21 novembro 2025

AVALIAÇÃO BIMESTRAL 4 - 9º ANO 2025

Questão 1

Leia o texto.

Eram exatamente cinco horas da manhã quando Samuel começou a acordar, atormentado, confuso. Ouvia vozes de mulheres, várias, falando ao mesmo tempo. Falando, falando, falando. Parecia reza, briga, conversa, tudo ao mesmo tempo. Talvez fosse pesadelo, pareciam as mulheres do Horto. Sentou-se, assustado, acordado, mas as vozes não paravam. Mais alto, mais forte e, sim, era reza. Parecia a voz das carpideiras amigas de Mariinha, tirando o terço quando morria gente. Samuel saiu correndo daquela gruta maldita sem lembrar que a perna estava ferida com a mordida do cão, que estava fraco, faminto, cansado, e caiu no chão poucos metros depois. Não tinha mulher nenhuma rezando ali, não havia ninguém por perto, nem os cachorros da noite. Do lado de fora, só mato, chuva fina e silêncio, não se ouvia nenhuma voz, nem o sol fazia nenhum barulho para acordar.

Quando se virou para observar o lugar onde estava, com a ajuda da pouca luz do sol encoberto, Samuel percebeu que a gruta onde passou a noite era, na verdade, uma cabeça gigante, oca e assustadora.

ACIOLI, Socorro. A cabeça do santo. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

 

No fragmento de romance, as rezas escutadas por Samuel dentro de uma cabeça gigante de santo evidenciam que a narrativa

A) rejeita a percepção de mundo de seu protagonista.

B) incorpora elementos não realistas a seu universo ficcional.

C) separa com precisão a realidade descrita e os sonhos da personagem.

D) tem como narrador a própria personagem em estado de delírio.

E) mescla temporalidades para construir uma história desafiadora.

 

Questão 2

Leia o texto.

Guedes, um policial adepto do Princípio da Singeleza, de Ferguson – se existem duas ou mais teorias para explicar um mistério, a mais simples é a verdadeira –, jamais supôs que um dia iria encontrar a socialite Delfina Delamare. Ela, por sua vez, nunca havia visto um policial em carne e osso. O tira, como todo mundo, sabia quem era Delfina Delamare, a Cinderela órfã que se casara com o milionário Eugênio Delamare [...].

O encontro entre Delfina e Guedes deu-se numa das poucas circunstâncias possíveis de ocorrer. Foi na rua, é claro, mas de maneira imprevista, para um e outro. Delfina estava no seu Mercedes, na rua Diamantina, uma rua sem saída no alto do Jardim Botânico. Quando chegou ao local do encontro Guedes já sabia que Delfina não estava dormindo, como chegaram a supor as pessoas que a encontraram, devido à tranquilidade do seu rosto e à postura confortável do corpo no assento do carro.

Guedes, porém, havia tomado conhecimento, ainda na delegacia, do ferimento letal oculto pela blusa de seda que Delfina vestia.

FONSECA, Rubem. Bufo e Spallanzani. 10. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2017.

 

No fragmento de romance, subentende-se que Guedes encontrou a mulher

A) ferida buscando socorro.

B) morta em seu próprio carro.

C) adormecida em pleno trânsito.

D) tranquila ao ser reconhecida na rua.

E) assombrada ao conhecer um policial.

 

Questão 3

Leia o texto:

A aula prática sobre condutividade elétrica é uma sugestão que tem como objetivo testar diferentes substâncias para definir, a partir da observação, quais são os bons e os maus condutores de eletricidade. Veja abaixo como realizar o experimento:

Os materiais utilizados são:

• uma lâmpada conectada a uma fonte de energia;

• um recipiente com água pura;

• um recipiente com água e sal de cozinha;

• um recipiente com vinagre e água;

• um recipiente com sal de cozinha.

O aparato experimental deve ser montado da seguinte forma:

• A lâmpada deve ser conectada a uma fonte de tensão;

• O fio condutor que está ligado à lâmpada deve ter duas extremidades livres, que serão colocadas

em contato com o material de teste;

• Colocar os condutores em contato com os diversos materiais e observar se a lâmpada fica apagada ou se ela acende.

O que se espera nesse experimento é que a lâmpada acenda ao entrar em contato com a água e o sal, bem como com a solução aquosa de vinagre. As demais substâncias não conduzirão eletricidade o suficiente para que a lâmpada acenda.

Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/aula-pratica-sobre-condutividade-eletricadas-substancias.htm. Acesso em: 26 jul. 2023.

 

A aula prática de laboratório descrita no texto permite que o aluno conclua, por meio do método

A) indutivo, que o vinagre é um mau condutor elétrico.

B) indutivo, que a água pura é uma boa condutora de eletricidade.

C) indutivo, que soluções salinas são boas condutoras de eletricidade.

D) dedutivo, que soluções salinas são más condutoras de eletricidade.

E) dedutivo, que o sal de cozinha, diluído ou não em água, é um mau condutor elétrico.

 

Questão 4

Leia o texto.

Só, condenado a si mesmo, fora do mundo, o espião espia. Eis um casarão cinzento, janelas quadradas, muro faiscante de caco de vidro. Posto não o deseje, conhece os eventos principais do edifício, cujas letras na fachada – porventura o nome de um santo – não consegue distinguir, cada vez mais míope. Surpreendeu o pai chegando com a menina pela mão. Alto, bigode grisalho, manta de lã ao pescoço, grandes botas [...].

Empertigado, o pai conversava com a freira de óculo. Explicava – assim imaginou o espião na sua torre – que a mulher pintou de vermelho a boca e se perdeu no mundo, abandonando-o com a filha.

Internava-a no casarão, dela não podia cuidar – era viajante, negociava galinha e porco. Ajoelhou-se o homem, a menina prendeu-lhe os bracinhos no pescoço, não queria deixá-lo sair. Sujeito duro, ressentido pela traição, rompeu o abraço, a filha chorando no pátio.

TREVISAN, Dalton. Antologia pessoal. Rio de Janeiro: Record, 2023.

 

No conto de Dalton Trevisan, a descrição do casarão sugere que o edifício

A) contradiz valores religiosos.

B) combina com a paisagem local.

C) revela preocupações artísticas.

D) possui um aspecto ameaçador.

E) esconde sua verdadeira função.

 

Questão 5

Leia o texto.

Começou a lição de escrita. Custa-me dizer que eu era dos mais adiantados da escola; mas era. Não digo também que era dos mais inteligentes, por um escrúpulo fácil de entender e de excelente efeito no estilo, mas não tenho outra convicção. Note-se que não era pálido nem mofino: tinha boas cores e músculos de ferro. Na lição de escrita, por exemplo, acabava sempre antes de todos, mas deixava-me estar a recortar narizes no papel ou na tábua, ocupação sem nobreza nem espiritualidade, mas em todo caso ingênua. Naquele dia foi a mesma coisa; tão depressa acabei, como entrei a reproduzir o nariz do mestre, dando-lhe cinco ou seis atitudes diferentes [...].

Com franqueza, estava arrependido de ter vindo. Agora que ficava preso, ardia por andar lá fora, e recapitulava o campo e o morro, pensava nos outros meninos vadios, o Chico Telha, o Américo, o Carlos das Escadinhas, a fina flor do bairro e do gênero humano.

ASSIS, Joaquim Maria Machado de. 50 contos. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

 

Na narrativa, os adjetivos em destaque revelam um protagonista marcado pela

A) intuição de que seu destino o levaria a viver aventuras.

B) indignação com a qualidade do ensino ofertado pela escola.

C) insubmissão às normas vigentes em instituições educativas.

D) ambição de conviver com jovens da sua idade mais inteligentes.

E) alternância entre satisfação com seu desempenho e desejo de liberdade.

 

Questão 6

Leia o texto.

Na porta do refeitório estavam os moleques da oitava. André os viu logo assim que chegou no pátio, sabia que pra sobreviver ali precisava se manter firme diante de qualquer terror. “Não vai ter almoço pra ninguém”, eles disseram. André ficou olhando pra cara de cada um deles, tentava fazer a expressão mais dura possível, tentava parecer perigoso e imprevisível.

MARTINS, Geovani. O sol na cabeça. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

 

No fragmento de conto, a expressão “chegou no pátio” se vale de uma regência verbal própria do português coloquial. De acordo com a norma-padrão, a regência seria:

A) “chegou do pátio”.

B) “chegou ao pátio”.

C) “chegou em pátio”.

D) “chegou para o pátio”.

E) “chegou ante o pátio”.

 

Questão 7

Leia o texto.

Boas notícias na segurança gaúcha

Tem havido no Rio Grande do Sul uma forte queda dos indicadores de criminalidade. Os homicídios caíram de 28 por 100 mil habitantes em 2017 para 13 em 2024, uma redução de 54%. Os bons números ocorrem também em roubos de veículos, queda de 87%; a pedestres, de 78%; a residências, 71%; e ao comércio, queda de 83%. Sempre 2024 em comparação com 2017.

Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/samuelpessoa/2025/04/boas-noticias-na-seguranca-gaucha.shtml. Acesso em: 6 abr. 2025.

 

Em “gaúcha” e “veículos”, palavras em destaque no texto, o uso do acento agudo se deve à

A) terminação das palavras em “a” e “s”.

B) formação de hiato cujas vogais são tônicas.

C) tonicidade da última sílaba dessas palavras.

D) pronúncia aberta das vogais nessas palavras.

E) ao fato de ambas as palavras serem proparoxítonas.

 

Questão 8

Leia o texto.

A mulher que descobriu, por teste de DNA, ter sido trocada na maternidade

Uma mulher inteligente e divertida, com cabelos brancos na altura dos ombros, Susan me conta sua história [...]. Depois de fazer esse teste de DNA há quase uma década, a empresa de genealogia inseriu os dados dela em sua vasta árvore genealógica, permitindo que outros usuários fizessem contato com seus parentes genéticos – próximos ou distantes.

Seis anos depois, ela recebeu uma mensagem inesperada. O estranho disse que os dados dele correspondiam aos dela de uma forma que só podia significar uma coisa: ele devia ser seu irmão genético.

“Foi simplesmente pânico. Foram todas as emoções que pude imaginar, meu cérebro estava em todos os lugares”, diz ela [...]. Até recentemente, casos como esse eram inéditos no Reino Unido, embora tenha havido alguns exemplos em outros países.

Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2025/04/a-mulher-que-descobriu-por-teste-de-dna-ter-sidotrocada-na-maternidade.shtml. Acesso em: 6 abr. 2025.

 

No último parágrafo, as formas verbais do indicativo, “foi” e “eram”, diferem pelo tempo verbal e indicam, respectivamente,

A) ação concluída e ação em andamento no passado.

B) ações passadas, anteriores a outras, também no passado.

C) ações passadas narradas como se ocorressem no momento da fala.

D) ação que se refere ao momento da fala e ação tida como verdade universal.

E) ação futura em relação ao presente e ação futura em relação a outra no passado.

 

Questão 9

Leia o texto.

Ela era uma professora, pensei, nervoso. Não é provável que vá me machucar.

Eu disse:

– Eu... eu vou me esforçar mais, senhora.

Um trovão sacudiu o edifício.

– Nós não somos bobos, Percy Jackson – disse a sra. Dodds. – seria apenas uma questão de tempo até que o descobríssemos. Confesse, e você sentirá menos dor.

Eu não sabia do que ela estava falando.

Tudo o que pude pensar foi que os professores haviam descoberto o estoque ilegal de doces que eu estava vendendo no meu dormitório. Ou talvez tivessem descoberto que eu pegara meu trabalho sobre Tom Sawyer na internet sem ter nem lido o livro, e agora iam retirar minha nota. Ou pior, iam me obrigar a ler o livro. [...]

RIORDAN, Rick. O ladrão de raios. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2010. p. 20.

 

No trecho “Ou talvez tivessem descoberto que eu pegara meu trabalho sobre Tom Sawyer na internet sem ter nem lido o livro”, a forma verbal em destaque indica uma ação no

A) mais-que-perfeito do indicativo, por denotar ação passada, anterior a outra que ocorreu também no passado.

B) presente do subjuntivo, por exprimir fato hipotético em relação ao momento da fala.

C) pretérito imperfeito do indicativo, por indicar ação concluída no passado.

D) futuro do pretérito do indicativo, por denotar ação que haverá de se realizar.

E) presente do indicativo, por indicar um fato tido como inquestionável.

 

Questão 10

Leia o texto.

Os bonobos ou chimpanzés-pigmeus, famosos por serem os primos “paz e amor” do Homo sapiens, também têm capacidades comunicativas que lembram a linguagem humana, indica um novo estudo [...].

A pesquisa, que saiu na última quinta-feira no periódico especializado Science, é mais um exemplo de uma série de estudos dos últimos anos sobre as capacidades linguísticas surpreendentes de outros animais – não só primatas como também cetáceos (o grupo das baleias e golfinhos), elefantes e aves, entre outros.

Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2025/04/capacidades-comunicativas-de-bonoboslembram-a-linguagem-humana.shtml. Acesso em: 6 abr. 2025.

 

No início do primeiro parágrafo, o verbo de ligação “serem” vincula aos bonobos uma característica

A) incerta.

B) passageira.

C) indesejável.

D) permanente.

E) identificada há pouco.

 

Questão 11

Leia o texto.

O xadrez global da IA

Nos últimos meses, assistimos a uma expressiva mobilização de países em torno da agenda estratégica da inteligência artificial. Muitos governos e setores da sociedade já compreenderam que a IA não é apenas uma ferramenta, mas sim uma tecnologia de propósito geral, com impacto profundo e transversal na economia, na cultura e na sociedade – assim como a máquina a vapor e a eletricidade foram em períodos anteriores [...].

Nesse cenário fervilhante, o Brasil mantém uma atuação tímida para sua dimensão econômica e cultural. O lançamento do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial, em julho do ano passado, foi um passo importante, mas não gerou grandes desdobramentos. No momento em que deveríamos estar acelerando, como fazem nossos concorrentes globais, o país não imprimiu ritmo ao seu projeto [...].

Diante das oportunidades que a IA apresenta, o Brasil precisa, com urgência, olhar para esses indicadores e criar estratégias de formação – da educação básica à universidade – para incluir nossos jovens e reter talentos, conectando o capital intelectual ao setor produtivo, além de garantir a infraestrutura necessária para a transformação digital.

SARON, Eduardo. Folha de S.Paulo, 2 abr. 2025. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2025/04/o-xadrez-global-da-ia.shtml. Acesso em: 3 abr. 2025.

 

Em seu artigo sobre a inteligência artificial, Eduardo Saron defende que o Brasil

A) possui vantagens competitivas na área.

B) está parado quanto à produção desse recurso.

C) investe menos do que deveria nessa ferramenta.

D) pode liderar o desenvolvimento dessa tecnologia.

E) tem infraestrutura suficiente para desenvolver a ferramenta.

 

Questão 12

Leia o texto.

Estamos todos preocupados com o aumento dos preços do café, da carne, do óleo de soja e dos ovos [...]. Esses produtos têm uma característica: são produzidos por muitos agricultores, mas o comércio é controlado por poucas empresas que definem os preços [...].

Medidas de curto prazo, como liberar importações e diminuir impostos, não resolvem. A literatura econômica ensina que isenção de impostos nunca fez baixar os preços. Apenas aumentou a taxa de lucro de quem controla o comércio.

Nesse quadro, a medida que poderia ser mais efetiva seria a compra pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) desses produtos para formar estoques e o governo entregar, de forma subsidiada, para uma rede de abastecimento que chegasse aos mais pobres.

Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2025/03/alimentos-devem-ser-garantidos-pelo-estado.shtml. Acesso em: 3 abr. 2025.

 

Ao afirmar que diminuir impostos não fará o preço dos alimentos caírem, o autor argumenta que essa prática

A) favorece a população mais pobre.

B) contribui para a queda do consumo.

C) diminui o lucro dos produtores agrícolas.

D) fracassa frequentemente em seus objetivos.

E) cria enormes estoques de produtos não vendidos.

 

Questão 13

Leia o texto.

Pode-se se de pronto supor que a parte desempenhada por meu amigo no drama da Rua Morgue não deixara de causar impressão na imaginação da polícia parisiense.

Entre seus agentes, o nome de Dupin tinha-se tornado familiar. Não tendo sido o simples caráter daquelas induções, por meio das quais havia ele destrinçado o mistério jamais explicado, mesmo ao Chefe de Polícia, ou a qualquer indivíduo, a não ser eu mesmo, não é de admirar, sem dúvida que o caso fosse encarado como pouco menos que miraculoso, ou que as habilidades analíticas de Dupin houvessem adquirido para ele o crédito da intuição.

Sua franqueza o teria levado a libertar qualquer perguntador de tal preconceito, mas seu temperamento indolente o impedia de qualquer agitação ulterior a respeito dum episódio cujo interesse de há muito cessara para ele. Por isso aconteceu que veio a tornar-se o alvo dos olhares policiais e poucos não foram os casos em que fizeram tentativas, na chefia de polícia, para que ele deles se encarregasse. Um desses casos mais notáveis foi o do assassínio de uma moça chamada Maria Roget. Este fato ocorreu cerca de dois anos depois do bárbaro crime da Rua Morgue.

POE, Edgar Allan. O crime da rua Morgue e outras histórias. Rio de Janeiro: Bertrand, 2013.

 

Vocabulário

Induções: conclusão a que se chega a partir de indícios concretos.

Destrinçar: desemaranhar os fios.

Indolente: que demonstra pouca energia.

 

O início do conto “O assassinato de Marie Roget”, de Edgar Allan Poe, apresenta ao leitor um elemento comum às narrativas policiais, isto é, um

A) antagonista que zomba da lei.

B) corpo de policiais competentes.

C) detetive com capacidade lógica.

D) narrador que atua como investigador.

E) mistério previamente solucionado pelo leitor.

 

Questão 14

Leia o texto.

Os jornais do dia seguinte continuavam a comentar a audácia do maníaco, a perda de Tadman e a inércia da polícia. Lá dizia o repórter: “Os artistas e os colecionadores vão de mal a pior. Se os detetives [...] não descobrem os criminosos que exterminam vidas humanas, que assaltam casas, como é que vão descobrir quem atassalha telas de pintura moderna?”

O velho Leite largou os jornais e telefonou para Camparezzi que, adiantando-se, informou sobre a convocação que recebera para participar de uma reunião das diretorias de museus, institutos e galerias. O problema agravava-se cada vez mais.

— Dentro de quarenta e oito horas espero resolver o caso. Preciso que você me empreste as chaves do Instituto. A da porta de entrada e a da sala de exposição do acervo. Depois explicarei. Mande para a delegacia. E bico calado! Até logo.

O delegado desceu, apanhou um táxi e quinze minutos depois apreciava com naturalidade, entre os demais visitantes, o acervo do Instituto, à procura do lugar onde fora colocado o quadro de Kandinsky. Encontrado, examinou o derredor, a divisão dos painéis, e, com a mesma fleuma, abandonou a sala.

COELHO, Luiz Lopes. O homem que matava quadros. Ediouro: 1961.

 

Vocabulário

Atassalhar: cortar em tassalhos (postas ou pedaços); retalhar.

derredor: no espaço circundante; em volta, à volta, em torno, à roda, em roda.

fleuma: qualidade, caráter ou comportamento de quem não sente nenhuma emoção ou não deixa transparecer sentimento ou perturbação alguma; frieza, impassibilidade.

 

Como é comum nas narrativas policiais, a fala do delegado, nesse fragmento, demonstra

A) formalidade, tratando o interlocutor com cortesia.

B) ironia, dizendo o contrário do que realmente pensa.

C) temor, expressando marcas de medo e insegurança.

D) objetividade, transmitindo dados e pedidos claros e pontuais.

E) desconfiança, evitando uma comunicação direta com seu interlocutor.



Questão 1

Read the excerpt below.

“In the past, urban planning was about developing buildings, urban water, power plants, electricity and so on,” says Florent Sainte Fare Garnot, Director General of Lyon Part-Dieu, which is a project to make a district of Lyon more livable. “It was not about living forms – it was about a very technical notion of environment, and it had very little to do with nature. Today, the work is about how to bring nature into cities, how to reconnect ourselves and our urban planning to the trees and the soil, and to ensure the soil is healthy and living. For us, this is the new reality of urban planning.”

Disponível em: https://www.ey.com/content/dam/ey-unified-site/ey-com/en-gl/insights/government-public-sector/documents/ey-if-cities-are-designed-for-people-can-they-be-shaped-by-them.pdf. Acesso em: 28 abr. 2025.

 

According to Florent Sainte Fare Garnot, how has urban planning changed over time?

A) It has shifted from focusing on buildings and infrastructure to incorporating nature and sustainability.

B) It now prioritizes building more power plants and electricity networks.

C) Modern urban planning ignores nature just as it did in the past.

D) The main focus today is on constructing more urban water systems.

E) Today’s urban planning is only about designing beautiful cities, not about the environment.

 

Questão 2

Read the text.

The Lost City of Atlantis

Atlantis, which is said to have been an advanced civilization, disappeared thousands of years ago. The city, whose people were known for their great knowledge and technology, was described by the philosopher Plato. According to legend, Atlantis, which was located beyond the Pillars of Hercules, sank into the ocean after a great disaster. Many explorers, who have searched for evidence of its existence, believe that Atlantis may have been inspired by real ancient cities. However, no one knows the true location of Atlantis, which remains one of history’s greatest mysteries.

 

Which of the following sentences correctly uses a relative clause?

A) “Atlantis, which people were very intelligent, disappeared thousands of years ago.”

B) “Many explorers, who have searched for Atlantis, believe it was a real place.”

C) “The city whose Plato described was very advanced.”

D) “No one knows Atlantis, that remains a great mystery.”

E) “Atlantis was a city, what was very powerful.”

 

Questão 3

Read the text.

Read what the activist Paloma Costa has to say

The climate crisis is a priority in the post-COVID-19 world, according to UN Secretary-General António Guterres. “The revitalization of economies is our opportunity to redesign our future”, he said. This was why he created a Youth Advisory Group on Climate Change, in which Paloma participates.

“As with the COVID-19 pandemic, we are all vulnerable to the impacts of the climate crisis,” warned Paloma. “We must understand that we are the Earth’s cure and, therefore, we must work collectively to address the cumulative challenges faced across the planet,” said the activist, in step with the United Nations belief that only together countries will be able to overcome them.

“Young people are putting pressure on their elders to do what is right. This is a moment of truth for people and the planet. COVID-19 and the climate took us to a threshold”, said Secretary-General Guterres, defending a “cleaner, greener and more sustainable” path.

Disponível em: https://www.un.org/en/coronavirus/“we-are-action”-says-young-brazilian-woman-who-fights-against-climate-crisis. Acesso em: 28 abr. 2025.

 

What is the main idea of the text?

A) The United Nations believe young people should be responsible for solving the climate crisis alone.

B) The COVID-19 pandemic had no impact on the climate crisis.

C) The Secretary-General of the UN believes that the economic recovery after COVID-19 is a chance to create a more sustainable future.

D) Paloma argues that the planet will recover from the climate crisis naturally, without human intervention.

E) The UN Secretary-General believes young people should not be involved in climate discussions.

 

Questão 4

Read the text.

Stereotypes are preconceived ideas and simplistic images that have a negative influence on the way we see people, interact with them and treat them. In other words, stereotypes impose limitations on the people they target, assign them roles that are not necessarily suited to them and make it harder for them to be their true selves.

Disponível em: https://www.quebec.ca/en/family-and-support-for-individuals/childhood/child-development/effects-stereotypes-personal-evelopment/definition-stereotypes. Acesso em: 28 abr. 2025.

 

According to the text, stereotypes

A) help people understand each other better by simplifying their identities.

B) have a negative effect because they limit how people are perceived and treated.

C) allow individuals to express their true personalities freely.

D) are necessary to assign people roles that fit them best.

E) encourage diversity by promoting different perspectives.

AVALIAÇÃO BIMESTRAL 4 - 6º ANO 2025

Questão 1 Leia os textos. Texto I MORADIAS A Revista Arco tem realizado um trabalho de excelente qualidade, [...] sobretudo, pelos c...