04 julho 2022

FARSA DE INÊS PEREIRA - GIL VICENTE (TRECHO EM PORTUGUÊS BRASILEIRO)

Sai a mãe. Fica Inês Pereira e o Escudeiro. A jovem começa a cuidar da casa, cantando uma cantiga:

Inês:             Vida de Inês é difícil,

É difícil ser Inês...

Mas agora, casada...

O Escudeiro, vendo Inês Pereira, fica irado... E grita:

Escudeiro:   Você cantou, Senhora Inês Pereira?

Não acredito no que você fez!

Será a primeira e última vez!

Se eu ouvir outra vez você cantar,

Não conseguirá nem mais assoviar...

Inês:             Se assim o quer, meu marido,

Farei o que me é por você pedido,

E demos o caso por esquecido.

Escudeiro:   Acho bom que obedeça.

Sempre assim deve ser que aconteça.

Inês:             Por que ficou bravo, marido?

Escudeiro:   E precisa de motivo?

Digo só uma coisa:

Assim deve ser minha esposa...

Que não me responda, eu digo

Quando o marido fala,

A mulher se cala!

Você não vai falar

Com mulher ou homem que seja;

Nem irá à igreja

Eu já preguei as janelas,

Não porá seu rosto fora delas;

Vai ficar trancada, isolada,

E nem um pio vai reclamar!

Inês:             Ó, Deus? Quantos pecados foram os meus?

Por que razão me mantém nessa prisão?

Escudeiro:   Não há outro jeito

Mantê-la, sem defeito

É você, mulher, a razão...

Que mal existe guardar meu ouro?

Você é meu tesouro!

Em casa não vai mandar

Por nada, nenhum pouco;

Se eu disser: “Isto é um porco”

Com a cabeça baixa vai ter que confirmar.

Só eu posso ordenar!

Não vai você chorar!

Lá na guerra da África,

Poderei eu me tornar cavaleiro.

Falando para o criado:

Escudeiro:    Você deve permanecer aqui, assim;

Vai vigiar por mim

O que faz sua senhora:

Não permita que fique para fora.

Falando para Inês:

Escudeiro:    Você, trabalhe, fica por aqui.




MATÉRIA RELACIONADA AO LIVRO "CEM ANOS DE SOLIDÃO"

  Massacre das Bananeiras: conheça história real que inspirou “Cem Anos de Solidão ” O governo colombiano, para proteger uma empresa dos E...