Para lembrar:
Você faz parte de alguma “panelinha”?
Leia as
definições de panelinha, segundo o dicionário:
Panelinha 1. Grupo fechado –
2. Grupo que protege e reparte vantagens apenas entre seus membros.
Dicionário
Houaiss.
Rio de Janeiro: Objetiva, 2009
Observe
mais atentamente as definições:
A seguir, Ieia o trecho de um texto com orações que caracterizam termos de outras orações do período.
TEXTO 1
PANELINHA NA ESCOLA
Na
escola é sempre assim: tem a galera dos meninos e meninas (a) que são populares,
a dos nerds, (b) que estudam bastante, a dos esportistas, (c) que
se dão bem em todos os esportes. São as panelinhas (d) que
privilegiam aqueles (e) que participam delas.
Yes!
Teen.
Osasco: IBC.
1. No
trecho acima, as orações adjetivas estão destacadas. Escreva o termo que cada
urna delas caracteriza:
2. Indique o adjetivo que poderia substituir a oração subordinada no trecho “a dos nerds que estudam bastante”.
TEXTO 2
RECEITA
PARA FORMAR UMA PENELINHA
Juntar pessoas
que se gostam, que curtem o mesmo assunto e que não se desgrudam.
Yes!
Teen.
Osasco: IBC.
3.
Transcreva as orações adjetivas que se referem ao termo destacado.
TEXTO 3
Se
participar de uma panelinha, cuidado
Se for
um grupo muito fechado, você pode:
a) deixar
de conversar com gente que é interessante;
b) deixar
de fazer coisas de que gosta porque quer acompanhar a turma;
c) tratar
bem amigos e tratar com indiferença aqueles que não fazem parte da panelinha;
d) ter
trabalho para arrumar outro grupo que aceite você porque ficou muito tempo com
uma turma que era mais fechada.
Yes!
Teen.
Osasco: IBC.
4. Transcreva de cada
item a oração subordinada adjetiva.
5. Em
cada um dos itens do Texto 3 (de a até d) um termo foi caracterizado por oração
adjetiva. Transcreva-o a seguir.
TEXTO 4
Conselhos
para os “sem-panelinha”
Se você
não faz parte de nenhuma panelinha:
a) procure
ser a pessoa que você sempre é;
b) não
aceite qualquer coisa que você não queira;
c) não
vá contra seus princípios, aceitando comportamentos que não lhe agradam;
d) espere
que os amigos aceitem você do jeito que você é;
e) não
entre em situações que possam magoar pessoas;
f) não
force amizade com pessoas que não têm nada a ver com você.
Yes!
Teen.
Osasco: IBC.
6. Sublinhe a oração
adjetiva em cada item e indique o termo a que essa oração se refere.
7. Leia a placa a seguir e reescreva-a substituindo a oração adjetiva por uma expressão de mesmo sentido.
Leia trechos de algumas notícias sobre animais:
a) Projeto
Asas faz o resgate, tratamento e soltura de animais que foram vítimas de
tráfico.
b) Manada
resgata filhote de elefante que passa mal e cai.
c) Animais
param para ajudar o filhote que caiu em rodovia no parque nacional Kruger, na
África do Sul.
d) Salmão
que pode alcançar tamanho de humano está sob ameaça.
e) Cães
são treinados para capturar caçadores de rinocerontes, que serão presos.
f) Rinoceronte-branco-do-norte
está à beira da extinção. Com a morte de Suni, que vive no Quênia, restam apenas
seis animais da espécie na Terra.
g) Caçadores
lucram com a venda do marfim, que vale muito mais que ouro ou platina.
h) Bebê
rinoceronte que estava desidratado é salvo em beira de estrada.
i) A
história do bebê rinoceronte, que se chama Shadow, tem final feliz: ela está
sendo tratada e se recupera bem.
j) Liam
Burrough conseguiu manter calmo o filhote de rinoceronte, até a chegada dos
guardas do parque – que solicitaram um helicóptero para transportar o pequeno
rinoceronte.
Disponível
em: http://noticias.terra.com.br/ciencia/animais
8.
Monte um quadro, transcrevendo de cada uma dessas notícias, apenas a oração
subordinada adjetiva e o termo caracterizado por ela.
9. Leia
esta tirinha de Calvin e responda às questões propostas abaixo.
a) Qual é a habilidade que Calvin demonstra ter desenvolvido?
b) Transcreva
as duas orações subordinadas adjetivas utilizadas por Calvin ao falar sobre as
habilidades dele.
c) A
primeira oração se refere às “únicas habilidades”. Já na segunda, Calvin
utiliza outro termo para se referir às habilidades. Que termo é esse?
Leia o
comentário curioso a seguir. Observe a relação entre nomes e profissões.
Nome
completo
Até
o século 12, todo mundo só tinha um nome. Por exemplo: João.
Se
houvesse várias pessoas com o nome de João, eram dados apelidos: João Barbeiro
– que fazia barba – ou João Lenhador – que cortava lenha.
Alguns
desses apelidos acabaram virando sobrenomes, como João Ferreira, que vem
de ferreiro.
10. Reescreva
o texto abaixo substituindo cada oração adjetiva por uma expressão adjetiva ou
o contrário (trocando expressão adjetiva por oração adjetiva) sem modificar o
sentido original,
Na
aldeia havia um João que escrevia, um João que pescava e um João que
administrava. Tinha um Pedro que cantava ópera, um Pedro que
educava os pequenos e um Pedro que navegava pelo rio. Da mesma
forma, havia um João Dublador, um João Coletor de lixo e um João Escultor.
Tinha ainda um Pedro Fornecedor de mantimentos, um Pedro Empalhador
de móveis e, por fim, um Pedro Carregador de mercadorias.
11.
Complete as orações a seguir com um dos pronomes relativos do quadro abaixo.
onde cujo (cuja, cujos, cujas)
de
que em que quanto
que qual (o qual, a qual, os quais,
as quais)
a) Essa
é a ideia ___ eu tive.
b) Essa
é a ideia ___
lhe
falei.
c) Esse
é o rapaz ___
teve a
ideia.
d) Vou
lhe apresentar o rapaz ___ ideia é muito boa.
e) Esse é o livro ___ você encontrará mais ideias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário