Questão 1
Leia
os textos.
Texto
I
MORADIAS
A Revista Arco tem realizado um trabalho de
excelente qualidade, [...] sobretudo, pelos conteúdos abordados, de fácil
leitura pelo público interno da UFSM e especialmente pelo público externo, que
é a comunidade de Santa Maria. As reportagens na sua maioria têm cunho
científico, mas são relatadas de maneira simples e com uma linguagem de fácil
entendimento. Gostaria também de parabenizar os editores da revista pelas
ótimas matérias apresentadas na última edição (Jan/Mar 2014), que tratavam
sobre as “Moradias Ecologicamente Corretas” [...].
VAGHETTI, V. In: Revista Arco: jornalismo científico e cultural. Seção Carta do Leitor. Disponível em: https://www.ufsm.br/midias/arco/carta-do-leitor-3. Acesso em: 2 abr. 2025.
Texto
II
AR FRESCO
Gostei muito da revista. [...] a comunicação é
bem clara e “didática” e a escolha dos temas é excelente. Conheci um aspecto da
UFSM que não conhecia, através dessa 3ª edição. Projetos de sustentabilidade,
pesquisa de compostos naturais… Tudo isso é muito importante que a comunidade
saiba. É um conhecimento que realmente é útil a todos. [...] Agradeço pelo “ar fresco”
que a revista produz, abrindo a mente e trazendo uma nova sensibilidade na
escolha dos conteúdos divulgados.
FREITAS, M. In:
Revista Arco: jornalismo científico e cultural. Seção Carta do Leitor.
Disponível em: https://www.ufsm.br/midias/arco/carta-do-leitor-3. Acesso em: 2
abr. 2025.
Nessas
cartas de leitores, uma opinião em comum é sobre a
A) linguagem acessível da revista.
B)
escolha inovadora dos conteúdos divulgados.
C)
relevância da publicação a respeito da qualidade do ar.
D)
contribuição das matérias de moradias ecologicamente corretas.
Questão
2
Leia
o texto.
CENA
1
PRÍNCIPE (entrando, muito dramático, no quarto em que a princesa estaria em sono
profundo) Eu cheguei, minha princesa! Eu, o Príncipe, estou aqui: cavalguei
por mil colinas, naveguei por mil riachos, viajei por mil léguas até esta
torre. Então subi, subi, subi, subi, subi muito. Vocês poderiam ter investido
num elevador aqui, mas ok. [...]
LESLIE, Cassia; DALAI, Ricardo. O príncipe atrasado: uma paródia teatral de contos de fadas. Ilustrações de Roberta Asse. 1. ed. Londrina: Madrepérola, 2018. p. 15.
No
trecho, a rubrica tem a função de
A)
mostrar que há uma fala do narrador nessa parte da peça.
B)
diferenciar as falas das personagens para organizar o diálogo.
C)
descrever o cenário e a iluminação do palco na cena do quarto da princesa.
D) orientar o ator sobre a encenação da
personagem Príncipe na entrada da cena.
Questão
3
Leia
o texto.
A série de entrevistas “Mulheres que Brilham na
Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas”, da Fundação de Amparo à Pesquisa
do Estado do Amazonas (Fapeam), apresenta nesta semana a entrevista com
cientista do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Elizabeth
Gusmão Affonso. A pesquisadora apresentou o maior número de projetos contratados
em Manaus pela Fapeam, nos últimos quatro anos (2019-2022).
“Mulheres que Brilham na Ciência, Tecnologia e
Inovação do Amazonas” integra as ações do Movimento Mulheres e Meninas na
Ciência e entrevista as pesquisadoras homenageadas neste ano no “Café com
Elas”, evento de abertura do Movimento, realizado no dia 10 de fevereiro.
O Governo do Amazonas instituiu, no Plano
Plurianual 2020-2023, uma linha estruturante denominada “Meninas e mulheres na
ciência e no empreendedorismo científico”, como uma política pública para
incentivar uma maior participação feminina na CT&I e, assim, contribuir para
redução das desigualdades de gênero na ciência.
Convidamos você para conhecer a doutora em
Ecologia e Recursos Naturais, farmacêutica e especialista em Análises Clínicas,
Elizabeth Gusmão. [...]
‘Mulheres que
Brilham na Ciência’ apresenta a entrevista com Elizabeth Gusmão. Disponível em:
https://www.fapeam.am.gov.br/mulheresque-brilham-na-ciencia-apresenta-a-entrevista-com-elizabeth-gusmao/.
Acesso em: 25 maio 2025.
Nessa
introdução, o trecho que indica qual será o tema central da entrevista é:
A)
“[...] apresenta nesta semana a entrevista com cientista do Instituto Nacional
de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Elizabeth Gusmão Affonso”.
B)
“‘Mulheres que Brilham na Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas’ integra
as ações do Movimento Mulheres e Meninas na Ciência [...]”.
C)
“O Governo do Amazonas instituiu, no Plano Plurianual 2020-2023, uma linha
estruturante denominada ‘Meninas e mulheres na ciência e no empreendedorismo
científico’ [...]”.
D) “Convidamos você para conhecer a
doutora em Ecologia e Recursos Naturais, farmacêutica e especialista em
Análises Clínicas, Elizabeth Gusmão”.
Questão
4
Veja
o cartaz.
A)
representar um peixe nadando no oceano, destacando a beleza da vida marinha.
B)
ilustrar a imagem de uma garrafa plástica, incentivando a reciclagem e o
reaproveitamento do material.
C) transformar uma garrafa plástica em
um desenho de peixe, sugerindo que o lixo jogado no mar afeta a vida marinha e
contribui para a degradação ambiental.
D)
desenhar um peixe a partir de uma garrafa, sugerindo que os resíduos
descartados no oceano podem se integrar ao ambiente marinho sem causar grandes
impactos.
Questão
5
Leia
o texto.
IMPECÁVEL
Com muito interesse passeei pelas páginas da
bonita revista Arco, edição out/dez de 2015. Em apresentação, qualidade e
diversidade impecáveis, acredito terem seus responsáveis atingido o objetivo de
bem informar em temas importantes e diversos como migrações, mostra fotográfica,
hospitais [...], o uso do celular pelos jovens [...], sustentabilidade…
Como li no editorial, executaram “as ideias que
nascem das pessoas” com maestria. Aproveito este espaço para parabenizar toda a
equipe da revista, com votos de sucesso crescente.
Aguardo a próxima.
VENTURA, E. F. L. In: Revista Arco: jornalismo científico e cultural. Seção Carta do
Leitor. Disponível em: https://www.ufsm.br/midias/arco/carta-do-leitor-5.
Acesso em: 3 abr. 2025.
O
recurso linguístico que evidencia a opinião da leitora na carta são os
A) adjetivos “bonita” e “impecáveis”,
que caracterizam positivamente aspectos da revista.
B)
substantivos “revista” e “Arco”, que nomeiam o veículo de comunicação ao qual
ela se refere.
C)
verbos “passeei” e “li”, que reforçam as ações constantes da leitora
relacionadas às matérias.
D)
sintagmas nominais “mostra fotográfica” e “o uso do celular pelos jovens”, que
exemplificam os temas das publicações.
- Leia o
trecho de um texto teatral para responder às questões 6 e 7.
A bruxinha
que era boa
CENÁRIO
ÚNICO
Uma floresta
Veem-se cinco bruxinhas em fila [...].
A última bruxinha da fila é diferente das outras.
Debaixo da roupa preta de bruxa, [...] surge um rostinho angélico: é a Bruxinha
Ângela. Voa com grande prazer na sua vassoura e monta com elegância, enquanto
suas irmãs voam como verdadeiras bruxas; gargalhadas e movimentos bruscos.
MACHADO, Maria Clara. Teatro infantil completo. Organização de Luiz Raul Machado. Ilustrações
de Rui de Oliveira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009. p. 84.
Questão
6
Os
adjetivos “boa”, no título do texto, e “angélico” retratam características
A)
físicas da protagonista, como beleza e voz.
B)
técnicas da protagonista, como a habilidade de voar.
C) psicológicas da protagonista, como
bondade e pureza.
D)
sociais da protagonista, como a dificuldade de se enturmar.
Questão
7
Há
período composto com todos os verbos explícitos em:
A)
“[...] surge um rostinho angélico [...]”.
B)
“[...] suas irmãs voam como verdadeiras bruxas.”
C)
“A última bruxinha da fila é diferente das outras”.
D) “Voa com grande prazer na sua
vassoura e monta com elegância [...]”.
Questão
8
Leia
a manchete.
Moradores reclamam de
‘serviço incompleto’ após prefeitura cortar árvore que havia caído em
Mussurunga
Disponível em: https://www.bnews.com.br/noticias/salvador/moradores-reclamam-de-servico-incompletoapos-prefeitura-cortar-arvore-que-havia-caido-em-mussurunga.html.
Acesso em: 25 maio 2025.
A
palavra cujo antônimo é formado pelo prefixo de mesma grafia daquela da palavra
“incompleto” é
A) “útil”.
B)
“real”.
C)
“perfeito”.
D)
“possível”.
Questão
9
Leia
o texto.
Mulheres cientistas
Olá, CHC [Ciência Hoje das Crianças]! Realizamos
a leitura de A incrível descoberta de Marie,
publicada na CHC 352. Foi muito interessante saber que uma mulher contribuiu
nas descobertas do fundo do mar. Em um tempo em que elas não podiam seguir
algumas carreiras, Marie mostrou que as mulheres podem trabalhar no emprego dos
sonhos. Gostaríamos que publicassem mais informações sobre mulheres que conquistaram
prêmios por suas descobertas. Abraços!
Alunos do 5º ano B. Escola Walter Cardoso Galati.
Via e-mail. Disponível em: https://chc.org.br/artigo/fala-aqui-354/. Acesso em:
4 abr. 2025.
Essa
carta de leitores tem a finalidade de
A) elogiar a matéria e sugerir que o
tema dela seja publicado mais vezes.
B)
comunicar atividades realizadas na escola com base nas publicações da revista.
C)
criticar a falta de informações na matéria sobre outras cientistas importantes
da história.
D)
relatar dificuldades enfrentadas por mulheres atualmente em carreiras
científicas e propor soluções.
Questão
10
Leia
o texto.
Ciência Hoje das Crianças
– Quando e por que você decidiu ser paleontólogo?
Alexander Kellner – De forma resumida, a
primeira vez que me interessei pela paleontologia – que é o estudo dos fósseis,
os restos dos organismos extintos – foi quando visitei o Museu Nacional com
meus pais. Fiquei fascinado por aqueles esqueletos montados, que eram de
preguiças gigantes. Depois disso, aprendi que a paleontologia era uma
disciplina da geologia. Assim, fiz esse curso pensando em me tornar um
paleontólogo. Meu interesse era entender um pouco mais da diversidade da vida
que existia no passado. [...]
O que faz um
paleontólogo?
Ele passa a maior parte do seu tempo trabalhando
em pesquisa no seu gabinete, estudando os fósseis. Ele também tem que dar aulas
e orientar alunos. Agora, tem uma atividade que eu, como paleontólogo, adoro: a
pesquisa de campo! Nela, por algumas semanas, a gente procura indícios de
fósseis. Quando os encontra, então, se inicia uma escavação. É emocionante encontrar
restos de organismos que passaram milhões de anos soterrados. E você é o primeiro
a encontrá-los… É uma sensação muito boa.
UM CIENTISTA fascinado por pterossauros. Ciência Hoje das Crianças. Disponível
em: https://chc.org.br/um-cientista-fascinado-por-pterossauros/. Acesso em: 3
abr. 2025.
Esse
trecho de entrevista evidencia a seguinte característica do gênero:
A)
uso de gírias e expressões populares pelo entrevistado.
B)
introdução com a apresentação da entrevista.
C) diálogo estruturado em perguntas e
respostas.
D)
presença de um entrevistador e dois entrevistados.
Questão 1
Read
the following text.
African Schools Today
Today,
most African schools are similarly structured to our schools. There is a
Primary School, which lasts up till the age of 6, and a Secondary School, going
up till 8th grade. Public schools don’t require school fees; however, pens,
notebooks and school uniforms must be paid by the parents. Wealthy parents
often send their children to private schools. In north African countries, there
are also Islamic Schools, apart from public schools, but only boys are allowed
to visit those.
Glossary:
Require:
exigir.
School
fees: taxas escolares.
Wealthy:
rich.
Are
allowed: podem.
Choose
the correct alternative according to the text.
In
African schools today,
A)
public schools require parents to pay school fees.
B)
primary school lasts until 8th grade.
C)
only rich children can attend school.
D) parents must pay for school supplies
and uniforms.
Questão
2
Read
the following text.
I like the Harry Potter film series very much.
[…] This series of films is adapted from J.K. Rowling’s Harry Potter books
series. These films have a strong cast. They star Daniel Radcliffe as Harry
Potter, Emma Watson as Hermione Granger, Rupert Grint as Ron Weasley and Ralph Fiennes
in the role of Lord Voldemort, the villain in the films.
The plot involves a young boy, Harry Potter, who
discovers that he was a wizard when he was 11. It follows his school life,
adventures, and growth at Hogwarts School. There, Harry meets his two best
friends, Ron Weasley and Hermione Granger. As time goes by, Harry gradually uncovers
the mystery of his origins, why Lord Voldemort wants to kill him and how to
destroy Voldemort’s soul. Can he save the wizarding world?
The film is set in a variety of locations across
the UK, including Alnwick Castle, Gloucester Cathedral, Durham Cathedral and
Lacock Abbey.
I highly recommend this series […] because it
teaches us about love and friendship, which makes it a perfect and popular film
series for everyone.
Disponível em:
https://learnenglishteens.britishcouncil.org/skills/listening/b1-listening/my-favourite-film.
Acesso em: 2 jun. 2025.
Choose
the correct alternative according to the text.
The
main reason why the author of the text highly recommends the Harry Potter film
series is because it
A)
was filmed in various locations across the UK.
B)
stars famous actors like Daniel Radcliffe and Emma Watson.
C) teaches valuable lessons about love
and friendship.
D)
is based on a popular book series by J.K. Rowling.
Questão
3
Read
the following text.
Sports in secondary schools
All pupils in the UK (United Kingdom) have to do
PE, or Physical Education, at school until they are 16. The sports you can do
at school depend on your school as each one offers different activities. The
most popular sport at school is football, played by girls and boys. Pupils play
other traditional team games such as rugby, field hockey, netball and rounders
or do individual physical activities like athletics or gymnastics. Today, some
schools offer more modern sports and physical activities such as dance,
fitness, dodgeball or Ultimate Frisbee.
Disponível em:
https://learnenglishteens.britishcouncil.org/study-break/magazine-zone/sport-school.
Acesso em: 2 jun. 2025.
Glossary:
Dodgeball:
queimada.
Choose
the correct alternative according to the text.
A)
All schools offer the same sports and activities.
B) Football is the most popular sport
and is played by both girls and boys.
C)
Students can only play traditional team sports like rugby and hockey.
D)
Physical Education (PE) is optional for students under 16.
Questão
4
Read
the text below.
Every
afternoon, my brother _____ (come) home from school
at 3 o’clock. He _____ (take) off his shoes and
_____ (wash) his hands. Then,
he _____ (eat) a snack. After
that, he _____ (do) his homework.
Sometimes, he _____ (ask) me for help. In
the evening, we _____ (watch) TV together. My parents
_____ (not like) action
movies, so we _____ (choose) something quiet.
Before bed, my brother _____ (read) a book, and I _____ (go) to bed early.
Choose
the alternative that completes the gaps correctly.
A)
comes / take / washes / eats / do / asks / watch / doesn’t like / choose /
reads / goes
B)
come / takes / wash / eats / does / ask / watch / don’t like / chooses / read /
go
C)
comes / takes / washes / eat / does / asks / watch / doesn’t like / chooses /
reads / go
D) comes / takes / washes / eats / does
/ asks / watch / don’t like / choose / reads / go
