21 novembro 2025

AVALIAÇÃO BIMESTRAL 4 - 7º ANO 2025

Questão 1

O texto I é um cartaz de uma campanha realizada pela prefeitura de Vitória da Conquista (BA), e o texto II contém artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

 Texto I

 


Texto II

LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990.

Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. [...]

Art. 11. É assegurado acesso integral às linhas de cuidado voltadas à saúde da criança e do adolescente, por intermédio do Sistema Único de Saúde, observado o princípio da equidade no acesso a ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde. [...]

Art. 19. É direito da criança e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral. [...]

Art. 55. Os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino. [...]

Art. 60. É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz.

BRASIL. Lei Federal n. 8069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 5 abr. 2025.

 

Com base no ECA, o argumento legal que embasa a campanha da prefeitura é o de que

A) a convivência familiar e comunitária é um direito assegurado às crianças e adolescentes.

B) o trabalho é proibido a crianças e adolescentes menores de quatorze anos se não forem aprendizes.

C) o acesso a serviços de saúde deve ser garantido a crianças e adolescentes pelo Sistema Único de Saúde.

D) a matrícula na rede regular de ensino de crianças e adolescentes é uma obrigação de pais e responsáveis.

 

Questão 2

Leia os textos.

Texto I

A Nasa divulgou na segunda, 24, que encontrou as maiores moléculas orgânicas em Marte, até então. A sonda Curiosity coletou amostras de rocha no planeta vermelho que indicam condições similares às encontradas para o surgimento de vida na Terra. O artigo publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences descreve o material e indica a possibilidade de que a química prebiótica, que estuda as condições de surgimento de vida, exista antes do que os cientistas imaginavam no planeta vizinho.

Disponível em: https://veja.abril.com.br/ciencia/vida-em-marte-nasa-encontra-novas-evidencias-no-planeta/. Acesso em: 5 abr. 2025.

 

Texto II

No planeta Marte, à margem de um mar morto, havia uma casa com pilastras de cristal, e a cada manhã era possível ver a senhora K saboreando os frutos dourados que cresciam das paredes de cristal, ou limpando a casa com punhados e poeira magnética que se grudava à sujeira e se dispersava depois no vento morno. À tarde, quando o mar fossilizado ficava quente e imóvel, as videiras se enrijeciam no quintal e a pequena e distante cidade marciana de ossos se fechava toda, sem ninguém porta afora, era possível ver o próprio senhor K em sua sala, lendo um livro de metal com hieróglifos em relevo sobre os quais passava a mão, como se toca uma harpa.

BRADBURRY, Ray. As crônicas marcianas. Tradução de Ana Ban. São Paulo: Globo, 2005.

 

O fragmento de texto de ficção científica é o texto

A) II, porque explica os fatos com base em comprovações científicas.

B) II, porque busca verossimilhança por meio de uma base científica.

C) I, porque divulga informações relacionadas a um estudo científico publicado.

D) I, porque levanta hipóteses sobre uma futura habitação humana em Marte.

 

- Leia o texto de ficção científica para responder às questões 3 e 4. 

A última pergunta foi formulada pela primeira vez, meio a brincar, em 21 de maio de 2061 […].

Alexander Adell e Bertras Lupov eram dois dos fiéis assistentes de Multivac. Sabiam tudo o que havia a saber sobre o gigantesco computador [...].

Multivac não precisava de grande assistência […]. Limitavam-se a fornecer informações ao computador, a ajustar as perguntas de forma a torná-las mais compreensivas e traduzir as respostas em termos que o público percebesse melhor. […]

Multivac auxiliava os especialistas [...] a construir naves espaciais e a traçar as trajetórias que as levavam à Lua, Marte e Vênus, mas para além desses planetas, os pobres recursos da Terra não podiam abastecer essas naves. A energia necessária para as viagens mais longas era demasiada, e o carvão e o urânio já escasseavam na Terra.

[...] em 14 de maio de 2061, o que era teoria passou a ser fato. [...] A Terra deixou, quase de um momento para o outro, de servir-se de carvão e de urânio e começou a usar os raios invisíveis da energia solar [...].

– É como se fosse para sempre. Até que nosso sol se acabe [...].

Será a humanidade capaz de evitar que todas as estrelas, e nosso sol em particular, venham a morrer de morte natural? [...]

Multivac parecia ter morrido, depois da pergunta lhe ser formulada [...]. A resposta continha seis palavras: DADOS INSUFICIENTES PARA UMA RESPOSTA SIGNIFICATIVA. [...]

A matéria e a energia deixaram de existir, e, com elas, o tempo e o espaço. O próprio AC [sucessor de Multivac] só continuava a existir por querer encontrar uma resposta ao problema que nunca resolvera e que fora apresentado, pela primeira vez a dez trilhões de anos antes [...].

Já não havia, porém, nenhum homem a quem AC pudesse dar a resposta da última pergunta. [...]

A consciência de AC observou atentamente o vazio que antes fora um Universo e demorou o olhar pelo que agora representava um completo Caos. [...]

– FAÇA-SE A LUZ, ordenou AC.

E a Luz foi feita.

ISSAC, Asimov. A última pergunta. Disponível em: https://sistemasigla.com.br/arquivos/prestacao_contas/435.pdf. Acesso em: 6 abr. 2025.

 

Questão 3

A sinopse mais adequada a esse texto de ficção científica é:

A) No conto, dois cientistas usam um supercomputador para prever catástrofes naturais e salvar a humanidade. A tecnologia evolui e tenta encontrar uma solução para o fim do mundo, mas falha. Sem conseguir impedir a destruição, a máquina desliga-se para sempre.

B) No conto, a humanidade cria um supercomputador para controlar a produção de energia e evitar guerras. Com o tempo, a máquina assume o governo do planeta, tomando todas as decisões importantes. Quando os humanos desaparecem, ela também deixa de funcionar e o universo entra em colapso.

C) No conto, a humanidade desenvolve um supercomputador para explorar outros planetas e colonizar o espaço. A máquina passa a controlar as decisões humanas, levando a um futuro em que a tecnologia domina completamente a vida. Ao final, o computador destrói o universo por não encontrar mais utilidade para sua existência.

D) No conto, a humanidade desenvolve um supercomputador, chamado Multivac, para ajudar a resolver problemas complexos. A tecnologia proporciona que a energia solar seja usada indefinidamente. É levantada uma questão inquietante, já que a energia é viável até que o sol acabe, mas o computador não tem dados para resolvê-la. Após trilhões de anos, quando o universo já não existe mais, a máquina sucessora do Multivac finalmente encontra a solução e recria o Universo.

 

Questão 4

O conto é um texto de ficção científica pois apresenta a seguinte característica:

A) relata a vida em outros planetas após a destruição da Terra.

B) narra uma guerra entre humanos e alienígenas pelo domínio da energia solar.

C) descreve viagens através do espaço e do tempo em busca da reconstrução do mundo.

D) retrata ficcionalmente avanços científicos e tecnológicos que impactam a humanidade no futuro.

 

Questão 5

Leia o texto.

Na minha rua vive o tio Rui, que é escritor e inventa estórias e poemas que chegam a outros países muito internacionais. [...]

Quando ouvi a notícia na rádio, que iam dar uma bicicleta bem bonita, amarela, vermelha e preta, lembrei-me logo de falar com o tio Rui. Era um concurso nacional com primeiro prémio de uma bicicleta colorida que já apareceu na televisão, mas nesse dia na nossa rua não havia luz.

De noite, a falar com a minha almofada, eu até já prometi bem as coisas: “se eu ganhar a bicicleta colorida, vou deixar todos da minha rua andarem sem pedir nada em troca [...]”.

Essa promessa assim bem dura de fazer é que me fazia acreditar que eu ia mesmo ganhar a bicicleta.

Mas eu não tenho jeito nenhum para essa coisa das estórias. Falei com outros miúdos, para saber quem tinha ideias, quem queria participar no concurso nacional da bicicleta colorida, mas todos me gozavam a dizer que essa bicicleta já deve ter dono, que já sabem quem é que vai ganhar.

ONDJAKI. A bicicleta que tinha bigodes. Alfragide: Editorial Caminho, 2011.

 

Nesse conto africano, a palavra “miúdos” significa

A) peças pequenas que compõem a bicicleta.

B) ações simples para ganhar o concurso nacional.

C) crianças ou colegas de idade próxima à do narrador.

D) adultos para auxiliar o narrador a ganhar o concurso.

 

Questão 6

Leia o artigo.

Art. 42. Nenhum condutor deverá frear bruscamente seu veículo, salvo por razões de segurança.

BRASIL. Lei Federal n. 9503, de 23 de setembro de 1997. Código de Trânsito Brasileiro. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9503compilado.htm. Acesso em: 5 abr. 2025.

 

No trecho do artigo do Código de Trânsito Brasileiro, a expressão “salvo por razões de segurança” é empregada para informar

A) que o motorista pode frear bruscamente sempre que desejar.

B) uma exceção à regra de que não se deve frear bruscamente.

C) a obrigatoriedade de frear bruscamente diante de outro carro.

D) que o motorista não pode frear bruscamente, independente da situação.

 

- Leia o fragmento de reportagem de divulgação científica para responder às questões 7 e 8.

Software desenvolvido na USP pode reduzir queda de árvores por meio da poda saudável 

Nelli Silva explica que é utilizado o escaneamento a laser, criando um modelo computacional capaz de calcular e analisar o comportamento mecânico das árvores

Um software que busca indicar podas saudáveis para árvores está sendo desenvolvido por um grupo interdisciplinar de pesquisadores da USP. O projeto tem como objetivo diminuir os índices de quedas de árvores [...].

Emílio Carlos Nelli Silva, professor do Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos da USP e vice-diretor científico do RCGI, explica a correlação entre o corte das folhagens e galhos e o enfraquecimento de toda a estrutura da árvore: “A área que eu atuo é de otimização estrutural, em que você procura reduzir o peso das estruturas, otimizar as estruturas. E aí eu entendi: a árvore é uma estrutura biológica. Estruturas biológicas são otimizadas. Quando você faz uma poda, você tira esse equilíbrio dela, você tira ela desse ponto de otimização”.

Disponível em: https://jornal.usp.br/radio-usp/software-desenvolvido-na-usp-pode-reduzirqueda-de-arvores-por-meio-da-poda-saudavel/. Acesso em: 6 abr. 2025.

 

Questão 7

No título, a escolha da palavra “pode” tem o efeito de sentido de

A) indicar que o uso do software resultará com certeza na queda de árvores.

B) afirmar que todas as árvores serão podadas de forma saudável pela tecnologia.

C) garantir que as árvores não sofrerão mais quedas após a aplicação do software.

D) sugerir que o software apresenta uma possibilidade de reduzir quedas de árvores.

 

Questão 8

No terceiro parágrafo, a voz de um estudioso da área é introduzida pela

A) indicação das profissões do pesquisador.

B) apresentação do nome completo do pesquisador citado.

C) citação direta do discurso do professor demarcada por aspas.

D) interpretação da explicação do especialista dita com outras palavras.

 

Questão 9

Leia o texto a seguir, que descreve como costuma ocorrer a concordância verbal no PB (Português Brasileiro) falado.

[...] frases como “Elas não consegue subir no banco” são correntes na fala da maioria dos

usuários do PB. [...]

No PB, o sistema é bem mais reduzido do que no português escrito [...].

[18] Eles gostava de camarão.

Os estudos realizados mostraram que frases do tipo de [18] ocorrem mesmo na fala de pessoas escolarizadas [...].

PERINI, Mário Antonio. Gramática descritiva do português brasileiro. Petrópolis: Vozes, 2016. p. 270-276.

Com base no texto, no português brasileiro falado, há uma tendência de o

A) verbo permanecer no singular mesmo com sujeitos no plural.

B) verbo concordar em número (singular ou plural) com o sujeito.

C) substantivo permanecer no singular mesmo com artigos no plural.

D) sujeito ser omitido e identificado pelo número (singular ou plural) do verbo.

 

Questão 10

Leia o verbete.

Marte

mar·te

sm

1 Mit [com inicial maiúscula] Deus romano da guerra.

2 Astr [com inicial maiúscula] Planeta do sistema solar, classificado em quarto lugar pelo afastamento do Sol.

3 fig Homem guerreiro. [...]

Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/marte/. Acesso em: 6 abr. 2025.

 

O verbete tem a finalidade de

A) contar a história do planeta Marte.

B) relatar descobertas científicas sobre Marte.

C) explicar a origem mitológica do deus Marte.

D) apresentar os diferentes significados da palavra Marte.


Questão 1

Read this sentence from the official Valencia website.

“Step back to the Renaissance period and discover revolutionary inventions with the Science Museum’s immersive experience.”

LEONARDO Da Vinci. 500 Years of Genius Exhibition. Visit Valencia, 6 mar. 2025. Disponível em: https://www.visitvalencia.com/en/events-valencia/leonardo-da-vinci-500-years-genius-exhibition-valencia.Acesso em: 10 abr. 2025.

 

Glossary:

Step back: go back to the past.


Choose the correct answer to the question below, according to the sentence: 

What did the Science Museum create for visitors?

A) It showed only books about the Renaissance.

B) It made an immersive experience about inventions.

C) It gave lessons on modern science only.

D) It closed its exhibition last year.

 

Questão 2

Read the sentences about Mexican artist Frida Kahlo. Put them in the correct order to complete the text.

1. After she became famous, her paintings were admired all over the world.

2. Before she married Diego Rivera, she developed her unique artistic style.

3. After a serious accident, Frida Kahlo started painting to express her emotions.

4. Before becoming famous, many artists already recognized her talent.

5. After her marriage, she traveled and exhibited her art in different countries.

 

A) 3 – 2 – 5 – 1 – 4

B) 3 – 1 – 5 – 4 – 2

C) 3 – 5 – 2 – 4 – 1

D) 3 – 2 – 5 – 4 – 1

 

Questão 3

Read the following travel blog. Fill in the blanks with the correct simple past or past continuous form of the verbs in parentheses. 

Exceptional, Incredible, Perfect Vacation

Nov 2023 • Friends

Last summer, I _____ (visit) Chichén Itzá. The ruins _____ (be) amazing!

While I _____ (walk) around, I _____ (see) the big pyramid, El Castillo.

It _____ (be) very hot, so I _____ (drink) a lot of water.

Tip: Bring water, sunscreen, and comfortable shoes. The place is big, and you will walk a lot!

 

A) visited / was / walked / saw / was / drank

B) was visiting / were / was walking / was seeing / was / was drinking

C) visited / were / was walking / saw / was / drank

D) was visiting / was / walked / was seeing / were / was drinking

 

Questão 4

Read the text:

This April, in 2025, the American actress Angelina Jolie visited the Piaraçu village in Mato Grosso, located in the Capoto-Jarina Indigenous Territory. During her visit, she met Chief Raoni Metuktire, a famous indigenous leader known worldwide. He had different ways to Interact with her.

 

Choose the correct answer to the question below.

What could Angelina Jolie do during her visit to the indigenous village?

A) She could learn about indigenous traditions.

B) She could teach English to the indigenous people.

C) She could open a restaurant in the village.

D) She could plant trees downtown.


AVALIAÇÃO BIMESTRAL 4 - 6º ANO 2025

Questão 1 Leia os textos. Texto I MORADIAS A Revista Arco tem realizado um trabalho de excelente qualidade, [...] sobretudo, pelos c...