Para lembrar:
1. Leia a seguir uma frase atribuída ao fabulista latino Fedro, que viveu no século I d.C
Os humildes sofrem quando
os poderosos brigam entre si.
a) Como você explica
a ideia dessa frase?
b) Localize os verbos
do período e responda: quantas orações compõem o período?
2. A conjunção em análise indica que a oração expressa que tipo de circunstância? Assinale a resposta adequada.
a) modo
b) causa
c) tempo
d) concessão
3. Leia este trecho de uma notícia de jornal:
À
medida que
as más notícias sobre a economia da Grécia se avolumam, os cidadãos de Atenas
grudam os olhos na televisão à espera de uma solução de paz entre o país e a
União Europeia.
O Estado de S.
Paulo. 1 jun. 2015.
a) Atenas é a capital da Grécia. De acordo com a notícia, que motivo leva os cidadãos de Atenas a ficarem tão atentos à TV?
b) Localize
e transcreva os verbos desse período. Quantas orações o compõem?
4. Observe a locução conjuntiva destacada. Essa expressão estabelece entre as orações uma relação de:
a) consequência
entre as ações expressas nas orações.
b) finalidade
entre os fatos expressos no período.
c) alteração
de um fato à proporção que outro fato ocorre.
d) tempo
entre os fatos expressos no período.
5. Para
tornar o período mais conciso, reescreva-o reduzindo a oração iniciada por
locução conjuntiva, sem alterar o sentido da frase.
6. Leia os períodos a seguir e escreva qual é o tipo de oração adverbial em destaque em cada caso.
a) Já
que os governantes não tomam atitudes, o povo terá de buscar meios de
intensificar atitudes mais respeitosas no trânsito.
b) Entregaremos
o trabalho final, mesmo que tenhamos de passar a madrugada acordados.
c) Se
eu não conhecesse tanto você, iria dizer que você me decepcionou.
d) Como
diziam os antigos, onde há fumaça há fogo.
e) A
confusão causada pelo incêndio foi tanta que nem os bombeiros conseguiram
organizar a saída de todos.
Leia
esta tira:
7. Nessa tira os irmãos Charlie Brown e Sally conversam sobre uma tarefa escolar. Assinale a alternativa que indica o que podemos inferir das falas e da expressão das personagens:
a) Expressam
revolta pela tarefa a ser feita.
b) Revelam
incompreensão sobre o que deve ser feito.
c) Revelam
ansiedade para realizar a tarefa.
d) Demonstram
insegurança em relação ao que deve ser feito.
8. Releia
esta fala de Sally: “Precisamos escrever um pequeno texto para a escola expressando
nossa filosofia pessoal”.
O
trecho destacado é uma oração reduzida construída com a forma verbal no gerúndio.
Reescreva-a de duas formas diferentes, mantendo a mesma ideia. Você poderá
empregar orações reduzidas ou orações desenvolvidas.
9. Reescreva os períodos abaixo, transformando as orações desenvolvidas destacadas em orações reduzidas. Para isso você deve:
- empregar os verbos
nas formas nominais: infinitivo, gerúndio e particípio;
- não utilizar
conjunções.
a) Quando você
arrumar seus livros, veja se encontra o que lhe emprestei.
b) Como
já previa muito barulho durante a festa, providenciou um lugar com
isolamento acústico.
c) Levou
malas com mais agasalhos para que o frio intenso não o surpreendesse
desprevenido.
d) Não
conseguiu voltar a dirigir, embora tivesse ficado clara sua inocência no
acidente.
1. a)
galera (dos meninos e meninas) b)
nerds c) esportistas d) panelinhas e) aqueles (= as pessoas) 2.
estudiosos 3. “que se gostam”, “que curtem o mesmo assunto”, “que
não se desgrudam” 4. a) que é
interessante b) de que gosta c) que não fazem parte da panelinha d) que era mais fechada 5. a) gente b) coisas c) aqueles d) turma 6.
a) que você sempre é > pessoa b)
que você não queira > coisa c)
que não lhe agradam > comportamentos d)
que você é > jeito e)
que possam magoar pessoas > situações f)
que não têm nada a ver com você > pessoas 7.
procurado/desejado/almejado
8.
NOTÍCIA |
OR.
SUBOR. ADJETIVA |
TERMO
CARACTERIZADO |
a) |
que
foram vítimas de tráfico |
animais |
b) |
que
passa mal e cai |
filhote
(de elefante) |
c) |
que
caiu em rodovia no parque Kruger |
filhote |
d) |
que
pode alcançar tamanho de humano |
salmão |
e) |
que
serão presos |
caçadores
(de rinocerontes) |
f) |
que
vive no Quênia |
Suni |
g) |
que
vale muito mais (que ouro ou platina) |
marfim |
h) |
que
estava desidratado |
bebê
rinoceronte |
i) |
que
se chama Shadow |
bebê
rinoceronte |
j) |
que
solicitaram um helicóptero |
guardas
(do parque) |
9. a)
jogar/brincar com iô-iô b) “eu
eu tenho paciência para desenvolver” e “que não têm nenhuma utilidade na vida
real”. c) o pronome “aquelas”
1o. Na
aldeia havia um João escritor, um João que pescava e um João administrador.
Tinha um Pedro cantor de ópera, um Pedro educador/professor de/dos pequenos e
um Pedro que navegador. Da mesma forma, havia um João que dublava, um João que
coletava lixo e um João que fazia escultura. Tinha ainda um Pedro que fornecia
mantimentos, um Pedro que empalhava móveis e, por fim, um Pedro que carregava
mercadorias.
11. a)
que b) de que c) que d)
cuja e) onde 12. a) Comprei uma tevê que tem tela
plana. b) Comi toda a sobremesa que era
feita de suspiro. c) Encontrei a
garota que tinha viajado. d)
Trouxe os sapatos que foram trocados. e)
Concordo com suas ideias que são bem fundamentadas. f) Dissemos ao professor que terminamos a pesquisa que era
sobre a História do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário