EXERCÍCIO 1
Leia este
trecho de uma matéria jornalística.
Pesquisa indica que minhocas podem se reproduzir no solo de
Marte
Nasa usa o solo de um vulcão
havaiano para simular o ambiente de Marte
Muita gente acha nojento, mas aqueles pequenos vermes gosmentos
que chamamos de minhocas são fundamentais para boa parte da vida na Terra. Não
à toa, Charles Darwin passou 39 anos de sua vida estudando esses animais
rastejantes.
Sem as minhocas, a agricultura nunca teria prosperado às margens
dos rios Nilo e Eufrates, as sociedades egípcias e mesopotâmicas nunca teriam
surgido, e o mundo seria bem diferente do qual vivemos.
Cientistas agora tentam repetir o processo para iniciar outra
civilização, mas desta vez em Marte. Um dos maiores desafios de colonizar o
planeta vermelho é justamente a produção de alimentos. É a isso que se dedica o
biólogo Wieger Wamelink, da Wageningen Universidade e Pesquisa (Países Baixos).
Utilizando um simulacro do solo marciano, retirado pela Nasa de um vulcão havaiano, ele passou a tentar produzir rúcula em estufas semelhantes às que seriam construídas no planeta estrangeiro. No solo, foram adicionadas fezes, urina de porco e minhocas adultas. [...]
O papel das minhocas é simples, porém, fundamental. Elas comem
matéria orgânica e defecam o húmus, um fertilizante natural extremamente
eficiente, rico em nutrientes fundamentais para o crescimento vegetal, como
nitrogênio, fósforo e potássio.
Elas também cavam túneis na terra, o que permite a entrada de ar e
água no solo, um dos principais empecilhos para o cultivo em solo marciano.
[...]
PESQUISA indica que minhocas podem se reproduzir no solo de Marte. Galileu. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/12/pesquisa-mostra-que-minhocas-podem-se-reproduzir-no-solo-de-marte.html>. Acesso em: 21 jun. 2018.
a) Por que,
de acordo com o texto, o mundo de hoje seria diferente se não existissem
minhocas?
b) Que
relação se pode estabelecer entre as minhocas e a agricultura?
c) Releia
este trecho e observe os substantivos destacados.
Sem as minhocas, a
agricultura nunca teria prosperado às margens dos rios Nilo e Eufrates, as sociedades
egípcias e mesopotâmicas nunca teriam surgido, e o mundo seria bem diferente do
qual vivemos.
Cientistas agora
tentam repetir o processo
para iniciar outra
civilização, mas desta vez em Marte.
Considerando
o contexto, o que você entende por “o processo” e “outra civilização”?
d) No
texto, por meio de outros substantivos associados ao significado do substantivo
minhoca, o foco no assunto tratado é mantido. Quais são as outras
palavras que se referem a esse substantivo, fazendo retomadas a ele?
EXERCÍCIO 2
- Releia o texto e
indique, no caderno, os substantivos que se relacionam e concordam com os
verbos a seguir.
a) teria prosperado (2º
parágrafo)
b) acha (1º parágrafo)
c) passou (1º parágrafo)
- Agora, volte ao
trecho lido e indique, no caderno, os substantivos ou expressões que
complementam o sentido dos verbos ou das locuções a seguir.
d) tentam repetir (3º parágrafo)
e) iniciar (3º parágrafo)
f) colonizar (3º parágrafo)
g)
tentar produzir (4º parágrafo)
EXERCÍCIO 3
Leia
algumas informações sobre a jaguatirica, mamífero que faz parte da fauna
brasileira.
Jaguatirica
Leopardus
pardalis
Alimentação: Mamíferos
de pequeno e médio porte, aves, répteis e peixes.
Reprodução: [...] A
gestação varia entre 70 e 85 dias, nascendo de 1 a 4 filhotes com peso entre 120
e 340 gramas.
Saiba mais: Felino de
médio porte, os machos são maiores que as fêmeas, podendo medir 1 metro, mais a
cauda com até 40 cm, pesando entre 8 e 15 kg. A jaguatirica tem coloração
variável, de cinza-amarelado bem pálido ou amarelo-claro a um castanho-ocráceo.
As manchas negras tendem a formar rosetas abertas, desenhando
traços longitudinais. São animais solitários, de hábitos noturnos, e excelentes
nadadores e escaladores de árvores. O território de um macho adulto varia em
torno de 18 km².
JAGUATIRICA. Terra da Gente. Disponível em: <http://faunaeflora.terradagente.com.br/fauna/mamiferos/NOT,0,0,1222996,Jaguatirica.aspx>. Acesso em: 22 jun. 2018.
a) De
acordo com as informações do trecho, como é a aparência de uma jaguatirica?
b) Na
descrição da jaguatirica, quais substantivos são usados para indicar as
habilidades desse animal?
c) Quais
são os outros substantivos que fazem referência à jaguatirica e contribuem para
a construção dos sentidos do verbete?
d) No
texto, que substantivos fazem referência ao sexo do animal?
EXERCÍCIO 4
Alguns
substantivos têm uma só forma para indicar pessoas tanto do sexo feminino
quanto do masculino. Leia a tira para analisar como isso acontece.
a) De acordo com sua interpretação da tira, você considera que Hagar gosta de ser tratado como uma criança? Que elementos permitiram que você chegasse a essa conclusão?
b) Agora, observe a
postura de Helga, a esposa, no primeiro quadrinho. O que a atitude dela sugere
ao leitor?
c) Qual é o argumento
que Hagar utiliza para convencer Helga? Em sua opinião, que ação o personagem imagina
que lhe permitirá fazer parte da História?
d) Pelo contexto da
tira, qual é o verdadeiro objetivo de Hagar?
e) Que parte da tira
provoca o efeito de humor? Que elemento ou elementos contribuíram para isso?
f) Criança é uma
palavra do gênero feminino ou masculino? Na tira, a quem o substantivo foi atribuído
e por quê?
EXERCÍCIO 5
Substantivos
no aumentativo e diminutivo, além de indicar variação de tamanho, podem ser
usados também como recurso de expressão em um texto. Leia estes fragmentos de
verbetes de enciclopédia para ver como isso acontece.
Fragmento 1
Bem-te-vi
Pitangus sulphuratus
Habitat: Cidades,
matas, árvores à beira d’água, plantações, pastagens, florestas, habitando também
as margens de rios e praias.
Alimentação: É
insetívoro, podendo devorar centenas de insetos diariamente. Mas não é só isso:
come frutas, ovos de outros pássaros, flores de jardins, minhocas, pequenas
cobras, lagartos, crustáceos, além de peixes e girinos de rios e lagos de pouca
profundidade
BEM-TE-VI. Terra da gente. Disponível em: <http://faunaeflora.terradagente.com.br/fauna/aves/NOT,0,0,1223605,Bem-te-vi.aspx>. Acesso em: 22 jun. 2018.
Fragmento 2
Beija-flor-de-papo-branco
Leucochloris albicollis
Alimentação:
Néctar das flores. Também come insetos, que captura durante o voo.
Reprodução: Seu ninho
é uma espécie de tigelinha de paina, revestida por musgos e liquens. Geralmente
é construído sobre um ramo horizontal. A fêmea põe, em média, 2 ovos a cada
reprodução. É dela também a tarefa de chocá-los.
BEIJA-FLOR-DE-PAPO-BRANCO. Terra da gente. Disponível em: <http://faunaeflora.terradagente.com.br/fauna/aves/NOT,0,0,1223353,Beija-flor-de-papo-branco.aspx>. Acesso em: 22 jun. 2018.
a) Compare
os dois fragmentos em relação à alimentação das duas aves. O que há de
semelhante entre elas?
b) Nos dois
fragmentos, quais são os substantivos que expressam dimensão e indicam variação
de tamanho?
c) De
acordo com a sua resposta à pergunta anterior e com o contexto, você considera
que o ninho do beija-flor-de-papo-branco é grande ou pequeno? Por quê?
d) Considerando
o contexto, por que foram usados substantivos diminutivos nos verbetes?
e) De que forma se indicou a variação de tamanho desse
substantivo?
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