14 maio 2022

PRONOMES

EXERCÍCIO 1

a) De acordo com o primeiro quadrinho, que convite Hagar teria feito a dois amigos?

b) Qual parece ser o objetivo da pergunta feita por Hagar a Helga? O que essa pergunta sugere sobre a relação entre ele e a esposa?

c) No segundo quadrinho, conhecemos o verdadeiro convite feito por Hagar. O que ele pretende?

d) Essa nova informação revela que a pergunta de Hagar tinha outro objetivo. Qual?

e) Para se referir aos convidados, Hagar empregou substantivos. Quais são eles?

f) Que pronome Hagar usa para substituir esses substantivos no segundo quadrinho?

g) Helga também se vale de um pronome para substituir os mesmos substantivos. Que pronome ela usa?

h) Os pronomes usados por Hagar e Helga indicam qual pessoa do discurso?

i) Em sua opinião, que vantagem traz à comunicação a possibilidade de substituir substantivos por pronomes?

 

EXERCÍCIO 2

 


a) Sintetize o apelo do jovem.

b) Quem forma o público presente na cerimônia?

c) Qual pronome pessoal foi usado pelo falante para se referir a parte dos interlocutores e, simultaneamente, incluir-se na referência?

d) No início da fala, o jovem usa a expressão senhoras e senhores. O que explica esse tratamento cerimonioso?

 

EXERCÍCIO 3

 

a) Que pronome pessoal tem o mesmo sentido de a gente?

b) A que pessoa do discurso esse pronome se refere?

c) Reescreva a fala de Lucy, substituindo a gente por esse pronome. Faça as alterações necessárias.

d) No contexto, quais são os personagens incluídos em a gente?

e) Um dos personagens questiona sua inclusão em a gente. Quem?

f) Que dúvida esse personagem tem?

 

EXERCÍCIO 4

Leia o título e o parágrafo inicial de uma reportagem sobre alimentação.

a) Explique a brincadeira feita no título da reportagem.

b) Como reagem muitos brasileiros quando pensam nessa imagem?

c) O texto procura aproximar o leitor da ideia de comer insetos.

- Como sugere que em pouco tempo isso acontecerá?

- No primeiro período, que palavra relaciona diretamente o leitor ao conteúdo que está sendo exposto?

 

EXERCÍCIO 5

 


a) O que motivou a reação da menina no terceiro quadrinho?

b) Como os passantes reagiram?

c) Que recursos o quadrinista usou para diferenciar as representações da menina e dos passantes?

d) O que essa diferença sugere sobre a relação entre os personagens? Explique sua resposta.

e) O título da tirinha é a expressão latina non sequitur, que é usada para indicar uma conclusão que não é o resultado esperado para uma determinada ação. Você acha que esse é um bom título para a tirinha?

f) Você acha que essa é uma tirinha de humor? Por quê?

g) No último quadrinho, a personagem refere-se a “esta cidade”. O que o leitor entenderia se lesse “aquela cidade”? Explique.

 

EXERCÍCIO 6


a) Que característica você atribuiria à barata, considerando a declaração feita no segundo quadrinho: medrosa, destemida ou tola? Por quê?

b) Que motivo leva a barata a fazer essa declaração?

c) Observe a expressão do homem no último quadrinho. Ela confirma ou nega a declaração da barata? Por quê?

d) Generalizar é o contrário de particularizar, individualizar. Por que a última fala pode ser considerada uma generalização?









https://cadernospedagogicos.blogspot.com/2022/05/preconceito-linguistico.html





EXERCÍCIO 1

a) Porque são expressões que Armandinho ouviu e está repetindo; não são dele.

b) A combinação de ponto de interrogação seguido de ponto de exclamação sugere perplexidade.

c) Porque a mãe de Armandinho dirige um carro e o pai cuida do menino, portanto não faz sentido a afirmação do personagem adulto de que existe separação entre coisas de meninos e de meninas.

d) Masculino(a); feminino(a).

 

EXERCÍCIO 2

a) Noturnas.

b) Bovina.

c) Bucal.

d) Urbano.

e) Pluvial.

f) Canina.

 

EXERCÍCIO 3

a) Muito importantes.

b) Muito boa.

c) Sugestões: incrível, excelente, magnífica, extraordinária.

d) Lili se valeu de emoticons, figuras que expressam emoções.

e) Na notícia mais que ótima, repete-se o ponto de exclamação quatro vezes, sugerindo uma fala ainda mais eufórica do que a expressa pelos dois pontos de exclamação que caracterizam ótima.

f) Verde, escorregadio e redondo descrevem características de um ser (um sapo, por exemplo), enquanto importantíssimas, ótima, ruim e horrível revelam opiniões de alguém.


MATÉRIA RELACIONADA AO LIVRO "CEM ANOS DE SOLIDÃO"

  Massacre das Bananeiras: conheça história real que inspirou “Cem Anos de Solidão ” O governo colombiano, para proteger uma empresa dos E...