14 maio 2022

ADJETIVOS E LOCUÇÕES ADJETIVAS

EXERCÍCIO 1

Preste atenção nas palavras usadas por Armandinho na tira a seguir.

 


a) Por que as expressões de menino e de menina, no primeiro quadrinho, aparecem entre aspas?

b) Armandinho não entende a separação que muitas pessoas defendem entre o “mundo dos meninos” e o “das meninas”. Como a pontuação nas falas do primeiro quadrinho expressa essa incompreensão?

c) Por que o menino estranha a ideia de que existe separação entre o que seria próprio de meninos e o que seria de meninas?

d) Substitua as locuções adjetivas de menino e de menina por adjetivos que tenham o mesmo sentido.

 

EXERCÍCIO 2

Reescreva as frases a seguir no caderno, trocando as locuções por adjetivos.

a) Há uma área no zoológico para observação de aves da noite.

b) A carne de boi era a mais cara.

c) É fundamental manter a higiene da boca.

d) O ambiente da cidade incomoda muitas pessoas.

e) Naquela tubulação corria água de chuva.

f) Essa é uma doença de cães.

 

EXERCÍCIO 3

 

Leia um trecho do livro PS Beijei. É um e-mail que Lili envia à amiga Bia.

 


a) A palavra importantíssimas foi usada para caracterizar as notícias que Lili daria a Bia. Que outra forma desse adjetivo corresponde ao mesmo grau?

b) Lili usou o adjetivo ótima, que é uma forma do grau superlativo absoluto sintético. Como seria essa expressão na forma analítica?

c) Que adjetivo poderia ser usado no lugar da expressão mais que ótima, mantendo a progressão pretendida por Bia?

d) Que recurso não verbal Lili empregou para caracterizar as notícias?

e) Observe a explicação das notícias ótima e mais que ótima. De que forma a pontuação reforça a caracterização expressa pelo adjetivo e pela locução adjetiva?

f) Adjetivos como verde, escorregadio e redondo são objetivos, enquanto importantíssimas, ótima, ruim e horrível são subjetivos. Explique por quê.









RESPOSTA




EXERCÍCIO 1

a) As diferentes reações faciais do gato, movimentos e posturas do corpo procuram representar o que ele supostamente estaria sentindo ou expressando.

b) Por meio das patas e do rabo do animal e também pelos traços mais retos ou arredondados que acompanham algumas das ilustrações.

c) Não. Sem as diferentes situações representadas nas ilustrações, os adjetivos não contribuiriam para a construção de sentido do texto, que pretende mostrar justamente as diferentes reações e atitudes de um mesmo animal por meio da linguagem corporal.

 

EXERCÍCIO 2

a) Para o substantivo gastronomia: brasileira e mestiça; para o substantivo heranças: indígenas e africanas. A culinária do Brasil é diversificada, pois incorpora elementos das culturas indígenas, africanas e também dos colonizadores, como portugueses e espanhóis.

b) Os adjetivos são: mineiro, gaúcho, baiano e capixaba. Eles indicam a origem dos pratos.

c) Respectivamente, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia e Espírito Santo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

MATÉRIA RELACIONADA AO LIVRO "CEM ANOS DE SOLIDÃO"

  Massacre das Bananeiras: conheça história real que inspirou “Cem Anos de Solidão ” O governo colombiano, para proteger uma empresa dos E...