12 setembro 2025

AVALIAÇÃO BIMESTRAL 1 - 8º ANO 2025

- Leia o poema a seguir para responder às questões de 1 a 4.

Soneto de fidelidade

De tudo, ao meu amor serei atento

Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto

Que mesmo em face do maior encanto

Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento

E em louvor hei de espalhar meu canto

E rir meu riso e derramar meu pranto

Ao seu pesar ou seu contentamento.

E assim, quando mais tarde me procure

Quem sabe a morte, angústia de quem vive

Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):

Que não seja imortal, posto que é chama

Mas que seja infinito enquanto dure.

Estoril, outubro de 1939

MORAES, Vinicius de. Soneto de fidelidade. Disponível em: www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/

poesia/poesias-avulsas/soneto-de-fidelidade. Acesso em: 04 out. 2024.

 

Questão 1

No poema, o eu lírico fala sobre o amor de modo

a) passivo e resignado, aceitando o sentimento como um destino inevitável.

b) intenso, idealizando-o como eterno e infinito em sua duração passageira.

c) possessivo e questionador, desejando possuir completamente o ser amado.

d) transcendental e divino, elevando-o a um patamar superior ao humano.

 

Questão 2

Esse poema pertence ao gênero lírico porque, entre outras características,

a) relata a biografia do autor de forma sincera.

b) exprime os sentimentos do eu lírico de forma intensa.

c) expressa as vivências das personagens de forma subjetiva.

d) narra os acontecimentos da vida do protagonista de forma reflexiva.

 

Questão 3

Releia a seguinte estrofe do poema:

“Eu possa me dizer do amor (que tive):

Que não seja imortal, posto que é chama

Mas que seja infinito enquanto dure.”

 

No contexto, a metáfora da “chama” é usada para expressar que o amor é

A) luminoso para os amantes como o fogo.

B) passageiro como uma chama, que se apaga com o tempo.

C) devastador como o fogo, que queima as coisas com que tem contato.

D) imprevisível como uma chama, que pode se espalhar pela ação do vento.

 

Questão 4

Releia a seguinte estrofe do poema observando o verso em destaque:

“De tudo, ao meu amor serei atento

Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto

Que mesmo em face do maior encanto

Dele se encante mais meu pensamento.”

 

O verso destacado relaciona-se com a seguinte definição de figura de linguagem:

a) consiste no exagero intencional de uma ideia para causar efeito expressivo.

b) consiste na atribuição de características humanas a seres inanimados, irracionais ou abstratos.

c) consiste no estabelecimento de semelhança entre dois termos marcada com o uso de conjunção.

d) consiste na analogia implícita entre dois elementos para atribuir a um deles as características do outro.

 

Questão 5

Leia o poema.

Relógio

O mais feroz dos animais domésticos

é o relógio de parede:

conheço um que já devorou

três gerações da minha família.

(Caderno H, 1973)

QUINTANA, Mário. Disponível em: www.portugues.com.br/literatura/mario-quintana.html.

Acesso em: 30 out. 2022.

 

O efeito produzido pelos adjetivos presentes no primeiro verso do poema é uma relação de

a) ambiguidade, uma vez que animais domésticos não podem ser ferozes.

b) contraste, uma vez que animais domésticos costumam ser pacíficos, e não ferozes.

c) ambiguidade, uma vez que, mesmo sendo feroz, o animal permanece dentro de casa.

d) contraste, uma vez que considera os animais domésticos como mais ferozes que o tempo.

 

-Leia o poema a seguir para responder às questões de 6 a 9.

Gavetas

Com delicadeza

abrir as gavetas

que guardam

as palavras de seda.

 

Deixá-las sempre

ao alcance

de um sopro,

prontas para o voo,

para o ouvido,

para a boca.

 

Palavras de seda

são como borboletas

douradas

quando pousam

no coração do outro.

MURRAY, Roseana. Manual da delicadeza de A a Z. São Paulo: FTD, 2001.

 

Questão 6

Nos versos

“Palavras de seda / são como borboletas / douradas”,

o sujeito e o verbo são, respectivamente:

a) “Borboletas” e “douradas”.

b) “Palavras de seda” e “são”.

c) “Palavras de seda” e “são como”.

d) “Palavras de seda” e “são como borboletas douradas”.

 

Questão 7

Na primeira estrofe do poema de Roseana Murray, o modificador do verbo “abrir” e a circunstância que ele expressa são:

a) “as gavetas”, circunstância de lugar.

b) “com delicadeza”, circunstância de tempo.

c) “com delicadeza”, circunstância de modo.

d) “as palavras de seda”, circunstância de instrumento.

 

Questão 8

Releia a estrofe:

“Com delicadeza / abrir as gavetas / que guardam / as palavras de seda.” 

Os complementos verbais destacados são, respectivamente,

a) objeto direto e objeto direto.

b) objeto direto e objeto indireto.

c) objeto indireto e objeto direto.

d) objeto indireto e objeto indireto.

 

Questão 9

Na última estrofe do poema, a relação estabelecida entre as “palavras” e a “seda” é uma figura de

linguagem chamada

a) metáfora, pois a analogia ocorre de maneira explícita com um elemento comparativo.

b) metáfora, pois a analogia para expressar a suavidade das palavras ocorre de maneira implícita.

c) comparação, pois a analogia ocorre de maneira explícita com um elemento comparativo.

d) comparação, pois a analogia para expressar a suavidade das palavras ocorre de maneira implícita.

 

Questão 10

Leia o poema.

A porta

Eu sou feita de madeira

Madeira, matéria morta

Mas não há coisa no mundo

Mais viva do que uma porta.

Eu abro devagarinho

Pra passar o menininho

Eu abro bem com cuidado

Pra passar o namorado

Eu abro bem prazenteira

Pra passar a cozinheira

Eu abro de supetão

Pra passar o capitão.

[...]

MORAES, Vinicius. A porta. Rio de Janeiro, 1970. Disponível em: www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/poesias-avulsas/porta. Acesso em: 06 out. 2024.

 

A temática central desse poema é a porta, que

a) expressa sua importância para as pessoas.

b) conta sobre sua curiosidade a cada abertura.

c) reflete sobre os diferentes momentos da vida.

d) representa a separação entre classes sociais.




Questão 1

Read the paragraph below.

Tips for Good Physical Health

To keep your body healthy, it’s important to eat a balanced diet with lots of fruits, vegetables, and whole grains. Regular exercise, like walking, running, or playing sports, helps you stay strong and fit. Drinking plenty of water and getting enough sleep are also key to keeping your body in good shape. Remember to wash your hands regularly and visit the doctor for check-ups. 

According to the text, what is a good tip for keeping your body healthy?

a) Eat only junk food.

b) Skip meals and wash your hands regularly.

c) Eat a balanced diet with fruits and vegetables.

d) Drink soda instead of water.

 

Questão 2

Read the paragraph below.

Eating healthy is important for maintaining good health. It’s essential to eat a variety of foods, but only a _______ salt and sugar to avoid health problems. There are _______ fruits and vegetables that provide vitamins and minerals, and adding a _______ nuts or seeds to your meals can increase nutrition. However, too _______ processed food can be harmful, so it’s best to eat only a _______ of it.

Choose the alternative that best completes the empty spaces in the paragraph above in the correct order.

a) 1. little 2. many 3. few 4. much 5. little

b) 1. few 2. many 3. little 4. much 5. little

c) 1. little 2. much 3. few 4. many 5. little

d) 1. little 2. many 3. few 4. much 5. few

 

Questão 3

Look at the image below

 


What are the social determinants of health?

a) Medical treatments prescribed by doctors.

b) Personal choices about diet and exercise.

c) Factors in people’s lives and environments that affect their health.

d) Genetic traits inherited from parents.

 

Questão 4

Which of the following sentences uses both a comparative and a superlative form correctly in the context of social determinants of health?

a) Education is more important than income, but access to healthcare is the most crucial factor for overall well-being.

b) Safe housing is the better determinant of health than clean water, but nutritious food is the good.

c) Community support is the more significant than individual choices, and social connections are the most stronger influence on health.

d) Environmental factors are more impactful than genetics, but personal behaviors are most important than socioeconomic status.


WISH SENTENCES

  A. Follow the model. MODEL:    We don’t speak Spanish. We wish we spoke Spanish.   1. He is drumming his fingers again. I want him...