Questão 1
O peixe que ri
Nado
na água
Quase
nada
vejo
no
nado.
Só
a água do rio
rola
enrola
a areia
do
fundo.
Quase
nada
vejo
a água
cada
pedra
um
olho.
A
água
na
pele nado em nada
do
mundo
e
rio.
PAIXÃO, Fernando. In: ______. MEC. Poema de cada dia. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Poema.PDF. Acesso em: 30 set. 2024.
No contexto do poema, a expressão “[...] nado em nada / do mundo” representa a
a)
a sensação de solidão.
b)
o medo do desconhecido.
c) a desconexão da realidade.
d)
o desconhecimento do lugar.
Questão
2
O
eu lírico do poema é um
a)
pescador, que pode ser identificado pela menção ao peixe e ao rio.
b) peixe, que pode ser identificado
pela descrição que faz do ambiente em que vive.
c)
rio, que pode ser identificado pela caracterização dos elementos que fazem
parte dele.
d)
nadador, que pode ser identificado pela exposição das sensações que ele tem ao
nadar.
Questão
3
Os amores de Zeus
O rei dos deuses não se dedicava apenas a
destruir os homens. [...]
Embora fosse casado com a deusa Hera, Zeus teve
inúmeras aventuras amorosas. Sua esposa legítima era ciumentíssima e não
gostava nem um pouco das escapulidas do marido. Quando vinha a saber que ele
tinha ido visitar uma mortal, ficava louca de raiva. Sua cólera só se aplacava
quando ela se vingava da mortal ou dos filhos que essa mulher tivera com o
deus. Hera estava sempre de olho em Zeus, que fazia de tudo para escapar da sua
vigilância. [...]
Os filhos nascidos das uniões passageiras de Zeus
com as mortais tiveram um destino bem particular. Alguns conquistaram grande
poder, como Minos, que se tornou um dos três juízes do Inferno.
A mãe de Minos era humana e se chamava Europa.
Zeus tinha visto a moça quando ela jogava bola com as amigas à beira-mar.
Impressionado com a delicadeza da sua silhueta e com a pureza de seus traços,
não resistiu ao desejo de conhecê-la melhor. [...]
Europa ficou encantada com o esplendor do animal
e a ternura do seu olhar. Sem medo do tamanho do touro, ela se aproximou dele,
acariciou-o demoradamente e, confiante, montou nele. Nesse momento, o deus a raptou diante dos olhares impotentes das
outras moças e a carregou pelos ares, acima do mar. O casal desapareceu no
horizonte. Conta-se que Zeus levou Europa a Creta, onde ela deu à luz Minos.
POUZADOUX, Claude. Contos e lendas da mitologia grega. São Paulo: Companhia das
Letras, 2001.
Esse
texto é uma versão literária de uma narrativa da tradição oral dos antigos
gregos. É classificado como um mito porque
a)
descreve fatos históricos com personagens fictícios.
b)
conta histórias reais das relações humanas na Antiguidade.
c)
esclarece a origem do mundo por meio de fantasia e simbologia.
d) explica o incompreensível por meio
de seres e acontecimentos extraordinários.
Questão
4
Esse
texto é uma versão moderna, escrita especialmente para leitores jovens, o que
se comprova pela
a)
identificação de Zeus como um deus poderoso e manipulador.
b) indicação da atividade que Europa
realizava quando Zeus a avistou.
c)
exposição de que Zeus teve muitos filhos e das consequências na vida deles.
d)
informação de que Zeus era casado com Hera e teve outras aventuras amorosas.
Questão
5
Observe
o verbo destacado no trecho a seguir:
“Zeus gostava de assumir a aparência de algum bicho para evitar a desconfiança de
suas belas vítimas.”
No
contexto do mito, o verbo em destaque tem o sentido de
a) passar a ter determinada aparência.
b)
declarar o carinho que tem com os bichos.
c)
tomar para si o que bem entender, inclusive mulheres.
d)
admitir a responsabilidade pela desconfiança das vítimas.
Questão
6
A
alternativa que separa corretamente o sujeito e o predicado do enunciado “Hera
estava sempre de olho em Zeus” é
a) Hera – sujeito / estava sempre de
olho em Zeus – predicado.
b)
Hera estava – sujeito / sempre de olho em Zeus – predicado.
c)
Hera estava sempre – sujeito / de olho em Zeus – predicado.
d)
Hera estava sempre de olho – sujeito / em Zeus – predicado.
Questão
7
Os lírios
Certa
madrugada fria
irei
de cabelos soltos
ver
como crescem os lírios.
Quero
saber como crescem
simples
e belos – perfeitos! –
ao
abandono dos campos.
Antes
que o sol apareça,
neblina
rompe neblina
com
vestes brancas, irei.
Irei
no maior sigilo
para
que ninguém perceba
contendo
a respiração.
Sobre
a terra muito fria
dobrando
meus frios joelhos
farei
perguntas à terra.
Depois
de ouvir-lhe o segredo
deitada
por entre lírios
adormecerei
tranquila.
LISBOA, Henriqueta. Os lírios. In: Caminho da Poesia. São Paulo: Global,
2003. p. 15-17.
O poema apresenta diversos adjetivos. A função deles no texto é
a)
evitar a repetição desnecessária de termos no poema.
b)
indicar o tempo em que as ações ocorreram.
c)
nomear seres e objetos.
d) caracterizar os substantivos.
Questão
8
Os micromoluscos, como o nome indica, são
pequenos caramujos, caracóis e outros moluscos consideravelmente pequenos. Eles
têm, em média, o tamanho de um grão de arroz. Mas alguns podem ser ainda
menores, medindo micrômetros – um micrômetro equivale a um milímetro dividido
por mil! Diga se não é um mini, ou melhor, micromundo?!
CHC. O
mundo mini dos micromoluscos. Disponível em:
https://chc.org.br/artigo/o-mundo-mini-dos-micromoluscos/.Acesso em: 06 nov.
2024.
Considere
este enunciado:
“Mas alguns podem ser ainda menores, medindo micrômetros – um micrômetro equivale a um milímetro dividido por mil!”
Uma
forma de reescrevê-lo, de modo que ele se mantenha bem estruturado e com o
mesmo sentido, seria:
a)
Mas alguns, podem ser ainda menores, medindo micrômetros – um micrômetro:
equivale a um milímetro dividido por mil!
b)
Alguns, mas, podem ser ainda menores, medindo micrômetros – um micrômetro
equivale a um milímetro dividido por mil!
c)
Os micrômetros são menores porque medem micrômetros: um micrômetro equivale a
um milímetro dividido por mil!
d) Porém alguns podem ser ainda
menores, medindo micrômetros (um micrômetro equivale a um milímetro dividido
por mil!).
Questão
9
O relógio
Passa,
tempo, tic-tac
Tic-tac,
passa, hora
Chega
logo, tic-tac
Tic-tac,
e vai-te embora
Passa,
tempo
Bem
depressa
Não
atrasa
Não
demora
Que
já estou
Muito
cansado
Já
perdi
Toda
a alegria
De
fazer
Meu
tic-tac
Dia
e noite
Noite
e dia
Tic-tac
Tic-tac
Tic-tac...
MORAES, Vinicius. O relógio. Rio de Janeiro, 1970. Disponível em:
www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/poesias-avulsas/o-relogio. Acesso em:
06 out. 2024.
A
sonoridade e o ritmo são elementos característicos do poema. Nesse poema, esses
elementos servem ao propósito de representar
a)
os períodos da noite e do dia.
b)
a ansiedade para o dia passar logo.
c)
a tristeza com a passagem do tempo.
d)
os movimentos do ponteiro do relógio.
Questão
10
Prometeu e os primeiros
homens
Em seguida, os deuses realizaram o barro dos
seres vivos. Sem perceber, privilegiaram os animais, em detrimento dos homens.
De fato, os primeiros receberam as qualidades
físicas que eles permitiriam se adaptar perfeitamente ao meio natural. [...] A
divisão parecia equitativa, e as qualidades distribuídas entre as diversas
espécies se equilibravam, mas uma das espécies foi esquecida: a humana.Com sua
pele apenas, os homens não podiam resistir ao frio, e seus braços não eram
suficientemente robustos para combater os animais selvagens. A raça humana
estava ameaçada de extinção...
Prometeu, filho do titã Jápeto, sentiu pena dos
fracos mortais. Ele sabia que a inteligência deles possibilitaria que
fabricassem armas e construíssem abrigos se eles tivessem meios para isso, mas
lhes faltava um elemento essencial: o fogo. Com o fogo, poderiam endurecer a
ponta de suas lanças, a fim de torná-las mais resistentes, e se aquecer em seu
lar.
POUZADOUX, Claude. Contos e lendas da mitologia grega. São Paulo: Companhia das
Letras, 2001.
No
contexto do mito, o fogo representa
a)
a fragilidade da raça humana.
b)
a falta de inteligência humana.
c)
a guerra gerada pelos homens.
d) o meio de desenvolver a civilização.
-
Read the text to answer questions 1 and 2.
Why is Diversity So
Important?
Diversity – the concept of understanding that
each individual is unique, and that each of our individual differences share a
purpose in society. Unfortunately, diversity has not Always been embraced. But
as we continue to grow as a society, we are starting to see the importance of
bringing difference races, nationalities, religions, and sexes together as one
team and community. And doing so holds a number of advantages for communities
and groups. […]
Steps4Change.
“Why Is Diversity So Important?” Disponível em: www.steps4change.org/why-is-diversity-so-important/.
Acesso em: 9 set. 2024.
Questão
1
Which
of the following is NOT considered an aspect of diversity according to the
passage?
a)
Religions.
b)
Nationalities.
c)
Sexes.
d) Ages.
Questão
2
What
is the main purpose of the given passage?
a) To explain the benefits of
diversity.
b)
To discuss the history of diversity.
c)
To provide strategies for embracing diversity.
d)
To argue against the importance of diversity.
Questão
3
Choose
the best alternative to complete the sentences using the structure “there + to
be”:
In
the future, I hope that more discussions about diversity, and I believe that
a
growing understanding of its importance, while also knowing that
some
obstacles to change.
a) there are / there is / there are
b)
there is / there are / there is
c)
there are / there is / there is
d)
there is / there are / there are
Questão
4
Match
each question about the exchange program with its correct answer. After
matching, choose the alternative that shows the correct matches.
Questions:
1.
Who is going on the exchange program?
2.
What country is he visiting?
3.
Where will he stay during the program?
4.
When does he start the exchange?
5.
Why does he want to join the program?
Answers:
a)
He will stay with a host family.
b)
He wants to learn about a new culture.
c)
He is going to France.
d)
He starts the exchange in June.
e)
His name is David.
a)
1 b / 2 c / 3 a / 4 d / 5 e
b) 1 e / 2 c / 3 a / 4 d / 5 b
c)
1 e / 2 c / 3 d / 4 a / 5 b
d)
1 e / 2 a / 3 c / 4 d / 5 b