-
Leia o poema para responder às questões 1 e 2.
No
poema, um dos recursos de musicalidade empregados é a rima, que aparece
a)
no início de todas as estrofes com a repetição do verso “Visto aqui da lua”.
b)
no segundo verso da quarta estrofe: “Se eu não me engano”, com a repetição do
fonema /e/.
c) no final do segundo e terceiro
versos das quatro primeiras estrofes, como em “guerra” e “terra”.
d)
em várias estrofes do poema e no título dele, com a repetição do fonema /l/,
como em “lua” e “longe”.
Questão
2
As
linhas pontilhadas no poema representam
A)
repetição de versos ou trechos anteriores.
B)
a conexão simbólica entre a Terra e a Lua.
C) um aviso de que o poema está
chegando ao fim.
D)
lacunas a serem preenchidas pela imaginação do leitor.
- Leia o trecho de narrativa ficcional a
seguir para responder às questões de 3 a 6.
Na fazenda do
padrinho, perto de Taubaté, onde Vera e Lúcia gostavam de passar as férias, corre
o rio Paraíba. Rio imenso, silencioso e de águas barrentas. Ao atravessar a
fazenda ele fazia uma grande curva para a direita e desaparecia atrás da mata.
Mas, subindo-se ao morro mais alto da fazenda, tornava-se a avistá-lo a uns
dois quilômetros de distância e nesse lugar, bem no meio do rio, via-se uma
ilha que na fazenda chamavam de Ilha Perdida. Solitária e verdejante parecia
mesmo perdida entre as águas volumosas.
Quico e Oscar,
os dois filhos do padrinho, ficavam horas inteiras sentados no alto do morro e.
Quem viveria lá? Seria habitada? Teria algum bicho escondido na mata? Assim à distância,
parecia cheia de mistérios, sob as copas altíssimas das árvores; e as árvores
eram tão juntas umas das outras, que davam a impressão de que não se
conversando a respeito da ilha poderia caminhar entre elas. Oscar suspirava e
dizia:
– Se algum dia
eu puder ver a ilha de perto, vou mesmo.
Quico
perguntava.
– Não tem medo?
E se tiver alguma onça morando lá?
– Onça? Não pode
ter. Como é que onça vai parar lá no meio do rio?
– Nadando. Ouvi
dizer que onça nada muito bem.
Oscar respondia,
pensativo:
– Pode ser.
Todos os bichos sabem nadar, só a gente precisa aprender; mas eu queria ver o
que há na ilha. Falam tanta coisa...
E ficavam
olhando a ilha perdida. Se falavam com o pai, este prometia:
– Quando forem
mais velhos, faremos uma excursão à ilha. Arranjaremos canoas apropriadas e
iremos até lá.
Os dois meninos
chegavam muitas vezes a sonhar com a ilha.
DUPRÉ, Maria
José. A ilha perdida. São Paulo:
Ática, 2012. (Série Vagalume).
Questão 3
Um trecho do texto que exemplifica a fala de
uma personagem é:
a) “[...] conversando a respeito da ilha.”
b) “Quico perguntava.”
c)
“Nadando. Ouvi dizer que onça nada muito bem.”
d) “E ficavam olhando a ilha perdida. Se
falavam com o pai, este prometia:”
Questão 4
Nesse fragmento não há descrição das
personagens. O leitor, no entanto, pode interpretar que Oscar tem a seguinte
característica psicológica:
a)
curioso.
b) solitário.
c) medroso.
d) silencioso.
Questão 5
Releia o seguinte trecho do texto:
“Oscar suspirava
e dizia:
– Se algum dia eu puder ver a ilha de perto, vou mesmo.”
Caso o ponto-final após a fala do personagem
fosse substituído por um sinal de exclamação, ele
indicaria
a) dúvida.
b)
ênfase.
c) pedido.
d) surpresa.
Questão 6
O período “Quico e Oscar, os dois filhos do
padrinho, ficavam horas inteiras sentados no alto do morro e conversando a
respeito da ilha.” contém
a) 1 oração.
b) 2
orações.
c) 3 orações.
d) 4 orações.
- Leia os versos a seguir, sobre o personagem
Menino Maluquinho, para responder às questões 7 e 8.
Ele era um menino impossível!
Ele era muito sabido
ele sabia de tudo
a única coisa que ele não sabia
era como ficar quieto.
ZIRALDO. O Menino Maluquinho. São Paulo:
Melhoramentos, 1980. [Fragmento.]
Questão 7
O trecho “um menino impossível” é um sintagma
a) verbal, por conter um verbo.
b) verbal, por conter uma locução verbal.
c) nominal, formado por um artigo e dois
adjetivos.
d)
nominal, formado por artigo, substantivo e adjetivo.
Questão 8
Releia os versos:
“Ele era muito sabido / ele sabia de tudo / [...]”
Caso o autor tivesse usado a vírgula, ela
estaria corretamente colocada na alternativa
a) Ele
era muito sabido, ele sabia de tudo.
b) Ele, era muito sabido ele, sabia de tudo.
c) Ele era, muito sabido ele sabia, de tudo.
d) Ele, era muito sabido, ele, sabia de tudo.
Leia a tira
![]() |
RUAS, Carlos. Cães e Gatos. 19 fev. 2024. Disponível em: www.umsabadoqualquer.com/tirinhas/caes-e-gatos/. Acesso em: 29 set. 2024. |
Questão 9
As tirinhas da série Cães e Gatos demonstram,
de modo leve e engraçado, os desafios de convivência entre esses dois animais
de estimação. Nessa tirinha, após o gato demonstrar afeto com o seu jeito particular,
o cão fica
a) alegre.
b)
irritado.
c) pensativo.
d) assustado.
Questão 10
Compare as duas estrofes a seguir, retiradas
de poemas:
Texto I
Poesia
é brincar com palavras
como se brinca
com bola, papagaio, pião.
PAES, José
Paulo. Convite. In: ______. Poemas para brincar.
São Paulo: Ática, 2011.
Texto II
A palavra chega cedo
para acordar o dia
e espantar o medo.
A palavra é energia.
PIMENTEL, Luís. A palavra, o que é? Curitiba: Cia. Bras.
de Educação e Sistemas de Ensino, 2020.
Os dois poemas abordam poeticamente as
a) brincadeiras, citando brinquedos
habituais.
b) partes do dia, mencionando o ato de
acordar.
c)
palavras, empregando elementos do cotidiano.
d) inseguranças das pessoas, exemplificando
com o medo.
Questão
1
Read
the text.
Hello!
My name is Alex! I’m 11 years old, and I’m in the 6th grade. I really like my
pencil case. It is a birthday gift from my dad. It’s green and very useful. I
keep all kinds of things inside! A pencil, a ruler, an eraser, scissors, a
green pen. I also have in it a glue stick, a pencil sharpener, a paint brush
and a calculator that I got from my best friend!
What
school supplies are in Alex’s pencil case according to the text? Choose the
correct option based on the information from the text.
a)
A calculator, a poster, scissors, a pencil sharpener, a book, paper clips, a
notebook, a pen and a pencil.
b)
A pen, a pencil, a ruler, a compass, an eraser, scissors, a glue stick, a
pencil sharpener and a pen
drive.
c) A ruler, scissors, a pencil
sharpener, a paint brush, a glue stick, a pencil, a calculator, a pen and an
eraser.
d)
An eraser, a pencil sharpener, a ruler, paper clips, a pen, a pencil, a glue
stick, a calculator and a poster.
Questão
2
Read
the following text.
Where is
Ecuador? Ecuador is located in the South American continent.
Ecuador borders
the Pacific Ocean to the west and two South American countries to the north,
east, and south.
These two
bordering countries are Colombia and Peru. Colombia is located to the north,
and Peru is to the east and south of Ecuador. The longest border is shared with
Peru, and this border is 1,529 km long.
Ecuador is
located on
the Equator, more exactly between 2°N and 5°S latitudes.
The capital city, Quito, is located on the
mountain plateau between the coastal mountains and the Andes mountains.
According
to the text,
a)
Ecuador is bordered by the Atlantic Ocean to the east and west.
b) Ecuador is bordered by Colombia to
the north and Peru to the east and south.
c)
Ecuador shares a border with Venezuela to the north and Peru to the west.
d)
Ecuador’s capital is located on the coast near the Pacific Ocean.
Look
at the image and read the text.
Ecuador is the smallest country in South America
and is named after the Equator which passes right through it. Natural materials
such as palm, […] bamboo, eucalyptus and Earth are often used to build houses
in rural areas.
Available at: https://www.compassionuk.org/blogs/25-different-types-of-houses-from-around-the-world/.
Accessed on: 15 Oct. 2024
GLOSSARY:
Through: através
Which
of the following statements is the correct one, according to the text?
a)
Ecuador is the biggest country in South America.
b)
Ecuador has its name because of a famous mountain in the country.
c)
The Equator Line passes in the south of the country.
d) Rural people there use bamboo,
eucalyptus, etc. to build their houses.
Questão
4
Read
the following text.
In
my living room ________, three comfortable sofas.
________a small table in front of
them. ________
big windows
that let the sun in the room. ________ some shelves and ________ a plant near the windows.
On the table, ________
a magazine,
but ________
any books. ________ a TV in the living room
and ________
any lamps in
the corners. It’s a nice, quiet place to read or study.
Read
the text and choose the alternative that completes the spaces correctly.
a)
there aren’t – There is – There is – There are – there is – there is – there
are – There isn’t – there are
b) there are – There are – There is – There are – there is – there is – there isn’t – There aren’t – there aren’t
c) there is – There is – There aren’t – There are – there are – there is – there are – There isn’t – there isn’t
d) there are – There is – There are – There are – there is – there is – there aren’t – There isn’t – there aren’t