EXERCÍCIO 1
Identifique nestes
enunciados, retirados de Iracema, de José de Alencar, o sujeito dos verbos em
destaque. Copie-o e classifique-o.
a) “Além, muito além daquela
serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema.”
b) “O pé grácil e nu, mal
roçando, alisava
apenas
a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.”
c) “Banhava-lhe o corpo a sombra da
oiticica, mais fresca do que o orvalho da noite.”
d) “A graciosa ará, sua
companheira e amiga, brinca junto dela. Às vezes sobe aos ramos da árvore e de lá chama a virgem
pelo nome [...].”
e) “Ignotas armas e tecidos
ignotos cobrem-lhe o corpo.”
f) “Donde vieste a estas matas, que nunca
viram outro guerreiro como tu?”
EXERCÍCIO 2
Leia esta charge e
observe como os elementos verbais e não verbais constroem os sentidos do texto.
b) Releia a parte verbal da
charge. Quais foram os grupos esquecidos na construção da nova ponte, segundo
uma delas?
c) Que elemento na estrutura da ponte revela que não se pensou no bem-estar dos pássaros ao construí-la? De que modo isso cria humor na charge?
EXERCÍCIO 3
Releia a primeira fala da
charge.
a) A personagem da coruja
não informa quem esqueceu esses três grupos. A terminação da forma verbal esqueceram, que indica a 3ª pessoa
do plural, é suficiente para identificar ou determinar o sujeito? Explique.
b) Gramaticalmente, não é
possível determinar qual é o sujeito dessa oração, mas, pelo contexto, é
possível imaginar quem esqueceu os pedestres, os ciclistas e os pássaros. Quem
poderiam ser essas pessoas?
c) Quando não é possível
identificar ou determinar o sujeito de uma oração, temos um sujeito indeterminado. Indique a afirmação ou
afirmações mais adequadas que respondem por que isso pode ocorrer.
I. O autor do texto se
esqueceu de mencioná-lo.
II. O autor do texto não sabe
a quem se refere o sujeito.
III.
O
autor do texto não tem interesse ou intenção de identificá-lo.
EXERCÍCIO 4
Leia um trecho do romance
de Machado de Assis.
Eram nove horas da noite;
Luís Alves recolhia-se para casa, justamente na ocasião em que Estêvão o ia
procurar; encontraram-se à porta. Ali mesmo lhe confiou Estêvão tudo o que havia,
e que o leitor saberá daqui a pouco, caso não aborreça estas histórias de amor,
velhas como Adão, e eternas como o céu.
ASSIS,
Machado. A mão e a luva. Disponível em:
<www.dominiopublico.gov.br/
download/texto/bn000027.pdf>.
Observe a forma verbal
destacada. É um caso de sujeito indeterminado? Justifique.
EXERCÍCIO 5
Copie as frases a seguir.
Classifique os verbos em destaque quanto à predicação e identifique, quando for
o caso, os complementos verbais.
a) “Nosso céu tem mais
estrelas [...].”
b) Lá nas areias infindas nasceram crianças lindas.
c) Os galhos do jasmineiro estavam trêmulos.
d) A professora refere-se aos poetas românticos.
e) O professor Pedro ensina literatura aos alunos do 2º ano
f) A flor beijava-a.
g) Os guerreiros combatem na solidão.
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EXERCÍCIO 1
a) Segundo historiadores e
arqueólogos, a agricultura surgiu pela primeira vez em uma região do Oriente
Médio, a antiga Mesopotâmia, habitada por diversos povos e civilizações
(egípcios, sumérios, entre
outros) e banhada pelos rios Nilo, Tigre e Eufrates. A abundância de água e o solo
fértil no local favoreceram o desenvolvimento da agricultura. Essa região
corresponde atualmente a áreas
de Egito, Israel, Palestina, Jordânia, Líbano, Chipre, Síria, Iraque, Kuwait e
Irã.
b) Os túneis cavados na
terra pelas minhocas ajudam a arejar o solo, permitindo a entrada
da água das chuvas e
favorecendo o crescimento das plantas.
c) O processo: uso das
minhocas para ajudar no desenvolvimento da agricultura; outra civilização: à
sociedade que poderia surgir em Marte caso a agricultura no planeta
prosperasse.
d) Animais e vermes (1º parágrafo).
EXERCÍCIO 2
a) (a) agricultura b) (Muita) gente c)
Charles Darwin
d) o processo e) (outra) civilização f)
(o) planeta (vermelho)
g) rúcula
a) A cor do animal pode variar de cinza-amarelado bem pálido ou amarelo-claro
ao castanho-ocráceo e possui manchas negras pelo corpo.
b) Nadadores e escaladores.
c) Mamífero, filhote, felino, macho, fêmea, cauda, animais.
d) Os substantivos macho e fêmea.
EXERCÍCIO 4
a) Espera-se que os alunos percebam que Hagar não gosta de ser
tratado como criança. Além da fala no balão, a expressão facial do personagem
mostra que está bravo.
b) A esposa parece indiferente à reclamação de Hagar.
c) Ele diz que vai sair (de casa) para executar um “trabalho de
homem”. Espera-se que os alunos mencionem que Hagar provavelmente prepara-se
para lutar, travar uma batalha. Provavelmente espera vencer e, assim, entrar
para a História.
d) Fazer com que Helga lhe entregue o ursinho de estimação para
ir com ele para uma possível batalha.
e) O terceiro quadrinho, com a reafirmação de que Helga continua
a tratar o marido como criança. Tanto a fala do personagem como a atitude dela
ao entregar-lhe o ursinho de pelúcia provocam o humor na tira.
f) Feminino. Na tira, o substantivo foi atribuído a Hagar para
caracterizar o comportamento do personagem, que age como criança.
EXERCÍCIO 5
a) Tanto o bem-te-vi como o beija-flor-de-papo-branco se
alimentam de insetos.
b) No primeiro, pequenas cobras; no segundo, tigelinha.
c) É um ninho pequeno, pelo uso do diminutivo em tigelinha, e em
comparação ao tamanho da ave, que é de pequeno porte.
d) Porque os verbetes tratam de espécies pequenas; o emprego de
alguns substantivos no diminutivo está associado ao tamanho e à alimentação dos
pássaros.
d) No primeiro, com uma palavra auxiliar (pequenas); no segundo, pelo acréscimo de um sufixo ao substantivo (-inha).