12 setembro 2025

AVALIAÇÃO BIMESTRAL 1 - 9º ANO 2025

Questão 1

Leia o texto.

Espelho

Nos cacos

do espelho

quebrado

você se

multiplica

há um de

você

em cada

canto

repetido

em cada

caco

 

Por que

quebrá-

-lo

seria

azar?

MARQUES, A. M. Da arte das armadilhas. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. p. 22.

 

Pelo raciocínio desenvolvido no poema, a quebra do espelho não pode ser considerada como fonte de azar porque os cacos

a) continuam refletindo a imagem do eu lírico.

b) revelam aspectos contraditórios de um mesmo ser.

c) multiplicam a imagem e a presença da pessoa amada.

d) divulgam a outras pessoas a imagem do indivíduo refletido.

e) tornam mais agradável o ambiente em que ele se encontrava.

 

Questão 2

Leia o poema.

Janela

Janela, palavra linda.

Janela é o bater das asas da borboleta amarela.

Abre pra fora as duas folhas de madeira à toa pintada,

janela jeca, de azul.

Eu pulo você pra dentro e pra fora, monto a cavalo em

você,

meu pé esbarra no chão.

Janela sobre o mundo aberta, por onde vi

o casamento da Anita esperando neném, a mãe

do Pedro Cisterna urinando na chuva, por onde vi

meu bem chegar de bicicleta e dizer a meu pai:

minhas intenções com sua filha são as melhores possíveis.

Ô janela com tramela, brincadeira de ladrão,

claraboia na minha alma,

olho no meu coração.

PRADO, A. Poesia reunida. São Paulo: Siciliano, 1991.

 

O eu lírico do poema de Adélia Prado representa a janela como um olho em seu coração. Essa metáfora sugere que a janela

A) protege a residência de ameaças externas.

B) serve de brinquedo aos moradores do lugar.

C) revela cenas exteriores marcantes para quem as vê.

D) propicia diálogos entre quem está dentro e quem está fora.

E) permite o trânsito de pessoas entre interior e exterior do local.

 

Questão 3

Leia o texto.

Banir celular nas escolas já trouxe bons resultados

Parece que a sociedade está chegando a um consenso. Pais, educadores, pediatras, gestores públicos, todos percebemos que o excesso de telas, especialmente do celular com seus aplicativos, está provocando danos às nossas crianças e adolescentes.

Nossa juventude vive uma crise: perdas no desenvolvimento, dificuldades de aprendizado e atenção, privação de sono, transtornos comportamentais e isolamento [...].

A escola, como espaço regulamentado, oferece uma valiosa pausa para viver no mundo real, o que é cada vez mais difícil lá fora. Isso não significa afastar a criança da tecnologia: existem outros meios menos distrativos, mais eficazes e seguros para esse fim. O uso do celular pode ser permitido para alunos que os necessitem por questões de saúde e em alguns momentos, para que a escola cumpra uma função que precisa assumir: a educação midiática. Mas a presença do aparelho no dia a dia não faz sentido.

BECKER, D; FERREIRINHA, R. Disponível em: www1.folha.uol.com.br/opiniao/2024/06/

banir-celular-nas-escolas-ja-trouxe-bons-resultados.shtml. Acesso em: 23 set. 2024.

 

O artigo de opinião defende a tese de que os celulares devem ser banidos dos colégios, argumentando que essas instituições devem

a) evitar o emprego de novas tecnologias no dia a dia.

b) preparar os alunos para um futuro sem esses aparelhos.

c) zelar pela saúde dos estudantes diante da omissão dos pais.

d) estabelecer um intervalo regular para o uso desses dispositivos.

e) corrigir o excesso de telas entre jovens no ambiente escolar.

 

Questão 4

Leia a carta.

Carta Aberta à Sociedade Brasileira

O cenário energético restritivo que se apresenta, demonstra que irá perdurar por longo período e demanda uma ampla reforma estrutural através de uma cesta de soluções energéticas, exigindo da sociedade grande esforço e colaboração continuada, haja vista a elevação expressiva das tarifas e a limitação da oferta das fontes tradicionais de energia [...].

Nesse viés, a ABRAVA, Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento, [...] entende que os aquecedores solares são a solução mais indicada e sustentável para o aquecimento de água nas residências e nos mais diversos usos nos setores comercial, industrial e de serviços, pois minimiza impactos sociais e possibilita a liberação expressiva de energia de fontes tradicionais para usos mais nobres e intensivos, uma vez que, como exemplo, cerca de 7% de toda a energia elétrica consumida no país é utilizada no aquecimento de água para banho [...].

Uma vez que somos todos usuários de energia, acreditamos que toda colaboração será importante e necessária, de governo, entidades, empresas e cidadãos na condição de consumidores, para atenuar ou evitar medidas mais extremas, neste momento.

São Paulo, fevereiro de 2015

Disponível em: www.abrava.com.br/arquivos/3/758587b86a0f1930c90e0fbb8db68b37.pdf. Acesso em: 23 set. 2024.

 

Em defesa da ampliação do uso de aquecedores solares no Brasil, a carta aberta argumenta que essa medida poderia

a) impulsionar a industrialização do país.

b) aliviar a atual demanda de energia no Brasil.

c) universalizar o acesso à água quente no Brasil.

d) baratear a energia solar para toda a população.

e) obrigar modelos energéticos tradicionais a se modernizar.

 

Questão 5

Leia o texto.

Como criar um perfil para crianças

Para gerenciar os tipos de séries, filmes e jogos que as crianças e outras pessoas podem curtir na sua conta Netflix, você pode criar perfis individuais com classificações etárias personalizadas. Os perfis podem ser adicionados em aparelhos fabricados depois de 2013.

1. Acesse a página Gerenciar perfis [...].

2. Escolha Adicionar perfil.

3. Dê um nome ao perfil [...].

4. Selecione Continuar. O novo perfil aparecerá na lista de perfis da conta.

Se você não conseguir criar um perfil no seu aparelho nem em um navegador para celular ou tablet, acesse netflix.com no computador e siga os passos acima.

Disponível em: https://help.netflix.com/pt/node/114275. Acesso em: 25 set. 2024.

 

No tutorial acima, observam-se marcas próprias do texto instrucional, como o

a) emprego de verbos no imperativo.

b) trato familiar com o interlocutor.

c) vínculo com a linguagem da internet.

d) uso de termos técnicos pouco conhecidos.

e) oferecimento de múltiplas opções de ação.

 

Leia o anúncio.



Questão 6

Nesse anúncio, a figura de linguagem presente na frase “alimente a vida”, tem como função

a) personificar uma entidade .

b) empregar a parte pelo todo.

c) reforçar a mensagem com repetições.

d) fazer uma comparação entre os elementos.

e) exagerar o significado da frase.

 

Questão 7

Leia o texto.

Não soltamos as mãos, nem elas se deixaram cair de cansadas ou de esquecidas. Os olhos fitavam-se e desfitavam-se, e depois de vagarem ao perto, tornavam a meter-se uns pelos outros... Padre futuro, estava assim diante dela como de um altar, sendo uma das faces a Epístola e a outra o Evangelho. A boca podia ser o cálix, os lábios a pátena. Faltava dizer a missa nova, por um latim que ninguém aprende, e é a língua católica dos homens. Não me tenhas por sacrílego, leitora minha devota; a limpeza da intenção lava o que puder haver menos curial no estilo. Estávamos ali com o céu em nós. As mãos, unindo os nervos, faziam das duas criaturas uma só, mas uma só criatura seráfica. Os olhos continuaram a dizer coisas infinitas, as palavras de boca é que nem tentavam sair, tornavam ao coração caladas como vinham...

MACHADO DE ASSIS, J. M. Dom Casmurro. 2. ed. Brasília: Edições Câmara,2019.

 

No fragmento acima, há um exemplo de uso da vírgula para separar o vocativo na alternativa

a) “Não soltamos as mãos, nem elas se deixaram cair de cansadas ou de esquecidas”.

b) “Padre futuro, estava assim diante dela como de um altar”.

c) “A boca podia ser o cálix, os lábios a pátena”.

d) “Não me tenhas por sacrílego, leitora minha devota”.

e) “As mãos, unindo os nervos, faziam das duas criaturas uma só”.

 

Questão 8

Leia o texto.

Clima cobra conta, e preço do café vai continuar subindo (de vez)

As mudanças climáticas são urgentes e seus efeitos, inevitáveis. Nem o café escapa. Ao fim de abril, pagava-se R$ 29,18 pelo quilo do produto nos supermercados. Apenas quatro meses depois, é preciso desembolsar R$ 39,63. Não é uma fase, veio para ficar. É uma nova – e definitiva – realidade.

No Brasil, a estiagem prolongada e o calor excessivo deram o tom dos últimos meses. Esse cenário vem após anos de adversidades climáticas severas [...].

Quando questionados sobre quando (e se) o preço do café vai baixar, produtores exibem suas fragilidades diante do ambiente. Respondem: depende do clima. Como dizem, afinal, a agricultura é uma indústria a céu aberto.

Por isso, cafeicultores recorrem – ainda que tardiamente – à agricultura regenerativa, com o objetivo de diminuir os impactos das mudanças climáticas. Não é beneficência o que fazem. É sobrevivência. O cenário climático mudou. O preço do café pode até dar um alívio temporário em 2025, mas, no longo prazo, vai continuar subindo.

LUCENA, D. Disponível em: www1.folha.uol.com.br/blogs/cafe-na-prensa/2024/10/clima-cobra-conta-e-preco-do-cafevai-continuar-subindo-de-vez.shtml. Acesso em: 29 set. 2024. (Adaptado.)

 

 


Nesse artigo, o contraste dos termos “beneficência” e “sobrevivência” no trecho em destaque reforça a opinião do autor sobre o tema, sugerindo que os cafeicultores

a) dissimularam o motivo pelo qual adotaram novas práticas.

b) agiram em favor do meio ambiente por razões econômicas.

c) não demoraram a perceber a ameaça das mudanças climáticas.

d) sobreviveram financeiramente em condições piores no passado.

e) praticaram ações de caridade em diversos momentos da história. 

 

Questão 9

Leia a carta.

Carta aberta ao Congresso Nacional

Nós, organizações da área da saúde, defendemos uma política econômica voltada para o bem-estar físico, mental e social de todas as pessoas. Nesse sentido, concordamos com a instituição do imposto seletivo para produtos nocivos, como derivados do tabaco, bebidas alcoólicas e bebidas açucaradas [...].

Política tributária é uma medida altamente eficaz: impostos sobre produtos nocivos à saúde, como tabaco, bebidas alcoólicas e ultraprocessados diminuem substancialmente os gastos em saúde, aumentam a arrecadação e salvam vidas [...].

Produtos que fazem mal à saúde e ao meio ambiente devem ter tributação majorada, uma vez que causam externalidades negativas e o ônus recai sobre toda a sociedade [...].

Ao concluir a exposição de nossos argumentos, reiteramos que não é possível o progresso sem saúde. Esperamos que os poderes Legislativo e Executivo não percam a oportunidade de deixar para as futuras gerações o legado de uma reforma tributária saudável.

ACT Promoção da Saúde

Disponível em: www.endocrino.org.br/wp-content/uploads/2024/06/Carta_Aberta_Saude24.pdf. Acesso em: 29 set. 2024.

 

Em defesa da taxação de produtos prejudiciais à saúde, as organizações signatárias da carta aberta modalizam seu discurso a fim de convencer o leitor sobre as chances de sucesso do projeto. O adjetivo em destaque no texto, empregado com esse objetivo, é

a) “seletivo”, que caracteriza “imposto”.

b) “nocivos”, que caracteriza “produtos”.

c) “eficaz”, que caracteriza “medida”.

d) “majorada”, que caracteriza “tributação”.

e) “futuras”, que caracteriza “gerações”.

 

Questão 10

Leia o texto.

Carta aberta à comunidade

A Pró-Reitoria de Infraestrutura vem a público reforçar o seu compromisso com a melhoria continua das condições de segurança em nosso campus. Reconhecemos a importância de mantermos um ambiente seguro para promover uma convivência harmoniosa e o pleno desenvolvimento das atividades administrativas e acadêmicas.

Enfrentar os desafios decorrentes da vasta extensão do campus e do grande fluxo diário de pessoas é uma tarefa complexa. Compreendemos que é necessário buscar soluções eficazes para mitigar potenciais riscos, tanto ao patrimônio público quanto aos frequentadores do local [...].

Destacamos ainda que o engajamento da comunidade acadêmica é essencial na prevenção a situações que possam comprometer a segurança no campus [...].

Contamos com a compreensão e o apoio de todos para garantir a efetividade das medidas de segurança.

Atenciosamente,

Pró-Reitoria de Infraestrutura

Disponível em: https://ufr.edu.br/proinfra/noticia/carta-aberta-a-comunidade-seguranca-na-ufr/. Acesso em: 30 set. 2024.

 

 


A carta aberta da Pró-Reitoria de Infraestrutura da Universidade Federal de Rondonópolis presta esclarecimentos à comunidade universitária sobre a segurança no campus. Em “Destacamos ainda que o engajamento da comunidade acadêmica é essencial na prevenção a situações que possam comprometer a segurança no campus”, os termos destacados exprimem ideia de

a) ênfase.

b) citação.

c) negação.

d) conclusão.

e) discordância.

 

Questão 11

Leia o poema.

Ocorrência

Aí o homem sério entrou e disse: bom dia

Aí o outro homem sério respondeu: bom dia

Aí a mulher séria respondeu: bom dia

Aí a menininha no chão respondeu: bom dia

Aí todos riram de uma vez

Menos as duas cadeiras, a mesa, o jarro, as flores, as paredes, o relógio, a lâmpada, o retrato,

os livros, o mata-borrão, os sapatos, as gravatas, as camisas, os lenços

GULLAR, F. Toda poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.

 

O poema de Ferreira Gullar contrasta a comunicação humana com o silêncio dos objetos. Ao fazê-lo, ganha certa sonoridade por meio de

a) rimas.

b) repetições.

c) aliterações.

d) falas simultâneas.

e) versos metrificados.

 

Questão 12

Leia o poema.

Eu, etiqueta

Em minha calça está grudado um nome

Que não é meu de batismo ou de cartório

Um nome... estranho [...].

Minhas meias falam de produtos

Que nunca experimentei

Mas são comunicados a meus pés.

Meu tênis é proclama colorido

De alguma coisa não provada

Por este provador de longa idade [...].

Por me ostentar assim, tão orgulhoso

De ser não eu, mas artigo industrial,

Peço que meu nome retifiquem.

Já não me convém o título de homem.

Meu nome novo é Coisa.

Eu sou a Coisa, coisamente.

ANDRADE, C. D. Corpo. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

 

Além de recursos sonoros e imagéticos, o poema de Carlos Drummond de Andrade mobiliza conceitos para refletir sobre a condição do homem moderno, denunciando seu/sua

a) identidade estável e unificada.

b) falta de tradições definidas.

c) afastamento das lutas sociais.

d) vínculo com a lógica consumista.

e) submissão a interesses estrangeiros.

 

Questão 13

Leia os textos.

Texto I

O fim que aproxima

Amazonas: mito grego

menos antigos que os mitos da Amazônia

Os que vieram no Cosmo há milênios

são perseguidos por mão de ganância,

olhos ávidos: minério, fogo, serragem, fim.

Os que queimam, impunes, a morada ancestral,

projetam no céu mapas sombrios:

manchas da floresta calcinada,

cicatrizes de rios que não renascem.

atrás da humanidade amazônica?

 

[...]

 

Quando tudo for deserto

o mundo ouvirá rugidos de fantasmas

E todos vão escutar, numa agonia seca, o eco.

Não existirão mundos, novos ou velhos,

nem passado ou futuro.

No solo de cinzas:

o tempo-espaço vazio.

HATOUM, M. www.amazonialatitude.com/2020/02/28/o-fim-que-se-aproxima/. Acesso em: 3 out. 2024.

 

Texto II

Quando falo de humanidade não estou falando só do Homo sapiens, me refiro a uma imensidão de seres que nós excluímos desde sempre: caçamos baleia, tiramos barbatana de tubarão, matamos leão e o penduramos na parede para mostrar que somos mais bravos que ele. Além da matança de todos os outros humanos que a gente achou que não tinham nada, que estavam aí só para nos suprir com roupa, comida, abrigo. Somos a praga do planeta [...]. É como se tivessem elegido uma casta, a humanidade, e todos que estão fora dela são a sub-humanidade. Não são só os caiçaras, quilombolas e povos indígenas, mas toda vida que deliberadamente largamos à margem do caminho. E o caminho é o progresso: essa ideia prospectiva de que estamos indo para algum lugar.

KRENAK, A. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

 

O poema de Milton Hatoum e o ensaio de Ailton Krenak abordam um mesmo tema, isto é, a

a) crença de que o homem está em constante progresso.

b) indiferença humana por outras formas de vida.

c) presença dos povos indígenas no território amazônico.

d) marginalização de grupos ao longo da modernização brasileira.

e) irreversibilidade da catástrofe iniciada pelas mudanças climáticas.

 

Questão 14

Leia o texto.

Estamos viciados em narrativas curtas

Esses dias, na companhia da minha filha e dos meus sobrinhos, dei play numa música do Velvet Underground, de dez minutos. Ficaram indignados: que música bizarra, que saco ter que esperar tudo isso. E eu: esperar o quê? Ouvir não seria o destino? Além disso, aonde vamos com tanta pressa? Claro que ninguém soube responder [...].

Não à toa, alguns amigos romancistas andam tensos: se eu escrever um livro muito longo, alguém vai ler? No incerto mercado editorial, ninguém pode dar garantia, mas eu sigo apostando no caráter subversivo da literatura como forma artística capaz de resistir ao imediatismo. Romances com cerca de mil páginas, como “Guerra e Paz”, “Os Miseráveis”, “Um Defeito de Cor” e “2666” seguem atravessando o tempo e sendo lidos e agraciados.

Cada vez que olho para um desses tijolos que não cabe em 60 segundos nem pode ser resumido em 140 caracteres, sinto esperança. As coisas mudam, não há como resistir. Mas sempre haverá quem não se renda ao mercado. Quem esteja disposto a aprofundar reflexões. E quem consuma livros, peças e filmes longos. Ou mesmo leia uma coluna até o fim.

MADALOSSO, G. Disponível em: www1.folha.uol.com.br/colunas/giovana-maladosso/2024/10/

estamos-viciados-em-narrativas-curtas.shtml. Acesso em: 4 out. 2024.

 

A colunista da Folha de S.Paulo, Giovana Madalosso, parte de uma situação pessoal vivida por ela para abordar o tema da

a) superioridade do texto impresso.

b) aceleração da vida na atualidade.

c) durabilidade de narrativas clássicas.

d) perda de leitores de textos jornalísticos.

e) desvalorização das gerações mais velhas.



Questão 1

Look at the images and read the text.

 


Front-of-package (FOP) labels

This is the section of a food label consumers see first, which within seconds can influence their purchase. This has made it a battleground between public health advocates and food manufacturers. Food manufacturers can choose to display FOP symbols or graphics that highlight nutritional aspects of the product if they are favorable to health, such as being lower in calories or added sugar, but may leave out less favorable information such as being high in sodium or saturated fat. These graphics promote a perception of healthfulness, which can be misleading if consumers rely only on these images without reading the Nutrition Facts panel for complete information. The FDA does not closely monitor these FOP graphics. Because research has shown that “positive” FOP labels like health stamps or checkmarks can overrate a food’s healthfulness, public health advocates have supported initiatives for FOP “warning” labels (e.g., traffic lights or stop signs) to highlight nutrients that are harmful to health in excess, such as sugars and fats in sweetened beverages and ultra-processed snacks. All FOP labels in the U.S. are voluntary, which allows food manufacturers to highlight or hide the nutrition information they choose to help promote or preserve sales. If warning labels became mandatory, as public health advocates propose, the pressure on manufacturers would increase to change certain products to improve their nutritional quality.

Disponível em: https://nutritionsource.hsph.harvard.edu/food-label-guide/. Acesso em: 26 set. 2024.

 

What is the main purpose of the front-of-page labels according to the text?

a) To influence the consumers’ purchase.

b) To provide detailed nutritional information.

c) To promote unhealthy habits.

d) To confuse consumers.

e) To highlight nutrients that are harmful to health.

 

Questão 2

Read the text.

UNICEF Executive Director, Catherine Russell: “Malnutrition affects a child’s survival, physical growth, and brain development. Global child stunting rates have dropped by one third, or 55 million, in the last two decades, showing that investments in maternal and child nutrition pay off. Yet globally, one in four children under the age of five suffers from undernutrition, which can lead to long-term damage. We must urgently step-up financing to end child malnutrition. The world can and must do it. It is not only a moral imperative but also a sound investment in the future.”

Disponível em: Hunger numbers stubbornly high for three consecutive years as global crises deepen: UN report (who.int). Acesso em: 27 set. 2024.

 

According to Catherine Russell

a) global malnutrition rates have increased by a third.

b) malnutrition only affects a child’s brain development.

c) investments in maternal and child nutrition have brought results.

d) two in four children under the age of 5 suffer from malnutrition.

e) there is no need to increase funding to end child malnutrition.

 

Questão 3

Look at the phrases below.

 


Check the correct alternative:

a) 5, 2, 1, 3, 4

b) 4, 1, 5, 2, 3

c) 1, 3, 5, 4, 2

d) 3, 4, 1, 2, 5

e) 2, 3, 4, 1, 5

 

Questão 4

Read the text.

Sell-by, Best-by, and Use-by dates

These dates found on food products inform both the seller and consumer about the shelf-life and optimal quality of the product. They are determined by the food manufacturer’s judgement for peak quality. Foods can still be eaten safely after these dates, with the exact amount of time dependent on the food product, but the flavor and texture may begin to deteriorate. These expiration dates are not required by federal law though some states may institute their own requirements. Sell-by date: The last date the seller should display the product on shelves for purchase. Best-by date: The last date recommended to use the product for best flavor and quality. Use-by date: The last date recommended to use the product for peak freshness; this date is important for highly perishable products like fresh meats, milk, poultry, and salad blends as their quality can quickly deteriorate beyond the use-by date.

Disponível em: https://nutritionsource.hsph.harvard.edu/food-label-guide/). Acesso em: 26 set. 2024.

 

Read the alternatives related to countable and uncountable nouns.

1. Countable nouns: products, foods, flavor, texture, dates, requirements, meats, blends.

2. Uncountable nouns: milk, poultry.

3. Countable nouns: milk, foods, poultry.

4. Uncountable nouns: flavor, texture, meats.

5. Countable nouns: requirements, milk, poultry, blends.

 

Check the correct alternative.

a) 1, 2, 3 and 4 are correct.

b) 1 and 2 are correct.

c) 1, 2, 3 and 5 are incorrect.

d) 2, 4 and 5 are correct.

e) 1, 2, 3, 4 and 5 are incorrect.


WISH SENTENCES

  A. Follow the model. MODEL:    We don’t speak Spanish. We wish we spoke Spanish.   1. He is drumming his fingers again. I want him...