MODELO DE RESENHA CRÍTICA
Poesia e humor permeiam peça baseada em livro de Adriana Falcão
GABRIELA ROMEU
Dirigido por Duda Maia, “A
Gaiola” é uma fábula sobre o amor (e suas complexidades) inspirada no livro
homônimo de Adriana Falcão, roteirista de séries como “A Grande Família”.
Traz a história de uma
menina e um passarinho que, certo dia, cai ferido na varanda dela. A garota cuida
da ave e os dois se apaixonam. Para que o relacionamento fique seguro, ambos
decidem construir uma gaiola.
É um espetáculo com
diálogos que misturam poesia e humor, dois atores vigorosos em cena, cenário
minimalista cheio de surpresas e canções que desenham a montanha-russa de
emoções de um amor, entre encontros e desencontros.
Os atores, Carol Futuro (a menina) e
Pablo Áscoli (o passarinho), que se revezam entre os papéis de narradores e
protagonistas, falam de seus sentimentos, às vezes difusos. Diversos
acontecimentos são deliciosamente dançados.
Carol Futuro é cativante em sua
atuação. Engraçada, lembra com gestos personagens de desenhos animados. Pablo
Áscoli é um príncipe que não se faz de príncipe (em tempos em que as meninas já
não mais sonham com eles).
Coreografados com muita graça, os
gestos da dupla se repetem, assim como muitos dos diálogos, enfatizando o
cotidiano amoroso. A dramaturgia brinca com os pontos de vista de quem conta
uma história de amor.
Nos figurinos de Flavio Souza, os
personagens ficam suspensos entre a realidade e a fantasia, sem delinear um tempo
nem um lugar. Mas se veem um tanto quanto apagados na luz (conduzida por Renato
Machado) que, na estreia em São Paulo, apresentou algumas falhas, atrapalhando
um pouco a atmosfera do espetáculo.
Avaliação: muito bom
Indicação da crítica: a partir de 7
anos
Disponível em:
<http://guia.folha.uol.com.br/crianca/2017/01/critica-poesia-e-humorpermeiam-
peca-baseada-em-livro-de-adriana-falcao.shtml>.
Acesso em: 26 abr. 2018.
Uma resenha de peça de teatro, filme ou livro, em geral,
está organizada em três partes principais: a apresentação; o desenvolvimento,
que contém o resumo da história e a avaliação com as justificativas; e a
conclusão. Observe o esquema a seguir.
Uma resenha é sempre acompanhada de elementos paratextuais, que são informações para a orientação do leitor. Por exemplo, em diferentes tipos de resenha, esses são os diferentes elementos paratextuais:
- um filme: Título do filme, nome do diretor e dos atores
principais; país e ano da produção, faixa etária, local de exibição, etc.
- um espetáculo musical: nome do artista ou da banda, estilo
musical, local e horário do evento.
- uma exposição de obras de arte: nome do artista ou dos artistas, tema da exposição, principais obras expostas, local, horário.
Planeje as partes da resenha.
a) Apresentação: apresente o produto cultural que será avaliado e, se
quiser, já antecipe sua opinião sobre ele.
b) Desenvolvimento:
I. Resumo: prepare o resumo da história,
sem tirar a surpresa do desfecho.
II. Opinião: exponha sua opinião, que
pode ser positiva ou negativa.
III. Argumentação: dê
ao leitor argumentos para comprovar sua opinião.
IV. Elementos paratextuais: utilize os
elementos que conseguir (editoria, nome do autor, informações sobre o autor, ilustrador, etc.)
c) Conclusão: retome e confirme seu ponto de vista.
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