EXERCÍCIO 1
Preste atenção nas palavras usadas por Armandinho na tira
a seguir.
a) Por que as expressões de menino e de menina, no
primeiro quadrinho, aparecem entre aspas?
b) Armandinho não entende a separação que muitas pessoas
defendem entre o “mundo dos meninos” e o “das meninas”. Como a pontuação nas
falas do primeiro quadrinho expressa essa incompreensão?
c) Por que o menino estranha a ideia de que existe
separação entre o que seria próprio de meninos e o que seria de meninas?
d) Substitua as locuções adjetivas de menino e de menina
por adjetivos que tenham o mesmo sentido.
EXERCÍCIO 2
Reescreva
as frases a seguir no caderno, trocando as locuções por adjetivos.
a)
Há uma área no zoológico para observação de aves da noite.
b)
A carne de boi era a mais cara.
c)
É fundamental manter a higiene da boca.
d)
O ambiente da cidade incomoda muitas
pessoas.
e)
Naquela tubulação corria água de chuva.
f)
Essa é uma doença de cães.
EXERCÍCIO 3
Leia um trecho do livro PS Beijei. É um e-mail que Lili envia à
amiga Bia.
a)
A palavra importantíssimas foi usada
para caracterizar as notícias que Lili daria a Bia. Que outra forma desse
adjetivo corresponde ao mesmo grau?
b)
Lili usou o adjetivo ótima, que é uma
forma do grau superlativo absoluto sintético. Como seria essa expressão na
forma analítica?
c)
Que adjetivo poderia ser usado no lugar da expressão mais que ótima, mantendo a progressão pretendida por Bia?
d)
Que recurso não verbal Lili empregou para caracterizar as notícias?
e)
Observe a explicação das notícias ótima
e mais que ótima. De que forma a
pontuação reforça a caracterização expressa pelo adjetivo e pela locução
adjetiva?
f)
Adjetivos como verde, escorregadio e redondo são objetivos, enquanto importantíssimas,
ótima, ruim e horrível são
subjetivos. Explique por quê.
EXERCÍCIO
1
a)
As diferentes reações faciais do gato, movimentos e posturas do corpo procuram
representar o que ele supostamente estaria sentindo ou expressando.
b)
Por meio das patas e do rabo do animal e também pelos traços mais retos ou
arredondados que acompanham algumas das ilustrações.
c)
Não. Sem as diferentes situações representadas nas ilustrações, os adjetivos não
contribuiriam para a construção de sentido do texto, que pretende mostrar
justamente as diferentes reações e atitudes de um mesmo animal por meio da
linguagem corporal.
EXERCÍCIO
2
a)
Para o substantivo gastronomia: brasileira e mestiça; para o
substantivo heranças: indígenas e africanas. A culinária do Brasil é diversificada, pois incorpora elementos das
culturas indígenas, africanas e também dos colonizadores, como portugueses e
espanhóis.
b)
Os adjetivos são: mineiro, gaúcho, baiano e capixaba. Eles indicam a origem dos pratos.
c)
Respectivamente, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia e Espírito Santo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário