo da cantora em Doha, no Qatar, onde o Brasil enfrentará a Sérvia às 16h pelo grupo G.

“A correspondente Choquei já está on, diretamente daqui do estádio onde será o jogo do Brasil. Ativem as notificações que vocês terão as notícias em tempo real. Até mais”, disse Gretchen.

A cantora contou que consultou o seu filho Thammy Miranda e estudou leis antes de ir ao Qatar para a Copa do Mundo. No país desde terça-feira, a cantora afirmou que não teve nenhum medo de ser presa. “Estudei as leis deles. E, além disso, procurei trazer somente roupas lícitas na cultura deles. Não tive medo nenhum de ser presa. É muito tranquilo. Me adaptei desde o momento em que cheguei. Em nenhum momento me preocupei em ser presa, porque já sabia de todos os costumes como, por exemplo, não ter atitudes de carinho publicamente como abraços e beijos. Foi tudo combinado por nós dois, eu e Esdras”, disse.

            Questionada sobre viajar para um país que considera a homossexualidade ilegal, Gretchen ressaltou que não foi um fator determinante para que ela recusasse a ida ao Qatar.

            “Isso não pesou porque eu vim, além de trabalhar, conhecer essa cultura. Sei que existe essa opressão, com mulheres e LGBTQIAP+, porém eu não estou em um hotel. Até porque, se estivesse, não teria ficado de biquíni. Estamos hospedados em uma mansão. Os casais em uma casa e os solteiros em outra. E a piscina é privativa”, justificou. [...]

Disponível em: www.uol.com.br/splash/noticias/2022/11/24/gretchen-participa-de-cobertura-da-copa-do-mundo-por-pagina-de-fofocas.htm.

 

O texto foi extraído de um editorial sobre entretenimento no site do UOL. Para além do ato de entreter, o texto desempenha função

a) narrativa.

b) informativa.

c) injuntiva.

d) descritiva.

e) crítica.

 

QUESTÃO 10

Leia o fragmento textual.

“Gretchen, de 63 anos, viajou para o Qatar para cobrir a Copa do Mundo 2022 por um perfil de fofocas nas redes sociais. A cantora já havia contado que iria ao país do Oriente Médio após aceitar um convite de trabalho.”

 

As orações adverbiais ampliam o sentido de uma frase, uma vez que atuam no nível circunstancial. No texto, a atuação da oração em destaque indica

a) a finalidade da viagem de Gretchen.

b) a maneira como Gretchen viajou para o Qatar.

c) o tempo de duração da viagem de Gretchen.

d) a consequência da viagem da Gretchen para o Qatar.

e) o modo como a Gretchen foi tratada no Qatar.






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