03 dezembro 2024

SAE YOUNG 2.4

QUESTÃO 1

The world is a beautiful place

Yes the world is the best place of all

for a lot of such things as

making the fun scene

and making the love scene

and making the sad scene[…]

and waving hats and

dancing

and going swimming in rivers

on picnics

in the middle of the summer

and just generally

‘living it up’

Disponível em: poets.org. Acesso em: 30 ago. 2024.

 

Segundo o texto, o mundo é o melhor lugar de todos por- que as pessoas

a) experienciam múltiplas emoções simultaneamente.

b) dançam regularmente nos rios durante o verão.

c) nadam em rios e fazem piquenique durante o verão.

d) realizam suas obrigações em meio à natureza.

e) assistem a filmes felizes, divertidos e tristes.

 

QUESTÃO 2

What is depression?

According to the World Health Organization, depression is the leading cause of disability worldwide. Globally, more than 300 million people of all ages suffer from the disorder. And the incidence of the disorder is increasing everywhere. Americans are highly concerned with happiness, yet they are increasingly depressed: Some 15 million Americans battle the disorder, and increasing numbers of them are young people.

Disponível em: https://www.psychologytoday.com. Acesso em: 30 ago. 2024.

 

O uso do advérbio “highly” no texto tem por objetivo

a) demonstrar o aumento da felicidade em americanos.

b) salientar os altos níveis de depressão em americanos.

c) intensificar o aumento da preocupação com a felicidade.

d) apresentar a redução nos níveis de felicidade no mundo.

e) indicar o aumento no número de pessoas com a doença. 

 

QUESTÃO 3

 Limits of IQ tests

         A study by Adam Hampshire of the Brain and Mind Institute confirmed what many people already believed: IQ tests are poor indicators of intelligence. They developed a test designed to evaluate 12 “pillars of wisdom” in order to obtain a comprehensive understanding of an individual’s cognitive skills, from memory to planning. The 12-part test was taken by over 100,000 people and the results proved that there was no single “quotient” that could measure intelligence. They identified at least three factors that were essential to predicting intelligence: “short-term memory; reasoning; and finally, a verbal component.” Additionally, IQ tests are unable to measure variable aspects of intelligence like emotional and social intelligence. Both of these are crucial factors in assessing an individual’s potential for success, but they are not tested in IQ tests. Ultimately, IQ tests only really measure how well an individual takes an IQ test and little more.

Disponível em: https://ectutoring.com. Acesso em: 30 ago. 2024.

 

De acordo com o texto, os testes de QI falham pois

a) limitam-se a testar o conhecimento escolar das pessoas.

b) medem a inteligência com base em respostas rápidas a perguntas fáceis.

c) são incapazes de aferir aspectos de inteligência como a emocional e social.

d) desconsideram fatores essenciais para previsão do quo- ciente de inteligência.

e) são inapropriados para aplicação em sujeitos com me- nos de 12 anos de idade.

 

QUESTÃO 4

What is global citizenship?

Global citizenship describes a sense of belonging to a wider global community and appreciating diverse cultures, ways of life and perspectives. It recognises that we are all citizens of the world with rights and responsibilities towards one another and to the planet. Global citizens take an active interest in issues at the local and global level and work with others to solve problems and build a better world for everyone. As we face the multiple, interconnected challenges of the 21st century, the need for responsible and informed global citizens has never been more pressing.

Disponível em: https://news-decoder.com. Acesso em: 30 ago. 2024.

 

De acordo com o texto, a cidadania global se refere a

a) ter habilidade de falar diferentes línguas.

b) realizar cursos para formação diplomática.

c) engajar-se nos temas da comunidade global.

d) experienciar viagens a diferentes partes do globo.

e) abrir empresas que tenham negócios internacionais.

 

QUESTÃO 5

Se você não tem uma Tia Virgínia, talvez a Tia Virgínia da sua família seja você. Depois de As Duas Irenes, o diretor Fábio Meira volta a resgatar, no filme Tia Virgínia, suas próprias memórias para transformar em personagem uma espécie de entidade familiar que provavelmente vai te lembrar de alguém com nome e sobrenome. É nesta proximidade com o mundo real que a ficção entrega o que tem de melhor: ao entrar na casa da protagonista de Vera Holtz, é difícil não se sentir parte dos acontecimentos e chegar ao final da experiência um pouquinho, que seja, transformados – como Virgínia.

Disponível em: https://www.adorocinema.com. Acesso em: 17 jul. 2024 (adaptado).

 

A fim de defender a qualidade do filme, o autor utiliza como estratégia discursiva

a) explicar a obra, antecipando os efeitos da experiência fílmica.

b) instigar o leitor, afirmando a existência de identificação corriqueira.

c) apresentar o diretor, explicitando o trabalho com viés memorialístico.

d) caricaturizar as tias, promovendo uma identificação da figura feminina.

e) sensibilizar o leitor, promovendo a rememoração de parentes distantes.

 

QUESTÃO 6

Os canudos plásticos são um dos principais poluentes dos mares, e um dos itens mais nocivos para este ambiente. Isto porque, por ser um objeto que é produzido com o plástico, um dos compostos químicos que mais oferecem perigo à natureza, esses itens apresentam grande perigo para os mares. Além disso, por ser muito usado pela população e por ter uma grande facilidade de se espalhar, esses resíduos se espalham facilmente todos os anos nos mares através do descarte em massa. Inclusive, este descarte incorreto parece não parar de crescer.

BRASIL COLETA. Disponível em: https://www.brasilcoleta.com.br. Acesso em: 17 jul. 2024 (fragmento)

 

A fim de garantir a objetividade do texto, o autor

a) evita repetições de termos, mantendo o sentido pretendido.

b) adjetiva termos, qualificando o material poluente.

c) descreve fenômenos, construindo progressão argumentativa.

d) constrói teses diversas, defendendo a prática ecológica.

e) contrapõe ideias, construindo argumentação consistente.

 

QUESTÃO 7

 

Considerando o objetivo comunicativo da campanha, o leitor-modelo seria o(a)

a) usuário de UBS, impactado pela campanha.

b) responsável pelas crianças, público da vacinação.

c) população em geral, representada pelas crianças.

d) profissional da saúde, responsável pela vacinação.

e) criança em vulnerabilidade, exposta à poliomielite.

 

QUESTÃO 8

Fragmentos de vozes, ruídos cacofônicos e restos de matéria histórica em decomposição. Depois de dançar com a morte no lúgubre Encarnado (2014), a cantora Juçara Marçal estabelece nas canções de Delta Estácio Blues (2021), segundo álbum em carreira solo, um inusitado cruzamento de informações. São retalhos sintéticos e batidas que se espalham em meio a memórias, personagens fictícios e releituras de forma totalmente imprevisível. Instantes em que a artista nascida em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, resgata e adapta elementos da própria trajetória artística, como em um remix torto e mutável.

FACCHI, Cleber. Disponível em: https://musicainstantanea.com.br. Acesso em: 17 jul. 2024 (adaptado).

 

A passagem que expressa a apreciação do segundo álbum de Juçara Marçal é

a) releituras de forma totalmente imprevisível.

b) restos de matéria histórica em decomposição.

c) nascida em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

d) Delta Estácio Blues (2021), segundo álbum em carreira solo.

e) “Depois de dançar com a morte no lúgubre Encarnado.

 

QUESTÃO 9

A Praia da Saudade, no Rio de Janeiro, não existe mais. Localizada onde atualmente é a entrada do bairro da Urca, ela começou a expulsar seus pescadores e a ser urbanizada por volta de 1850. Depois disso, ela até chegou a ser palco de competições de regatas, mas, em 1908, por conta de uma exposição comemorativa do primeiro centenário da abertura dos portos do Brasil, ela foi aterrada para a construção de pavilhões em alvenaria que abrigavam as festividades. Esta história é contada – com importantes imagens de arquivo – no documentário “Praia da Saudade”. Mas só em seus primeiros minutos. Depois, o filme amplifica este caso pontual de destruição da na- tureza para estender o tema a outras praias e florestas do Brasil e do mundo.

SABADIN, Celso. Praia da saudade alerta para o fim do mundo. Disponível em: http://www.planetatela.com.br. Acesso em: 18 jul. 2024 (adaptado).

 

Considerando a estrutura do gênero textual, o parágrafo inicial da resenha sobre o documentário “Praia da Saudade” centra-se na(s)

a) ocorrência no Rio de Janeiro.

b) informações sobre o local.

c) contextualização da obra.

d) defesa de perspectiva.

e) exposição de dados

 

QUESTÃO 10

Dos nove depósitos temporários de resíduos sólidos da enchente em Porto Alegre, um já foi fechado e quatro já estão com destino definido e dias contados. É o caso dos “bota-espera” (como são chamados pela Prefeitura) que possuem contratos com a empresa MCT Transportes Ltda. O material está sendo transportado até um aterro sanitário em Gravataí, na Região Metropolitana. No caso do depósito temporário localizado nas proximidades da Arena do Grêmio, moradores reclamam da demora para a remoção completa dos entulhos e do impacto que o acúmulo de sujeira na região vem provocando.

ZERO HORA. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs. com.br. Acesso em: 18 jul. 2024 (adaptado).

 

Considerando o objetivo da notícia, acerca dos depósitos de resíduos sólidos em Porto Alegre, a estrutura textual se caracteriza

a) pela defesa da responsabilização.

b) por sentenças informativas.

c) pela descrição dos cenários.

d) pelo recurso da onisciência.

e) por opiniões divergentes.

 

QUESTÃO 11

A ideia de unificar num sistema nacional boletins de ocorrência e antecedentes criminais é essencial para o enfrentamento do crime organizado. O acesso a informações de qualidade é vital para União, estados e municípios conseguirem retirar o país da atual crise de segurança pública. A proposta de compartilhamento de informações, levantada pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, já constava do Sistema Único de Segurança Pública, criado em 2018. Agora a ideia é gravá-la na Constituição, como um dos itens da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança. Como toda iniciativa, não bastará a aprovação de nova legislação. Será preciso competência e agilidade para colocá-la em prática.

O GLOBO. Disponível em: https://oglobo.globo. com. Disponível em: 18 jul. 2024 (adaptado).

 

Acerca da unificação de dados na Segurança Pública, o editorial do jornal O Globo dedica-se a

a) defender a mudança constitucional.

b) responsabilizar o poder público.

c) apresentar a legislação vigente.

d) criticar o crime organizado.

e) descrever a PEC proposta.

 

QUESTÃO 12

Toda festa corresponde a um tempo-espaço especial. Ou seja, forma a demarcação de um fazer coletivo, reunindo muito esforço e prazer num mesmo acontecimento. Geralmente o viver na festa demonstra a força de uma coletividade. Entretanto, quando pensamos na festa como um elemento interligado ao universo do Turismo voltamos a necessitar de uma boa e provocante discussão. As festas, em relação ao Turismo, tornam-se “eventos” e passam a exigir vários requisitos técnicos, profissionais e administrativos, muitas vezes tidos como “estranhos” ou artificiais à sua natureza. As festas populares, tidas como tradicionais ou religiosas, expressam grande resistência para se promoverem como evento turístico.

OLIVEIRA, Christian Dennys Monteiro de. Festas populares religiosas e suas dinâmicas espaciais. Disponível em: https:// www.redalyc.org. Acesso em: 18 jul. 2024 (adaptado).

 

O artigo científico, para apresentar a questão discutida, recorre à

a) crítica ao Turismo.

b) conceitualização de festa.

c) descrição do espaço-tempo.

d) definição de espaços públicos.

e) criação de eventos inovadores.

 

QUESTÃO 13

SEQUÊNCIA 12 – DIA / INTERNA / SALÃO DE DANÇA

Vemos Seu Álvaro, D. Alice e Ernesto sentados à sua mesa, observando o salão. Um casal passa e cumprimenta Álvaro e Alice com reverência. Seu Álvaro faz uma cara de dor e mexe no pé.

SEU ÁLVARO - Isso aqui tá doendo, a gente não devia te vindo hoje...

D. ALICE - Eu posso até ficar sem dançar, mas tenho que pelo menos olhar o pessoal dançando...

SEU ÁLVARO - Aqui não tem ninguém que vale a pena. Ver dançar...

D. ALICE - O argentino!

SEU ÁLVARO - Só o tango ele sabe dançar, no resto ele é um desastre...

BOLOGNESI, Luiz. Chega de saudade [roteiro]. Disponível em: https:// aplauso.imprensaoficial.com.br. Acesso em: 18 jul. 2024 (adaptado).

 

Na sequência, pertencente ao roteiro do filme nacional Chega de Saudade, a rubrica utilizada tem como função

a) contextualizar os eventos.

b) exprimir uma sensação.

c) explicitar o narrador.

d) orientar os atores.

e) narrar o enredo.

 

QUESTÃO 14

CÉLIA - Miguel, vem cá. Minha amiga está pensando em se mudar lá para perto de onde você tá morando. É bom lá?

MIGUEL - Olha, dependendo do ponto de vista é joia.

CÉLIA - É seguro?

MIGUEL - Nenhum lugar é. Nem aqui... Um copo pode voar há qualquer momento na sua cabeça. Mas eu posso alugar um quartinho pra ela lá em casa... Aí, sim, ela corre alguns riscos...

MELLO, Selton; VINDICATTO, Marcelo. Feliz natal [roteiro]. Disponível em: https:// aplauso.imprensaoficial.com.br. Acesso em: 18 jul. 2024 (adaptado).

 

No fragmento do roteiro cinematográfico, o conflito narrativo se evidencia pela(s)

a) ironia do homem, revelando a possibilidade de perigo.

b) fala de Célia, indicando o preconceito pelas perguntas.

c) brigas com copos, representado a violência das cidades.

d) relativização da violência, expressando um ponto de vista.

e) possibilidade de acidente, revelando a indeterminação da vida.

 

QUESTÃO 15

O nome não me era estranho. Eu já o vira de relance em algum jornal ou revista. Mas não me interessei. Aquele nome, para mim, não passava de um bolso vazio. Sou sele- tivo em minhas leituras. Leio gastronomicamente. Diante de jornais e revistas eu me comporto da mesma forma como diante de uma mesa de bufê: provo, rejeito muito, escolho poucas coisas. Aquele bolso devia estar cheio de coisas dignas de serem comidas, caso contrário não te- ria sido oferecido como banquete nas páginas amarelas de “Veja”. Mas eu não comi. Aí um amigo me enviou por e-mail cópia de uma crônica do Arnaldo Jabor, a propósito do dito nome. Crônica que li e de que gostei: sou amante de pimentas e jilós.

ALVES, Rubem. A leitura dos jornais nos torna estúpidos?. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 23 jul. 2024 (adaptado).

 

A crônica de Rubem Alves se caracteriza como jornalística, tendo em vista seu objetivo de

a) revelar critérios para escolha das novas leituras.

b) construir metáfora com o universo gastronômico.

c) expressar subjetividade pelas memórias revividas.

d) emitir opinião sobre um escritor com relevância pública.

e) apresentar informações ao leitor sobre um autor famoso.

 

QUESTÃO 16

Belo Horizonte, tarde de 31 de janeiro de 1951, Palácio da Liberdade, solenidade de transmissão do cargo de governador. Ambiente de entusiasmo, expectativa, espe- rança. Juscelino chega num carro escoltado por lanceiros da cavalaria da Polícia Militar. No saguão, encontra-se com a mãe, dona Júlia, 78 anos, Sarah, as meninas Márcia e Maria Estela, a irmã Naná, o cunhado Júlio Soares, as tias paternas Conceição e Emilinha. Dá a mão a dona Júlia, so- bem a escada. “Desejava que minha mãe sentisse, através das aclamações com que era saudado, que não tinham sido inúteis as privações por que ela tinha passado nem os sacrifícios que havia feito para transformar em alguém o filho querido, que andava descalço em Diamantina”.

COUTO, Ronaldo Costa. JK. Disponível em: https://domainpublic. wordpress.com. Acesso em: 24 jul. 2024 (fragmento).

 

O episódio narrado na biografia é do dia em que Juscelino Kubitschek tomou posse como governador de Minas Gerais, revelando a

a) produção do evento.

b) relevância do biografado.

c) autorização do biografado.

d) realização de uma entrevista.

e) importância da perseverança.

 

QUESTÃO 17

20 de abril de 1961

Passei o dia em casa. Vou desocupar os armários embutidos, para reforma-los. Recibi a visita de uma jovem residente em Jaú - Deu-me um broche para recordação. Perguntei-lhe se conhe os Pires de Campos. Que a dona Julita favoreçeu-me muito. Disse que conheçe. Mas, igno rava as belas qualidades filantropicas dos Pires de Campos. Lhe acompanhei ate o ponto de onibus. Elas tomaram um carro. Com a divulgação do meu livro, recebo varias pessôas. Transformei-me em atração turística.

JESUS, Carolina Maria de. Casa de alvenaria – Volume 2: Santana. São Paulo: Companhia das Letras, 2021. p. 290. (Fragmento).

O texto pertence ao diário de Carolina Maria de Jesus. Responsável por particularizar esse gênero, o fragmento de texto da autora expressa a característica de

a) fantasiar a realidade.

b) registrar o dia a dia.

c) encadear os episódios.

d) expressar a subjetividade.

e) criticar um comportamento.

 

QUESTÃO 18

O diretor e roteirista Guel Arraes está prestes a lançar sua adaptação de “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa, nas telonas. “‘Grande Sertão’ tem uma grande dramaturgia, isso é uma das coisas que eu descobri. O livro é muito caudaloso, são mais de 500 páginas, onde, em meio a história, tem muitas reflexões e comentários filosóficos. Mas para fazer o filme, a gente enxugou, devemos ter usa- do cerca de 20% do livro. A gente quis pegar a parte mais de ação. A gente colocou o osso da história em ordem cronológica, sempre com a linguagem de Guimarães, e vimos que ali tinha um maravilhoso roteiro de aventura, amor e guerra”, contou o diretor.

Disponível em: https://www.cnnbrasil.com. br. Acesso em: 24 jul. 2024 (adaptado).

 

O relato de Guel Arraes, acerca do roteiro de “Grande Sertão”, revela como esse tipo de adaptação do romance deve

a) sintetizar a obra adaptada.

b) rejeitar as reflexões da obra.

c) manter a linguagem do autor.

d) atrair o espectador pelo enredo.

e) considerar a encenação objetivada. 







 

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PET PEEVES

A) What drives you crazy? B) Exchange ideas in small groups. - Tell each other about your pet peeves. You may say:              * It d...