EXERCÍCIO 1
a) De acordo com o primeiro quadrinho, que convite Hagar
teria feito a dois amigos?
b) Qual parece ser o objetivo da pergunta feita por Hagar
a Helga? O que essa pergunta sugere sobre a relação entre ele e a esposa?
c) No segundo quadrinho, conhecemos o verdadeiro convite
feito por Hagar. O que ele pretende?
d) Essa nova informação revela que a pergunta de Hagar
tinha outro objetivo. Qual?
e) Para se referir aos convidados, Hagar empregou
substantivos. Quais são eles?
f) Que pronome Hagar usa para substituir esses
substantivos no segundo quadrinho?
g) Helga também se vale de um pronome para substituir os
mesmos substantivos. Que pronome ela usa?
h) Os pronomes usados por Hagar e Helga indicam qual
pessoa do discurso?
i) Em sua opinião, que vantagem traz à comunicação a
possibilidade de substituir substantivos por pronomes?
EXERCÍCIO
2
a) Sintetize o apelo do jovem.
b) Quem forma o público presente na cerimônia?
c) Qual pronome pessoal foi usado pelo falante para se
referir a parte dos interlocutores e, simultaneamente, incluir-se na
referência?
d) No início da fala, o jovem usa a expressão senhoras e senhores. O que explica esse tratamento cerimonioso?
EXERCÍCIO
3
a) Que pronome pessoal tem o mesmo sentido de a gente?
b) A que pessoa do discurso esse pronome se
refere?
c) Reescreva a fala de Lucy, substituindo a gente por esse
pronome. Faça as alterações necessárias.
d) No contexto, quais são os personagens
incluídos em a gente?
e) Um dos personagens questiona sua inclusão
em a gente. Quem?
f) Que
dúvida esse personagem tem?
EXERCÍCIO
4
Leia o título e o parágrafo inicial de uma reportagem sobre alimentação.
a) Explique a brincadeira feita no título da reportagem.
b) Como reagem muitos brasileiros quando
pensam nessa imagem?
c) O texto procura aproximar o leitor da
ideia de comer insetos.
- Como sugere que em pouco tempo isso
acontecerá?
- No primeiro período, que palavra
relaciona diretamente o leitor ao conteúdo que está sendo exposto?
EXERCÍCIO
5
a) O que motivou a reação da menina no
terceiro quadrinho?
b) Como os passantes reagiram?
c) Que recursos o quadrinista usou para
diferenciar as representações da menina e dos passantes?
d) O que essa diferença sugere sobre a
relação entre os personagens? Explique sua resposta.
e) O título da tirinha é a expressão
latina non sequitur, que é usada para
indicar uma conclusão que não é o resultado esperado para uma determinada ação.
Você acha que esse é um bom título para a tirinha?
f) Você acha que essa é uma tirinha de
humor? Por quê?
g) No último quadrinho, a personagem
refere-se a “esta cidade”. O que o leitor entenderia se lesse “aquela cidade”?
Explique.
EXERCÍCIO
6
a) Que característica você atribuiria à barata, considerando a declaração feita no segundo quadrinho: medrosa, destemida ou tola? Por quê?
b) Que motivo leva a barata a fazer essa
declaração?
c) Observe a expressão do homem no último
quadrinho. Ela confirma ou nega a declaração da barata? Por quê?
d) Generalizar é o contrário de particularizar, individualizar. Por que a última fala pode ser considerada uma generalização?
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EXERCÍCIO
1
a) Porque são expressões que Armandinho
ouviu e está repetindo; não são dele.
b) A combinação de ponto de interrogação
seguido de ponto de exclamação sugere perplexidade.
c) Porque a mãe de Armandinho dirige um
carro e o pai cuida do menino, portanto não faz sentido a afirmação do
personagem adulto de que existe separação entre coisas de meninos e de meninas.
d) Masculino(a); feminino(a).
EXERCÍCIO
2
a) Noturnas.
b) Bovina.
c) Bucal.
d) Urbano.
e) Pluvial.
f) Canina.
EXERCÍCIO
3
a) Muito importantes.
b) Muito boa.
c) Sugestões: incrível, excelente, magnífica,
extraordinária.
d) Lili se valeu de emoticons, figuras que expressam emoções.
e) Na notícia mais que ótima, repete-se o ponto de exclamação quatro vezes,
sugerindo uma fala ainda mais eufórica do que a expressa pelos dois pontos de
exclamação que caracterizam ótima.
f) Verde,
escorregadio e redondo descrevem características de um ser (um sapo, por exemplo),
enquanto importantíssimas, ótima, ruim e horrível revelam
opiniões de alguém.