11 janeiro 2023

PERÍODO COMPOSTO – SUBORDINADAS ADVERBIAIS

Para lembrar:


1. Leia a seguir uma frase atribuída ao fabulista latino Fedro, que viveu no século I d.C

Os humildes sofrem quando os poderosos brigam entre si.

a) Como você explica a ideia dessa frase?

b) Localize os verbos do período e responda: quantas orações compõem o período?

2. A conjunção em análise indica que a oração expressa que tipo de circunstância? Assinale a resposta adequada.

a) modo

b) causa

c) tempo

d) concessão

3. Leia este trecho de uma notícia de jornal:

À medida que as más notícias sobre a economia da Grécia se avolumam, os cidadãos de Atenas grudam os olhos na televisão à espera de uma solução de paz entre o país e a União Europeia.

O Estado de S. Paulo. 1 jun. 2015.

a) Atenas é a capital da Grécia. De acordo com a notícia, que motivo leva os cidadãos de Atenas a ficarem tão atentos à TV?

b) Localize e transcreva os verbos desse período. Quantas orações o compõem?

4. Observe a locução conjuntiva destacada. Essa expressão estabelece entre as orações uma relação de:

a) consequência entre as ações expressas nas orações.

b) finalidade entre os fatos expressos no período.

c) alteração de um fato à proporção que outro fato ocorre.

d) tempo entre os fatos expressos no período.

 

5. Para tornar o período mais conciso, reescreva-o reduzindo a oração iniciada por locução conjuntiva, sem alterar o sentido da frase.

6. Leia os períodos a seguir e escreva qual é o tipo de oração adverbial em destaque em cada caso.

a) Já que os governantes não tomam atitudes, o povo terá de buscar meios de intensificar atitudes mais respeitosas no trânsito.

b) Entregaremos o trabalho final, mesmo que tenhamos de passar a madrugada acordados.

c) Se eu não conhecesse tanto você, iria dizer que você me decepcionou.

d) Como diziam os antigos, onde há fumaça há fogo.

e) A confusão causada pelo incêndio foi tanta que nem os bombeiros conseguiram organizar a saída de todos.

 

Leia esta tira:


7. Nessa tira os irmãos Charlie Brown e Sally conversam sobre uma tarefa escolar. Assinale a alternativa que indica o que podemos inferir das falas e da expressão das personagens:

a) Expressam revolta pela tarefa a ser feita.

b) Revelam incompreensão sobre o que deve ser feito.

c) Revelam ansiedade para realizar a tarefa.

d) Demonstram insegurança em relação ao que deve ser feito.

 

8. Releia esta fala de Sally: “Precisamos escrever um pequeno texto para a escola expressando nossa filosofia pessoal”.

O trecho destacado é uma oração reduzida construída com a forma verbal no gerúndio. Reescreva-a de duas formas diferentes, mantendo a mesma ideia. Você poderá empregar orações reduzidas ou orações desenvolvidas.

9. Reescreva os períodos abaixo, transformando as orações desenvolvidas destacadas em orações reduzidas. Para isso você deve:

- empregar os verbos nas formas nominais: infinitivo, gerúndio e particípio;

- não utilizar conjunções.

a) Quando você arrumar seus livros, veja se encontra o que lhe emprestei.

b) Como já previa muito barulho durante a festa, providenciou um lugar com isolamento acústico.

c) Levou malas com mais agasalhos para que o frio intenso não o surpreendesse desprevenido.

d) Não conseguiu voltar a dirigir, embora tivesse ficado clara sua inocência no acidente.


RESPOSTAS


1. a) galera (dos meninos e meninas)       b) nerds         c) esportistas            d) panelinhas            e) aqueles (= as pessoas)        2. estudiosos             3. “que se gostam”, “que curtem o mesmo assunto”, “que não se desgrudam”   4. a) que é interessante       b) de que gosta        c) que não fazem parte da panelinha       d) que era mais fechada      5. a) gente     b) coisas        c) aqueles      d) turma        6. a) que você sempre é > pessoa          b) que você não queira > coisa                  c) que não lhe agradam > comportamentos                 d) que você é > jeito                        e) que possam magoar pessoas > situações                   f) que não têm nada a ver com você > pessoas  7. procurado/desejado/almejado

8.

NOTÍCIA

OR. SUBOR. ADJETIVA

TERMO CARACTERIZADO

a)

que foram vítimas de tráfico

animais

b)

que passa mal e cai

filhote (de elefante)

c)

que caiu em rodovia no parque Kruger

filhote

d)

que pode alcançar tamanho de humano

salmão

e)

que serão presos

caçadores (de rinocerontes)

f)

que vive no Quênia

Suni

g)

que vale muito mais (que ouro ou platina)

marfim

h)

que estava desidratado

bebê rinoceronte

i)

que se chama Shadow

bebê rinoceronte

j)

que solicitaram um helicóptero

guardas (do parque)

 

9. a) jogar/brincar com iô-iô           b) “eu eu tenho paciência para desenvolver” e “que não têm nenhuma utilidade na vida real”.  c) o pronome “aquelas”

1o. Na aldeia havia um João escritor, um João que pescava e um João administrador. Tinha um Pedro cantor de ópera, um Pedro educador/professor de/dos pequenos e um Pedro que navegador. Da mesma forma, havia um João que dublava, um João que coletava lixo e um João que fazia escultura. Tinha ainda um Pedro que fornecia mantimentos, um Pedro que empalhava móveis e, por fim, um Pedro que carregava mercadorias.          

11. a) que        b) de que       c) que d) cuja            e) onde           12. a) Comprei uma tevê que tem tela plana. b) Comi toda a sobremesa que era feita de suspiro.     c) Encontrei a garota que tinha viajado.            d) Trouxe os sapatos que foram trocados.          e) Concordo com suas ideias que são bem fundamentadas.       f) Dissemos ao professor que terminamos a pesquisa que era sobre a História do Brasil.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MATÉRIA RELACIONADA AO LIVRO "CEM ANOS DE SOLIDÃO"

  Massacre das Bananeiras: conheça história real que inspirou “Cem Anos de Solidão ” O governo colombiano, para proteger uma empresa dos E...