09 junho 2022

AVALIAÇÃO BIMESTRAL 2 - 7º ANO 2022

QUESTÃO 01

Leia o diálogo a seguir:

Quando eu tiver vinte e um anos, a vida vai se abrir para mim! Eu vou ser um homem!

E também vai ter que pagar imposto de renda...

Droga!

Na primeira fala, ao se substituir a conjunção “quando” pela conjunção “se”, o texto assumiria a seguinte forma:

a) Se eu tiver vinte e um anos, a vida se abriria para mim! Eu seria um homem!

b) Se eu tivesse vinte e um anos, a vida se abrirá para mim! Eu vou ser um homem!

c) Se eu vou ter vinte e um anos, a vida se abriria para mim! Eu seria um homem!

d) Se eu tivesse vinte e um anos, a vida se abriria para mim! Eu seria um homem!

 

QUESTÃO 02

O uso da função apelativa é predominante nas campanhas comunitárias. O texto, produzido pelo Ministério Público de Goiás, reforça essa função ao priorizar o protagonismo do interlocutor. Isso pode ser comprovado a partir do uso

a) da logomarca do Ministério Público.

b) de verbos no Imperativo.

c) da imagem no centro do texto.

d) de letras com formatação diferente.

  

QUESTÃO 03

Exemplo de gentileza, porteiro que cumprimenta alunos um a um em MT faz sucesso na web após ser filmado por pai de aluna

O porteiro Leônidas Alves Pereira, que trabalha em uma escola particular em Sinop, a 503 km de Cuiabá, ficou famoso nas redes sociais por causa de um vídeo gravado pelo pai de uma aluna, que mostra o trabalhador, no portão, recepcionando os alunos. Ele cumprimenta os estudantes um a um.

            Impressionado com a gentileza do porteiro, Gledson Geuda filmou a cena e publicou as imagens na página dele no Facebook.

            O pai da aluna disse que fez o vídeo a pedido da filha, que todas as vezes que passa pelo portão é chamada de campeã.

            “Eu achei interessante e fiquei reparando. E, naquela manhã, resolvi gravar para mostrar para as outras pessoas que um simples bom dia pode animar o outro”, disse.

            O vídeo gravado em uma das entradas da escola já teve quase 6 milhões de visualizações. Leônidas disse que sente prazer em trabalhar na escola e que se sente renovado com o cumprimento que dá a cada criança que passa por ele. É como se alguns anos de vida lhe fossem acrescentados.

            “A gente não cansa, né? Quanto mais você dá bom dia para uma criança ou um adolescente, parece que você sente mais renovado. É uma coisa muito boa”, disse Leônidas.

Disponível em: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2019/02/08/exemplo-de-gentileza-porteiro-que-cumprimenta-alunos-um-a-um-em-mt-faz-sucesso-na-internet-apos-ser-filmado-por-pai-de-aluna-veja-video.ghtml. Acesso em: 17 fev. 2022.

 

Na frase “Leônidas disse que sente prazer em trabalhar na escola” (5º parágrafo), os verbos em destaque estão, respectivamente, no

a) pretérito perfeito, presente e infinitivo.

b) pretérito perfeito, infinitivo e presente.

c) pretérito imperfeito, presente e infinitivo.

d) presente, pretérito perfeito e infinitivo.


QUESTÃO 04

Precisamos falar sobre fake news

            Minha mãe tem 74 anos e, como milhões de pessoas no mundo, faz uso frequente do celular. É com ele que, conversando por voz ou por vídeo, diariamente, vence a distância e a saudade dos netos e netas.

            Mas, para ela, assim como para milhares e milhares de pessoas, o celular pode ser também uma fonte de engano. De vez em quando, por acreditar no que chega por meio de amigos no seu WhatsApp, me envia uma ou outra mensagem contendo uma fake news. A última foi sobre um suposto problema com a vacina da gripe que, por um momento, diferente de anos anteriores, a fez desistir de se vacinar.

            Eu e minha mãe, como boa parte dos brasileiros, não nascemos na era digital. Nesta sociedade somos os chamados migrantes e, como tais, a tecnologia nos gera um certo estranhamento (e até constrangimento), embora nos fascine e facilite a vida.

            Sejamos sinceros. Nada nem ninguém nos preparou para essas mudanças que revolucionaram a comunicação. Pior: é difícil destrinchar o que é verdade em tempo de fake news.

            Um dos maiores estudos sobre a disseminação de notícias falsas na internet, publicado ano passado na revista Science, foi realizado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), dos Estados Unidos, e concluiu que as notícias falsas se espalham 70% mais rápido que as verdadeiras e alcançam muito mais gente.

            Isso porque as fake news se valem de textos alarmistas, polêmicos, sensacionalistas, com destaque para notícias atreladas a temas de saúde, seguidas de informações mentirosas sobre tudo. Até pouco tempo atrás, a imprensa era a detentora do que chamamos de produção de notícias. E os fatos obedeciam, a critérios de apuração e checagem.

            O problema é que hoje mantemos essa mesma crença, quase que religiosa, junto a mensagens das quais não identificamos sequer a origem, boa parte delas disseminada em redes sociais. Confia-se a ponto de compartilhar, sem questionar. [...]

ALCOLUMBRE, Davi. Precisamos falar sobre fake news. O Globo, 10 jul. 2019. Disponível em: https://oglobo.globo.com/opiniao/artigo-precisamos-falar-sobre-fake-news-23795680. Acesso em: 17 fev. 2022.

 

Em “Até pouco tempo atrás, a Imprensa era a detentora do que chamamos de produção de notícias. E os fatos obedeciam, a critérios de apuração e checagem.” (6º parágrafo), a forma verbal destacada indica

a) ação na atualidade, que é incerta ou duvidosa, e que pode se prolongar.

b) ação ocorrida no passado, a qual não foi completamente terminada.

c) processo iniciado no passado e que não se prolonga até o momento atual.

d) processo iniciado no passado e que pode se prolongar até o futuro.

 

QUESTÃO 05

Em qual alternativa a colocação do pronome oblíquo está em desacordo com a modalidade padrão da língua?

a) me enviaram uma ou outra mensagem contendo notícias falsas ou mentirosas.

b) Se o mundo corporativo despreocupar-se com as fake news, fechará as portas para o mercado.

c) Confia-se nas mensagens a ponto de compartilhá-las, sem questionar suas origens.

d) Atualmente, convivemos com uma tecnologia que nos fascina e facilita muito a vida.

 

QUESTÃO 06


As campanhas, sejam elas institucionais ou comerciais, buscam a adesão do interlocutor. Na campanha apresentada, o principal recurso para atingir esse objetivo é o(a)

a) relação temporal introduzida pela oposição entre os advérbios “hoje” e “amanhã”.

b) emprego de verbos no imperativo e do pronome de tratamento “você”.

c) analogia entre as pessoas do discurso “ela” e “eu” e a imagem de duas mulheres centralizada no texto.

d) utilização de balões de fala, como recurso de intertextualidade com uma história em quadrinhos.

 

QUESTÃO 07

Saudade de escrever

            Apesar da concorrência (internet, celular), a carta continua firme e forte. Basta uma folha de papel, selo, caneta e envelope para que uma pessoa do Rio Grande do Norte, por exemplo, fique por dentro das fofocas registradas por um amigo em São Paulo, dois dias depois. “Adoro receber cartas, fico super ansiosa para descobrir o que está escrito”, conta Lívia Maria, de 9 anos. Mas ela admite que faz tempo que não escreve nenhuma cartinha. “As últimas foram para a Angélica e para um dos programas do Gugu.”

            Isabela, de 9 anos, lembra que, quando morava em Curitiba, no Paraná, trocava correspondência com sua amiga Raquel, que vive em Belo Horizonte, Minas Gerais. “Eu ficava sabendo das novidades e não gastava dinheiro com telefonemas.”

            Já Amanda, de 10 anos, também gosta de receber cartinhas, mas prefere enviar e-mails. “Atualmente estou conversando com meu primo que está nos Estados Unidos via computador, já que a mensagem chega mais rápido e não pago interurbano.”

TOURRUCCO, Juliana. Saudade de escrever. O Estado de São Paulo, p. 5, 25 jul.1998. Suplemento infantil.

 

No período: “Mas ela admite que faz tempo que não escreve nenhuma cartinha”, a palavra “nenhuma” funciona como pronome indefinido, imprimindo um sentido impreciso ao substantivo “cartinha”. Assinale a alternativa em que o sentido se altera significativamente com a mudança na redação.

a) Mas ela admite que faz tempo que não escreve uma cartinha.

b) Mas ela admite que faz tempo que não escreve cartinhas.

c) Mas ela admite que faz tempo que não escreve certas cartinhas.

d) Mas ela admite que faz tempo que não escreve cartinha alguma.

 

QUESTÃO 08

 Quando alguém visita uma cidade pela primeira vez e se hospeda num hotel, depois das formalidades que o hóspede tem de atender, recebe do funcionário da recepção um mapa da cidade. Dessa forma o visitante rapidamente toma conhecimento das ruas, avenidas e praças próximas e afastadas do hotel, habilitando-se com mais eficiência e rapidez a desfrutar dos pontos mais atrativos que a cidade lhe oferecerá.

            A leitura de uma gramática para quem quer conhecer uma língua será tão proveitosa quanto foi para o nosso visitante a leitura do mapa da cidade. Isto porque a gramática procura mostrar como os elementos que compõem uma língua se estruturam e se organizam para a elaboração de textos, pelos quais as pessoas se comunicam umas com as outras.

            Está claro que o visitante da cidade, no nosso primeiro exemplo, desprezando a consulta ao mapa, poderá chegar a conhecer a cidade; mas, se assim proceder, levará mais tempo, e, nas suas andanças, sentirá mais dificuldade de orientação, podendo perder-se muitas vezes, ao querer retornar ao hotel.

            Assim também, a pessoa que desejar aprender ou se mostrar mais eficiente no manejo da língua poderá dispensar a leitura reflexiva da gramática, e a aprender somente ouvindo e repetindo como falam as pessoas instruídas, ou lendo artigos e livros bem escritos. Mas este caminho lhe exigirá, com certeza, mais tempo e esforço. [...]

BECHARA, Evanildo. Gramática fácil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2014. p. 14.

 

Em “Mas este caminho lhe exigirá, com certeza, mais tempo e esforço” (4º parágrafo), o pronome destacado

a) retoma “a pessoa que desejar aprender ou se mostrar mais eficiente no manejo da língua”.

b) foi mal empregado, haja vista que a concordância no singular gera ambiguidade quanto ao seu referente.

c) refere-se textualmente a “a leitura reflexiva da gramática”.

d) estabelece uma coesão com um elemento externo ao texto: seus possíveis leitores.

 

QUESTÃO 09

No trecho “Isto porque a gramática procura mostrar como os elementos que compõem uma língua se estruturam” (2º parágrafo), caso o autor tivesse optado pela adoção do pretérito perfeito, o segmento destacado ficaria:

a) “os elementos que comporam uma língua se estruturaram”

b) “os elementos que compunham uma língua se estruturavam”

c) “os elementos que tem composto uma língua tinham se estruturado”

d) “os elementos que compuseram uma língua se estruturaram”

 

 QUESTÃO 10


O uso do pronome “este” no primeiro quadrinho pelo vendedor do peixe mostra

a) proximidade em relação ao emissor.

b) referência de um termo já mencionado.

c) menção a um conteúdo apresentado posteriormente.

d) localização espacial perto do receptor.


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