10 março 2022

SUJEITO, PREDICADO, TRANSITIVIDADE

 EXERCÍCIO 1

Identifique nestes enunciados, retirados de Iracema, de José de Alencar, o sujeito dos verbos em destaque. Copie-o e classifique-o.

a) “Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema.”

b) “O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.”

c) Banhava-lhe o corpo a sombra da oiticica, mais fresca do que o orvalho da noite.”

d) “A graciosa ará, sua companheira e amiga, brinca junto dela. Às vezes sobe aos ramos da árvore e de lá chama a virgem pelo nome [...].”

e) “Ignotas armas e tecidos ignotos cobrem-lhe o corpo.”

f) “Donde vieste a estas matas, que nunca viram outro guerreiro como tu?”

 

EXERCÍCIO 2

Leia esta charge e observe como os elementos verbais e não verbais constroem os sentidos do texto.



a) A cena retrata a parte superior de uma ponte estaiada com os cabos que a sustentam. Observe a posição das aves em relação aos cabos. Na personificação das aves, o que indicam suas fisionomias?

b) Releia a parte verbal da charge. Quais foram os grupos esquecidos na construção da nova ponte, segundo uma delas?

c) Que elemento na estrutura da ponte revela que não se pensou no bem-estar dos pássaros ao construí-la? De que modo isso cria humor na charge?

 

EXERCÍCIO 3

Releia a primeira fala da charge.

a) A personagem da coruja não informa quem esqueceu esses três grupos. A terminação da forma verbal esqueceram, que indica a 3ª pessoa do plural, é suficiente para identificar ou determinar o sujeito? Explique.

b) Gramaticalmente, não é possível determinar qual é o sujeito dessa oração, mas, pelo contexto, é possível imaginar quem esqueceu os pedestres, os ciclistas e os pássaros. Quem poderiam ser essas pessoas?

c) Quando não é possível identificar ou determinar o sujeito de uma oração, temos um sujeito indeterminado. Indique a afirmação ou afirmações mais adequadas que respondem por que isso pode ocorrer.

I. O autor do texto se esqueceu de mencioná-lo.

II. O autor do texto não sabe a quem se refere o sujeito.

III. O autor do texto não tem interesse ou intenção de identificá-lo.

 

EXERCÍCIO 4

Leia um trecho do romance de Machado de Assis.

Eram nove horas da noite; Luís Alves recolhia-se para casa, justamente na ocasião em que Estêvão o ia procurar; encontraram-se à porta. Ali mesmo lhe confiou Estêvão tudo o que havia, e que o leitor saberá daqui a pouco, caso não aborreça estas histórias de amor, velhas como Adão, e eternas como o céu.

ASSIS, Machado. A mão e a luva. Disponível em: <www.dominiopublico.gov.br/

download/texto/bn000027.pdf>.

 

Observe a forma verbal destacada. É um caso de sujeito indeterminado? Justifique.

 

 

EXERCÍCIO 5

Copie as frases a seguir. Classifique os verbos em destaque quanto à predicação e identifique, quando for o caso, os complementos verbais.

a) “Nosso céu tem mais estrelas [...].”

b) Lá nas areias infindas nasceram crianças lindas.

c) Os galhos do jasmineiro estavam trêmulos.

d) A professora refere-se aos poetas românticos.

e) O professor Pedro ensina literatura aos alunos do 2º ano

f) A flor beijava-a.

g) Os guerreiros combatem na solidão.










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EXERCÍCIO 1

a) Segundo historiadores e arqueólogos, a agricultura surgiu pela primeira vez em uma região do Oriente Médio, a antiga Mesopotâmia, habitada por diversos povos e civilizações

(egípcios, sumérios, entre outros) e banhada pelos rios Nilo, Tigre e Eufrates. A abundância de água e o solo fértil no local favoreceram o desenvolvimento da agricultura. Essa região

corresponde atualmente a áreas de Egito, Israel, Palestina, Jordânia, Líbano, Chipre, Síria, Iraque, Kuwait e Irã.

b) Os túneis cavados na terra pelas minhocas ajudam a arejar o solo, permitindo a entrada

da água das chuvas e favorecendo o crescimento das plantas.

c) O processo: uso das minhocas para ajudar no desenvolvimento da agricultura; outra civilização: à sociedade que poderia surgir em Marte caso a agricultura no planeta prosperasse.

d) Animais e vermes (1º parágrafo).

EXERCÍCIO 2

a) (a) agricultura                       b) (Muita) gente            c) Charles Darwin

d) o processo              e) (outra) civilização      f) (o) planeta (vermelho)

g) rúcula

 EXERCÍCIO 3

a) A cor do animal pode variar de cinza-amarelado bem pálido ou amarelo-claro ao castanho-ocráceo e possui manchas negras pelo corpo.

b) Nadadores e escaladores.

c) Mamífero, filhote, felino, macho, fêmea, cauda, animais.

d) Os substantivos macho e fêmea.

EXERCÍCIO 4

a) Espera-se que os alunos percebam que Hagar não gosta de ser tratado como criança. Além da fala no balão, a expressão facial do personagem mostra que está bravo.

b) A esposa parece indiferente à reclamação de Hagar.

c) Ele diz que vai sair (de casa) para executar um “trabalho de homem”. Espera-se que os alunos mencionem que Hagar provavelmente prepara-se para lutar, travar uma batalha. Provavelmente espera vencer e, assim, entrar para a História.

d) Fazer com que Helga lhe entregue o ursinho de estimação para ir com ele para uma possível batalha.

e) O terceiro quadrinho, com a reafirmação de que Helga continua a tratar o marido como criança. Tanto a fala do personagem como a atitude dela ao entregar-lhe o ursinho de pelúcia provocam o humor na tira.

f) Feminino. Na tira, o substantivo foi atribuído a Hagar para caracterizar o comportamento do personagem, que age como criança.

EXERCÍCIO 5

a) Tanto o bem-te-vi como o beija-flor-de-papo-branco se alimentam de insetos.

b) No primeiro, pequenas cobras; no segundo, tigelinha.

c) É um ninho pequeno, pelo uso do diminutivo em tigelinha, e em comparação ao tamanho da ave, que é de pequeno porte.

d) Porque os verbetes tratam de espécies pequenas; o emprego de alguns substantivos no diminutivo está associado ao tamanho e à alimentação dos pássaros.

d) No primeiro, com uma palavra auxiliar (pequenas); no segundo, pelo acréscimo de um sufixo ao substantivo (-inha).

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