QUESTÃO 01
Leia o trecho do livro Lucíola.
– Pelo que vejo, Lúcia,
nunca amarás em tua vida!
– Eu?... Que ideia!
Para que amar? O que há de real e de melhor na vida é o prazer, e esse dispensa
o coração. O prazer que se dá e recebe é calmo e doce, sem inquietação e sem
receios. Não conhece o ciúme que desenterra o passado, como dizem que os
abutres desenterram os corpos para roerem as entranhas. Quando eu lhe ofereço
um beijo meu, que importa ao senhor que mil outros tenham tocado o lábio que o
provoca? A água lavou a boca, como o copo que serviu ao festim; e o vinho não é
menos bom, nem menos generoso, no cálice usado, que no cálice novo. O amor!...
O amor para uma mulher como eu seria a mais terrível punição que Deus poderia
infligir-lhe! Mas o verdadeiro amor d’alma; e não a paixão sensual de
Margarida, que nem sequer teve o mérito da fidelidade. Se alguma vez essa
mulher se prostituiu mais do que nunca, e se mostrou cortesã depravada, sem
brio e sem pudor, foi quando se animou profanar o amor com as torpes carícias
que tantos haviam comprado.
Lúcia falou com uma
volubilidade nervosa. Às vezes o rosto se tornava sombrio e torvo para
esclarecer-se de repente com um raio de indignação, que cintilava na pupila;
outras, a sua palavra sentida e apaixonada estacava no meio da vibração,
afogando num sorriso de desprezo.
José de Alencar. Lucíola. Capítulo 15.
A obra de José de Alencar pertence ao Romantismo, com temática urbana e
de costumes. No trecho transcrito, as adjetivações de cunho romântico estão
presentes principalmente no segundo parágrafo.
Ao recorrer ao excesso de adjetivos e de orações adjetivas, pode-se
perceber que o narrador, no segundo parágrafo, priorizou a
a) sequenciação de ações.
b) descrição da cena e
das reflexões.
c) organização dos fatos
apresentados.
d) construção de um diálogo
intenso.
e) reformulação lógica da
narração.
QUESTÃO 02
Analise as duas frases a seguir.
I. O prazer que se dá e recebe é calmo e doce, sem inquietação e
sem receios.
II. [...] como dizem que os abutres desenterram os corpos para
roerem as entranhas.
Nesses períodos, os termos destacados são classificados,
respectivamente, como
a) conjunção integrante e pronome
relativo.
b) conjunção coordenada explicativa e pronome relativo.
c) conjunção integrante e
conjunção coordenada explicativa.
d) pronome relativo e conjunção integrante.
e) pronome relativo e conjunção
coordenada explicativa.
QUESTÃO 03
Leia o período extraído do livro Lucíola.
“O amor para uma mulher
como eu seria a mais terrível punição que Deus poderia infligir-lhe!”
A classificação completa da oração em destaque é:
a) Oração subordinada adjetiva restritiva.
b) Oração subordinada substantiva subjuntiva.
c) Oração subordinada substantiva
objetiva direta.
d) Oração subordinada adjetiva
explicativa.
e) Oração subordinada substantiva
completiva nominal.
QUESTÃO 04
Leia a tirinha.
Releia o segundo quadrinho e assinale a alternativa que indica
corretamente o sentido do período e seus termos.
a) Trata-se de um período
composto de oração principal e oração subordinada adjetiva explicativa. O
pronome relativo que retoma o antecedente e, na oração subordinada, tem
função de sujeito.
b) Trata-se de um período composto de oração principal e oração subordinada
adverbial explicativa. A conjunção que introduz uma explicação sobre o
que é declarado na oração principal.
c) Trata-se de um período
composto de oração principal e oração subordinada substantiva subjetiva. A
conjunção integrante que não tem função sintática na oração subordinada.
d) Trata-se de um período
composto de oração principal e oração subordinada adverbial restritiva. O
pronome relativo que retoma o antecedente e, na oração subordinada, tem
função de predicativo.
e) Trata-se de um período composto de oração principal e oração subordinada
adjetiva explicativa. O pronome relativo que retoma o antecedente e, na
oração subordinada, tem função de objeto direto.
QUESTÃO 05
Leia trecho de uma notícia
[...] Isso pode ser percebido
na origem da palavra trabalho, que vem do latim tripallium, o nome de um
instrumento com o qual se castigavam os escravos no tempo do Império
Romano [...]
ARAÚJO, Francisca Pereira. et al. Os modos de fazer
dos/as trabalhadores/as negros/asna capital do trabalho (1900-1930). Cadernos
Imbondeiro. João Pessoa, v.1, n.1, 2010. Disponível em:
https://periodicos.ufpb.br/ojs2 /index.php/ci/article/view/13513/7672.
A expressão sublinhada exerce, sintaticamente, a função de
a) sujeito.
b) objeto direto.
c) objeto indireto.
d) adjunto adverbial.
e) agente da passiva.
QUESTÃO 06
Soneto de Fidelidade
De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.
E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
MORAIS, Vinícius. Antologia poética. Rio de
Janeiro: Editora do autor,1960. p. 96.
Na última estrofe do poema, o eu poético estabelece uma comparação
implícita para se referir ao amor, dizendo que ele é uma chama. Com base nisso,
pode-se afirmar que o amor tem um começo e um fim. Essa reflexão sugere um
desejo do sujeito lírico de
a) recusar os amores falaciosos
para viver um sentimento real.
b) criticar as relações amorosas, uma vez que elas sempre terminam.
c) aproveitar ao máximo do amor, enquanto ele existir.
d) minimizar os sofrimentos
promovidos pelo fim do amor.
e) construir laços sólidos que rompem
barreiras temporais.
QUESTÃO 07
Leia os três últimos versos do poema “Soneto da fidelidade”.
“Eu possa me dizer do amor (que tive): / Que não seja imortal, posto
que é chama / Mas que seja infinito enquanto dure.
No segundo verso, foi destacada uma locução conjuntiva que introduz a intenção da oração em relação à oração principal. O valor semântico de tal elemento coesivo é:
a) Causal
b) Concessivo
c) Consecutivo
d) Condicional
e) Proporcional
QUESTÃO 08
A graciosa ará, sua companheira e amiga, brinca junto dela. Às vezes
sobe aos ramos da árvore e de lá chama a virgem pelo nome; outras remexe o uru
de palha matizada, onde traz à selvagem seus perfumes, os alvos fios do
crautá, as agulhas da juçara com que tece a renda, e as tintas de que matiza o
algodão.
José de Alencar. Iracema.
Assinale a alternativa em que o período apresenta uma oração que recebe
a mesma classificação daquela introduzida pelo termo “onde” no fragmento
anterior.
a) A namorada de cujo amigo falei
terminou o namoro.
b) Meu irmão que foi para Harvard é muito inteligente.
c) A festa de minha prima a qual
foi adiada será semana que vem.
d) O jogador por quem tive
admiração perdeu meu respeito.
e) São Paulo, que é a terra da garoa, aprimorou o combate às enchentes.
QUESTÃO 09
Gretchen participa de cobertura
da Copa do Mundo por página de fofocas
Gretchen, de 63 anos, viajou
para o Qatar para cobrir a Copa do Mundo 2022 por um perfil de fofocas nas
redes sociais. A cantora já havia contado que iria ao país do Oriente Médio
após aceitar um convite de trabalho.
Em uma publicação no Twitter, a
página de fofocas Choquei divulgou o vídeo da cantora em Doha, no Qatar, onde o
Brasil enfrentará a Sérvia às 16h pelo grupo G.
“A correspondente Choquei já
está on, diretamente daqui do estádio onde será o jogo do Brasil. Ativem as
notificações que vocês terão as notícias em tempo real. Até mais”, disse
Gretchen.
A cantora contou que consultou
o seu filho Thammy Miranda e estudou leis antes de ir ao Qatar para a Copa do
Mundo. No país desde terça-feira, a cantora afirmou que não teve nenhum medo de
ser presa. “Estudei as leis deles. E, além disso, procurei trazer somente
roupas lícitas na cultura deles. Não tive medo nenhum de ser presa. É muito
tranquilo. Me adaptei desde o momento em que cheguei. Em nenhum momento me
preocupei em ser presa, porque já sabia de todos os costumes como, por exemplo,
não ter atitudes de carinho publicamente como abraços e beijos. Foi tudo
combinado por nós dois, eu e Esdras”, disse.
Questionada sobre
viajar para um país que considera a homossexualidade ilegal, Gretchen ressaltou
que não foi um fator determinante para que ela recusasse a ida ao Qatar.
“Isso não pesou porque
eu vim, além de trabalhar, conhecer essa cultura. Sei que existe essa opressão,
com mulheres e LGBTQIAP+, porém eu não estou em um hotel. Até porque, se
estivesse, não teria ficado de biquíni. Estamos hospedados em uma mansão. Os
casais em uma casa e os solteiros em outra. E a piscina é privativa”,
justificou. [...]
Disponível em: www.uol.com.br/splash/noticias/2022/11/24/gretchen-participa-de-cobertura-da-copa-do-mundo-por-pagina-de-fofocas.htm.
O texto foi extraído de um editorial sobre entretenimento no site do
UOL. Para além do ato de entreter, o texto desempenha função
a) narrativa.
b) informativa.
c) injuntiva.
d) descritiva.
e) crítica.
QUESTÃO 10
Leia o fragmento textual.
“Gretchen, de 63 anos, viajou para o Qatar para cobrir a Copa do
Mundo 2022 por um perfil de fofocas nas redes sociais. A cantora já havia
contado que iria ao país do Oriente Médio após aceitar um convite de trabalho.”
As orações adverbiais ampliam o sentido de uma frase, uma vez que atuam
no nível circunstancial. No texto, a atuação da oração em destaque indica
a) a finalidade da viagem de Gretchen.
b) a maneira como Gretchen viajou para o Qatar.
c) o tempo de duração da viagem
de Gretchen.
d) a consequência da viagem da
Gretchen para o Qatar.
e) o modo como a Gretchen foi tratada
no Qatar.
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