21 novembro 2025

AVALIAÇÃO BIMESTRAL 4 - 8º ANO 2025

Questão 1

Leia o texto.

Com alta do uso de carro e moto, SP está na contramão

Em um centro urbano que conecta 39 municípios e reúne mais de 20 milhões de habitantes, soa como um disparate o fato de que os meios de transportes individuais se sobreponham aos coletivos.

Pois foi essa a constatação da mais recente pesquisa Origem e Destino do Metrô, o maior estudo de mobilidade urbana do país [...]. Superlotação, impontualidade renitente, frotas municipais envelhecidas e insegurança nos pontos de ônibus, sobretudo para mulheres, catapultaram a preferência por serviços de aplicativos e táxis. Nesses anos, o aumento chegou a 137% – índice que tende a crescer com a proliferação dos mototáxis, ainda que por ora proibidos na capital paulista [...].

O deslocamento por apps já é um meio consagrado nas grandes cidades e alternativa legítima para a população, mas o avanço do transporte individual – inclusos também automóveis e motocicletas particulares – impacta o tráfego e a qualidade do ar.

Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2025/02/com-alta-do-uso-de-carro-e-moto-sp-esta-na-contramao.shtml. Acesso em: 30 mar. 2024.

 

O editorial da Folha de S.Paulo revela preocupação com o crescimento do transporte individual na cidade de São Paulo, argumentando que esse aumento pode

A) agravar problemas ambientais.

B) gerar mais insegurança no município.

C) piorar a qualidade do transporte público.

D) tornar o transporte por aplicativo mais lento.

 

Questão 2

Leia o texto.

A polêmica em torno da publicidade infantil e como ela mudou através o tempo

A publicidade infantil começou no início do século XX, através de anúncios em revistas e rádios que destacavam produtos voltados para crianças, como brinquedos e doces [...].

Atualmente, devido aos diversos estudos e comprovações sobre os efeitos nocivos da propaganda para o desenvolvimento infantil, muitos países, inclusive o Brasil, criaram leis específicas para atender essa situação.

A polêmica revela um choque entre interesses econômicos e responsabilidade social, desafiando empresas a repensarem suas estratégias e encontrarem formas criativas de engajar esse público de maneira ética e responsável.

Mesmo com as restrições, muitas marcas se adaptaram e desenvolveram campanhas criativas e responsáveis, voltadas para o público infantil e suas famílias [...].

Esses exemplos mostram que as marcas têm a responsabilidade de não apenas vender produtos, mas também de educar e empoderar as crianças e suas famílias, promovendo valores que contribuam para o desenvolvimento saudável e consciente. Por isso, a publicidade deve ir além do apelo ao consumo imediato, buscando construir relacionamentos duradouros com o público.

Disponível em: https://universoconsultoria.com.br/blog/a-polemica-em-torno-da-publicidade-infantile-como-ela-mudou-atraves-o-tempo/. Acesso em: 13 maio 2025.

No texto, a imparcialidade do autor quanto ao tema abordado fica evidente em trechos como

A) “através de anúncios em revistas e rádios”, que destaca a antiguidade da publicidade infantil.

B) “devido aos diversos estudos e comprovações sobre os efeitos nocivos da propaganda para o desenvolvimento infantil”, que condena anúncios para crianças.

C) “muitas marcas se adaptaram e desenvolveram campanhas criativas e responsáveis”, que ironiza a atitude das marcas.

D) “promovendo valores que contribuam para o desenvolvimento saudável e consciente”, que aborda aspectos positivos da publicidade infantil.

 

Questão 3

Leia os textos.

TEXTO I

No edifício fronteiro ao Mercado Velho, situado numa das zonas caóticas da cidade, caberia toda a população da minúscula Serra Branca, onde Júlio morara até um mês atrás. Ainda acostumado à paz do interior, ao voltar do trabalho bastava avistar aquele imenso prédio cinzento e ele já se sentia deprimido.

Junto do confuso visual da região, vinha agregado o mau cheiro quase centenário do mercado, sobressaindo-se o de peixes, entranhado no ar e em tudo. As próprias pessoas que residiam nas imediações, ou que simplesmente por elas transitavam, davam a impressão de exalar um odor nefasto. A cidade, ali, apodrecia.

REY, Marcos. Doze horas de terror. 6. ed. São Paulo: Global, 2012.

TEXTO II

ne.fas.to

1. Que causa malefícios ou prejuízos [...].

2. Diz-se do que evoca a morte [...].

3. De mau agouro, que traz má sorte [...].

Disponível em: https://www.aulete.com.br/nefasto. Acesso em: 30 mar. 2025.

 

Com base no contexto narrativo do texto I e no verbete de dicionário (texto II), o adjetivo “nefasto”, em destaque, indica que o odor que as pessoas da região pareciam exalar

A) provinha de animais mortos.

B) levava má sorte aos demais.

C) dava a impressão de ser nocivo.

D) prejudicava a circulação de pedestres.

 

Questão 4

Leia o texto.

Naquele dia, quando passou pelo lago e se olhou, não se achou mais legal, não brincou de fazer careta, nem pensou em se abraçar. Ficou olhando a cara dele na água do jeito que a gente olha uma coisa que não gosta; ficou olhando o nó cego que tinha no rabo e achando que nunca – nunca mais – ia poder desmanchar. Depois botou força na primeira sílaba e disse:

– Porco! – e foi embora, compreendendo pelo caminho afora que o maior azar da vida dele tinha sido nascer porco. Olhou a vida. Já não achava mais nada bom nem bonito. E então gritou pra tudo que via:

– Eu tenho culpa de ter nascido porco, tenho?

Ninguém deu bola.

– Fui eu que escolhi nascer porco, é?

Mas ninguém dava bola.

Os olhos dele ardiam; assim que ele chegasse em casa ia chorar até não poder mais. Apressou o passo: tinham dito pra ele que homem só chorava trancado sozinho, e ele (tão bobo, que acreditou) acreditou. Bobo! Tanta coisa pra nascer: rei, príncipe, pavão, carneirinho-branco-que-todo-mundo-gosta, passarinho, dono de fábrica de automóveis. Podia até ter nascido uma casa bonita, ou uma árvore que todo ano dá flor (ou dá manga), tanta coisa pra nascer e ele tinha nascido porco!

BOJUNGA, L. Angélica. 24. ed. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2013.

 

No trecho de romance, emprega-se o discurso indireto livre em:

A) “Ninguém deu bola”.

B) “E então gritou pra tudo que via”.

C) “– Fui eu que escolhi nascer porco, é?”.

D) “Bobo!”.

 

Questão 5

Leia o texto.

O Rio de Janeiro continua lendo

O Rio de Janeiro continua lendo. A frase, espetacular, não é minha, mas de meu confrade na Academia Brasileira de Letras, o poeta Antonio Carlos Secchin. Bem poderia ser o mote do “Rio Capital Mundial do Livro”, a superprogramação organizada pela Unesco a cada ano numa cidade e que terá o Rio por sede a partir de 23 de abril [...].

O Rio foi escolhido pelo seu "patrimônio literário", de alcance histórico e nacional. Há 100 anos, por exemplo, já abrigava escritores de todos os estados e os acolhia nos suplementos literários de dezenas de jornais diários e revistas [...].

O país mudou, mas não de todo. O livro se sentirá em casa aqui e o resultado não se medirá somente por exemplares vendidos ou leitores conquistados, mas por um aprimoramento espiritual coletivo. O Rio de Janeiro continua lendo porque é algo que nunca deixou de fazer.

CASTRO, Ruy. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2025/03/o-rio-de-janeiro-continua-lendo.shtml. Acesso em: 31 mar. 2025.

 

No texto, para destacar o sujeito que sofre uma ação, a voz passiva é empregada em:

A) “A frase, espetacular, não é minha”.

B) “Bem poderia ser o mote do ‘Rio Capital Mundial do Livro’”.

C) “O Rio foi escolhido pelo seu ‘patrimônio literário’”.

D) “O livro se sentirá em casa aqui”.

 

Questão 6

Leia o texto.

Energia limpa é outra coisa

Uma empresa desmata mil hectares de vegetação para instalar uma fazenda solar. Um empreendimento cobre cem nascentes do rio São Francisco. Pás eólicas giram em uma torre de 100 metros a passos de uma escola pública [...].

Aqui vale um recado para os lobistas do fim do mundo: é óbvio e inegociável que a humanidade precisa gerar energia renovável, com o mínimo possível de gases de efeito estufa, e abandonar os combustíveis fósseis que causam o aquecimento global [...].

Isso posto, a emergência climática não pode justificar atos desmedidos como desmatamento, ataque à biodiversidade, ameaças à integridade de crianças e mulheres, assédio a agricultores familiares e êxodo rural.

Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2025/03/energia-limpa-e-outra-coisa.shtml. Acesso em: 31 mar. 2025.

 

Vocabulário:

Lobistas: indivíduos ou grupos que procuram influenciar decisões do governo segundo seus interesses.

 

O texto busca convencer seu leitor da postura abusiva de algumas empresas de energia renovável. Para isso, utiliza, no primeiro parágrafo

A) exemplos de fatos geradores do problema.

B) muitos termos científicos usados pela comunidade acadêmica.

C) adjetivos como “solar” e “eólica” para enaltecer a energia limpa.

D) os sintagmas “uma empresa” e “um empreendimento no Rio São Francisco"

 

Questão 7

Leia o texto.

Marcas em parentes de tatus da Era do Gelo resultaram de duelos com caudas espinhosas

Os fósseis de gliptodontes, parentes extintos dos tatus que muitas vezes tinham forma corporal e tamanho similares aos de um Fusca, às vezes têm marcas de amassamento em seus cascos redondos, e um novo estudo mostra o porquê disso. As lesões muito provavelmente eram causadas pela cauda de outros gliptodontes, como se alguém desse marretadas na lataria de um carro [...].

A estrutura das caudas de diversas espécies indica que, nelas, havia a inserção de grandes espinhos feitos de queratina – ou seja, com a mesma composição básica de unhas, cabelos e outros anexos da pele [...].

A principal hipótese dos pesquisadores é que os combates usando a cauda eram disputas territoriais ou por parceiras entre machos, algo que, de uma forma ou de outra, aparece em várias espécies de mamíferos e outros vertebrados de grande porte, inclusive dinossauros.

Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2025/03/marcas-em-parentes-de-tatus-da-era-do-gelo-resultaramde-duelos-com-caudas-espinhosas.shtml. Acesso em: 1 abr. 2025.

 

A expressão “ou seja”, usada no segundo parágrafo, introduz uma

A) comparação entre o corpo do gliptodonte e o do ser humano.

B) hipótese sobre a presença de espinhos em caudas de gliptodontes.

C) relativização da força dos espinhos das caudas da espécie abordada.

D) explicação acerca da substância que compõe a cauda dos gliptodontes.

 

Questão 8

Leia o texto.

O mês de março teve o seu segundo eclipse. No dia 14, a Lua passou pela sombra da Terra, o que resultou em aspecto avermelhado do satélite natural [...]. O fenômeno começou no fim da madrugada e se estende até o começo da manhã deste sábado. E, diferentemente do eclipse do dia 14, este praticamente não foi visível do Brasil.

Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2025/03/veja-fotos-do-eclipse-solar-parcial-deste-sabado-29.shtml. Acesso em: 1 abr. 2025.

 

Com respeito à coesão, a expressão “o que”, no segundo período do trecho, funciona como

A) paráfrase, explicando uma ideia citada no início.

B) anáfora, retomando uma situação mencionada anteriormente.

C) sinônimo, substituindo um termo por outro de mesmo sentido.

D) conector, juntando duas orações e expressando a ideia de adição.

 

Questão 9

Leia o texto.

Leo voltou com os jornais e tocou a campainha do 222. Desta vez o hóspede não abriu de imediato a porta. Antes que o fizesse, o bellboy ouviu ruídos.

– Quem é? – perguntou o Barão, o que nunca fazia.

– Sou eu, o bellboy. Trouxe os jornais.

A porta abriu pouco e lentamente, o suficiente apenas para mostrar o rosto do hóspede. O Barão muito pálido, como um doente, teimava em sorrir, mas não devia estar bem porque suas mãos, trêmulas, deixaram cair os jornais. Leo abaixou-se para apanhá-los quando viu, sob a cama, dois pés calçados, apontando para a porta. Pegou os jornais e ao levantar-se notou que havia uma mancha vermelha, provavelmente de sangue, no robe do hóspede do 222.

– Obrigado – disse o Barão, segurando confusamente os jornais e apressando-se em fechar a porta.

Mesmo diante da porta fechada, Leo deteve-se ainda um momento para relembrar e fixar na memória a cena que acabara de ver. Daí por diante começariam seus problemas.

REY, Marcos. O mistério do 5 Estrelas. São Paulo: Global, 2024.

 

Vocabulário:

bellboy: carregador de malas em um hotel.

 

Na narrativa, um indício de que a história tratará de um crime é a

A) presença de um corpo imóvel e sangue.

B) atitude perplexa do funcionário do hotel.

C) aparência doente do personagem Barão.

D) rispidez do hóspede ao receber os jornais.

 

Questão 10

Leia o texto.

Proibir transporte de moto por aplicativo é punir os mais pobres

Em 2023, os serviços de motos por app geraram R$ 5 bilhões ao PIB nacional e criaram mais de 114 mil empregos, segundo levantamento da FGV-SP [...].

São Paulo decidiu caminhar na direção oposta. A prefeitura proibiu o serviço, alegando motivos de segurança [...]. Mas os dados não confirmam essa catástrofe anunciada. Em Porto Alegre, por exemplo, mesmo com o registro de 4.800 acidentes com motos em 2024, não há qualquer explosão de ocorrências relacionadas ao transporte por aplicativo [...].

O argumento da segurança parece esconder outro tipo de motivação: a proteção de modelos antigos de transporte, que perdem espaço frente à inovação. Em São Paulo, as empresas de ônibus receberão mais de R$ 6,5 bilhões em subsídios em 2025 – uma quantia considerável que não se traduz em melhoria do serviço. E é justamente nas bordas da cidade, onde os ônibus atrasam ou simplesmente não chegam, que as motos têm ganhado adesão.

Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2025/03/proibir-mototaxi-e-punir-os-mais-pobres.shtml. Acesso em: 1 abr. 2025.

 

No artigo, a opinião dos autores aparece no trecho:

A) “os serviços de motos por app geraram R$ 5 bilhões ao PIB nacional e criaram mais de 114 mil empregos”.

B) “A prefeitura proibiu o serviço, alegando motivos de segurança”.

C) “O argumento da segurança parece esconder outro tipo de motivação: a proteção de modelos antigos de transporte”.

D) “as empresas de ônibus receberão mais de R$ 6,5 bilhões em subsídios em 2025”.


Questão 1

Read the text.

Do I need to be proactive about lifelong learning?

Most people will learn something new at some point in their daily routine just by talking with other people, browsing the internet based on personal interest, reading the newspaper, or engaging in personal interest.

However, if making more effort to learn something new is important for either personal, family, or career reasons, or there is a need for a more organized structure, then here are some steps to get started.

1. Recognize your own personal interests and goals.

2. Make a list of what you would like to learn or be able to do.

3. Identify how you would like to get involved and the resources available.

4. Structure the learning goal into your life.

5. Make a commitment.

Disponível em: https://www.valamis.com/hub/lifelong-learning#lifelong-learning-benefits. Acesso em: 24 mar. 2025.

 

Read the sentences below. Check True (T) or False (F) according to the text.

1. Many people learn something new every day by talking, browsing the internet, or reading newspapers.

2. Commitment is not necessary for continuous learning.

3. One of the suggested steps is to recognize personal interests and goals.

4. The text discourages learning based on personal interests.

5. The text suggests listing what you want to learn as one of the first steps.

 

Choose the correct alternative.

A) F - T - F - T - F

B) T - F - T - F - T

C) F - F - T - T - F

D) T - T - F - F – T

 

Questão 2

Read the text below.

Tarsila do Amaral (born September 1, 1886, Capivari, Brazil-died January 17, 1973, São Paulo) was a Brazilian painter who blended local Brazilian content with international avantgarde aesthetics.

Amaral, who is usually simply called Tarsila, began studying academic painting in 1916. In 1920 she traveled to Paris, where she took classes at the Académie Julian, returning to Brazil just after São Paulo’s 1922 Semana de Arte Moderna (“Week of Modern Art”), a festival of modern art, literature, and music that announced Brazil’s break with academic art.

In December 1922 Tarsila returned to Paris, where she studied with the Cubist André Lhote and briefly with Fernand Léger (whose work would prove influential to the development of her own), as well as with Albert Gleizes. She was accompanied on this trip by poet Oswald de Andrade, whom she would eventually marry. In Paris she turned to Brazilian culture for artistic inspiration, painting The Black Woman (1923), a flattened, stylized, and exaggerated portrait of a nude Afro-Brazilian woman against a geometric background. The painting marks the beginning of her synthesis of avant-garde aesthetics and Brazilian subject matter.

Disponível em: https://www.britannica.com/biography/Tarsila-do-Amaral. Acesso em: 30 mar. 2025.

 

Underline the simple past tense verbs in the text. Check the alternative that contains only simple past verbs from the text.

A) Died, is, began, traveled, took

B) Returned, studied, would prove, would marry, stylized

C) Marks, died, began, returned, flattened

D) Died, began, traveled, took, returned

 

Questão 3

Read the following text.

Deforestation in Brazil is strongly associated with an economic growth model that heavily relies on commodity exports, in particular those linked to cattle ranching, mining, soybean production, and logging. This has resulted in an overall decrease in natural vegetation, substituted by agricultural and livestock land growth.

Disponível em: https://www.statista.com/topics/11729/deforestation-in-brazil/#topicOverview. Acesso em: 30 mar. 2025

 

What is driving deforestation in Brazil?

1. Deforestation in Brazil occurs mainly due to urban growth.

2. Mining and logging contribute to deforestation in Brazil.

3. Tourism triggers deforestation in Brazil.

4. The expansion of agricultural and livestock areas leads to the loss of native vegetation.

5. The export of commodities like soy and beef encourages deforestation in Brazil.

 

Choose the correct alternative.

A) 1, 3, and 4 correctly answer the question.

B) 2, 4, and 5 correctly answer the question.

C) 1, 2, and 3 correctly answer the question.

D) 2, 3, and 4 correctly answer the question.

 

Questão 4

Complete the sentences using zero conditional.

If people protect natural habitats, endangered species _____ (survive).

If poachers _____ (hunt) animals illegally, wildlife populations decrease.

If we pollute the oceans, marine animals _____ (suffer).

If forests are destroyed, many _____ (lose) their homes.

If people _____ (support) conservation programs, wildlife is better protected.

If humans overfish, marine ecosystems _____ (collapse).

If plastic waste _____ (enter) the ocean, sea turtles mistake it for food.

If humans respect wildlife, nature _____ (remain) balanced.

 

Check the correct alternative.

A) will survive; hunt; will suffer; lost; supports; will collapse; enter; will remain

B) survive; hunt; suffer; lose; support; collapse; enters; remains

C) survived; hunt; suffered; lose; supported; collapsed; entered; remained

D) survives; hunts; suffer; lose; support; collapses; enter; remain

AVALIAÇÃO BIMESTRAL 4 - 6º ANO 2025

Questão 1 Leia os textos. Texto I MORADIAS A Revista Arco tem realizado um trabalho de excelente qualidade, [...] sobretudo, pelos c...