Questão
1
TEXTO I
Seção I
Disposições Gerais
Art. 19. É direito da criança e do adolescente
ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família
substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que
garanta seu desenvolvimento integral. (Redação dada pela Lei no 13.257, de
2016)
§ 1° Toda criança ou adolescente que estiver
inserido em programa de acolhimento familiar ou institucional terá sua situação
reavaliada, no máximo, a cada 3 (três) meses, devendo a autoridade judiciária
competente, com base em relatório elaborado por equipe interprofissional ou
multidisciplinar, decidir de forma fundamentada pela possibilidade de
reintegração familiar ou pela colocação em família substituta, em quaisquer das
modalidades previstas no art. 28 desta Lei. (Redação dada pela Lei no 13.509,
de 2017)
§ 2º A permanência da criança e do adolescente em
programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 18 (dezoito
meses), salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse,
devidamente fundamentada pela autoridade judiciária. (Redação dada pela Lei no
13.509, de 2017) [...]
Disponível em:
www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 7 jun. 2023.
TEXTO II
[...] Clarice Almeida acolhe desde o início do
ano dois irmãos – uma adolescente de 14 anos e um de 12. Antiga no programa ao
lado de seu marido, Leandro Almeida, diz que se cadastrou porque queria
encontrar uma ocupação e descobriu que o [programa] Família Acolhedora era muito
mais.
— Eu vi que isso mudou a minha família também, os
meus filhos. É um amor, uma troca, sabe? Não são só eles que estão ganhando. A
gente está ganhando também. A gente aprende todo dia com eles e se torna uma
pessoa melhor — analisa Clarice.
Antes de ir para a casa de Clarice, a adolescente
e seu irmão moravam em um abrigo. A menina aprovou a mudança:
— Lá, a gente não podia sair muito. Aqui nós
saímos, passeamos com eles. Aqui, a gente pode conhecer mais pessoas na
vizinhança. [...]
Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/noticia/2022/11/familias-parceiras-acolhem-criancas-e-adolescentesemsanto-angelo-cidade-que-e-referencia-nacional-no-servico-clace0234001b01707w9ud5kb.html. Acesso em: 25 jun. 2023.
De
acordo com o texto legal apresentado, a situação dos dois irmãos mencionados na
notícia
A) deve ser reavaliada a cada três
meses, no máximo, independentemente de outros fatores.
B)
deve ser reavaliada a cada 18 meses, sendo reintegrados à sua família após esse
tempo.
C)
não pode exceder o período de três meses, após os quais devem retornar ao
abrigo ou serem devolvidos à família biológica.
D)
não pode exceder 18 meses, após os quais devem retornar ao abrigo ou serem
devolvidos à família biológica.
Questão
2
Leia
o texto.
Meu filho mais velho está começando o segundo ano do ensino médio e o do meio, o nono do fundamental 2. Depois da primeira semana de aulas, perguntei como estavam as coisas [...]. Mas o rumo da conversa me mostrou mais uma vez a adolescência sequestrada de uma geração que não se angustia apenas com o cotidiano próximo ou a incerteza do futuro. Nossas crianças e adolescentes, mesmo as que têm comida na mesa, escola, acesso à saúde estão preocupadas com o presente coletivo [...].
As mensagens de celular disparadas recentemente
pela Defesa Civil de São Paulo alertando para alto risco de alagamentos e
enxurradas foram recebidas por meus filhos em seus celulares [...]. Nos grupos
de WhatsApp de que meu filho do meio participa, os adolescentes compartilharam
o susto e o medo entre si, além de conversarem durante a tempestade para se acalmarem.
A preocupação com os desastres ambientais chega cada vez mais perto, no tempo e
no espaço, de todas as crianças [...].
Não é novidade que crianças e jovens estão
ansiosos, de acordo com indicadores recentes de saúde mental, até mais que
pessoas adultas. Crises econômicas, climáticas, usos excessivos de celulares e
jogos estão entre os fatores citados por especialistas para explicar a
situação. Além da recente proibição do uso de celulares nas escolas, o que mais
podemos fazer?
SANTANA, B. Disponível em:
https://acesse.one/HzZg3. Acesso em: 11 fev. 2025.
Entre
as opções de título abaixo, a mais adequada para o artigo de Bianca Santana
seria:
A)
“Crianças e adolescentes estão amadurecendo mais cedo que seus pais”.
B) “Cresce a preocupação de crianças e
adolescentes com questões globais”.
C)
“Pais têm dificuldades de conversar com seus filhos sobre problemas mundiais”.
D)
“Proibir celulares nas escolas não torna crianças e adolescentes mais
tranquilos”.
Questão
3
Leia
o texto.
Pixinguinha: 124 anos do
maestro que fez do choro a matriz da música brasileira
O legado de um ícone da música popular brasileira
começou cedo. Com 11 anos, Alfredo da Rocha Vianna Filho já levava o cavaquinho
e a flauta para bailes e festas do subúrbio do Rio de Janeiro. No Brasil e no
mundo, Alfredo se eternizou como Pixinguinha.
A relevância do instrumentista, compositor,
maestro e arranjador para a música brasileira transformou a data de seu
aniversário, o 23 de abril, no Dia Nacional do Choro [...].
“O Pixinguinha era um virtuoso, um grande
instrumentista, um grande compositor. Ele era um arranjador, trabalhou nas
rádios como arranjador, e ele era um regente. Então, Pixinguinha era um músico
completo, ele tinha todas as formações dentro de uma pessoa só”, descreve a
cavaquinista Ana Cláudia César, do grupo Choronas.
Foram os arranjos e composições de Pixinguinha e
sua flauta inseparável que fizeram o choro ser inserido na formação de uma nova
tradição musical no Brasil.
Disponível em:
www.brasildefato.com.br/2021/04/23/pixinguinha-124-anos-do-maestro-que-fez-dochoro-a-matriz-da-musica-brasileira.
Acesso em: 11 fev. 2025.
O
trecho da reportagem sobre o compositor brasileiro Pixinguinha incorpora
elementos de outro gênero textual, isto é, da
A)
crônica.
B) biografia.
C)
canção popular.
D)
sinopse de romance.
Questão
4
Leia
o texto abaixo.
– Minha querida Raquel.
Ela encarou-o, séria. E olhou para os próprios
sapatos.
– Veja que lama. Só mesmo você inventaria um
encontro num lugar destes. Que ideia, Ricardo, que ideia! Tive que descer do
táxi lá longe, jamais ele chegaria aqui em cima.
Ele riu entre malicioso e ingênuo.
– Jamais? Pensei que viesse vestida
esportivamente e agora me aparece nessa elegância. Quando você andava comigo,
usava uns sapatões de sete-léguas, lembra?
– Foi para dizer isso que você me fez subir até
aqui? – perguntou ela, guardando o lenço na bolsa. Rirou um cigarro. – Hein?! [...]
– Podia ter escolhido um outro lugar, não? –
Abrandara a voz. – E que é isso aí? Um cemitério?
Ele voltou-se para o velho muro arruinado.
Indicou com o olhar o portão de ferro, carcomido pela ferrugem.
– Cemitério abandonado, meu anjo. Vivos e mortos,
desertaram todos. Nem os fantasmas sobraram, olha aí como as criancinhas
brincam sem medo [...].
TELLES, L. F. Os
contos. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
O
conto de Lygia Fagundes Telles narra a vingança de um rapaz contra sua
ex-namorada após ser trocado por outro. No fragmento acima, as intenções de
Ricardo podem ser deduzidas do
A)
caráter extrovertido do rapaz.
B)
tom objetivo e direto do narrador.
C) comportamento impaciente da moça.
D)
espaço escolhido para o último encontro.
Questão
5
Leia
o poema.
O Bicho
Vi
ontem um bicho
Na
imundície do pátio
Catando
comida entre os detritos.
Quando
achava alguma coisa,
Não
examinava nem cheirava:
Engolia
com voracidade.
O
bicho não era um cão,
Não
era um gato,
Não
era um rato.
O
bicho, meu Deus, era um homem.
BANEIRA M. Poesia
completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1984.
No
poema de Manuel Bandeira, o adjunto adverbial “com voracidade”, em destaque,
indica
A) o modo como o homem comia.
B)
a frequência com que o homem comia.
C)
o lugar em que o homem buscava comida.
D)
o instrumento usado pelo homem para comer.
Questão
6
Leia
o trecho.
Enxugando os olhos na manga da jaqueta, Hagrid
montou na moto e acionou o motor com um pontapé;
com um rugido ela levantou voo e desapareceu na noite.
ROWLING, J. K. Harry
Potter e a Pedra Filosofal. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. p. 17.
A
palavra “pontapé”, destacada no texto, é formada pela
A)
aglutinação das palavras “ponta” e “pé”.
B) justaposição das palavras “ponta” e
“pé”.
C)
adição do sufixo “pé” ao substantivo “ponta”.
D)
adição do prefixo “ponta” ao substantivo “pé”.
Questão
7
Leia
o texto.
Apesar da melhora nos números em março, a
produção acumulada no primeiro trimestre ainda está cerca de 50 mil unidades
abaixo dos níveis pré-pandemia. De janeiro a março foram produzidos 538 mil
veículos, apenas 8% a mais que no início do ano passado, quando a crise dos
semicondutores estava no auge. Para veículos pesados, houve redução de cerca de
30% no volume de produção.
Disponível em: www.dgabc.com.br/Noticia/3958193.
Acesso em: 11 abr. 2023.
No
trecho “Apesar da melhora nos números em março, a produção acumulada no
primeiro trimestre ainda está cerca de 50 mil unidades abaixo dos níveis
pré-pandemia”, a locução conjuntiva em destaque tem valor semântico de
A)
causa.
B)
finalidade.
C)
proporção.
D) concessão.
Questão
8
Leia
o texto.
Gato diplomata Palmerston
deixa aposentadoria e “assume” cargo nas Bermudas
Provavelmente, você já ouviu falar no famoso gato
diplomata Palmerston, que até
2020
trabalhava
como chefe de caça-ratos do
Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido. Agora, ele largou a
aposentadoria e retornou a um cargo político. Segundo publicação nas redes
sociais, o animal resgatado
"assumiu" um novo posto: o de consultor
de relações felinas ao ser adotado pelo novo governador das Bermudas,
Andrew Murdoch.
Disponível em:
https://f5.folha.uol.com.br/bichos/2025/02/gato-diplomata-palmerston-deixa-aposentadoriae-assume-cargo-nas-bermudas.shtml.
Acesso em: 11 fev. 2025.
No
texto, a substituição lexical ocorre com a palavra “gato”, por meio do uso de
A)
“diplomata”.
B)
“chefe de caça-ratos”.
C) “animal resgatado”.
D)
“consultor de relações felinas”.
Questão
9
Leia
o texto abaixo.
Abaixo-assinado pela
regulamentação da profissão de escalador industrial
Nós, escaladores industriais que trabalham no
Brasil, solicitamos o apoio para a criação de um projeto de lei que regulamente
a profissão de escalador industrial. Depois de muitos anos temos a oportunidade
real de ver aprovada uma proposta que certamente fortalecerá nossas atividades
profissionais e seu reconhecimento perante a sociedade brasileira [...].
A Técnica de Acesso Por Corda, também conhecida
como Alpinismo ou Escalada Industrial, já usada no mundo há pelo menos 30 anos,
principalmente Europa e Estados Unidos, vem crescendo dentro da indústria no
Brasil e conquistando sucesso por proporcionar segurança, redução de tempo e
menor custo dos serviços [...].
Participe de nosso abaixo-assinado e vamos
mostrar para nossos governantes a força de nossa classe.
Disponível em:
https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=IRATA. Acesso em: 12 fev. 2025.
(Adaptado.)
O
abaixo-assinado acima tem o potencial de gerar impactos positivos na sociedade
brasileira, como o
A)
aumento do número de escaladores industriais.
B)
barateamento dos custos da produção industrial.
C) reconhecimento oficial de um grupo
de trabalhadores.
D)
aprimoramento de uma técnica há muito usada no país.
Questão
10
Leia
a carta de reclamação.
Falta de água
Venho por meio desta carta formalizar uma
reclamação referente à constante falta de água que ocorre diariamente após as
20h00 na minha residência e na rua em que resido.
Há meses, tenho enfrentado dificuldades
significativas devido à interrupção no fornecimento de água todas as noites.
Esta situação é particularmente preocupante e frustrante, pois afeta
diretamente minha rotina diária, bem como a de outros moradores que dependem do
abastecimento regular de água.
Como indivíduo que trabalha durante todo o dia,
chegar em casa à noite e se deparar com a falta de água é extremamente
desagradável e desconfortável. A impossibilidade de tomar banho e realizar
tarefas básicas de higiene pessoal cria um ambiente insalubre e compromete seriamente
minha qualidade de vida e a de minha família [...].
Portanto, solicito [...] medidas urgentes para
resolver esse problema recorrente e garantir um fornecimento estável e
confiável de água em nossa comunidade, especialmente durante as horas noturnas.
Agradeço antecipadamente pela atenção a este
assunto e aguardo ansiosamente uma resposta e ação imediata para resolver essa
situação.
Disponível em:
www.reclameaqui.com.br/sabesp/falta-de-agua_MA37s5mI2yoWEnzE/. Acesso em: 12
fev. 2025.
A
fim de convencer seu interlocutor da seriedade da questão apresentada, a carta
de reclamação emprega
A)
ordens expressas a autoridades locais.
B) argumentos em favor de um ponto de
vista.
C)
dados precisos para a solução do problema.
D)
expressões afetuosas para conquistar o interlocutor.
Questão
1
Read
the poem below.
A Day of Kindness
The
sun was setting, the streets grew cold,
A
tale was unfolding, a story to be told.
I
walked through the alley, the winds did sigh,
When
I saw a man whose hope ran dry.
He
was sitting alone, his head bowed low,
His
hands were trembling, his hunger did show.
I
offered him bread, his tears began to stream,
It
felt like waking from a terrible dream.
While
others were passing, their eyes turned away,
I
stayed by his side as the night met the day.
He
was telling his story, a life full of strife,
Once
filled with promise, now battling for life.
We
were searching for answers, his voice a plea,
For
kindness, for shelter, for humanity.
I
called to my neighbors, their hearts did bend,
Together,
we were building a path to amend.
The
world was changing, one act at a time,
For
helping the poor is no act of crime.
In
the glow of the dawn, hope was rising anew,
For
in giving to others, we find ourselves too.
(author unknown)
Glossary:
Sigh:
suspirar.
Bowed
low: curvado/a.
To
stream: escorrer.
Strife:
conflito.
Plea:
apelo.
To
amend: emendar.
Anew:
de novo/novamente.
What
action was happening over a period of time in the poem?
A)
“I offered him bread, his tears began to stream.”
B) “We were searching for answers, his
voice a plea.”
C)
“I walked through the alley, the winds did sigh.”
D)
“I called to my neighbors, their hearts did bend, [...]”
Questão
2
Read
the text below.
Rising sea levels will cause big problems for
people who live near the coast. Many homes will flood, and families will lose
their houses. Roads and bridges will break because of the water. Some people
will have to leave their towns and move to safer places. Farmers will lose
their land, and it will be harder to grow food. Governments will need to spend
money to help people and fix the damage. If we don’t take action, these
problems will become worse in the future.
What
is the main message of the text?
A)
Rising sea levels will lead to improvements in coastal infrastructure.
B)
Governments should prioritize economic growth over environmental issues.
C) The consequences of rising sea
levels require immediate action to prevent further damage.
D)
Farmers and governments will benefit financially from rising sea levels.
Questão
3
Read
the following headlines:
“Local Youth Transform
Community Park Through Weekend Volunteering”
“Volunteers Bring New
Life to Endangered Sea Turtle Habitats”
“School Launches Program
to Encourage Students to Volunteer Locally”
These
headlines illustrate the role of volunteering in creating positive change.
Which of the following summarizes the common theme in the headlines?
A)
The importance of individual achievements in environmental conservation.
B)
The role of young people in promoting global volunteering initiatives.
C) The impact of community-focused
volunteering activities on society and the environment.
D)
The use of school programs to educate about the importance of marine biodiversity.
Questão
4
Read
the text.
Why Do People Migrate?
Migration is a complex phenomenon often driven by
unavoidable circumstances. Many individuals face homelessness due to conflicts,
natural disasters, or economic instability in their home countries. Some seek
employment opportunities or better living conditions, while others are
motivated by educational ambitions. Migration is not always voluntary; many
people are displaced forcibly. Regardless of the reasons, migrants often
encounter misunderstanding or discrimination, facing challenges that require
adaptability and resilience. The process of migration can be transformational,
offering opportunities for personal growth but also exposing individuals to
unforeseen difficulties.
The
text explains the reasons behind migration and explores the challenges migrants
face. Analyze the use of prefixes and suffixes in the text.
What
is the function of these word parts in the context?
A)
They create entirely new words unrelated to the root, changing the meaning
unpredictably.
B) They provide additional meaning to
root words, often indicating opposition, transformation, or state.
C)
They complicate the meaning of the text, making it harder to understand
migration’s causes.
D)
They are used solely for stylistic purposes, with no real impact on the meaning
of the words.