QUESTÃO 1
The
world is a beautiful place
Yes the world is the best place of all
for a lot of such things as
making the fun scene
and making the love scene
and making the sad scene[…]
and waving hats and
dancing
and going swimming in rivers
on picnics
in the middle of the summer
and just generally
‘living it up’
Disponível em: poets.org. Acesso em: 30
ago. 2024.
Segundo o texto, o mundo é o melhor lugar
de todos por- que as pessoas
a) experienciam múltiplas emoções
simultaneamente.
b) dançam regularmente nos rios durante o
verão.
c) nadam em rios e fazem piquenique
durante o verão.
d) realizam suas obrigações em meio à
natureza.
e) assistem a filmes felizes, divertidos e
tristes.
QUESTÃO 2
What
is depression?
According to the World
Health Organization, depression is the leading cause of disability worldwide.
Globally, more than 300 million people of all ages suffer from the disorder.
And the incidence of the disorder is increasing everywhere. Americans are highly concerned with happiness,
yet they are increasingly depressed: Some 15 million Americans battle the
disorder, and increasing numbers of them are young people.
Disponível em:
https://www.psychologytoday.com. Acesso em: 30 ago. 2024.
O uso do advérbio “highly” no texto tem
por objetivo
a) demonstrar o aumento da felicidade em
americanos.
b) salientar os altos níveis de depressão
em americanos.
c) intensificar o aumento da preocupação
com a felicidade.
d) apresentar a redução nos níveis de
felicidade no mundo.
e) indicar o aumento no número de pessoas com a doença.
QUESTÃO 3
Limits of IQ tests
A study by Adam Hampshire of the Brain
and Mind Institute confirmed what many people already believed: IQ tests are
poor indicators of intelligence. They developed a test designed to evaluate 12
“pillars of wisdom” in order to obtain a comprehensive understanding of an
individual’s cognitive skills, from memory to planning. The 12-part test was
taken by over 100,000 people and the results proved that there was no single
“quotient” that could measure intelligence. They identified at least three
factors that were essential to predicting intelligence: “short-term memory;
reasoning; and finally, a verbal component.” Additionally, IQ tests are unable
to measure variable aspects of intelligence like emotional and social
intelligence. Both of these are crucial factors in assessing an individual’s
potential for success, but they are not tested in IQ tests. Ultimately, IQ
tests only really measure how well an individual takes an IQ test and little
more.
Disponível em: https://ectutoring.com.
Acesso em: 30 ago. 2024.
De acordo com o texto, os testes de QI
falham pois
a) limitam-se a testar o conhecimento
escolar das pessoas.
b) medem a inteligência com base em
respostas rápidas a perguntas fáceis.
c) são incapazes de aferir aspectos de
inteligência como a emocional e social.
d) desconsideram fatores essenciais para
previsão do quo- ciente de inteligência.
e) são inapropriados para aplicação em
sujeitos com me- nos de 12 anos de idade.
QUESTÃO 4
What
is global citizenship?
Global citizenship
describes a sense of belonging to a wider global community and appreciating
diverse cultures, ways of life and perspectives. It recognises that we are all
citizens of the world with rights and responsibilities towards one another and
to the planet. Global citizens take an active interest in issues at the local
and global level and work with others to solve problems and build a better
world for everyone. As we face the multiple, interconnected challenges of the
21st century, the need for responsible and informed global citizens has never
been more pressing.
Disponível em: https://news-decoder.com.
Acesso em: 30 ago. 2024.
De acordo com o texto, a cidadania global
se refere a
a) ter habilidade de falar diferentes
línguas.
b) realizar cursos para formação
diplomática.
c) engajar-se nos temas da comunidade
global.
d) experienciar viagens a diferentes
partes do globo.
e) abrir empresas que tenham negócios
internacionais.
QUESTÃO 5
Se você não tem uma Tia Virgínia, talvez a
Tia Virgínia da sua família seja você. Depois de As Duas Irenes, o diretor
Fábio Meira volta a resgatar, no filme Tia
Virgínia, suas próprias memórias para transformar em personagem uma espécie
de entidade familiar que provavelmente vai te lembrar de alguém com nome e
sobrenome. É nesta proximidade com o mundo real que a ficção entrega o que tem
de melhor: ao entrar na casa da protagonista de Vera Holtz, é difícil não se
sentir parte dos acontecimentos e chegar ao final da experiência um pouquinho,
que seja, transformados – como Virgínia.
Disponível em:
https://www.adorocinema.com. Acesso em: 17 jul. 2024 (adaptado).
A fim de defender a qualidade do filme, o
autor utiliza como estratégia discursiva
a) explicar a obra, antecipando os efeitos
da experiência fílmica.
b) instigar o leitor, afirmando a
existência de identificação corriqueira.
c) apresentar o diretor, explicitando o
trabalho com viés memorialístico.
d) caricaturizar as tias, promovendo uma
identificação da figura feminina.
e) sensibilizar o leitor, promovendo a
rememoração de parentes distantes.
QUESTÃO 6
Os canudos plásticos são um dos principais
poluentes dos mares, e um dos itens mais nocivos para este ambiente. Isto
porque, por ser um objeto que é produzido com o plástico, um dos compostos
químicos que mais oferecem perigo à natureza, esses itens apresentam grande
perigo para os mares. Além disso, por ser muito usado pela população e por ter
uma grande facilidade de se espalhar, esses resíduos se espalham facilmente
todos os anos nos mares através do descarte em massa. Inclusive, este descarte
incorreto parece não parar de crescer.
BRASIL COLETA. Disponível em:
https://www.brasilcoleta.com.br. Acesso em: 17 jul. 2024 (fragmento)
A fim de garantir a objetividade do texto,
o autor
a) evita repetições de termos, mantendo o
sentido pretendido.
b) adjetiva termos, qualificando o
material poluente.
c) descreve fenômenos, construindo
progressão argumentativa.
d) constrói teses diversas, defendendo a
prática ecológica.
e) contrapõe ideias, construindo
argumentação consistente.
QUESTÃO 7
Considerando o objetivo comunicativo da campanha, o leitor-modelo seria o(a)
a) usuário de UBS, impactado pela campanha.
b) responsável pelas crianças, público da
vacinação.
c) população em geral, representada pelas
crianças.
d) profissional da saúde, responsável pela
vacinação.
e) criança em vulnerabilidade, exposta à
poliomielite.
QUESTÃO 8
Fragmentos de vozes,
ruídos cacofônicos e restos de matéria histórica em decomposição. Depois de
dançar com a morte no lúgubre Encarnado (2014), a cantora Juçara Marçal
estabelece nas canções de Delta Estácio Blues (2021), segundo álbum em carreira
solo, um inusitado cruzamento de informações. São retalhos sintéticos e batidas
que se espalham em meio a memórias, personagens fictícios e releituras de forma
totalmente imprevisível. Instantes em que a artista nascida em Duque de Caxias,
no Rio de Janeiro, resgata e adapta elementos da própria trajetória artística,
como em um remix torto e mutável.
FACCHI, Cleber. Disponível em: https://musicainstantanea.com.br.
Acesso em: 17 jul. 2024 (adaptado).
A passagem que expressa a apreciação do
segundo álbum de Juçara Marçal é
a) releituras de forma totalmente
imprevisível.
b) restos de matéria histórica em
decomposição.
c) nascida em Duque de Caxias, no Rio de
Janeiro.
d) Delta Estácio Blues (2021), segundo
álbum em carreira solo.
e) “Depois de dançar com a morte no
lúgubre Encarnado.
QUESTÃO 9
A Praia da Saudade, no
Rio de Janeiro, não existe mais. Localizada onde atualmente é a entrada do
bairro da Urca, ela começou a expulsar seus pescadores e a ser urbanizada por
volta de 1850. Depois disso, ela até chegou a ser palco de competições de
regatas, mas, em 1908, por conta de uma exposição comemorativa do primeiro
centenário da abertura dos portos do Brasil, ela foi aterrada para a construção
de pavilhões em alvenaria que abrigavam as festividades. Esta história é
contada – com importantes imagens de arquivo – no documentário “Praia da
Saudade”. Mas só em seus primeiros minutos. Depois, o filme amplifica este caso
pontual de destruição da na- tureza para estender o tema a outras praias e
florestas do Brasil e do mundo.
SABADIN, Celso. Praia da saudade alerta
para o fim do mundo. Disponível em: http://www.planetatela.com.br. Acesso em:
18 jul. 2024 (adaptado).
Considerando a estrutura do gênero
textual, o parágrafo inicial da resenha sobre o documentário “Praia da Saudade”
centra-se na(s)
a) ocorrência no Rio de Janeiro.
b) informações sobre o local.
c) contextualização da obra.
d) defesa de perspectiva.
e) exposição de dados
QUESTÃO 10
Dos nove depósitos
temporários de resíduos sólidos da enchente em Porto Alegre, um já foi fechado
e quatro já estão com destino definido e dias contados. É o caso dos
“bota-espera” (como são chamados pela Prefeitura) que possuem contratos com a
empresa MCT Transportes Ltda. O material está sendo transportado até um aterro
sanitário em Gravataí, na Região Metropolitana. No caso do depósito temporário
localizado nas proximidades da Arena do Grêmio, moradores reclamam da demora
para a remoção completa dos entulhos e do impacto que o acúmulo de sujeira na
região vem provocando.
ZERO HORA. Disponível em:
https://gauchazh.clicrbs. com.br. Acesso em: 18 jul. 2024 (adaptado).
Considerando o objetivo da notícia, acerca
dos depósitos de resíduos sólidos em Porto Alegre, a estrutura textual se
caracteriza
a) pela defesa da responsabilização.
b) por sentenças informativas.
c) pela descrição dos cenários.
d) pelo recurso da onisciência.
e) por opiniões divergentes.
QUESTÃO 11
A ideia de unificar num
sistema nacional boletins de ocorrência e antecedentes criminais é essencial
para o enfrentamento do crime organizado. O acesso a informações de qualidade é
vital para União, estados e municípios conseguirem retirar o país da atual
crise de segurança pública. A proposta de compartilhamento de informações,
levantada pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, já constava do Sistema
Único de Segurança Pública, criado em 2018. Agora a ideia é gravá-la na
Constituição, como um dos itens da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da
Segurança. Como toda iniciativa, não bastará a aprovação de nova legislação.
Será preciso competência e agilidade para colocá-la em prática.
O GLOBO. Disponível em:
https://oglobo.globo. com. Disponível em: 18 jul. 2024 (adaptado).
Acerca da unificação de dados na Segurança
Pública, o editorial do jornal O Globo dedica-se a
a) defender a mudança constitucional.
b) responsabilizar o poder público.
c) apresentar a legislação vigente.
d) criticar o crime organizado.
e) descrever a PEC proposta.
QUESTÃO 12
Toda festa corresponde
a um tempo-espaço especial. Ou seja, forma a demarcação de um fazer coletivo,
reunindo muito esforço e prazer num mesmo acontecimento. Geralmente o viver na
festa demonstra a força de uma coletividade. Entretanto, quando pensamos na
festa como um elemento interligado ao universo do Turismo voltamos a necessitar
de uma boa e provocante discussão. As festas, em relação ao Turismo, tornam-se
“eventos” e passam a exigir vários requisitos técnicos, profissionais e
administrativos, muitas vezes tidos como “estranhos” ou artificiais à sua
natureza. As festas populares, tidas como tradicionais ou religiosas, expressam
grande resistência para se promoverem como evento turístico.
OLIVEIRA, Christian Dennys Monteiro de.
Festas populares religiosas e suas dinâmicas espaciais. Disponível em: https://
www.redalyc.org. Acesso em: 18 jul. 2024 (adaptado).
O artigo científico, para apresentar a
questão discutida, recorre à
a) crítica ao Turismo.
b) conceitualização de festa.
c) descrição do espaço-tempo.
d) definição de espaços públicos.
e) criação de eventos inovadores.
QUESTÃO 13
SEQUÊNCIA
12 – DIA / INTERNA / SALÃO DE DANÇA
Vemos
Seu Álvaro, D. Alice e Ernesto sentados à sua mesa, observando o salão. Um
casal passa e cumprimenta Álvaro e Alice com reverência. Seu Álvaro faz uma
cara de dor e mexe no pé.
SEU ÁLVARO - Isso aqui tá doendo, a gente
não devia te vindo hoje...
D. ALICE - Eu posso até ficar sem dançar,
mas tenho que pelo menos olhar o pessoal dançando...
SEU ÁLVARO - Aqui não tem ninguém que vale
a pena. Ver dançar...
D. ALICE - O argentino!
SEU ÁLVARO - Só o tango ele sabe dançar,
no resto ele é um desastre...
BOLOGNESI, Luiz. Chega de saudade [roteiro]. Disponível em: https://
aplauso.imprensaoficial.com.br. Acesso em: 18 jul. 2024 (adaptado).
Na sequência, pertencente ao roteiro do
filme nacional Chega de Saudade, a
rubrica utilizada tem como função
a) contextualizar os eventos.
b) exprimir uma sensação.
c) explicitar o narrador.
d) orientar os atores.
e) narrar o enredo.
QUESTÃO 14
CÉLIA - Miguel, vem cá. Minha amiga está
pensando em se mudar lá para perto de onde você tá morando. É bom lá?
MIGUEL - Olha, dependendo do ponto de vista é joia.
CÉLIA - É seguro?
MIGUEL - Nenhum lugar é. Nem aqui... Um
copo pode voar há qualquer momento na sua cabeça. Mas eu posso alugar um
quartinho pra ela lá em casa... Aí, sim, ela corre alguns riscos...
MELLO, Selton; VINDICATTO, Marcelo. Feliz natal [roteiro]. Disponível em:
https:// aplauso.imprensaoficial.com.br. Acesso em: 18 jul. 2024 (adaptado).
No fragmento do roteiro cinematográfico, o
conflito narrativo se evidencia pela(s)
a) ironia do homem, revelando a
possibilidade de perigo.
b) fala de Célia, indicando o preconceito
pelas perguntas.
c) brigas com copos, representado a
violência das cidades.
d) relativização da violência, expressando
um ponto de vista.
e) possibilidade de acidente, revelando a
indeterminação da vida.
QUESTÃO 15
O nome não me era
estranho. Eu já o vira de relance em algum jornal ou revista. Mas não me
interessei. Aquele nome, para mim, não passava de um bolso vazio. Sou sele-
tivo em minhas leituras. Leio gastronomicamente. Diante de jornais e revistas
eu me comporto da mesma forma como diante de uma mesa de bufê: provo, rejeito
muito, escolho poucas coisas. Aquele bolso devia estar cheio de coisas dignas
de serem comidas, caso contrário não te- ria sido oferecido como banquete nas
páginas amarelas de “Veja”. Mas eu não comi. Aí um amigo me enviou por e-mail
cópia de uma crônica do Arnaldo Jabor, a propósito do dito nome. Crônica que li
e de que gostei: sou amante de pimentas e jilós.
ALVES, Rubem. A leitura dos jornais nos torna estúpidos?. Disponível em:
https://www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 23 jul. 2024 (adaptado).
A crônica de Rubem Alves se caracteriza
como jornalística, tendo em vista seu objetivo de
a) revelar critérios para escolha das
novas leituras.
b) construir metáfora com o universo
gastronômico.
c) expressar subjetividade pelas memórias
revividas.
d) emitir opinião sobre um escritor com
relevância pública.
e) apresentar informações ao leitor sobre
um autor famoso.
QUESTÃO 16
Belo Horizonte, tarde
de 31 de janeiro de 1951, Palácio da Liberdade, solenidade de transmissão do
cargo de governador. Ambiente de entusiasmo, expectativa, espe- rança.
Juscelino chega num carro escoltado por lanceiros da cavalaria da Polícia
Militar. No saguão, encontra-se com a mãe, dona Júlia, 78 anos, Sarah, as
meninas Márcia e Maria Estela, a irmã Naná, o cunhado Júlio Soares, as tias
paternas Conceição e Emilinha. Dá a mão a dona Júlia, so- bem a escada.
“Desejava que minha mãe sentisse, através das aclamações com que era saudado,
que não tinham sido inúteis as privações por que ela tinha passado nem os
sacrifícios que havia feito para transformar em alguém o filho querido, que
andava descalço em Diamantina”.
COUTO, Ronaldo Costa. JK. Disponível em: https://domainpublic. wordpress.com. Acesso em:
24 jul. 2024 (fragmento).
O episódio narrado na biografia é do dia
em que Juscelino Kubitschek tomou posse como governador de Minas Gerais,
revelando a
a) produção do evento.
b) relevância do biografado.
c) autorização do biografado.
d) realização de uma entrevista.
e) importância da perseverança.
QUESTÃO 17
20
de abril de 1961
Passei o dia em casa.
Vou desocupar os armários embutidos, para reforma-los. Recibi a visita de uma
jovem residente em Jaú - Deu-me um broche para recordação. Perguntei-lhe se
conhe os Pires de Campos. Que a dona Julita favoreçeu-me muito. Disse que
conheçe. Mas, igno rava as belas qualidades filantropicas dos Pires de Campos.
Lhe acompanhei ate o ponto de onibus. Elas tomaram um carro. Com a divulgação
do meu livro, recebo varias pessôas. Transformei-me em atração turística.
JESUS, Carolina Maria de. Casa de alvenaria – Volume 2: Santana. São
Paulo: Companhia das Letras, 2021. p. 290. (Fragmento).
O texto pertence ao diário de Carolina
Maria de Jesus. Responsável por particularizar esse gênero, o fragmento de
texto da autora expressa a característica de
a) fantasiar a realidade.
b) registrar o dia a dia.
c) encadear os episódios.
d) expressar a subjetividade.
e) criticar um comportamento.
QUESTÃO 18
O diretor e roteirista
Guel Arraes está prestes a lançar sua adaptação de “Grande Sertão: Veredas”, de
Guimarães Rosa, nas telonas. “‘Grande Sertão’ tem uma grande dramaturgia, isso
é uma das coisas que eu descobri. O livro é muito caudaloso, são mais de 500
páginas, onde, em meio a história, tem muitas reflexões e comentários
filosóficos. Mas para fazer o filme, a gente enxugou, devemos ter usa- do cerca
de 20% do livro. A gente quis pegar a parte mais de ação. A gente colocou o osso
da história em ordem cronológica, sempre com a linguagem de Guimarães, e vimos
que ali tinha um maravilhoso roteiro de aventura, amor e guerra”, contou o
diretor.
Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.
br. Acesso em: 24 jul. 2024 (adaptado).
O relato de Guel Arraes, acerca do roteiro
de “Grande Sertão”, revela como esse tipo de adaptação do romance deve
a) sintetizar a obra adaptada.
b) rejeitar as reflexões da obra.
c) manter a linguagem do autor.
d) atrair o espectador pelo enredo.
e) considerar a encenação objetivada.
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