11 janeiro 2023

PERÍODO COMPOSTO – SUBORDINADAS ADJETIVAS

Para lembrar:


 Você faz parte de alguma “panelinha”?

Leia as definições de panelinha, segundo o dicionário:

Panelinha 1. Grupo fechado – 2. Grupo que protege e reparte vantagens apenas entre seus membros.

Dicionário Houaiss. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009

Observe mais atentamente as definições:


A seguir, Ieia o trecho de um texto com orações que caracterizam termos de outras orações do período.

 

TEXTO 1

PANELINHA NA ESCOLA

Na escola é sempre assim: tem a galera dos meninos e meninas (a) que são populares, a dos nerds, (b) que estudam bastante, a dos esportistas, (c) que se dão bem em todos os esportes. São as panelinhas (d) que privilegiam aqueles (e) que participam delas.

Yes! Teen. Osasco: IBC.

 

1. No trecho acima, as orações adjetivas estão destacadas. Escreva o termo que cada urna delas caracteriza:

2. Indique o adjetivo que poderia substituir a oração subordinada no trecho “a dos nerds que estudam bastante”.

 

TEXTO 2

RECEITA PARA FORMAR UMA PENELINHA

Juntar pessoas que se gostam, que curtem o mesmo assunto e que não se desgrudam.

Yes! Teen. Osasco: IBC.

 

3. Transcreva as orações adjetivas que se referem ao termo destacado.

 

TEXTO 3

Se participar de uma panelinha, cuidado

Se for um grupo muito fechado, você pode:

a) deixar de conversar com gente que é interessante;

b) deixar de fazer coisas de que gosta porque quer acompanhar a turma;

c) tratar bem amigos e tratar com indiferença aqueles que não fazem parte da panelinha;

d) ter trabalho para arrumar outro grupo que aceite você porque ficou muito tempo com uma turma que era mais fechada.

Yes! Teen. Osasco: IBC.

4. Transcreva de cada item a oração subordinada adjetiva.

 

5. Em cada um dos itens do Texto 3 (de a até d) um termo foi caracterizado por oração adjetiva. Transcreva-o a seguir.

 

TEXTO 4

Conselhos para os “sem-panelinha”

Se você não faz parte de nenhuma panelinha:

a) procure ser a pessoa que você sempre é;

b) não aceite qualquer coisa que você não queira;

c) não vá contra seus princípios, aceitando comportamentos que não lhe agradam;

d) espere que os amigos aceitem você do jeito que você é;

e) não entre em situações que possam magoar pessoas;

f) não force amizade com pessoas que não têm nada a ver com você.    

Yes! Teen. Osasco: IBC.

 

6. Sublinhe a oração adjetiva em cada item e indique o termo a que essa oração se refere.

 

7. Leia a placa a seguir e reescreva-a substituindo a oração adjetiva por uma expressão de mesmo sentido.


 Leia trechos de algumas notícias sobre animais:

a) Projeto Asas faz o resgate, tratamento e soltura de animais que foram vítimas de tráfico.

b) Manada resgata filhote de elefante que passa mal e cai.

c) Animais param para ajudar o filhote que caiu em rodovia no parque nacional Kruger, na África do Sul.

d) Salmão que pode alcançar tamanho de humano está sob ameaça.

e) Cães são treinados para capturar caçadores de rinocerontes, que serão presos.

f) Rinoceronte-branco-do-norte está à beira da extinção. Com a morte de Suni, que vive no Quênia, restam apenas seis animais da espécie na Terra.

g) Caçadores lucram com a venda do marfim, que vale muito mais que ouro ou platina.

h) Bebê rinoceronte que estava desidratado é salvo em beira de estrada.

i) A história do bebê rinoceronte, que se chama Shadow, tem final feliz: ela está sendo tratada e se recupera bem.

j) Liam Burrough conseguiu manter calmo o filhote de rinoceronte, até a chegada dos guardas do parque – que solicitaram um helicóptero para transportar o pequeno rinoceronte.

Disponível em: http://noticias.terra.com.br/ciencia/animais

 

8. Monte um quadro, transcrevendo de cada uma dessas notícias, apenas a oração subordinada adjetiva e o termo caracterizado por ela.

9. Leia esta tirinha de Calvin e responda às questões propostas abaixo.


a) Qual é a habilidade que Calvin demonstra ter desenvolvido?

b) Transcreva as duas orações subordinadas adjetivas utilizadas por Calvin ao falar sobre as habilidades dele.

c) A primeira oração se refere às “únicas habilidades”. Já na segunda, Calvin utiliza outro termo para se referir às habilidades. Que termo é esse?

 

Leia o comentário curioso a seguir. Observe a relação entre nomes e profissões.

Nome completo

Até o século 12, todo mundo só tinha um nome. Por exemplo: João.

Se houvesse várias pessoas com o nome de João, eram dados apelidos: João Barbeiro – que fazia barba – ou João Lenhador – que cortava lenha.

Alguns desses apelidos acabaram virando sobrenomes, como João Ferreira, que vem de ferreiro.

 

10. Reescreva o texto abaixo substituindo cada oração adjetiva por uma expressão adjetiva ou o contrário (trocando expressão adjetiva por oração adjetiva) sem modificar o sentido original,

Na aldeia havia um João que escrevia, um João que pescava e um João que administrava. Tinha um Pedro que cantava ópera, um Pedro que educava os pequenos e um Pedro que navegava pelo rio. Da mesma forma, havia um João Dublador, um João Coletor de lixo e um João Escultor. Tinha ainda um Pedro Fornecedor de mantimentos, um Pedro Empalhador de móveis e, por fim, um Pedro Carregador de mercadorias.

 

11. Complete as orações a seguir com um dos pronomes relativos do quadro abaixo.

onde             cujo (cuja, cujos, cujas)

de que                      em que                      quanto

que                qual (o qual, a qual, os quais, as quais)

 

a) Essa é a ideia ___ eu tive.

b) Essa é a ideia ___ lhe falei.

c) Esse é o rapaz ___ teve a ideia.

d) Vou lhe apresentar o rapaz ___ ideia é muito boa.

e) Esse é o livro ___ você encontrará mais ideias.





RESPOSTAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MATÉRIA RELACIONADA AO LIVRO "CEM ANOS DE SOLIDÃO"

  Massacre das Bananeiras: conheça história real que inspirou “Cem Anos de Solidão ” O governo colombiano, para proteger uma empresa dos E...