03 outubro 2025

AVALIAÇÃO BIMESTRAL 3 - 8º ANO 2025

Questão 1

TEXTO I

Seção I

Disposições Gerais

Art. 19. É direito da criança e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral. (Redação dada pela Lei no 13.257, de 2016)

§ 1° Toda criança ou adolescente que estiver inserido em programa de acolhimento familiar ou institucional terá sua situação reavaliada, no máximo, a cada 3 (três) meses, devendo a autoridade judiciária competente, com base em relatório elaborado por equipe interprofissional ou multidisciplinar, decidir de forma fundamentada pela possibilidade de reintegração familiar ou pela colocação em família substituta, em quaisquer das modalidades previstas no art. 28 desta Lei. (Redação dada pela Lei no 13.509, de 2017)

§ 2º A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 18 (dezoito meses), salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária. (Redação dada pela Lei no 13.509, de 2017) [...]

Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 7 jun. 2023.

 

TEXTO II

[...] Clarice Almeida acolhe desde o início do ano dois irmãos – uma adolescente de 14 anos e um de 12. Antiga no programa ao lado de seu marido, Leandro Almeida, diz que se cadastrou porque queria encontrar uma ocupação e descobriu que o [programa] Família Acolhedora era muito mais.

— Eu vi que isso mudou a minha família também, os meus filhos. É um amor, uma troca, sabe? Não são só eles que estão ganhando. A gente está ganhando também. A gente aprende todo dia com eles e se torna uma pessoa melhor — analisa Clarice.

Antes de ir para a casa de Clarice, a adolescente e seu irmão moravam em um abrigo. A menina aprovou a mudança:

— Lá, a gente não podia sair muito. Aqui nós saímos, passeamos com eles. Aqui, a gente pode conhecer mais pessoas na vizinhança. [...]

Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/noticia/2022/11/familias-parceiras-acolhem-criancas-e-adolescentesemsanto-angelo-cidade-que-e-referencia-nacional-no-servico-clace0234001b01707w9ud5kb.html. Acesso em: 25 jun. 2023.

 

De acordo com o texto legal apresentado, a situação dos dois irmãos mencionados na notícia

A) deve ser reavaliada a cada três meses, no máximo, independentemente de outros fatores.

B) deve ser reavaliada a cada 18 meses, sendo reintegrados à sua família após esse tempo.

C) não pode exceder o período de três meses, após os quais devem retornar ao abrigo ou serem devolvidos à família biológica.

D) não pode exceder 18 meses, após os quais devem retornar ao abrigo ou serem devolvidos à família biológica.

 

Questão 2

Leia o texto.

Meu filho mais velho está começando o segundo ano do ensino médio e o do meio, o nono do fundamental 2. Depois da primeira semana de aulas, perguntei como estavam as coisas [...]. Mas o rumo da conversa me mostrou mais uma vez a adolescência sequestrada de uma geração que não se angustia apenas com o cotidiano próximo ou a incerteza do futuro. Nossas crianças e adolescentes, mesmo as que têm comida na mesa, escola, acesso à saúde estão preocupadas com o presente coletivo [...].

As mensagens de celular disparadas recentemente pela Defesa Civil de São Paulo alertando para alto risco de alagamentos e enxurradas foram recebidas por meus filhos em seus celulares [...]. Nos grupos de WhatsApp de que meu filho do meio participa, os adolescentes compartilharam o susto e o medo entre si, além de conversarem durante a tempestade para se acalmarem. A preocupação com os desastres ambientais chega cada vez mais perto, no tempo e no espaço, de todas as crianças [...].

Não é novidade que crianças e jovens estão ansiosos, de acordo com indicadores recentes de saúde mental, até mais que pessoas adultas. Crises econômicas, climáticas, usos excessivos de celulares e jogos estão entre os fatores citados por especialistas para explicar a situação. Além da recente proibição do uso de celulares nas escolas, o que mais podemos fazer?

SANTANA, B. Disponível em: https://acesse.one/HzZg3. Acesso em: 11 fev. 2025.

 

Entre as opções de título abaixo, a mais adequada para o artigo de Bianca Santana seria:

A) “Crianças e adolescentes estão amadurecendo mais cedo que seus pais”.

B) “Cresce a preocupação de crianças e adolescentes com questões globais”.

C) “Pais têm dificuldades de conversar com seus filhos sobre problemas mundiais”.

D) “Proibir celulares nas escolas não torna crianças e adolescentes mais tranquilos”.

 

Questão 3

Leia o texto.

Pixinguinha: 124 anos do maestro que fez do choro a matriz da música brasileira

O legado de um ícone da música popular brasileira começou cedo. Com 11 anos, Alfredo da Rocha Vianna Filho já levava o cavaquinho e a flauta para bailes e festas do subúrbio do Rio de Janeiro. No Brasil e no mundo, Alfredo se eternizou como Pixinguinha.

A relevância do instrumentista, compositor, maestro e arranjador para a música brasileira transformou a data de seu aniversário, o 23 de abril, no Dia Nacional do Choro [...].

“O Pixinguinha era um virtuoso, um grande instrumentista, um grande compositor. Ele era um arranjador, trabalhou nas rádios como arranjador, e ele era um regente. Então, Pixinguinha era um músico completo, ele tinha todas as formações dentro de uma pessoa só”, descreve a cavaquinista Ana Cláudia César, do grupo Choronas.

Foram os arranjos e composições de Pixinguinha e sua flauta inseparável que fizeram o choro ser inserido na formação de uma nova tradição musical no Brasil.

Disponível em: www.brasildefato.com.br/2021/04/23/pixinguinha-124-anos-do-maestro-que-fez-dochoro-a-matriz-da-musica-brasileira. Acesso em: 11 fev. 2025.

 

O trecho da reportagem sobre o compositor brasileiro Pixinguinha incorpora elementos de outro gênero textual, isto é, da

A) crônica.

B) biografia.

C) canção popular.

D) sinopse de romance.

 

Questão 4

Leia o texto abaixo.

– Minha querida Raquel.

Ela encarou-o, séria. E olhou para os próprios sapatos.

– Veja que lama. Só mesmo você inventaria um encontro num lugar destes. Que ideia, Ricardo, que ideia! Tive que descer do táxi lá longe, jamais ele chegaria aqui em cima.

Ele riu entre malicioso e ingênuo.

– Jamais? Pensei que viesse vestida esportivamente e agora me aparece nessa elegância. Quando você andava comigo, usava uns sapatões de sete-léguas, lembra?

– Foi para dizer isso que você me fez subir até aqui? – perguntou ela, guardando o lenço na bolsa. Rirou um cigarro. – Hein?! [...]

– Podia ter escolhido um outro lugar, não? – Abrandara a voz. – E que é isso aí? Um cemitério?

Ele voltou-se para o velho muro arruinado. Indicou com o olhar o portão de ferro, carcomido pela ferrugem.

– Cemitério abandonado, meu anjo. Vivos e mortos, desertaram todos. Nem os fantasmas sobraram, olha aí como as criancinhas brincam sem medo [...].

TELLES, L. F. Os contos. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

 

O conto de Lygia Fagundes Telles narra a vingança de um rapaz contra sua ex-namorada após ser trocado por outro. No fragmento acima, as intenções de Ricardo podem ser deduzidas do

A) caráter extrovertido do rapaz.

B) tom objetivo e direto do narrador.

C) comportamento impaciente da moça.

D) espaço escolhido para o último encontro.

 

Questão 5

Leia o poema.

O Bicho

Vi ontem um bicho

Na imundície do pátio

Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,

Não examinava nem cheirava:

Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,

Não era um gato,

Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem.

 

BANEIRA M. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1984.

 

No poema de Manuel Bandeira, o adjunto adverbial “com voracidade”, em destaque, indica

A) o modo como o homem comia.

B) a frequência com que o homem comia.

C) o lugar em que o homem buscava comida.

D) o instrumento usado pelo homem para comer.

 

Questão 6

Leia o trecho.

Enxugando os olhos na manga da jaqueta, Hagrid montou na moto e acionou o motor com um pontapé; com um rugido ela levantou voo e desapareceu na noite.

ROWLING, J. K. Harry Potter e a Pedra Filosofal. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. p. 17.

 

A palavra “pontapé”, destacada no texto, é formada pela

A) aglutinação das palavras “ponta” e “pé”.

B) justaposição das palavras “ponta” e “pé”.

C) adição do sufixo “pé” ao substantivo “ponta”.

D) adição do prefixo “ponta” ao substantivo “pé”.

 

Questão 7

Leia o texto.

Apesar da melhora nos números em março, a produção acumulada no primeiro trimestre ainda está cerca de 50 mil unidades abaixo dos níveis pré-pandemia. De janeiro a março foram produzidos 538 mil veículos, apenas 8% a mais que no início do ano passado, quando a crise dos semicondutores estava no auge. Para veículos pesados, houve redução de cerca de 30% no volume de produção.

Disponível em: www.dgabc.com.br/Noticia/3958193. Acesso em: 11 abr. 2023.

 

No trecho “Apesar da melhora nos números em março, a produção acumulada no primeiro trimestre ainda está cerca de 50 mil unidades abaixo dos níveis pré-pandemia”, a locução conjuntiva em destaque tem valor semântico de

A) causa.

B) finalidade.

C) proporção.

D) concessão.

 

Questão 8

Leia o texto.

Gato diplomata Palmerston deixa aposentadoria e “assume” cargo nas Bermudas

Provavelmente, você já ouviu falar no famoso gato diplomata Palmerston, que até 2020

trabalhava como chefe de caça-ratos do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido. Agora, ele largou a aposentadoria e retornou a um cargo político. Segundo publicação nas redes sociais, o animal resgatado "assumiu" um novo posto: o de consultor de relações felinas ao ser adotado pelo novo governador das Bermudas, Andrew Murdoch.

Disponível em: https://f5.folha.uol.com.br/bichos/2025/02/gato-diplomata-palmerston-deixa-aposentadoriae-assume-cargo-nas-bermudas.shtml. Acesso em: 11 fev. 2025.

 

No texto, a substituição lexical ocorre com a palavra “gato”, por meio do uso de

A) “diplomata”.

B) “chefe de caça-ratos”.

C) “animal resgatado”.

D) “consultor de relações felinas”.

 

Questão 9

Leia o texto abaixo.

Abaixo-assinado pela regulamentação da profissão de escalador industrial

Nós, escaladores industriais que trabalham no Brasil, solicitamos o apoio para a criação de um projeto de lei que regulamente a profissão de escalador industrial. Depois de muitos anos temos a oportunidade real de ver aprovada uma proposta que certamente fortalecerá nossas atividades profissionais e seu reconhecimento perante a sociedade brasileira [...].

A Técnica de Acesso Por Corda, também conhecida como Alpinismo ou Escalada Industrial, já usada no mundo há pelo menos 30 anos, principalmente Europa e Estados Unidos, vem crescendo dentro da indústria no Brasil e conquistando sucesso por proporcionar segurança, redução de tempo e menor custo dos serviços [...].

Participe de nosso abaixo-assinado e vamos mostrar para nossos governantes a força de nossa classe.

Disponível em: https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=IRATA. Acesso em: 12 fev. 2025. (Adaptado.)

 

O abaixo-assinado acima tem o potencial de gerar impactos positivos na sociedade brasileira, como o

A) aumento do número de escaladores industriais.

B) barateamento dos custos da produção industrial.

C) reconhecimento oficial de um grupo de trabalhadores.

D) aprimoramento de uma técnica há muito usada no país.

 

Questão 10

Leia a carta de reclamação.

Falta de água

Venho por meio desta carta formalizar uma reclamação referente à constante falta de água que ocorre diariamente após as 20h00 na minha residência e na rua em que resido.

Há meses, tenho enfrentado dificuldades significativas devido à interrupção no fornecimento de água todas as noites. Esta situação é particularmente preocupante e frustrante, pois afeta diretamente minha rotina diária, bem como a de outros moradores que dependem do abastecimento regular de água.

Como indivíduo que trabalha durante todo o dia, chegar em casa à noite e se deparar com a falta de água é extremamente desagradável e desconfortável. A impossibilidade de tomar banho e realizar tarefas básicas de higiene pessoal cria um ambiente insalubre e compromete seriamente minha qualidade de vida e a de minha família [...].

Portanto, solicito [...] medidas urgentes para resolver esse problema recorrente e garantir um fornecimento estável e confiável de água em nossa comunidade, especialmente durante as horas noturnas.

Agradeço antecipadamente pela atenção a este assunto e aguardo ansiosamente uma resposta e ação imediata para resolver essa situação.

Disponível em: www.reclameaqui.com.br/sabesp/falta-de-agua_MA37s5mI2yoWEnzE/. Acesso em: 12 fev. 2025.

 

A fim de convencer seu interlocutor da seriedade da questão apresentada, a carta de reclamação emprega

A) ordens expressas a autoridades locais.

B) argumentos em favor de um ponto de vista.

C) dados precisos para a solução do problema.

D) expressões afetuosas para conquistar o interlocutor.


Questão 1

Read the poem below.

A Day of Kindness

The sun was setting, the streets grew cold,

A tale was unfolding, a story to be told.

I walked through the alley, the winds did sigh,

When I saw a man whose hope ran dry.

 

He was sitting alone, his head bowed low,

His hands were trembling, his hunger did show.

I offered him bread, his tears began to stream,

It felt like waking from a terrible dream.

 

While others were passing, their eyes turned away,

I stayed by his side as the night met the day.

He was telling his story, a life full of strife,

Once filled with promise, now battling for life.

 

We were searching for answers, his voice a plea,

For kindness, for shelter, for humanity.

I called to my neighbors, their hearts did bend,

Together, we were building a path to amend.

 

The world was changing, one act at a time,

For helping the poor is no act of crime.

In the glow of the dawn, hope was rising anew,

For in giving to others, we find ourselves too.

(author unknown)

Glossary:

Sigh: suspirar.

Bowed low: curvado/a.

To stream: escorrer.

Strife: conflito.

Plea: apelo.

To amend: emendar.

Anew: de novo/novamente.

 

What action was happening over a period of time in the poem?

A) “I offered him bread, his tears began to stream.”

B) “We were searching for answers, his voice a plea.”

C) “I walked through the alley, the winds did sigh.”

D) “I called to my neighbors, their hearts did bend, [...]”

 

Questão 2

Read the text below.

Rising sea levels will cause big problems for people who live near the coast. Many homes will flood, and families will lose their houses. Roads and bridges will break because of the water. Some people will have to leave their towns and move to safer places. Farmers will lose their land, and it will be harder to grow food. Governments will need to spend money to help people and fix the damage. If we don’t take action, these problems will become worse in the future.

 

What is the main message of the text?

A) Rising sea levels will lead to improvements in coastal infrastructure.

B) Governments should prioritize economic growth over environmental issues.

C) The consequences of rising sea levels require immediate action to prevent further damage.

D) Farmers and governments will benefit financially from rising sea levels.

 

Questão 3

Read the following headlines:

“Local Youth Transform Community Park Through Weekend Volunteering”

“Volunteers Bring New Life to Endangered Sea Turtle Habitats”

“School Launches Program to Encourage Students to Volunteer Locally”

 

These headlines illustrate the role of volunteering in creating positive change. Which of the following summarizes the common theme in the headlines?

A) The importance of individual achievements in environmental conservation.

B) The role of young people in promoting global volunteering initiatives.

C) The impact of community-focused volunteering activities on society and the environment.

D) The use of school programs to educate about the importance of marine biodiversity.

 

Questão 4

Read the text.

Why Do People Migrate?

Migration is a complex phenomenon often driven by unavoidable circumstances. Many individuals face homelessness due to conflicts, natural disasters, or economic instability in their home countries. Some seek employment opportunities or better living conditions, while others are motivated by educational ambitions. Migration is not always voluntary; many people are displaced forcibly. Regardless of the reasons, migrants often encounter misunderstanding or discrimination, facing challenges that require adaptability and resilience. The process of migration can be transformational, offering opportunities for personal growth but also exposing individuals to unforeseen difficulties.

 

The text explains the reasons behind migration and explores the challenges migrants face. Analyze the use of prefixes and suffixes in the text.

What is the function of these word parts in the context?

A) They create entirely new words unrelated to the root, changing the meaning unpredictably.

B) They provide additional meaning to root words, often indicating opposition, transformation, or state.

C) They complicate the meaning of the text, making it harder to understand migration’s causes.

D) They are used solely for stylistic purposes, with no real impact on the meaning of the words.

AVALIAÇÃO BIMESTRAL 3 - 6º ANO 2025

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