Para lembrar:
Leia a
tira a seguir:
1. Nessa tira, a personagem do sargento interpretou a frase que está na placa como uma ordem. Releia a placa e assinale a alternativa que pode corresponder a outra forma de interpretar o que está escrito nela
a) pergunta
b) súplica
c) instrução
d) sugestão
2. O efeito de humor na tira é produzido pela fala do sargento ao deixar implícito que:
a) Ele pretendia não
incomodar o Recruta Zero.
b) Ele é uma pessoa
que é treinada para cumprir ordens.
c) Se ele pudesse,
iria acordar o Recruta Zero.
d) Todo soldado deve
obedecer a ordens.
3. Assinale a alternativa que corresponde à construção da frase da placa sobre a grama.
a) período composto
por duas orações
b) frase nominal
c) período simples
d) oração sem sujeito
4. Releia a fala do sargento: “O Zero sabe que eu nunca desobedeceria uma ordem!” Identifique o(s) verbo(s) e responda: quantas orações formam esse período?
5. Reflita sobre a oração destacada do exercício anterior. Qual é o sentido dela no período?
a) Indica uma causa
da ação expressa na oração antecedente.
b) Exerce função de
sujeito do verbo da oração antecedente.
c) Explica a oração
antecedente.
d) Complementa o
sentido do verbo da oração antecedente.
6. A seguir leia um trecho de reportagem sobre mudanças nas águas dos mares.
Estudos recentes
constataram que os mares estão quase 30 vezes mais ácidos que os de antes da
Revolução Industrial. O resultado disso é que 20% dos corais do mundo já
desapareceram.
National Geographic
Brasil.
São Paulo: abril, 2015. p. 14
Da leitura desse
parágrafo, pode-se concluir que:
a) O desaparecimento
de espécies é causado pela acidez das águas.
b) A atividade
industrial aumentou a acidez das águas.
c) Antes da Revolução
Industrial não havia acidez nas águas.
d) A acidez das águas
é provocada pelo desaparecimento dos corais.
7. Esse parágrafo da reportagem foi organizado em dois períodos. Releia o primeiro deles: “Estudos recentes constataram que os mares estão quase 30 vezes mais ácidos que os de antes da Revolução Industrial”. A palavra os destacada nesse trecho refere-se a:
a) corais
b) homens da época da
Revolução Industrial
c) estudos recentes
d) mares
8. No período reproduzido neste item, a oração “que os mares estão quase 30 vezes mais ácidos” tem função de:
a) Complemento do
verbo da oração anterior.
b) Sujeito da oração
anterior.
c) Circunstância de
lugar relacionada ao verbo da oração anterior.
d) Indicação de
qualidade do sujeito da oração anterior.
Os
corais mais ameaçados do planeta
Gustavo
Faleiros
Ecossistemas
essenciais para a alimentação e reprodução de diversas espécies marinhas, os
recifes de coral estão em apuros. [...] As previsões mais pessimistas dão conta
de que diversas espécies de corais estarão extintas em 30 ou 50 anos. Isso
certamente levaria não apenas ao desaparecimento de outras espécies, como
também poderia levar ao colapso de economias baseadas na pesca.
9. Assinale a alternativa que corresponde à informação fornecida nesse trecho.
a) A
importância dos corais para a manutenção da temperatura das águas.
b) Os
corais são fundamentais para a economia mundial.
c) Os corais
são indispensáveis para a sobrevivência de espécies marinhas.
d) Os corais se alimentam de peixes em extinção.
Releia a frase abaixo observando a construção do período em duas orações.
As
previsões mais pessimistas dão (1) conta de que diversas espécies de
corais estarão extintas (2) em 30 ou 50 anos.
10. Pode-se concluir que a oração 2 exerce a função de:
a) Complemento do
verbo da oração 1.
b) Sujeito
da oração I.
c) Complemento
nominal do termo conta.
d) Predicativo do
sujeito previsões.
11. Preservando o sentido da frase, reescreva-a transformando-a em um período simples, isto é, em apenas uma oração.
1. a)
Na luta pelo poder, em suas ações, os poderosos obrigatoriamente acabam
prejudicando aqueles que não têm poder (humildes). b) “sofrem” e “brigam”; duas orações. 2. c 3. a) O aumento das
más notícias sobre a economia. b) “se
avolumam” e “grudam”. 4. c
5. Ao
se avolumar/Avolumando-se as más notícias sobre a economia da Grécia. 6. A) causal b)
concessiva c) condicional d) conformativa e) final 7.
b 8. “Precisamos escrever um pequeno texto para a
escola para expressar/ que expressemos nossa filosofia pessoal”. 9. a) Arrumando/ Arrumados seus
livros... b) Tendo previsto/ Ao
prever... c) ...não sendo
surpreendido(a) pelo frio. d) ...ficando
clara sua inocência no acidente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário