QUESTÃO 1
Learning English is much
easier than learning Chinese, which has a completely different form.
I tried to get her
autograph, but there were too many people waiting that I gave up.
I really appreciate
Agatha Christie’s suspense stories.
I’ve read how much her books.
We are on vacation, so
we have plenty of time!
I don’t have many
time to finish my homework before the deadline.
Com base nas sentenças e nas estruturas
destacadas, os usos corretos são os de
a) much, many.
b) too many, many.
c) how much, plenty of.
d) much, how much, many.
e) much, too many, plenty of.
QUESTÃO 2
Veganism
is ‘single biggest way’ to reduce our environmental impact, study finds
Avoiding meat and dairy
could reduce your carbon footprint from food by nearly three-quarters.
Eating a vegan diet could be the “single biggest way” to reduce your
environmental impact on earth, a new study suggests.
Researchers at the
University of Oxford found that cutting meat and dairy products from your diet could
reduce an individual’s carbon footprint from food by up to 73 per cent.
PETTER, Olivia. Veganism is ‘single biggest way’ to reduce our environmental impact, study finds. Disponível em: https://www.independent.co.uk/. Acesso em: 26 fev. 2024.
É correto afirmar que o verbo modal could, usado três vezes no texto,
representa a
a) permissão para consumir apenas
alimentos naturais.
b) preferência por se alimentar com carne
em vez de vegetais.
c) expectativa de se preservar o meio
ambiente para as futuras gerações.
d) obrigação de se adequar ao veganismo
para proteger o meio ambiente.
e) possibilidade de se adotar o veganismo como opção ecologicamente correta.
QUESTÃO 3
Theatres
and cinemas will have to do more to win over the young
There’s sadness, but
there’s resilience too. The most chastening thing I read this week was an
interview in The Stage with young performers who have been making ends meet
during lockdown by working in shops. […] Daniel Page, an actor who has been
working five nights a week at Sainsbury’s, kept his spirits up by tweeting: “I
can’t wait for all this to be over so I can return to being an unemployed actor
again.”
DAVIS, Clive. Theatres and cinemas will
have to do more to win over the young. Disponível em:
https://www.thetimes.co.uk/. Acesso em: 25 maio 2021.
O trecho do texto que apresenta uma
situação iniciada no passado e que tem continuidade no presente é
a) There’s sadness, but there’s resilience
too.
b) The most chastening thing I read this
week.
c) An actor who has been working five
nights a week.
d) Kept his spirits up by tweeting.
e) I can return to being an unemployed
actor again.
QUESTÃO 4
Considerando o público e o tipo de linguagem utilizada no anúncio, sua intenção é
a) entreter um público específico,
utilizando linguagem formal.
b) oferecer um serviço para um público
específico, utilizando formalidade.
c) informar sobre uma pesquisa ao público
em geral, usando a linguagem formal.
d) divulgar um novo filme árabe para um
público em específico, utilizando linguagem informal.
e) dar instruções sobre como aprender árabe para o público em geral, utilizando informalidade.
QUESTÃO 5
Ações
de combate ao trabalho infantil resgataram ao menos 345 crianças e adolescentes
entre abril e maio
Mato Grosso do Sul e
Minas Gerais são responsáveis, respectivamente, pelos dois maiores números de
crianças e adolescentes encontrados em situação de trabalho infantil entre
abril e maio, segundo o Ministério do Trabalho. No Mato Grosso do Sul, foram
124 casos. Em Minas Gerais, 54.
LARA, Lorena. Ações de combate ao trabalho infantil resgataram ao menos 345 crianças
e adolescentes entre abril e maio. Disponível em: https://g1.globo.com.
Acesso em: 15 jan. 2024.
Considerando as flexões verbais, o verbo resgataram, no título da notícia,
expressa uma
a) ordem de um ato que ocorre enquanto se
observa a problemática relatada.
b) exatidão de um ato que ocorreu quando
se presenciou o fato exposto no jornal.
c) certeza de um ato que aconteceu antes
do momento em que se escreveu o texto.
d) possibilidade de um ato que acontecerá
depois do momento em que se lerá o texto.
e) hipótese de um ato que acontecerá
depois do momento em que se publicou a notícia.
QUESTÃO 6
Homem
é denunciado por enviar mensagens com teor racista a si mesmo e a colega em
Santa Maria
Investigação descobriu
que ele usou chip com outro número de celular. Caso veio à tona dentro de
apuração sobre pichações no diretório acadêmico de direito da UFSM. Homem deve
responder por injúria racial, ameaça, denunciação caluniosa e falsidade
ideológica. Ele nega.
Um homem de 44 anos foi
denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) por injúria racial, ameaça,
denunciação caluniosa e falsidade ideológica após a descoberta de que ele havia
enviado, para si mesmo, mensagens de celular com conteúdo racista. Ele nega.
LOPES, Tatiana. Homem é denunciado por enviar mensagens com teor racista a si mesmo e a
colega em Santa Maria. Disponível em: https://g1.globo.com. Acesso em: 15
jan. 2024 (adaptado).
A oração presente no texto e que está na
voz passiva analítica é
a) Por injúria racial, ameaça, denunciação
caluniosa e falsidade após a descoberta.
b) Investigação descobriu que ele usou
chip com outro número de celular.
c) Um homem de 44 anos foi denunciado pelo
Ministério Público Federal (MPF).
d) Caso veio à tona dentro de apuração
sobre pichações no diretório acadêmico de direito da UFSM.
e) Homem deve responder por injúria
racial, ameaça, de- nunciação caluniosa e falsidade ideológica.
QUESTÃO 7
Fake news apelam e viralizam mais do que notícias
reais, mostra estudo
Notícias falsas, as
chamadas ‘fake news’, espalham-se pelas redes sociais de forma mais
rápida, mais fácil e mais ampla do que as notícias reais. O motor
da mentira na inter- net não é composto só por robôs. São as próprias pessoas
que, levadas por sentimentos de surpresa, repulsa e medo, compartilham as ‘fake
news’ de forma abundante.
CYMBALUK, Fernando. Fake news apelam e
viralizam mais do que notícias reais, mostra estudo. Disponível em:
https://www.uol.com.br. Acesso em: 7 abr. 2024.
O vocábulo mais, destacado no texto, é um
advérbio de
a) modo, que mostra o procedimento de
difusão de falsas notícias nas redes sociais.
b) afirmação, que reitera as várias formas
como as notícias falsas podem se espalhar.
c) comparação, que evidencia como operam
as notícias falsas em relação às reais.
d) intensidade, que enfatiza e caracteriza
maior rapidez e amplitude das notícias falsas.
e) inclusão, que abarca modelos de
aceleração na divul- gação de notícias no ambiente virtual.
QUESTÃO 8
Atitudes
para praticar solidariedade
1.
Jamais use a solidariedade para se autopromover.
Se deseja se tornar uma pessoa mais solidária, saiba que deve fazer isso porque
realmente quer ajudar as pessoas, sem qualquer segunda intenção. Existem
pessoas que preferem manter seus gestos no anonimato, enquanto outras falam
para incentivar mais gente a ajudar.
2.
Respeite as crenças e cultura das pessoas. Se for ajudar
pessoas que possuem crenças e culturas diferentes da sua, respeite. Mesmo que
não concorde com as atitudes, seja empático e coloque-se no lugar do outro:
você gostaria que fizessem isso contigo?
3.
Seja solidário também com pessoas próximas. Esteja atento
para perceber quando um amigo, familiar ou vizinho estiver precisando de apoio,
estenda a sua mão, ouça o que eles dizem com atenção. Um dia, pode ser você do
outro lado, precisando de ajuda.
POR QUE devemos ser solidários? Disponível
em: https://www. paccoby.com.br. Acesso em: 15 jan. 2024 (adaptado).
Considerando o texto, a alternativa em que
há uma conjunção com valor semântico de condição é
a) Mesmo que não concorde com as atitudes,
seja empático.
b) Coloque-se no lugar do outro: você
gostaria que fizessem isso contigo?
c) Se for ajudar pessoas que possuem
crenças e culturas diferentes da sua, respeite.
d) Esteja atento para perceber quando um
amigo, familiar ou vizinho estiver precisando de apoio.
e) Saiba que deve fazer isso porque
realmente quer ajudar as pessoas, sem qualquer segunda intenção.
QUESTÃO 9
Uso
excessivo das redes sociais pode levar a uma realidade ficcional
Segundo a professora Henriette Tognetti
Penha Morato, nas redes as pessoas buscam alterar virtualmente o que não consideram satisfatório na vida
real.
OLEIVEIRA, Kaynã de. Uso excessivo das redes sociais pode levar a uma realidade ficcional.
Disponível em: https:// jornal.usp.br. Acesso em: 15 jan. 2024 (adaptado).
O sujeito do verbo destacado classifica-se
como
a) simples.
b) composto.
c) inexistente.
d) desinencial.
e) indeterminado.
QUESTÃO 10
A objetificação está presente
nos mais diversos setores da sociedade. Um exemplo clássico é a forma como a
mulher é retratada em peças publicitárias. Em muitas campanhas, com destaque
para as de cerveja, mulheres são estereotipadas e hipersexualizadas. Em
pesquisa recente do Instituto Patrícia Galvão e Instituto Data Popular, 84% dos
respondentes concordam que o corpo da mulher é usado para a venda de produtos
nas propagandas de TV e 58% entendem que
a mulher é representada como objeto sexual nessas campanhas.
LIMA, Iana. O que é objetificação da mulher? Disponível em:
https://www.politize.com.br. Acesso em: 15 jan. 2024.
Sobre o destaque no texto, constata-se que
a oração
a) se classifica como principal.
b) assume a função de objeto direto.
c) estabelece uma relação de consequência.
d) é subordinada substantiva objetiva
indireta.
e) mantém uma relação de independência com
a principal.
QUESTÃO 11
Saudade,
mãe
É mistério demais para
explicações racionais. O que importa é sentir. E eu sinto, mãe, que o sorriso continua lindo aí. E que, agora, não há
mais pausas na felicidade. Por aqui, eu ainda choro, eu ainda cambaleio nas
ausências, eu ainda sofro o existir.
CHALITA, Gabriel. Saudade, mãe. Disponível em: https:// odia.ig.com.br. Acesso em: 26
fev. 2022 (adaptado).
O termo sublinhado é considerado um
a) sujeito, pois diz respeito ao verbo
sentir.
b) aposto, pois explica para quem é a
mensagem.
c) vocativo, pois evoca a quem é
direcionado o texto.
d) complemento verbal, pois complementa o
verbo sentir.
e) complemento nominal, pois complementa o
nome sorriso.
QUESTÃO 12
Nessa campanha de conscientização, é
empregado como um complemento nominal o trecho
a) bem fechado
b) você também
c) em saco plástico
d) contra o mosquito da dengue
e) tampas de garrafas, casca de ovos
QUESTÃO 13
Em
entrevista exclusiva, superintendente do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques,
fala sobre a importância da educação para a transformação social e o processo
democrático
Por que é importante
levar o debate sobre educação para além dos muros da escola? E como a sociedade
civil, o investimento social e a filantropia podem contribuir para uma
sociedade democrática?
É fundamental que o debate sobre educação esteja além
dos muros da escola, porque só assim a educação será efetivamente
prioridade. A sociedade civil, o investi- mento social e a filantropia
desempenham papel relevante para nosso fortalecimento democrático, seja
subsidiando as políticas públicas por meio da produção de estudos e pesquisas,
seja pautando e incidindo sobre o debate pú- blico a respeito de questões e temas
fundamentais, seja fomentando ações e iniciativas de outras organizações, seja
desenvolvendo programas e projetos que sirvam como inspiração para os
formuladores de políticas.
É FUNDAMENTAL que a escola contribua com a
construção de uma sociedade mais justa, em que meninas e meninos tenham as
mesmas oportunidades. Disponível em: https://fundosocialelas.org. Acesso em: 15
jan. 2024 (adaptado).
Na oração destacada, tem-se uma oração
subordinada substantiva
a) principal.
b) subjetiva.
c) predicativa.
d) objetiva direta.
e) objetiva indireta.
QUESTÃO 14
Bebê
da capa de Nevermind está ressentido
porque todos ficaram ricos, menos ele
Elden se sente
frustrado com o Nirvana, porque ele e a família não receberam mais nada após os
US$ 200. Quando fez um ano, a banda enviou um álbum de platina e um urso de
pelúcia.
GRUTTER, Felipe. Bebê da capa de Nevermind está ressentido porque todos ficaram ricos,
menos ele. Disponível em: https:// rollingstone.uol.com.br/noticia. Acesso
em: 27 maio 2021.
Considerando que Nevermind é o nome de um álbum da banda Nirvana, no trecho “Quando
fez um ano, a banda enviou um álbum de platina e um urso de pelúcia”, a oração
adverbial expressa o sentido de
a) proporção, pois indica em que medida a
banda fez os envios.
b) condição, pois mostra em que contexto
os presentes foram enviados.
c) tempo, pois apresenta a circunstância
temporal para o envio do álbum.
d) condição, pois indica que foi preciso
esperar um ano para o envio do álbum.
e) concessão, pois expõe o empecilho para
que o álbum pudesse ser enviado.
QUESTÃO 15
No meio das tabas de amenos verdores,
Cercadas de troncos — cobertos de flores,
Alteiam-se os tetos d’altiva nação;
São muitos seus filhos, nos ânimos fortes,
Temíveis na guerra, que em densas coortes
Assombram das matas a imensa extensão.
São rudes, severos, sedentos de glória,
Já prélios incitam, já cantam vitória,
Já meigos atendem à voz do cantor:
São todos Timbiras, guerreiros valentes!
Seu nome lá voa na boca das gentes,
Condão de prodígios, de glória e terror!
DIAS, Gonçalves. I-Juca Pirama. Disponível em: http://www. dominiopublico.gov.br .
Acesso em: 12 jan. 2024.
A caracterização dos Timbira, no poema
romântico de Gonçalves Dias, revela a
a) crítica aos atos temíveis.
b) unidade tribal dos indígenas.
c) guerra como prática valorosa.
d) persistência dos valores medievais.
e) animalização das pessoas indígenas.
QUESTÃO 16
Serena e quase luminosa corria a noite. No
puro campo do céu cintilava, com iriante brilho, um sem-número de estrelas,
projetando na larga fita da estrada do sertão, misteriosa e dúbia claridade.
Pelo caminhar dos astros havia de ser quase meia-noite; e, entretanto, a essa
hora morta, em que só vagueiam à busca de pasto os animais bravios do deserto,
vinham a passo lento, pelo caminho real, dois homens, um a pó, outro montado
numa besta magra e já meio estafada. Mostrava o pedestre ser, como de feito era,
um simples camarada, e vinha com grossa e comprida vara na mão tangendo diante
de si lerdo e orelhudo burro, sobre cujo lombo se erguia elevada carga de
canastras e malinhas, cobertas por um grande ligal.
TAUNAY, Visconde de. Inocência. Disponível em: http://www. dominiopublico.gov.br. Acesso
em: 12 jan. 2024. (fragmento)
A prosa de Visconde de Taunay revela um
momento do Romantismo brasileiro em que a preocupação estética e social recai
sobre o(a)
a) crítica à agitação das cidades.
b) lirismo na descrição do cenário.
c) representação do interior do país.
d) narração da realidade com objetividade.
e) insignificância da natureza sobre o
homem.
QUESTÃO 17
Era um sonho dantesco... o tombadilho
Que das luzernas avermelha o brilho.
Em sangue a se banhar.
Tinir de ferros... estalar de açoite...
Legiões de homens negros como a noite,
Horrendos a dançar...
Negras mulheres, suspendendo às tetas
Magras crianças, cujas bocas pretas
Rega o sangue das mães:
Outras moças, mas nuas e espantadas,
No turbilhão de espectros arrastadas,
Em ânsia e mágoa vãs!
E ri-se a orquestra irônica, estridente...
E da ronda fantástica a serpente
Faz doudas espirais ...
Se o velho arqueja, se no chão resvala,
Ouvem-se gritos... o chicote estala.
E voam mais e mais...
ALVES, Castro. O Navio Negreiro. Disponível em: http://www. dominiopublico.gov.br
. Acesso em: 12 jan. 2024.
O poema de Castro Alves é um importante
representante da terceira fase do Romantismo brasileiro, sendo esta de-
marcada, como se percebe no fragmento, pelo(a)
a) enfoque no corpo.
b) resgate da história.
c) liberdade como valor.
d) hipérbole das situações.
e) exploração da subjetividade.
QUESTÃO 18
Lembrança dos quinze anos
Nos meus quinze anos eu sofria tanto!
Agora enfim meu padecer descansa...
Minh’alma emudeceu, na noite dela
Adormeceu a pálida esperança!
Já não sinto ambições e se esvaíram
As vagas formas, a visão confusa
De meus dias de amor, nem doces voltam
Os sons aéreos da divina Musa!
Porventura é melhor as brandas fibras
Embotadas sentir nessa dormência...
E viver esta vida... e na modorra
Repousar-se na sombra da existência!
E que noites de sôfrego desejo!
Que pressentir de uma volúpia ardente!
Que noites de esperança e desespero!
E que fogo no sangue incandescente!
Minh’alma juvenil era uma lira
Que ao menor bafejar estremecia...
A triste decepção rompeu-lhe as cordas...
Só vibra num prelúdio d’agonia!
AZEVEDO, Álvaro de. Lira dos vinte anos. Disponível em: http://
www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 12 jan. 2024.
O eu lírico, no poema romântico, rememora
seus quinze anos a fim de
a) louvar a alma lírica.
b) expor a apatia juvenil.
c) exaltar o desejo juvenil.
d) justificar a melancolia atual.
e) reviver os sentimentos antigos.