13 setembro 2025

AVALIAÇÃO BIMESTRAL 1 - 1ª SÉRIE 2025

- Leia o texto abaixo para responder às questões 1 a 3.

A indústria automotiva brasileira divulgou levantamento sobre “descarbonização” em que afirma que a venda de veículos leves híbridos e totalmente elétricos no país poderá superar os emplacamentos de modelos somente a combustão em 2030. O levantamento foi realizado pelo Boston Consulting Group, a pedido da associação de montadoras Anfavea, ao longo do primeiro

semestre deste ano, ouvindo agentes do setor, representantes governamentais e consumidores, afirmou a entidade. O estudo afirma que os veículos eletrificados (híbridos e elétricos) poderão somar mais de 90% das 1vendas de novos no Brasil em 2040. Atualmente, os veículos leves eletrificados respondem por pouco mais de 7% das vendas de novos no Brasil.

2A pesquisa foi realizada em um momento em que grupos chineses como BYD e GWM importam grande volume de veículos eletrificados ao país, em meio a uma estratégia de início de operação de fábricas locais. Enquanto isso, 3outros como a também chinesa Zeekr preparam entrada no país, ao passo que montadoras locais seguem lentas na adoção da eletrificação, apesar de rápidos avanços de 4suas matrizes no exterior. [...]

Segundo o levantamento, atualmente, o setor automotivo emite 242 milhões de toneladas de gás carbônico por ano, o que representa cerca de 13% das emissões totais do poluente no Brasil. Se o ritmo atual de crescimento for mantido, as emissões de CO2 poderão atingir 256 milhões de toneladas em 2040. Mas o estudo afirma que as emissões acumuladas entre 2023 e 2040 poderão ser reduzidas em 281 milhões de toneladas de CO2 por meio da “combinação de esforços” entre novas tecnologias e aplicação de biocombustíveis.

“O Brasil tem grande potencial para combinar tecnologias automotivas inovadoras com a força dos biocombustíveis”, afirmou Masao Ukon, diretor executivo do segmento automotivo do BCG para América do Sul.”. 5Este avanço está condicionado ao desenvolvimento de um ecossistema envolvendo fornecedores, infraestrutura de recarga, produção e distribuição de energia e biocombustíveis”, acrescentou o executivo em comunicado à imprensa.

Disponível em: www1.folha.uol.com.br/mercado/2024/09/venda-de-carros-eletrificados-no-brasil-pode-superarmodelos-so-a-combustao-em-2030-diz-anfavea.shtml.Acesso em: 5 out. 2024. (Adaptado.)

 

Questão 1

Um dos fatores de textualidade, a coesão é estabelecida em um texto por diferentes marcadores coesivos. Com base nisso, assinale a alternativa que comente EQUIVOCADAMENTE o recurso de coesão empregado no texto.

A) na expressão vendas de novos (ref. 1), subentende-se o substantivo veículos, omitido para que se evitasse sua repetição.

B) A pesquisa (ref. 2) faz alusão ao levantamento realizado pelo Boston Consulting Group, mencionado no 1° parágrafo.

C) No trecho outros como a também chinesa Zeekr (ref. 3), foi apagado o termo grupos, presente a frase anterior.

D) O pronome da expressão suas matrizes no exterior (ref. 4) retoma montadoras locais, expressão que a antecede.

E) A expressão Este avanço (ref. 5) retoma o trecho do segmento automotivo, considerando sua transformação positiva.

 

Questão 2

A pesquisa foi realizada em um momento em que grupos chineses como BYD e GWM importam grande volume de veículos eletrificados ao país. (2° parágrafo). 

Com base no texto e em seus conhecimentos de mundo, pode-se afirmar que este trecho contém uma incoerência porque

A) desconsiderou outro grupo automobilístico chinês mencionado no texto, o Zeekr.

B) não é o país que importa os veículos, mas as empresas privadas que os revendem.

C) os grandes grupos chineses têm exportado seus carros para o Brasil, não importado.

D) empregou veículos eletrificados, mas deveria ter usado o termo veículos elétricos.

E) o volume de veículos importados ainda não é suficiente para ser considerado grande.

 

Questão 3

[...] o estudo afirma que as emissões acumuladas entre 2023 e 2040 poderão ser reduzidas em 281 milhões de toneladas de CO2 (3° parágrafo). 

Considerando os valores de emissões de CO2 atuais informados pelo texto (242 milhões de toneladas) e os projetados para 2040 (256 milhões de toneladas), pode-se afirmar que o montante de 281 milhões de toneladas representa

A) o volume total da economia prevista para o período entre 2023 e 2040.

B) uma revisão mais pessimista da projeção de emissão de CO2 para 2040.

C) um aumento das emissões de CO2, quando comparadas com as atuais.

D) a soma de todas as emissões atuais de CO2 e as que ocorrerão até 2040.

E) uma redução tão alta, que o volume previsto para 2040 ficará negativo. 

 

- Leia o texto para responder às questões 4 a 6.

O termo “pocketing”, que vem ganhando cada vez mais atenção nas redes e no mundo da psicologia, refere-se à tentativa de “ocultar o(a) parceiro(a), ou seja, quando uma das pessoas esconde seu relacionamento de seu círculo de amigos, familiares, colegas de trabalho e até mesmo nas redes sociais”. Existem alguns sinais, dentro de uma relação, que podem indicar que seu parceiro faça pocketing com você. [...]

Segundo especialistas, ao detectar o pocketing, o melhor caminho é uma conversa aberta sobre o tema, na qual se explicite como essa situação afeta a pessoa envolvida. Caso surjam desculpas constantes, a psicóloga Leticia Martín Enjuto sugere que o mais saudável é encerrar o relacionamento, já que o pocketing pode ter consequências emocionais sérias para a outra parte.

A pessoa afetada pode sentir medo, nervosismo e insegurança, segundo o psicólogo Pablo Melicchio. Isso pode desencadear uma crise psicológica, afetando a autoestima e levando a questionamentos sobre seu valor no relacionamento. Esses pensamentos podem, eventualmente, resultar em ansiedade e depressão.

Disponível em: https://oglobo.globo.com/ela/noticia/2024/09/24/medo-de-compromisso-trauma-infidelidade-comosaber-se-voce-e-vitima-de-pocketing-no-relacionamentoveja-sinais.ghtml. Acesso em: 24 set. 2024.

 

Questão 4

Segundo o excerto, o termo “pocketing” refere-se à prática de

A) vivenciar em sigilo uma relação afetiva para preservar sua privacidade.

B) fingir que um relacionamento duradouro ainda não é uma união estável.

C) esconder amplamente que está envolvido em um relacionamento amoroso.

D) provocar medo, nervosismo e insegurança para ter controle sobre o cônjuge.

E) estabelecer conversas francas com o par amoroso para evitar desentendimentos.

 

Questão 5

A expressão “essa situação” (2º parágrafo) se refere

A) a uma conversa aberta entre o casal.

B) à ocorrência de “pocketing” em uma relação.

C) a desculpas constantes entre os membros de um casal.

D) ao fim de um relacionamento marcado pelo “pocketing”.

E) à desconfiança de mulheres que estão sofrendo “pocketing”.

 

Questão 6

Considerando a abordagem do tema e os recursos linguísticos empregados, é correto inferir no texto a intenção de

A) orientar os leitores para que saibam lidar com eventuais casos de pocketing.

B) difundir a prática do pocketing, sinalizando em que contextos a prática é aceitável.

C) apresentar distintas visões sobre o pocketing com base em opiniões de especialistas.

D) descrever os sintomas psicológicos mais comuns que acometem os praticantes de pocketing.

E) popularizar o pocketing por meio da menção a benefícios de curto prazo associados a essa prática.

Questão 7

A tirinha a seguir é referência para a próxima questão.

Disponível em: https://www.quadrinhorama.com.br/. 

Acesso em: 2 ago. 2023



O humor da tira é construído primordialmente pelo emprego

A) da ação do lagarto contra os predadores.

B) da diversidade de predadores do lagarto.

C) do sabor do mecanismo de defesa do lagarto.

D) da expressão “sangue nos olhos” em contexto.

E) da atribuição contraditória de ações humanas ao lagarto.

 

- Texto para as questões 8 a 10

Dão Lalalão

Do povoado do Ão, ou dos sítios perto, alguém precisava urgente de querer vir por escutar a novela do rádio. Ouvia-a, aprendia-a, guardava na ideia, e, retornado ao Ão, no dia seguinte, a repetia a outros.

Assim estavam jantando, vinham os do povoado receber a nova parte da novela do rádio. Ouvir já tinham ouvido tudo, de uma vez, fugia da regra: falhara ali no Ão, na véspera, o caminhão de um comprador de galinhas e ovos, seo Abrãozinho Buristém, que carregava um rádio pequeno, de pilhas, armara um fio no arame da cerca... Mas queriam escutar outra vez, por confirmação. — “A estória é estável de boa, mal que acompridada; taca e não rende...” — explicava o Zuz ao Dalberto.

Soropita começou a recontar o capítulo da novela. Sem trabalho, se recordava das palavras, até com clareza — disso se admirava. Contava com prazer de demorar, encher a sala com o poder de outros altos personagens. Tomar a atenção de todos, pudesse contar aquilo noite adiante. Era preciso trazer luz, nem uns enxergavam mais os outros: quando alguém ria, ria de muito longe. O capítulo da novela estava terminando.

ROSA, J. G. Noites do sertão (Corpo de baile). São Paulo: Global. 2021.

 

Questão 8

Nesse trecho do conto, o gosto dos moradores do povoado por ouvir a novela de rádio recontada por Soropita deve-se ao(à)

A) qualidade do som do rádio.

B) estabilidade do enredo contado.

C) ineditismo do capítulo da novela.

D) jeito singular de falar aos ouvintes.

E) dificuldade de compreensão da história.

 

Questão 9

A novela do rádio é um exemplo de texto que valoriza a

A) oralidade.

B) norma culta.

C) falta de humor.

D) objetividade.

E) gestualidade.

 

Questão 10

O processo de compartilhamento dos conteúdos da radionovela era marcado pela sequência:

A) escutar – compreender – memorizar – transmitir

B) ouvir – captar – idealizar – inventar

C) sentir – escutar – guardar – falar

D) recontar – recordar – admirar – terminar

E) ouvir – aprender – imaginar – repetir

 

Questão 11

Primeiro surgiu o homem nu de cabeça baixa. Deus veio num raio. Então apareceram os bichos que comiam os homens. E se fez o fogo, as especiarias, a roupa, a espada e o dever. Em seguida se criou a filosofia, que explicava como não fazer o que não devia ser feito. Então surgiram os números racionais e a História, organizando os eventos sem sentido. A fome desde sempre, das coisas e das pessoas. Foram inventados o calmante e o estimulante. E alguém apagou a luz. E cada um se vira como pode, arrancando as cascas das feridas que alcança.

BONASSI, F. 15 cenas do descobrimento de Brasis. In: MORICONI, Í. (Org.). Os cem melhores contos do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

 

A narrativa enxuta e dinâmica de Fernando Bonassi configura um painel evolutivo da história da humanidade. Nele, a projeção do olhar contemporâneo manifesta uma percepção que

A) recorre à tradição bíblica como fonte de inspiração para a humanidade.

B) desconstrói o discurso da filosofia a fim de questionar o conceito de dever.

C) resgata a metodologia da história para denunciar as atitudes irracionais.

D) transita entre o humor e a ironia para celebrar o caos da vida cotidiana.

E) satiriza a matemática e a medicina para desmistificar o saber científico.

 

Questão 12

Biografia de Pasárgada

Quando eu tinha meus 15 anos e traduzia na classe de grego do D. Pedro II a Ciropédia fiquei encantado com o nome dessa cidadezinha fundada por Ciro, o Antigo, nas montanhas do sul da Pérsia, para lá passar os verões. A minha imaginação de adolescente começou a trabalhar, e vi Pasárgada e vivi durante alguns anos em Pasárgada.

Mais de vinte anos depois, num momento de profundo desânimo, saltou-me do subconsciente este grito de evasão: “Vou-me embora pra Pasárgada!” Imediatamente senti que era a célula de um poema. Peguei do lápis e do papel, mas o poema não veio. Não pensei mais nisso. Uns cinco anos mais tarde, o mesmo grito de evasão nas mesmas circunstâncias. Desta vez, o poema saiu quase ao correr da pena. Se há belezas em “Vou-me embora pra Pasárgada!”, elas não passam de acidentes. Não construí o poema, ele construiu-se em mim, nos recessos do subconsciente, utilizando as reminiscências da infância – as histórias que Rosa, minha ama-seca mulata, me contava, o sonho jamais realizado de uma bicicleta etc.

BANDEIRA, M. Itinerário de Pasárgada. São Paulo: Global, 2012.

 

O texto é um depoimento de Manuel Bandeira a respeito da criação de um de seus poemas mais conhecidos. De acordo com esse depoimento, o fazer poético em “Vou-me embora pra Pasárgada!”,

A) acontece de maneira progressiva, natural e pouco intencional.

B) decorre de uma inspiração fulminante, num momento de extrema emoção.

C) ratifica as informações do senso comum de que Pasárgada é a representação de um lugar utópico.

D) resulta das mais fortes lembranças da juventude do poeta e de seu envolvimento com a literatura grega.

E) remete a um tempo da vida de Manuel Bandeira marcado por desigualdades sociais e econômicas.

 

Questão 13

(repartição)

os rituais estoicos do escritório, entre móveis sólidos, ásperos e numerosos módulos, e os funcionários, do rh ou contas a pagar, “boa tarde”, “volte sempre”, as tantas cobranças que o patrão reclama, avulsas, ouvindo a secretária soluçar, aplicada às duplicatas, enquanto convulsionamos números (necessário é discá-los todos), o monstro é um patrão eletrônico, ao invés de mãos, há troncos telefônicos; inaptos, se matando aos poucos estes homens que trabalham: um por um, inúteis, caminham na calma ao recinto sanitário, tomam pílulas diante dos próprios rostos, projetados no mictório, findam em suicídios tão limpos quanto burocráticos; as máquinas permanecem a sós, sem ócio nem laços, sem tempo, apenas relógios, sem sonho ou delírio, apenas atrapalham, repetindo os mesmos sinos; apenas trabalham, trabalham: com ódio.

GUARNIERI, A. Suplemento Literário de Minas Gerais, n. 1 338, set.-out. 2011.

 

Ao correlacionar o trabalho humano ao da máquina, o autor vale-se da disposição visual do texto para

A) expressar a ideia de desumanização e de perda de identidade.

B) ironizar a realização de tarefas repetitivas e acríticas.

C) realçar a falta de sentido de atividades burocráticas.

D) sinalizar a alienação do funcionário de repartição.

E) destacar a inutilidade do trabalhador moderno.

Questão 14

VELAZQUEZ, Diego. Cristo Cruxificado (1632)


Com base na observação da imagem do pintor espanhol Diego Velázquez, é possível identificar a presença de duas dimensões muito recorrentes na história da arte. São elas

A) pedagógica e histórica.

B) estética e política.

C) pedagógica e política.

D) estética e ritualística.

E) política e histórica.

 

- Texto para as questões 15 e 16

Para ser grande, sê inteiro: nada

Teu exagera ou exclui.

Sê todo em cada coisa. Põe quanto és

No mínimo que fazes.

Assim em cada lago a lua toda

Brilha, porque alta vive.

Disponível em: http://arquivopessoa.net/textos/503. Acesso em: 25 out. 2024.

 

Questão 15

É possível identificar nessa ode de Ricardo Reis

A) versos livres, estrofe única, tom narrativo e eu lírico em primeira pessoa.

B) versos regulares, proximidade com a prosa, tom reflexivo e eu lírico em terceira pessoa.

C) versos polimétricos, estrofe única, tom reflexivo e eu lírico em segunda pessoa.

D) versos isométricos, proximidade com a prosa, tom descritivo e eu lírico em primeira pessoa.

E) versos livres, proximidade com a prosa e eu lírico em terceira pessoa.

 

Questão 16

Pode-se dizer que a ideia principal apresentada no poema é

A) a necessidade de aproveitar bem o tempo, tendo em vista a rapidez dos acontecimentos da vida.

B) a importância de economizar energia em determinadas ações para que as especiais possam se destacar.

C) o perigo de preocupar-se excessivamente com assuntos que não merecem nossa dedicação plena.

D) a certeza de que colocar quem se é em tudo o que se faz pode proporcionar outra forma de existência.

E) a defesa de que tudo o que se faz exige dedicação e entrega para alcançar um bom resultado.

 

1ª SÉRIE - LI

Questão 1



Many people think that a photo or illustration is the only thing that can capture your market when doing print ads. But the written material is as important too. In fact, we have here a written advertisement example that won the market instantaneously. Check this out and get inspiration.

If you are looking for a good business school, then Sheffield Business School’s ad will make you want to include them on your list. Of course, the primary purpose of earning a degree is to boost your way up the corporate ladder and to be called ‘Sir.’

Just a quick note. If we are to write this, though, we’ll also address how female leaders are called. This would make the ad even more effective.

Disponível em: https://contentfuel.co/written-advertisementexamples/.Acesso em: 30 ago. 2023. (Adaptado).

 

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o objetivo do texto que acompanha a propaganda da Sheffield Business School.

A) Explicitar as vantagens do uso de textos escritos em relação às imagens em anúncios publicitários.

B) Promover o emprego de linguagem polida em campanhas publicitárias direcionadas ao público jovem.

C) Reforçar a qualidade da Sheffield Business School expressa no anúncio publicitário.

D) Apresentar um modelo eficiente de utilização de textos escritos em anúncios publicitários.

E) Acrescentar informações sobre os cursos de graduação ofertados pela Sheffield Business School.

 

- Read the text to answer the questions 2 and 3.

Read the ad which Sir Ernest Shackleton, the famed explorer of the Antarctica, supposedly printed in the London newspaper The Times.

 

https://shackletonequity.com

Questão 2

In the sentence “And covering vast areas requires tools that can work for extended periods of time, sometimes months.” (2nd paragraph), “tools” can be replace, with no change in meaning, by

A) utensils.

B) alternatives.

C) rocks.

D) visions.

E) studies.

 

Questão 3

Choose an alternative that best replaces “provide” in “Autonomous underwater vehicles provide another opportunity for underwater exploration.” (3rd paragraph)

A) withdraw.

B) refuse.

C) withhold.

D) supply.

E) deplete.

 

Questão 4



The campaign poster was mainly designed to

A) raise awareness about social media addiction.

B) share entertaining content about social media.

C) bring awareness to body image issues.

D) encourage people to seek social media validation.

E) highlight the benefits of confidence and high selfesteem.

WISH SENTENCES

  A. Follow the model. MODEL:    We don’t speak Spanish. We wish we spoke Spanish.   1. He is drumming his fingers again. I want him...