Questão 1
Carta de Sua Majestade, o
Imperador D. Pedro II, para sua filha, a Princesa Isabel, no Rio
A cada escala dessa viagem, previamente anunciada
pelo Herald e por outros jornais, sou assomado à chegada aos hotéis com dezenas
de cartas enviadas a mim por americanos. Todas fazem perguntas tolas, como “É
verdade que os brasileiros tomam canja de papagaio?”, e solicitam respostas.
Seus remetentes fingem-se de interessados nos nossos costumes, mas são apenas
colecionadores de autógrafos, na esperança de acrescentar a seus acervos um manuscrito
do imperador do Brasil.
CASTRO, R. Os
perigos do imperador. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
A
pergunta dirigida ao imperador brasileiro por um americano é cômica porque
subentende-se que a pessoa
A) desconhece a realidade brasileira.
B)
engana-se de país ao escrever ao monarca.
C)
deseja apenas um autógrafo do governante.
D)
ignora as confidências entre Pedro II e sua filha.
Questão
2
A)
nível de preocupação do pai é exagerado.
B)
problema do pai está prestes a ser solucionado.
C) pai enfrenta um problema cada vez
mais comum.
D)
menino entende a complexidade do problema paterno.
Questão
3
Leia
o texto.
Saiu o leão a fazer sua pesquisa estatística,
para verificar se ainda era o Rei das Selvas [...]. Encontrou o macaco e
perguntou: “Hei, você aí, macaco, quem é o rei dos animais?” O macaco,
surpreendido pelo rugir indagatório, deu um salto de pavor e, quando respondeu,
já estava no mais alto galho da mais alta árvore da floresta: “Claro que é você,
Leão” [...].
Cheio de si, prosseguiu pela floresta em busca de
novas afirmações de sua personalidade. Encontrou a coruja e perguntou: “Coruja,
não sou eu o maioral da mata?” “Sim, és tu”, disse a coruja. Mas disse de
sábia, não de crente [...]. Encontrou o tigre. “Tigre, [...] eu sou o rei da floresta.
Certo?” O tigre rugiu, hesitou, tentou não responder, mas sentiu o barulho do
olhar do Leão fixo em si, e disse, rugindo contrafeito: “Sim”. E rugiu ainda
mais mal-humorado e já arrependido, quando o leão se afastou.
Três quilômetros adiante, numa grande clareira, o
Leão encontrou o elefante. Perguntou: “Elefante, quem manda na floresta?”
[...]. O elefante pegou-o pela tromba, deu três voltas com ele pelo ar,
atirou-o contra o tronco de uma árvore e desapareceu floresta adentro. O Leão caiu
no chão, tonto e ensanguentado, levantou-se lambendo uma das patas, e murmurou:
“Que diabo, só porque não sabia a resposta não era preciso ficar tão zangado”.
FERNANDES, M. 100
fábulas fabulosas. Rio de Janeiro: Record, 2003.
Ao
reservar para o final de sua história o encontro entre o leão e o elefante, o
narrador pretende
A)
reforçar os traços da personalidade do leão.
B) contrariar as expectativas criadas
pelo leitor até então.
C)
satisfazer o desejo dos leitores de uma nova personagem.
D)
atiçar a curiosidade de seu público para uma possível continuação.
Questão
4
Leia
o texto.
‘Vírus do bem’ é
cultivado no Chile para combater doenças como a salmonela
Um laboratório no Chile desenvolveu uma técnica
para cultivar mais de 1.000 tipos de bacteriófagos, ou “fagos”, também
conhecidos como “vírus do bem”, pois infectam bactérias para garantir sua
própria reprodução [...].
Os fagos são vírus que atacam bactérias e são
inofensivos ao nosso organismo. O uso deles data dos anos 20, na Europa. Na
mesma década, porém, as pesquisas foram desaceleradas com a descoberta e o
investimento na penicilina, dando início à era dos antibióticos cerca de duas
décadas depois.
Além do laboratório na capital chilena, os fagos
voltaram a chamar a atenção em centros de pesquisas europeus e no Brasil nos
últimos anos, onde também é estudado na USP (Universidade de São Paulo). A
corrida internacional tem uma preocupação comum: a resistência aos antibióticos
tradicionais.
Em 2022, a OMS (Organização Mundial da Saúde)
identificou, a partir de dados de 87 países, ou 72% da população mundial, a
chamada resistência antibiótica. Os testes identificaram aumento de 15% nos
casos de salmonela em comparação a 2017, o que fez a organização pedir um
compromisso internacional para se debruçar sobre o problema. [...]
Disponível em:
www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2025/02/virus-do-bem-e-cultivado-no-chilepara-combater-doencas-como-a-salmonela.shtml.
Acesso em: 12 fev. 2025.
Os
dois últimos parágrafos desse trecho da reportagem tratam do mesmo assunto. Um
intertítulo adequado para introduzi-los seria:
A) Alerta ligado.
B)
Preferência global.
C)
Descaso internacional.
D)
Pesquisas animadoras.
Questão
5
Leia
o texto.
A bola
O pai deu uma bola de presente ao filho. Lembrando o prazer que sentira ao ganhar a sua primeira bola do pai. Uma número 5 sem tento oficial de couro. Agora não era mais de couro, era de plástico. Mas era uma bola.
O garoto agradeceu, desembrulhou a bola e disse
“Legal!”. Ou o que os garotos dizem hoje em dia quando gostam do presente ou
não querem magoar o velho. Depois começou a girar a bola, à procura de alguma
coisa.
— Como é que liga? — perguntou.
— Como, como é que liga? Não se liga.
O garoto procurou dentro do papel de embrulho.
— Não tem manual de instrução?
O pai começou a desanimar e a pensar que os
tempos são outros. Que os tempos são decididamente outros.
VERÍSSIMO, L. F. Comédias para se ler na escola. São Paulo: Objetiva, 2001.
Se
a fala do garoto “Não tem manual de instrução?” for escrita no discurso
indireto, ela estará correta em:
A) O garoto pergunta se não tem manual
de instrução.
B) O garoto perguntou se não tinha
manual de instrução.
C)
O garoto perguntava se não tinha manual de instrução.
D)
O garoto pergunta se não tinha encontrado o manual de instrução.
Questão
6
Leia
um trecho retirado de um conto de Clarice Lispector.
Era
uma galinha de domingo. Ainda viva porque
não passava de nove horas da manhã.
LISPECTOR, C. Laços
de família. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
Nesse
conto, a conjunção “porque”, em destaque, expressa ideia de
A)
oposição.
B)
finalidade.
C) causa.
D)
tempo.
Questão
7
Leiao
texto abaixo.
Bandidão não estava nem aí para aquela conversa
sempre tão óbvia. Entediado, deu um pinote, abandonando o colo de sua dona.
Mas, ainda no ar, enquanto
preparava suas patas para uma aterrissagem em segurança, ouviu sair dos lábios
dela, também como um pinote, algo
que a garota nunca havia dito: “E quem não tem duas pernas? Ou não escuta? Ou
tem dois olhos, mas um é de vidro? Ou é muito feio? Aí não é gente? Para ser
gente não basta nascer? E os bebês, não são diferentes? Por que vocês insistem
em me convencer de que somos iguais? Gente não é como figurinha, que nós
arrumamos em fila, deixando de lado as amassadas e as rasgadas para decidir o que fazer com
elas depois”.
WERNECK, C. Disponível em:
https://novaescola.org.br/conteudo/3204/nao-somos-figurinhas. Acesso em: 12
fev. 2025.
Vocabulário:
Pinote:
salto.
Para
expressar duas ações que ocorrem ao mesmo tempo, emprega-se, no texto, o
marcador
A) “enquanto”.
B)
“também”.
C)
“para”.
D)
“depois”.
Questão
8
Leia
a tirinha abaixo.
Disponível em:
www.umsabadoqualquer.com/tirinhas/. Acesso em: 12 fev. 2024.
O
elemento visual indispensável para dar sentido à tira é
A) o desenho das modelagens de
massinha.
B)
a repetição da frase “eu sinto”.
C)
o desenho do sapo.
D)
a expressão do garoto.
Questão
9
Leia
o texto a seguir.
Manual prático do bom
estudante
1 – Estar sempre disposto às aulas [...].
Lembre-se sempre que uma boa noite de sono pode ajudar muito isso.
2 – Não pode faltar às aulas. Quem falta perde
conteúdo, perde tempo e oportunidade de esclarecer dúvidas, mesmo que seu
arrogante cérebro diga que a área que você está negligenciando é “fácil”, não
falte [...].
3 – Organize suas tarefas [...].
4 – Divirta-se o quanto puder. Sim, a diversão
faz parte do ser humano saudável. Não tenha medo de fazer o que gosta, seja
semanal ou diariamente [...].
5 – Disciplina e Organização. Não faz mal a
ninguém manter seus materiais de estudos, bem como o próprio ambiente
organizado. A tranquilidade e facilidade de encontrar os materiais devem ser
respeitadas.
Disponível em: www.tribunapr.com.br/noticias/manual-pratico-do-bom-estudante/.Acesso em: 12 fev. 2025.
O
manual acima orienta os alunos para que tenham um bom desempenho nos estudos,
sendo, portanto, um texto prescritivo. Uma característica desse gênero,
presente neste manual é a
A)
presença de ironia.
B) estrutura em forma de lista.
C)
construção de frases longas.
D)
temática ligada à vida estudantil.
Questão
10
Leia
o texto abaixo.
O homem que devia
entregar a carta
O patrão pediu que ele entregasse uma carta, com
protocolo [...]. Foi. Ao chegar, verificou o endereço: era de um terreno
baldio. Comparou, indagou. Não havia engano mesmo. O número correspondia ao
terreno. Voltou ao patrão, contou.
E o patrão:
– Eu sei que é um terreno. Mas vão construir um
prédio ali.
– Vão? E o que faço?
– Você entrega a carta, como mandei [...].
Ele voltou ao local. Nada [...]. Na manhã
seguinte, ao subir no elevador, encontrou o patrão.
– Como é, entregou a carta?
– Não tem prédio nenhum lá.
– Mas vão construir. Já conseguiram até
financiamento da Caixa Econômica.
O boy voltou ao terreno. Naqueles e nos dias
seguintes. Nas semanas e meses. O patrão, inquieto, querendo saber da carta, o
boy mais inquieto ainda, já sem saber por que não construíam logo o edifício.
Um dia, viu homens carpindo o mato. No outro dia, ergueram um tapume. Em
seguida, instalaram placas. Vieram tratores e máquinas. Cavaram, cavaram, caminhões
basculantes levaram a terra, chegou cimento, aço, pedras. As fundações ficaram
prontas.
O boy ali, todos os dias, firme. Fazendo amizade
com os operários, capatazes da obra, aprendendo como se mistura o cimento, como
se processa a concretagem, acompanhando os andares que subiam, as lajes sendo
terminadas.
O prédio subiu. A esta altura o patrão,
irritadíssimo com o boy, ameaçava despedi-lo.
– Que porcaria você é! Nem consegue entregar uma
carta! [...]
BRANDÃO, I. L. Cadeiras proibidas. 11. ed. São Paulo: Global, 2010.
Para
divertir o leitor, o texto emprega como estratégia o
A)
exagero, descrevendo o patrão como uma figura muito autoritária.
B) nonsense,
fazendo com que o patrão confie ao empregado uma missão absurda.
C)
uso de subentendidos, sugerindo que o patrão queria demitir o empregado.
D)
rompimento de expectativas, revelando que a missão do empregado não era difícil
como parecia.
Questão
1
Read
the text and choose the alternative that completes its gaps correctly.
I
_____ (study) for my English test right now. My friends _____ (help) me with
some difficult grammar topics. We _____ (work) together in the library. I _____
(feel) a little nervous, but I _____ (do) my best. Everyone _____ (prepare) for
the test tomorrow. I _____ (not review) past tests, and my best friend Matheus _____
(not practice) writing skills. You _____ (study) for your English test today?
A)
is studying / am helping / are working / am feeling / is doing / is preparing /
is not reviewing / am not practicing / is you studying
B)
are studying / is helping / is working / am feeling / am doing / am preparing /
are not reviewing / is not practicing / am you studying
C)
am studying / am helping / are working / is feeling / am doing / are preparing
/ am not reviewing / are not practicing / are you studying
D) am studying / are helping / are
working / am feeling / am doing / is preparing / am not reviewing / is not
practicing / are you studying
Questão
2
Read
the following text and choose the correct alternative according to it.
Is fast food popular in
your country?
Do you think it causes
health or any other kinds of problems?
Fast food is very popular in my country. It is
common in malls and in the city center. I don’t think that fast food is very
harmful. This type of food becomes unhealthy when you eat it every day. But
even if we eat something healthy, like oats, every day without variation, it
can also be harmful. Our body needs a variety of foods. For example, if we eat
fast food only three times a week, there shouldn’t be any problems. Maybe my
opinion is wrong, but this is what I personally think.
Disponível em:
https://learnenglishteens.britishcouncil.org/skills/writing/c1-writing/opinion-essay-about-fast-food
The
author’s opinion about fast food is that
A)
fast food is always harmful to our health.
B) eating fast food occasionally is not
a big problem.
C)
people should never eat fast food.
D)
eating fast food every day is good for variety.
Questão
3
Are video games good for
you?
I believe that there are pros and cons to video
games.
Some of the pros of video games is that [...]
video games like “first person shooters” help improve eyesight and perception.
Another pro to video games is that video games can help with problem solving
skills, social activities, and teamwork.
One of the cons of video games is that sometimes
video games can cause psychological stress. Video games can also become an
addiction. Another con of video games is that if you play video games for too
long, it can affect your health, and it may limit social connections. [...]
In my opinion I believe that video games can be
very good for you, but you need to know your limits. You should also try not to
play too long, because it could hurt you in the long run.
Disponível em:
https://pioneerpages.net/7079/opinion/opinion-are-video-games-good-for-you/
According
to the text, the negative effect of
playing video games for too long is to
A)
improve eyesight and perception.
B)
improve problem-solving skills.
C) cause psychological stress and
health risks.
D) help with social activities and teamwork.
Questão
4
Read
the following text.
My sister Lily is a very nice girl. She is 16.
She has brown and curious eyes. Her wavy brown hair is shoulder length, and she
sometimes ties it in a ponytail when she is busy. She is tal and has a slim but
strong body because she likes walking and playing outside a lot.
Her skin has a light tan because she spends so
much time in the sun. She moves with confidence, and her big smile makes her
friendly and easy to talk to.
According
to the text, Lily is
A) tall, with brown eyes, wavy
shoulder-length hair, and a slim strong body.
B)
of medium weight and short with blue eyes and long straight hair.
C)
short, with green eyes, curly shoulder-length hair, and a heavy strong body.
D)
tall, with big black eyes, long straight hair and a skinny body.