QUESTÃO 1
“When he ___ at Hogwarts, Harry’s main
worry is that he won’t be as good at magic as the children from wizerding
families. If only he knew! Through time, Harry realises just how importante he
really is. And through it all, Harry ____
always a true Gryffindor: brave, true, and loyal.”
STARTING Harry Potter. Disponível em:
https://www.startingharrypotter.com. Acesso em: 8 jan. 2024.
Considerando a utilização do Simple Present Tense, a alternativa que
completa corretamente as lacunas é
a) starts – is.
b) start – are.
c) starting – is.
d) started – is.
e) startying – are.
QUESTÃO 2
Utilizando o tempo verbal Present Continuous, identifique qual das
seguintes alternativas está corretamente formulada para descrever as ações
contínuas ou emoções que os jovens estão experimentando conforme as informações
fornecidas pelo gráfico.
a) 91% of young people maintain
friendships.
b) 84% of young people are ruining the
summer.
c) 87% of young people missed special
moments.
d) 86% of young people are losing freedom
and control.
e) 86% of young people are participating
in athletic activities.
- TEXTO PARA AS QUESTÕES 3 E 4 -
John Ronald Reuel Tolkien was born on January 3, 1892, in South Africa. At age 4 he moved with his family to Great Britain. Tolkien graduated from Oxford University in 1915. Soon afterward he left to fight for the British in World War I. In 1925 Tolkien began teaching at Oxford. During this time Tolkien began writing fantasy stories. His classes dealt with the roots of the English language. He studied old fables, myths, and legends. Tolkien published The Hobbit in 1937. He wrote it partly to amuse his four children. Tolkien died on September 2, 1973. He had started another book about Middle-Earth, called The Silmarillion, but did not finish it.
BRITANNICA. J.R.R. Tolkien. Disponível em: https://kids. britannica.com. Acesso em: 18 nov. 2023.
QUESTÃO 3
Com base na análise do texto sobre a vida
e obra de J.R.R. Tolkien, a opção que corretamente utiliza o Simple Past para descrever ações que
foram concluídas no passado é:
a) John Tolkien was born in 1892 and
afterward moved to Great Britain with his family.
b) Tolkien graduated from Oxford
University in 1915 and immediately enlisted to serve in World War I.
c) In 1925, Tolkien began his teaching
career at Oxford, where he researched the beginning of English literature.
d) Tolkien had been working on another
Middle-Earth book called The Silmarillion before he passed away in 1973.
e) Tolkien published The Hobbit in 1927.
He wrote it for his four children and his wife. But he died without finishing
writing this book.
QUESTÃO 4
Observe os trechos destacados. Com base no
conteúdo Past Continuous Tense e
considerando as ações do passado em progresso, a alternativa que melhor
descreve uma ação em andamento em um determinado momento do passado na vida de
Tolkien é:
a) Enquanto Tolkien estava nascendo na
África do Sul, muitas histórias de fantasia já estavam sendo escritas.
b) Tolkien estava se formando na
Universidade de Oxford quando começou a lutar na Primeira Guerra Mundial.
c) Em 1892 Tolkien se mudou com sua
família para a Grã-Bretanha.
d) No momento da publicação de “O Hobbit”,
Tolkien estava começando a estudar fábulas e lendas.
e) Tolkien estava ensinando em Oxford enquanto começava a escrever histórias de fantasia.
QUESTÃO 5
No início de 2021, Gil,
Juliette e Lumena, três partici- pantes nordestinos do Big Brother Brasil,
levaram para a rede nacional o jeito nordestino de falar. Apesar de os três
serem de Pernambuco, Paraíba e Bahia, respectivamente, estados geográfica e
culturalmente próximos, foi possível perceber as inúmeras especificidades
culturais de cada um. “Alagoanos e pernambucanos, por exemplo, têm um jeito
próprio de colocar os artigos ‘o’ e ‘a’. Juliette, Gil e Lumena protagonizaram
várias cenas em que é possível perceber o quanto, mesmo no Nordeste, falamos
diferente”, apontou o pesquisador da Universidade Federal Rural de Pernambuco
(UFRPE), Cleber Ataíde, ex-presidente do Grupo de Estudos Linguísticos e
Literários do Nordeste e membro do Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB).
ALVES, Pedro. Dia do Nordestino: além do
‘oxente’ e ‘eita’, conheça expressões dos nove estados da região. Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Disponível em: https://www.ufrpe.br/. Acesso em: 15 nov. 2023 (adaptado).
Através da tese do artigo, combate-se o
imaginário consolidado de que
a) a variação é uma questão irrelevante.
b) o programa exclui as diferenças
culturais.
c) a linguística estuda as normas
linguísticas.
d) os nordestinos falam de maneira
diferente.
e) os nordestinos utilizam uma variante
única.
QUESTÃO 6
A ioga é uma antiga
prática milenar de mente e corpo que pode construir força e flexibilidade.
Embora já seja popular há décadas, o aumento recente do interesse em práticas
que promovem o bem-estar alavancou ainda a ioga. A prática moderna de ioga se
concentra em poses projetadas para estimular a paz interior e a energia física.
A ioga antiga não dava tanta ênfase ao condicionamento físico, mas girava em
torno de cultivar o foco mental e expandir a energia espiritual. Atualmente, a
prática é pro- curada por pessoas que buscam relaxamento, bem-estar, alívio do
estresse, além de construção de força muscular e flexibilidade. Também pode
ajudar a controlar a dor e reduzir o estresse.
IOGA: o que é, para que serve, tipos e
benefícios. O Globo. Disponível em:
https://oglobo.globo.com/ . Acesso em: 15 nov. 2023 (adaptado).
No texto, o uso de adjetivos para
caracterizar a prática de ioga concentra-se no(a)
a) vida equilibrada.
b) prática moderna.
c) momento histórico.
d) bem-estar constante.
e) desenvolvimento físico.
QUESTÃO 7
Tendo em vista o sentido global da charge,
o uso da função apelativa da linguagem deve-se ao(à)
a) ordem na fala do gato.
b) destaque ao título do texto.
c) representação de relação de carinho.
d) estímulo de mudança de comportamento.
e) informalidade no diálogo entre os personagens.
QUESTÃO 8
Para apresentar o “vórtex do WhatsApp”, o
cartunista utiliza-se de setas, com o objetivo argumentativo de
a) criticar a viciosidade da prática.
b) encadear as ações do personagem.
c) representar a ciclicidade das ações.
d) hierarquizar as ações do personagem.
e) representar o desgaste do personagem.
QUESTÃO 9
No filme Central do Brasil, o cineasta Walter Salles constrói um filme de
aparência simples, mas absolutamente comovente. Os ecos de neorrealismo
italiano, mais especificamente de Ladrões de Bicicletas (1948), passam pela
maneira como o cineasta perscruta o âmbito social, realizando uma investigação
de certa forma etnográfica, com toques precisos de melodrama. As deambulações
de Dora e Josué desvelam um Brasil profundo, empobrecido no agreste e nas
metrópoles, cheio de contra- dições sociais. A miserabilidade gera distorções.
O esquema da venda de órgãos, o jovem executado nos trilhos do trem, os
migrantes com dificuldade para estabilizar-se, tudo está nas bordas da imagem
centralizada nos protagonistas. O trabalho monumental de Fernanda Montenegro
cria uma Dora repleta de camadas, ambiguidades, alguém que não barganha com o
espectador para obter aprovação. Porém, sua humanidade é latente, bem como a
fragilidade residente sob a casca de impenetrabilidade. A dor ensinou-lhe a ser
dura.
MÜLLER, Marcelo. Central do Brasil. Papo de Cinema. Disponível em:
https://www.papodecinema.com.br/. Acesso em: 15 nov. 2023 (adaptado).
A fim de resenhar o filme Central do Brasil, o texto utiliza-se da
seguinte estratégia discursiva:
a) Crítica, revelando dimensão social.
b) Objetividade, apresentando viés
imparcial.
c) Rebuscamento, utilizando termos
incomuns.
d) Convencimento, apresentando argumentos
coerentes.
e) Adjetivação, qualificando elementos
cinematográficos.
QUESTÃO 10
As campanhas
publicitárias de empresas e governos e as redes de ensino e escolas privadas
mostram o empenho cada vez maior em celebrar o Mês da Consciência Negra: to-
das elas são canais promotores para trazer à tona os temas de racismo,
discriminação e desigualdade racial. Eles são necessários, pois ainda é
preciso relembrar o papel que a escravidão teve na formação social do país.
Essa discussão, contudo, não pode ficar limitada ao mês de novembro e a
compromissos teóricos contra o racismo. A população negra enfrenta desafios
desiguais em diversas áreas da vida. Continuar trazendo luz à consciência negra
ainda é fundamental em uma sociedade que se desenvolveu baseada no mito da
democracia racial. Mas para mudar os números da desigualdade é preciso ir além
e transformar a consciência de novembro em ações concretas.
BACALHAU, Priscilla. Em novembro tudo vira
negro no Brasil. Folha de S. Paulo.
Disponível em: https://www1.folha. uol.com.br/. Acesso em: 15 nov. 2023
(adaptado).
Considerando o alinhamento à variante
padrão da Língua Portuguesa, o uso do pronome eles, destacado no texto, é uma estratégia coesiva, retomando
a) o
termo conhecido pelos falantes nativos.
b) os
canais promotores dos temas enfocados.
c) as
mazelas presentes pela discriminação racial.
d) a
importância atribuída aos canais promotores.
e) as
campanhas empenhadas na data comemorativa.
QUESTÃO 11
Pesquisas sugerem que mulheres otimistas
têm mais chances de viver além dos 90 anos do que mulheres menos otimistas,
independentemente de raça ou etnia. Mas pensar de forma mais positiva sobre o
envelhecimento não significa ignorar preocupações reais com pensamentos felizes
– ou usar frases como “Você não envelheceu!” como um elogio. Em vez disso,
tente olhar para a realidade honesta com otimismo. Se você se sentir desanimado
porque não joga tênis tão bem aos 70 anos como costumava jogar, disse Ginne,
lembre-se: “Não, eu posso não jogar tênis como fazia quando tinha 50 anos, e só
posso jogar por 10 minutos. Mas ainda posso jogar”.
BURNS, Holly. Como lidar melhor com seu
próprio envelhecimento (e, assim, viver mais tempo). Folha de S. Paulo. Disponível em: https:// www1.folha.uol.com.br/.
Acesso em: 15 nov. 2023 (adaptado).
No texto, um dos elementos que atestam seu
alinhamento à variante padrão da língua é a grafia de “porque”, uma vez que ela
é utilizada para
a) ligar as ideias enumeradas.
b) destacar a função substantiva.
c) introduzir uma oração subordinada.
d) justificar o sentimento de desânimo.
e) apresentar um questionamento retórico.
QUESTÃO 12
A acentuação gráfica, na Língua Portuguesa,
é determinante para a delimitação do sentido de alguns vocábulos. Tal
afirmativa, em relação à charge de Laerte, se confirma, pois nela há um acento
a) agudo que insere ênfase na ação.
b) til que exige uma pronúncia com
nasalização.
c) agudo que distingue o verbo de um
pronome.
d) agudo que transformaria o “saia” em um
verbo.
e) circunflexo que sugere uma pronúncia do
pronome.
QUESTÃO 13
Só mesmo uma
coincidência infeliz para me fazer ler na mesma semana duas resenhas que, em
nome da ética, aproveitavam o espaço da crítica para dar lições de moral. Na
primeira, o resenhista puxava a orelha de um autor morto, como se ele estivesse
furando a fila do transplante de órgãos ao relatar seu esforço para participar
dos testes de um medicamento experimental contra o HIV nos anos 1980. Na
segunda, outro resenhista fazia de sua tribuna a condenação de um autor que
incorporou em seu livro as cartas da mãe, agora demente, sem lhe pedir
autorização. Como alternativa ao moralismo e à demagogia, Mohamed Mbougar Sarr,
vencedor do prêmio Goncourt de 2021 com “A Mais Recôndita Memória dos Homens”,
propõe a volta a um ideal juvenil de literatura, à literatura como aventura
existencial, que já era o partido de Roberto Bolaño (1953- 2003), uma das duas
principais referências literárias do romance.
CARVALHO, Bernardo de. Literatura não é
cartilha nem palavra de ordem. Folha de
S. Paulo. Disponível em: https://www1. folha.uol.com.br/. Acesso em: 15
nov. 2023 (adaptado).
Bernardo de Carvalho, a fim de convencer o
leitor de sua tese, vale-se da seguinte estratégia intertextual:
a) Alusão a resenhas moralistas.
b) Referência a autores específicos.
c) Citação de premiação internacional.
d) Autoridade de autores consagrados.
e) Paródia de resenhas desconhecidas.
QUESTÃO 14
O recorde de calor do
ano no Rio de Janeiro, com 42,6°C às 12h55, foi registrado nesta quinta, dia 16
de novembro. Já em relação à sensação térmica, o Rio atingiu 58°C, a maior
desde que a medição começou a ser feita, em 2009. As altas temperaturas são
influenciadas pela onda de calor que atinge o país.
EM MAIS um dia de calor extremo,
passageiros reclamam de ônibus sem ar-condicionado no Rio. O Dia. Disponível em: https:// odia.ig.com.br/. Acesso em: 16 nov.
2023 (adaptado).
A escolha do substantivo “sensação”, para
indicar a percepção das altas temperaturas, deve-se ao seu caráter
a) simples, pelo radical único.
b) abstrato, por designar percepção.
c) concreto, pela situação agravada.
d) figurativo, pelo sentido conotativo.
e) coletivo, pela sensação compartilhada.
QUESTÃO 15
Encomenda
Desejo uma fotografia
como esta — o senhor vê? — como esta:
em que para sempre me ria
como um vestido de eterna festa.
Como tenho a testa sombria,
derrame luz na minha testa.
Deixe esta ruga, que me empresta
um certo ar de sabedoria.
Não meta fundos de floresta
nem de arbitrária fantasia...
Não... Neste espaço que ainda resta,
ponha uma cadeira vazia.
MEIRELES, Cecília. Disponível em:
https://www. culturagenial.com/. Acesso em: 20 nov. 2023.
Sobre a estrutura dos versos no poema de
Cecília Meireles, ressaltam-se os(as)
a) rimas regulares, formando a sonoridade.
b) sons assonantes, repetindo as
consoantes.
c) rimas alternadas, delimitando a
sonoridade.
d) estrofes metrificadas, conformando o
ritmo.
e) versos brancos, introduzindo a
coloquialidade.
QUESTÃO 16
— À fé, Sancho —
respondeu D. Quixote — que se tu souberas, como eu sei, quão honrada e
principal senhora é a Rainha Madasima, havias de dizer que muito sofrido fui
eu, que não esborrachei a boca donde tamanhas blasfêmias saíram. Onde se viu
jamais impropério tamanho como é dizer, e até pensar, que uma Rainha viva mal
encaminhada com um cirurgião? A verdade do caso é que o tal mestre Elisabat, de
quem o doido falou, foi varão prudentíssimo, e de ótimo conselho, e serviu de
aio e médico à Rainha; mas pensar que fosse ela amiga sua, é disparate
merecedor do maior castigo; e, para veres como o Cardênio não sabia o que
disse, hás-de te recordar de que no momento em que o disse já estava
desvairado.
CERVANTES, Miguel de. Dom Quixote. Disponível em: http:// www.dominiopublico.gov.br.
Acesso em: 18 nov. 2023.
D. Quixote, ao responder a Sancho, revela
uma avaliação social da época, centrada no(a)
a) fé religiosa declarada.
b) fala factível proferida.
c) conduta feminina esperada.
d) atitude masculina suspeita.
e) hierarquia social estabelecida.
QUESTÃO 17
A Santa Maria fiz ir meu amigo
e nom lh’atendi o que pôs comigo:
com el me perdi
porque lhi menti.
Fiz ir meu amigo a Santa Maria
e nom foi eu i com el aquel dia:
com el me perdi
porque lhi menti.
DE VER, Pero. Disponível em:
https://cantigas. fcsh.unl.pt/. Acesso em: 20 nov. 2023.
Considerando a temática abordada, a
cantiga trovadoresca pode ser considerada um(a)
a) soneto, demarcado pela rima.
b) fábula, caracterizada pela moral.
c) lamento, concentrado no refrão.
d) argumentação, expressa pela tese.
e) elegia, caracterizada pela amizade.
QUESTÃO 18
À
sepultura de del-Rei dom João Terceiro
Quem jaz no grão sepulcro, que descreve
tão ilustres sinais no forte escudo?
— Ninguém; que nisso, enfim, se toma tudo
mas foi quem tudo pôde e tudo teve.
Foi Rei? — Fez tudo quanto a Rei se deve;
pôs na guerra e na paz devido estudo;
mas quão pesado foi ao Mouro rudo
tanto lhe seja agora a terra leve.
Alexandre será? — Ninguém se engane;
que sustentar, mais que adquirir se
estima.
— Será Adriano, grão senhor do mundo?
Mais observante foi da Lei de cima.
— E Numa? — Numa, não; mas é Joane:
de Portugal terceiro, sem segundo.
CAMÕES, Luís de. Sonetos. Disponível em: http://www. dominiopublico.gov.br/. Acesso
em: 20 nov. 2023.
O soneto de Luís de Camões demonstra
a) a transitoriedade da glória terrena e a
importância de reconhecer os líderes históricos.
b) a suntuosidade da ornamentação dos
túmulos de Alexandre, Adriano e Numa.
c) o enterro de alguém importante que o
eu-lírico não consegue identificar.
d) as glórias de um rei desconhecido que
usava seu escudo em batalhas.
e) a guerra em que os combatentes portugueses venceram os mouros.
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
E |
E |
C |
B |
C |
C |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
D |
C |
D |
B |
C |
D |
13 |
14 |
15 |
16 |
17 |
18 |
B |
C |
D |
C |
C |
D |