Questão
1
Leia
os textos.
Texto I
1° Dia — Chegada no aeroporto de Punta Arenas,
recepção e traslado ao hotel. À tarde, encontro com os companheiros de viagem
na sala de reunião para receber informações importantes relacionadas à
expedição pela Antártica, seguido de um jantar de boas-vindas.
2° Dia — Após o café da manhã, traslado ao
aeroporto e embarque com destino à Ilha Rei
George,
sobrevoando a temida Passagem de Drake [...].
3° Dia — Durante os próximos dias, navegação
pelas Ilhas Shetland do Sul e pelo lado oeste da Península Antártica, passando
por fiordes e icebergs, enquanto observa de perto as colônias de pinguins, as
baleias jubarte e algumas espécies de foca.
Disponível em:
www.terramundi.com.br/cruzeiro-pela-antartida. Acesso em: 13 fev. 2025.
(Adaptado.)
Texto II
Quando deixamos a América do Sul rumo à
Antártica, passamos pelo extremo sul do continente americano, o famoso Cabo
Horn. A partir dali, navegamos pelo Estreito de Drake. Com muito mar pela
frente, estamos sempre acompanhados por muitas aves marinhas, principalmente petréis
e albatrozes [...].
Quando nosso pai diz que já é possível encontrar
um iceberg no caminho, a gente fica mais tempo do lado de fora do barco fazendo
companhia para ele no frio [...]. Como esse é um momento especial, temos um
combinado no barco: quem avistar o primeiro iceberg da viagem ganha um prêmio.
Assim a gente sente coragem de ficar mais tempo no frio!
KLINK, L.; KLINK, M.; KLINK, T. Férias na Antártica. São Paulo: Grão,
2010.
Os
dois textos abordam um mesmo assunto sob perspectivas diferentes, sendo
A) o Texto I um exemplo de roteiro de viagem, detalhando a programação e os atrativos de uma possível viagem à Antártica.
B)
o Texto II um exemplo de relato de viagem, empregando a primeira pessoa do
plural para incluir o leitor.
C)
ambos exemplos de roteiro de viagem, pois indicam aos leitores os lugares a
serem visitados em uma viagem ao Polo Sul.
D)
ambos exemplos de relatos de viagem, pois narram o cotidiano de viajantes que
se aventuraram no Polo Sul.
Questão
2
Leia
o texto.
Com o slogan “Alimento inspecionado. Tá na mesa,
tá seguro”, o Governo Federal lançou nesta semana uma campanha publicitária
para reforçar a população brasileira quanto à segurançado consumo de carnes de
aves e ovos inspecionados. A estratégia do Ministério da Agricultura e Pecuária
(Mapa) é reafirmar que a gripe aviária, que ingressou no país em maio de 2023
afetando aves silvestres, não é transmitida pelo consumo desses alimentos.
Um outro reforço dado pelo Mapa é quanto ao selo
de inspeção (SIF, SIE, SIM e Sisbi) encontrado nos rótulos dos produtos de
origem animal a venda. Até receber este selo, o produto passa por diversas
etapas de fiscalização e inspeção realizadas na administração pública, em diferentes
instâncias - federal, estadual ou municipal-, para conferir se os produtos de
origem animal atendem aos critérios exigidos pela legislação.
Disponível em:
www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/governo-federal-lanca-campanha-publicitariapara-reforcar-a-seguranca-do-alimento-inspecionado.
Acesso em: 13 fev. 2025.
O
slogan “Alimento inspecionado. Tá na mesa, tá seguro”, usado na campanha
publicitária do governo federal, tem como objetivo
A)
negar a presença da gripe aviária em território nacional.
B)
alertar a população sobre o aumento de casos de uma doença.
C)
informar os leitores sobre a transmissão de uma doença por alimentos.
D) tranquilizar a população com
respeito à segurança dos alimentos inspecionados.
Questão
3
A leiteira e o balde de
leite
Joana, carregando na cabeça um balde de leite,
dirigia-se rapidamente para a aldeia. A fim de andar depressa, tinha posto uma
roupinha ligeira e sapatos bem cômodos.
Ia leve como o vento. Em seu pensamento, já
estava vendendo o leite e empregando o dinheiro.
– Compro cem ovos e ponho para chocar. Posso
muito bem criar pintos ao redor da casa.
Quando
crescerem, vendo todos e tenho um bom lucro. Com esse dinheiro, compro um
leitãozinho.
Em
pouco tempo, terei um porco bem gordo, pois só comprarei o leitão se já for gordinho.
Cobro um bom preço pelo porco e compro uma vaca. Terá que vir acompanhada de seu
bezerrinho. Será uma graça vê-lo saltar pelo quintal.
Joana, entusiasmada, saltou também. O balde caiu
de sua cabeça e o leite derramou-se no chão. Adeus bezerro, vaca, porco,
leitão, ninhada de pintos!
GÄRTNER, H.; SWEGER, L. 12 fábulas de Esopo. 7. ed. São Paulo: Ática, 2019.
Fábulas
costumam apresentar, ao final, uma moral, isto é, uma frase que explicita o
ensinamento da história.
Uma moral possível para a fábula reproduzida acima seria:
A)
“Quem tudo quer tudo perde.”
B)
“Quem espera sempre alcança.”
C)
“Quem trabalha duro hoje colhe os frutos amanhã.”
D)
“Quem para pelo caminho não chega aonde deseja.”
Questão
4
Leia
o texto.
Um fóssil chinês com 150 milhões de anos de idade
acaba de embolar ainda mais o que sabemos sobre o surgimento das aves na Terra.
Mais ou menos do tamanho de um pardal moderno, a Baminornis zhenghensis é a mais antiga ave cujos ossos da cauda
foram transformados numa pequena maçaroca –algo essencial para o voo eficiente
de suas parentas modernas.
A presença dessa estrutura amarfanhada no rabo,
chamada pigostilo (o popular coranchim, muito apreciado por quem gosta de
frango assado), é surpreendente pela antiguidade da espécie [...].
Detalhes sobre a descoberta foram publicadas
[...] na revista científica Nature. A
equipe liderada por Runsheng Chen e Min Wang, da Academia Chinesa de Ciências,
estudou restos da espécie achados perto da cidade de Nanping (região sudeste da
China).
O B.
zhenghensis não tem o nível esplendoroso de preservação de outros fósseis
de dinossauros e aves do país asiático (os quais, não raro, preservam penas e
outros tecidos moles). Mas os ossos que chegaram até nós são suficientes para
fazer uma série de inferências importantes sobre a anatomia e a locomoção da
pequena ave. [...]
Disponível em:
www1.folha.uol.com.br/ciencia/2025/02/fossil-de-150-milhoes-de-anos-oferece-novoselementos-sobre-evolucao-das-aves.shtml.
Acesso em: 12 fev. 2025.
De
acordo com o assunto principal do texto, qual o título mais adequado para essa
reportagem?
A)
Preservação de fósseis decai na China.
B) Descoberta traz novidades sobre o
passado das aves.
C)
Antepassados da humanidade já consumiam coranchim.
D)
Ciência retrocede em pesquisas sobre a origem das aves.
Questão
5
Leia
o texto a seguir.
Americanos apostam em
criação de galinhas em casa para driblar escassez de ovos
Uma loja de criação de animais de Houston vendeu
recentemente 100 galinhas em quatro dias, um número que normalmente é alcançado
em três semanas. Com o preço dos ovos em alta, muitos americanos recorrem à
produção dos seus próprios ovos em casa [...].
É o caso de Arturo Becerra, 57, que recentemente
comprou 10 galinhas [...]. “Agora tenho espaço para colocá-las e, como os ovos
subiram muito, talvez seja
mais barato comprar galinhas e criá-las, eu acho”, diz o homem, que mora em
Houston. “Acho que com um ovo por galinha por dia, ficarei bem”, acrescenta.
Disponível em: www1.folha.uol.com.br/mercado/2025/02/americanos-apostam-em-criacao-de-galinhas-emcasa-para-driblar-escassez-de-ovos.shtml.
Acesso em: 13 fev. 2025.
“Talvez”,
em destaque no segundo parágrafo do texto, modaliza a fala de Arturo Becerra,
revelando que, para ele, economizar dinheiro com ovos criando galinhas é
A) possível.
B)
desejável.
C)
trabalhoso.
D)
necessário.
Questão
6
Observe
a imagem.
Nessa
peça publicitária, a frase “O Brasil se encontra em Minas” expressa a ideia de
que o Estado de Minas Gerais está
A) aberto a receber visitantes de todo
o país.
B)
próximo da maioria dos outros estados brasileiros.
C)
disposto a adaptar-se aos costumes de outras regiões.
D)
preparado para receber turistas com vários meios de transporte.
Questão
7
Leia
o texto.
O cavalo e o asno
Um cavalo e um asno caminhavam pela estrada, com
o seu dono. Toda a carga ia em cima do asno, que suplicou ajuda ao outro
animal: “Por favor, leva um pouco da minha carga, para eu poder seguir o
caminho”. O cavalo ignorou e, logo depois, o burro acabou morrendo de cansaço.
Aí, o dono transferiu todo o peso para as costas
do cavalo, incluindo o corpo do animal que morreu. O cavalo, infeliz, pensou:
“Não quis carregar um peso tão leve e, por isso, agora tenho que carregar a
carga completa”.
ROCHA, R. Fábulas
de Esopo. Guarulhos: Salamandra, 2018.
Uma
palavra da fábula que permite derivar outra palavra pelo mesmo processo de
formação que ocorre em “infeliz” é
A)
“todo”.
B)
“cavalo”.
C) “completa”.
D)
“estrada”.
Questão
8
Leia
o trecho.
A boa formiga
Houve uma jovem cigarra que tinha o costume de
chiar ao pé de um formigueiro. Só parava quando cansadinha; e seu diverti-
mento então era observar as formigas na eterna faina de abastecer as tulhas.
Mas o bom tempo afinal passou e vi- eram as
chuvas. Os animais todos, arrepiados, passavam o dia cochilando nas tocas.
A pobre cigarra, sem abrigo em seu galhinho seco
e metida em grandes apuros, deliberou socorrer-se de alguém.
Com uma asa a arrastar, lá se dirigiu para o
formigueiro. Bateu – tique, tique, tique...
Aparece uma formiga friorenta, embrulhada num
xalinho de paina.[...]
LOBATO, M. Fábulas.
Rio de Janeiro: Globo, 2008.
A
expressão “tique, tique, tique”, no final do quarto parágrafo, busca
A)
dar traços humanos à cigarra.
B) reproduzir o ruído feito pela cigarra.
C)
enfatizar uma característica da cigarra.
D)
exagerar a situação vivida pela cigarra.
Questão
9
Leia
o texto.
Nos meus sonhos, me via falando e interagindo
fluentemente no idioma estrangeiro, tal qual um norte-americano. No momento do
embarque, eu estava certo de que esse não seria um problema para mim. Afinal,
havia cursado dois anos de língua inglesa... Ledo engano: eu não entendia quase
nada do que as pessoas diziam já a partir da segunda escala do voo, quando as
comissárias de bordo passaram a se comunicar somente em inglês. Intimidado, me
limitei a responder com breves yes ou
no durante o restante da viagem
[...].
Quando cheguei ao aeroporto de Chicago, fui
tomado pelo pânico, mesmo “armado” de um dicionário. Era tudo muito diferente: gírias,
coloquialismos, trejeitos, ritmo de fala etc.
Passei a achar que me perderia diante de tantas
placas e pessoas [...]. Como se estivesse travado, não me sentia seguro para
explorar o novo ambiente no qual eu recém desembarcara, aquele mesmo com que eu
sonhara durante anos. Evitei lojas, restaurantes e contatos pessoais.
Hoje, após conhecer tantos lugares, entendo com
clareza que não existe demérito algum em não saber se expressar perfeitamente
em inglês. Mas, naquele dia, no pequeno primeiro passo de uma grande jornada, o
que me salvou mesmo foi o McDonald’s do aeroporto, onde pedi um Big Mac sem
nenhum medo de errar.
MORAES, M. Viajar:
eu preciso! São Paulo: Buzz, 2018.
A narrativa de Mayke Moraes é um relato de viagem. Uma característica desse gênero presente no texto é a
A)
manutenção do passado ao longo de toda a narração.
B)
utilização da linguagem formal para distanciar-se do leitor.
C) apresentação de ações de caráter
pessoal sobre uma viagem real ou fictícia.
D)
apresentação detalhada de personagens secundários na vida do narrador.
Questão
10
Leia
o texto.
Dia dos Namorados em
Monte Verde: Um Guia para Casais Apaixonados
Monte Verde é um destino encantador para casais
que buscam momentos românticos e inesquecíveis. Com sua atmosfera charmosa e
suas paisagens deslumbrantes, a cidade oferece uma variedade de atividades para
casais aproveitarem juntos. Se você está planejando uma viagem para o Dia dos
Namorados, em junho, Monte Verde é o lugar perfeito para celebrar o amor. Aqui
estão algumas sugestões de atividades românticas para aproveitar a dois em
Monte Verde:
Passeio no
Jardim:
Explore os belos jardins de Monte Verde de mãos dadas com seu amor. Visite o
Jardim da Celeste, um local tranquilo com uma grande variedade de plantas e flores,
perfeito para um passeio romântico [...].
Jantar
Romântico:
Desfrute de um jantar romântico em um dos restaurantes charmosos de Monte
Verde. Muitos restaurantes oferecem pratos especiais para casais, perfeitos
para uma noite especial.
Passeio a
Cavalo:
Faça um passeio a cavalo pelas trilhas de Monte Verde e desfrute da beleza
natural da região de uma maneira única e romântica.
Disponível em: www.jardimmonteverde.com.br/post/dia-dos-namorados-em-monte-verde-um-guia-para-casais-apaixonados.
Acesso em: 17 fev. 2024.
Para
atrair seu público-alvo, o guia de viagem acima apresenta a cidade de Monte
Verde, destacando
A) atrações românticas do lugar.
B)
formas de locomoção até o local.
C)
opções de presentes para namorados.
D)
eventos radicais em ambientes naturais.
Questão
1
Read
the following paragraph.
“Flu – back to basics
•
Flu is an acute viral infection of the respiratory tract (nose, mouth, throat,
bronchial tubes and lungs)
•
Highly infectious illness which spreads rapidly in closed communities
•
Even people with mild or no symptoms can infect others
•
Most cases in the UK occur during an 8-10 week period during the winter
Seasonal flu vaccination is a critically
important public health intervention to reduce morbidity and mortality in those
most at risk including older people, pregnant women and those in clinical risk
groups.”
East of England Screening and Immunisation Team. (2024, September). Influenza update: 2024/2025 season. NHS England.Retrieved February 27, 2025. Disponível em: www.england.nhs.uk/east-of-england/wp-content/uploads/sites/47/2024/09/EoESIT_FluSlides_Sept2024.pdf
According
to the text, what is the purpose of seasonal flu vaccination?
A)
To completely stop flu.
B) To reduce health risks for
vulnerable groups.
C)
To eliminate winter illnesses.
D)
To create new medications.
Questão
2
Read
the paragraph below.
In 2012, Ed Sheeran was traveling with Snow
Patrol as a special guest on their tour. While staying at a hotel in Kansas
City, Sheeran and McDaid started creating a song. They were inspired by Sheeran
missing his partner. At the same time, Sheeran was dating Nina Nesbitt, a
singer from Scotland. They were keeping a long-distance relationship for nearly
six months. The lyrics for the song “Photograph” came from this period of
Sheeran’s life.
Read
the sentences and check True (T) or False (F).
1.
Ed Sheeran was traveling with Snow Patrol in 2012 as a special guest.
2.
Sheeran and McDaid were finishing a song while staying at a hotel in Kansas
City.
3.
Sheeran was dating Scottish singer Nina Nesbitt during that time.
4.
Sheeran was having a long-distance relationship with Nesbitt for almost ten
months.
5.
The song “Photograph” was inspired by Sheeran’s relationship with Nina Nesbitt.
A)
T, F, T, T, T
B)
T, T, T, F, F
C) T, F, T, F, T
D)
F, T, F, T, F
Questão
3
Read
the following text.
“We’ve got a problem
New Zealand has a waste problem. Our households
produce more solid waste per person than any other OECD country, and only 35%
of our waste is recycled and reused – one of the lowest rates in the world. The
rest is sent to landfill. This uses valuable land, and as organic material
breaks down in landfills, it releases methane, contributing 4% of our total
greenhouse gas emissions.”
Te Waihanga. “How do we stop throwing so much
away?” Te Waihanga. Disponível em:
https://tewaihanga.govt.nz/the-strategy/issues/how-do-we-stop-throwing-so-much-away.
Acesso em; 27 fev. 2025.
Which
of the following sentences is false
based on the paragraph?
A)
New Zealand makes too much waste per person.
B)
Only 35% of New Zealand’s waste is recycled, which is very low.
C)
New Zealand is quite worried about waste because they make a lot and don’t
recycle much.
D) Sending waste to disposal sites is
really easy and doesn’t cause any problems.
Questão
4
Read
the extract from “A very short history of cinema”.
WHAT WERE EARLY FILMS
LIKE?
At first, films ________ very short, sometimes
only a few minutes or less. They were shown at fairgrounds, music halls, or
anywhere a screen could be set up and a room darkened. Subjects ________ local scenes and
activities, views of foreign lands, short comedies and newsworthy events. […]
Although they ________ have synchronised
dialogue, they ________ ‘silent’ as they are
sometimes described.
National Science and Media Museum. “A very short
history of cinema.”. National Science and Media Museum. Disponível em:
www.scienceandmediamuseum.org.uk/objects-and-stories/very-short-history-of-cinema.
Acesso em: 27 fev. 2025.
Complete
the missing blanks with the appropriate verb.
A)
was, included, do not, was not
B) were, included, did not, were not
C)
wasn’t, didn’t included, did not, were not
D) weren’t, didn’t include, did not, were not