12 setembro 2025

AVALIAÇÃO BIMESTRAL 1 - 7º ANO 2025

Questão 1

O peixe que ri

Nado na água

Quase nada

vejo

no nado.

 

Só a água do rio

rola

enrola a areia

do fundo.

 

Quase nada

vejo a água

cada pedra

um olho.

 

A água

na pele nado em nada

do mundo

 

e rio.

PAIXÃO, Fernando. In: ______. MEC. Poema de cada dia. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Poema.PDF. Acesso em: 30 set. 2024.


No contexto do poema, a expressão “[...] nado em nada / do mundo” representa a

a) a sensação de solidão.

b) o medo do desconhecido.

c) a desconexão da realidade.

d) o desconhecimento do lugar.

 

Questão 2

O eu lírico do poema é um

a) pescador, que pode ser identificado pela menção ao peixe e ao rio.

b) peixe, que pode ser identificado pela descrição que faz do ambiente em que vive.

c) rio, que pode ser identificado pela caracterização dos elementos que fazem parte dele.

d) nadador, que pode ser identificado pela exposição das sensações que ele tem ao nadar.

 

Questão 3

Os amores de Zeus

O rei dos deuses não se dedicava apenas a destruir os homens. [...]

Embora fosse casado com a deusa Hera, Zeus teve inúmeras aventuras amorosas. Sua esposa legítima era ciumentíssima e não gostava nem um pouco das escapulidas do marido. Quando vinha a saber que ele tinha ido visitar uma mortal, ficava louca de raiva. Sua cólera só se aplacava quando ela se vingava da mortal ou dos filhos que essa mulher tivera com o deus. Hera estava sempre de olho em Zeus, que fazia de tudo para escapar da sua vigilância. [...]

Os filhos nascidos das uniões passageiras de Zeus com as mortais tiveram um destino bem particular. Alguns conquistaram grande poder, como Minos, que se tornou um dos três juízes do Inferno.

A mãe de Minos era humana e se chamava Europa. Zeus tinha visto a moça quando ela jogava bola com as amigas à beira-mar. Impressionado com a delicadeza da sua silhueta e com a pureza de seus traços, não resistiu ao desejo de conhecê-la melhor. [...]

Europa ficou encantada com o esplendor do animal e a ternura do seu olhar. Sem medo do tamanho do touro, ela se aproximou dele, acariciou-o demoradamente e, confiante, montou nele.   Nesse momento, o deus a raptou diante dos olhares impotentes das outras moças e a carregou pelos ares, acima do mar. O casal desapareceu no horizonte. Conta-se que Zeus levou Europa a Creta, onde ela deu à luz Minos.

POUZADOUX, Claude. Contos e lendas da mitologia grega. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

 

Esse texto é uma versão literária de uma narrativa da tradição oral dos antigos gregos. É classificado como um mito porque

a) descreve fatos históricos com personagens fictícios.

b) conta histórias reais das relações humanas na Antiguidade.

c) esclarece a origem do mundo por meio de fantasia e simbologia.

d) explica o incompreensível por meio de seres e acontecimentos extraordinários.

 

Questão 4

Esse texto é uma versão moderna, escrita especialmente para leitores jovens, o que se comprova pela

a) identificação de Zeus como um deus poderoso e manipulador.

b) indicação da atividade que Europa realizava quando Zeus a avistou.

c) exposição de que Zeus teve muitos filhos e das consequências na vida deles.

d) informação de que Zeus era casado com Hera e teve outras aventuras amorosas.

 

Questão 5

Observe o verbo destacado no trecho a seguir:

 “Zeus gostava de assumir a aparência de algum bicho para evitar a desconfiança de suas belas vítimas.”

No contexto do mito, o verbo em destaque tem o sentido de

a) passar a ter determinada aparência.

b) declarar o carinho que tem com os bichos.

c) tomar para si o que bem entender, inclusive mulheres.

d) admitir a responsabilidade pela desconfiança das vítimas.

 

Questão 6

A alternativa que separa corretamente o sujeito e o predicado do enunciado “Hera estava sempre de olho em Zeus” é

a) Hera – sujeito / estava sempre de olho em Zeus – predicado.

b) Hera estava – sujeito / sempre de olho em Zeus – predicado.

c) Hera estava sempre – sujeito / de olho em Zeus – predicado.

d) Hera estava sempre de olho – sujeito / em Zeus – predicado.

 

Questão 7


Os lírios

Certa madrugada fria

irei de cabelos soltos

ver como crescem os lírios.

 

Quero saber como crescem

simples e belos – perfeitos! –

ao abandono dos campos.

 

Antes que o sol apareça,

neblina rompe neblina

com vestes brancas, irei.

 

Irei no maior sigilo

para que ninguém perceba

contendo a respiração.

 

Sobre a terra muito fria

dobrando meus frios joelhos

farei perguntas à terra.

 

Depois de ouvir-lhe o segredo

deitada por entre lírios

adormecerei tranquila.

LISBOA, Henriqueta. Os lírios. In: Caminho da Poesia. São Paulo: Global, 2003. p. 15-17.


O poema apresenta diversos adjetivos. A função deles no texto é

a) evitar a repetição desnecessária de termos no poema.

b) indicar o tempo em que as ações ocorreram.

c) nomear seres e objetos.

d) caracterizar os substantivos.

 

Questão 8

Os micromoluscos, como o nome indica, são pequenos caramujos, caracóis e outros moluscos consideravelmente pequenos. Eles têm, em média, o tamanho de um grão de arroz. Mas alguns podem ser ainda menores, medindo micrômetros – um micrômetro equivale a um milímetro dividido por mil! Diga se não é um mini, ou melhor, micromundo?!

CHC. O mundo mini dos micromoluscos. Disponível em: https://chc.org.br/artigo/o-mundo-mini-dos-micromoluscos/.Acesso em: 06 nov. 2024.

 

Considere este enunciado:

“Mas alguns podem ser ainda menores, medindo micrômetros – um micrômetro equivale a um milímetro dividido por mil!” 

Uma forma de reescrevê-lo, de modo que ele se mantenha bem estruturado e com o mesmo sentido, seria:

a) Mas alguns, podem ser ainda menores, medindo micrômetros – um micrômetro: equivale a um milímetro dividido por mil!

b) Alguns, mas, podem ser ainda menores, medindo micrômetros – um micrômetro equivale a um milímetro dividido por mil!

c) Os micrômetros são menores porque medem micrômetros: um micrômetro equivale a um milímetro dividido por mil!

d) Porém alguns podem ser ainda menores, medindo micrômetros (um micrômetro equivale a um milímetro dividido por mil!).

 

Questão 9

O relógio

Passa, tempo, tic-tac

Tic-tac, passa, hora

Chega logo, tic-tac

Tic-tac, e vai-te embora

Passa, tempo

Bem depressa

Não atrasa

Não demora

Que já estou

Muito cansado

Já perdi

Toda a alegria

De fazer

Meu tic-tac

Dia e noite

Noite e dia

Tic-tac

Tic-tac

Tic-tac...

MORAES, Vinicius. O relógio. Rio de Janeiro, 1970. Disponível em: www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/poesias-avulsas/o-relogio. Acesso em: 06 out. 2024.


 

A sonoridade e o ritmo são elementos característicos do poema. Nesse poema, esses elementos servem ao propósito de representar

a) os períodos da noite e do dia.

b) a ansiedade para o dia passar logo.

c) a tristeza com a passagem do tempo.

d) os movimentos do ponteiro do relógio.

 

Questão 10

Prometeu e os primeiros homens

Em seguida, os deuses realizaram o barro dos seres vivos. Sem perceber, privilegiaram os animais, em detrimento dos homens.

De fato, os primeiros receberam as qualidades físicas que eles permitiriam se adaptar perfeitamente ao meio natural. [...] A divisão parecia equitativa, e as qualidades distribuídas entre as diversas espécies se equilibravam, mas uma das espécies foi esquecida: a humana.Com sua pele apenas, os homens não podiam resistir ao frio, e seus braços não eram suficientemente robustos para combater os animais selvagens. A raça humana estava ameaçada de extinção...

Prometeu, filho do titã Jápeto, sentiu pena dos fracos mortais. Ele sabia que a inteligência deles possibilitaria que fabricassem armas e construíssem abrigos se eles tivessem meios para isso, mas lhes faltava um elemento essencial: o fogo. Com o fogo, poderiam endurecer a ponta de suas lanças, a fim de torná-las mais resistentes, e se aquecer em seu lar.

POUZADOUX, Claude. Contos e lendas da mitologia grega. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

 

No contexto do mito, o fogo representa

a) a fragilidade da raça humana.

b) a falta de inteligência humana.

c) a guerra gerada pelos homens.

d) o meio de desenvolver a civilização.



- Read the text to answer questions 1 and 2.

Why is Diversity So Important?

Diversity – the concept of understanding that each individual is unique, and that each of our individual differences share a purpose in society. Unfortunately, diversity has not Always been embraced. But as we continue to grow as a society, we are starting to see the importance of bringing difference races, nationalities, religions, and sexes together as one team and community. And doing so holds a number of advantages for communities and groups. […]

Steps4Change. “Why Is Diversity So Important?” Disponível em: www.steps4change.org/why-is-diversity-so-important/. Acesso em: 9 set. 2024.

 


Questão 1

Which of the following is NOT considered an aspect of diversity according to the passage?

a) Religions.

b) Nationalities.

c) Sexes.

d) Ages.

 

Questão 2

What is the main purpose of the given passage?

a) To explain the benefits of diversity.

b) To discuss the history of diversity.

c) To provide strategies for embracing diversity.

d) To argue against the importance of diversity.

 

Questão 3

Choose the best alternative to complete the sentences using the structure “there + to be”:

In the future, I hope that more discussions about diversity, and I believe that

a growing understanding of its importance, while also knowing that

some obstacles to change.

a) there are / there is / there are

b) there is / there are / there is

c) there are / there is / there is

d) there is / there are / there are

 

Questão 4

Match each question about the exchange program with its correct answer. After matching, choose the alternative that shows the correct matches.

Questions:

1. Who is going on the exchange program?

2. What country is he visiting?

3. Where will he stay during the program?

4. When does he start the exchange?

5. Why does he want to join the program?

 

Answers:

a) He will stay with a host family.

b) He wants to learn about a new culture.

c) He is going to France.

d) He starts the exchange in June.

e) His name is David.

 

a) 1 b / 2 c / 3 a / 4 d / 5 e

b) 1 e / 2 c / 3 a / 4 d / 5 b

c) 1 e / 2 c / 3 d / 4 a / 5 b

d) 1 e / 2 a / 3 c / 4 d / 5 b


AVALIAÇÃO BIMESTRAL 1 - 2ª SÉRIE 2025

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