26 novembro 2024

SAE YOUNG 1.3

QUESTÃO 1

Abstract

Most people act differently with their friends than they do when they are alone. Teens who see their friends make risky choices are more likely to make risky decisions themselves. We wanted to learn how the brain processes information about other peoples’ actions.

In our experiment, teens played a game where they chose between a safe gamble and a risky gamble. We separated teens into two groups based on whether they had ever used alcohol, tobacco or other drugs. We used functional magnetic resonance imaging (fMRI) to measure brain activity in some participants.

We found that teens who had never used drugs had a stronger response to seeing their peers choose safe gam- bles. This result shows that positive peer influence can make a difference.

Disponível em: https://www.sciencejournalforkids.org. Acesso em: 3 jun. 2024.

 

Abstract é um texto que resume uma pesquisa científica. A partir da leitura do texto acima, verifica-se que o objetivo da pesquisa é

a) comprovar que jovens farão escolhas seguras indepen- dentemente da influência de seus pares.

b) obter dados através de perguntas e respostas relacio- nadas ao uso de álcool, tabaco, ou outras drogas.

c) compreender de que maneira o cérebro faz o processa- mento das informações a respeito das ações de terceiros.

d) estudar as razões que podem levar um determinado grupo de jovens a ter contato com álcool, tabaco e outras drogas.

e) justificar a ideia de que a maioria das pessoas tende a agir de forma semelhante quando estão sozinhas e quando estão em grupo.

 

QUESTÃO 2

Why are vitamins named after letters?

Vitamin C to fight a cold? Carrots for vision-boosting vitamin A? Fatty fish—and sunlight—for bone-building vitamin D? We all know that vitamins are critical for our health, but how did they get their names and, more impor- tant, when were they found in the first place?

Disponível em: https://www.nationalgeographic.com. Acesso em: 11 maio 2024 (adaptado).

 

Caso o último questionamento introduzido no artigo colocasse que “that vitamins were critical for our health”, a forma correta do verbo em negrito seria

a) knows.

b) knew.

c) known.

d) knowed.

e) knowing.

 

QUESTÃO 3

If you don’t wanna see me dancing with somebody

If you wanna believe that anything could stop me

Don’t show up, don’t come out

Don’t start caring about me now

Walk away, you know how

Don’t start caring about me now.

DON’T Start Now – Canção de Dua Lipa. Disponível em: https://www.letras.mus.br. Acesso em: 30 maio 24.

 

Os trechos destacados da canção mostram verbos que se encontram no

a) modo indicativo, pois expressam ações definidas.

b) passado contínuo, pois estão em andamento.

c) modo subjuntivo, pois constroem hipóteses.

d) passado simples, pois indicam passado.

e) modo imperativo, pois são conselhos.

 

QUESTÃO 4

Mindset is a mental attitude that determines how we interpret and respond to situations. In our qualitative re- search with Robert B. Dilts, we have found three distinctly different levels of mindset, which we will introduce in this post. To illustrate the power of mindset, I would like to share the story of Katalin Karikó, a researcher who this week won the Nobel prize for medicine for her work on modifying the RNA molecule to avoid triggering a harmful immune response. Yet, her life was full of rejection and doubt. Her achievement had much to do with her mindset.

Disponível em: https://www.psychologytoday.com. Acesso em: 15 maio 2024.

 

De acordo com a pesquisa descrita, o termo mindset se refere a um(a)

a) forma de ser otimista frente às diversas situações impostas pelo cotidiano.

b) modelo de expressão corporal que auxilia na resolução de conflitos interiores.

c) determinação mental que atrapalha estudantes no momento da resolução de provas.

d) modelo de pensamento que exige muita determinação e estudo para sua interpretação.

e) tipo de atitude mental que define de que forma as pessoas compreendem e respondem às situações.

 

QUESTÃO 5

É deixar secar agora e ver o tamanho do prejuízo, diz comerciante que tenta recuperar loja alagada em Porto Alegre

Nível do lago Guaíba atinge a marca de 5,16 metros às 15h desta quarta-feira (13) e desce alguns centímetros em comparação com a noite passada, quando chegou a 5,25 metros. Ruas que estavam alagadas secaram em razão do funcionamento das casas de bomba na Capital.

A água que atingiu bairros próximos ao Guaíba, em Porto Alegre, começou a baixar, e com isso moradores e comerciantes começaram a retomar a rotina, que havia sido afetada desde 2 de abril, quando o lago ultrapassou a cota de inundação.

Disponível em: https://g1.globo.com. Acesso em: 15 maio 2024 (adaptado).

 

Após a leitura do fragmento do texto, percebe-se que o contexto da notícia é

a) a localização do lago Guaíba e os bairros próximos.

b) o descaso dos moradores com a retomada da rotina.

c) a quantidade de pessoas desabrigadas em um estado do Brasil.

d) a grande enchente que castigou as cidades do Rio Grande do Sul.

e) o investimento na recuperação de estabelecimentos comerciais em crise.

 

QUESTÃO 6

 


Ao analisar a propaganda, nota-se que a intertextualidade se dá pelo(a)

a) ausência da linguagem não verbal.

b) escolha do tamanho e fonte das letras.

c) uso de palavras fora do contexto do filme.

d) não relação entre linguagem verbal e não verbal.

e) trocadilho entre características do filme e do tomate.

 

QUESTÃO 7

Leia o trecho da peça teatral O Auto da Compadecida:

JOÃO GRILO: Estou desconfiado, Chicó. Você é tão sem confiança!

CHICÓ: Eu, sem confiança? Que é isso, João, está me desconhecendo? Juro como ele vem. Quer benzer o cachorro da mulher para ver se o bicho não morre. A difi- culdade não é ele vir, é o padre benzer. O bispo está aí e tenho certeza de que o Padre João não vai querer benzer o cachorro.

JOÃO GRILO: Não vai benzer? Por quê? Que é que um cachorro tem de mais?

CHICÓ: Bom, eu digo assim porque sei como esse povo é cheio de coisas, mas não é nada de mais. Eu mesmo já tive um cavalo bento.

JOÃO GRILO: Que é isso, Chicó? (Passa o dedo na garganta.) Já estou ficando por aqui com suas histórias. É sempre uma coisa toda esquisita. Quando se pede uma explicação, vem sempre com “não sei, só sei que foi assim”.

CHICÓ: Mas se eu tive mesmo o cavalo, meu filho, o que é que eu vou fazer? Vou mentir, dizer que não tive? [...]

Disponível em: https://edisciplinas.usp.br. Acesso em: 15 maio 2024 (adaptado).

 

O Auto da Compadecida é um filme brasileiro baseado na obra de Ariano Suassuna. A partir da leitura do fragmento, observa-se que os(as)

a) personagens estabelecem uma relação de confiança.

b) explicações das histórias de Chicó não tem fundamento.

c) personagens não apresentam falas de perspectiva cristã.

d) falas de João Grilo revelam a falta de intimidade com Chicó.

e) diálogos construídos são formais e sem base na cultura popular.

 

QUESTÃO 8

 


Os quadros apresentados de Mona Lisa são paródias porque

a) trazem um tom de crítica que alterou a ideia original do quadro de Leonardo da Vinci.

b) evocam as mesmas técnicas e interpretações apesar dos elementos contemporâneos.

c) fazem um plágio do quadro Mona Lisa, que é um dos retratos mais famosos do mundo.

d) imitam o estilo e as ideias de um autor para retratar a mulher atual em seus contextos.

e) criam uma intertextualidade a ponto de não ser necessária referência ao quadro original.

 

QUESTÃO 9

Resumo do Livro A culpa é das estrelas

A culpa é das estrelas é um romance de John Green que conta a história de dois adolescentes com câncer, Hazel Grace Lancaster e Augustus Waters. Hazel é uma jovem inteligente e introspectiva que luta contra um câncer terminal de tireoide que se espalhou para os pulmões. Ela passa a maior parte do tempo em casa, assistindo TV e lendo o mesmo livro várias vezes, Uma aflição imperial. [...] Hazel e Augustus se aproximam rapidamente, compartilhando suas experiências de vida e amor pela literatura. Hazel empresta seu livro favorito e fica surpresa ao desco- brir que ele também se tornou um fã do autor. Juntos, eles embarcam em uma viagem para Amsterdã, na Holanda, para conhecer o autor e descobrem muito sobre a vida e o amor ao longo do caminho. [...]

Disponível em: https://www.resumolivro.com.br. Acesso em: 16 maio 2024 (adaptado).

 

O objetivo do resumo do livro A culpa é das estrelas é

a) apresentar um copilado dos principais acontecimentos.

b) elencar os pontos positivos e negativos da narrativa.

c) descrever a história narrada com os detalhes.

d) opinar sobre a temática abordada no livro.

e) criticar o desenvolvimento do enredo.

 

QUESTÃO 10

‘Amor e anarquia’: série agrada mainstream, enquanto critica o neoliberalismo

Amor e anarquia é uma série sueca, criada por Lisa Langseth, que está disponível na Netflix. À primeira vista, pode parecer só mais uma produção de entretenimento, uma comédia romântica como muitas outras, o que, em certo sentido, é verdade. Mas não demoramos a perceber que há um senso de humor peculiar, um estranhamento que vai se intensificando e tornando o desenrolar do enre- do cada vez mais e mais interessante. [...] No início, Sofie é contratada como consultora de uma pequena editora que enfrenta dificuldades. Com uma visão pragmática e talvez mesmo cínica, ela passa a criar planos para que a editora se reinvente como empresa e se torne mais lucrativa, mesmo que para isso tenha que atropelar valores e princípios. [...] Amor e anarquia é uma grata surpresa: é genuinamente engraçada, há amor e tantas confusões improváveis, além de personagens muito bem construídas [...].

Disponível em: https://revistacult.uol.com.br. Acesso em: 16 maio 2024 (adaptado).

 

Após a leitura da resenha, o fragmento em que há teor opinativo é:

a) “[...] mesmo que para isso tenha que atropelar valores e princípios”.

b) “Sofie é contratada como consultora de uma pequena editora que enfrenta dificuldades”.

c) “Amor e anarquia é uma série sueca, criada por Lisa Langseth, que está disponível na Netflix”.

d) “[...] ela passa a criar planos para que a editora se rein- vente como empresa e se torne mais lucrativa”.

e) “Amor e anarquia é uma grata surpresa: é genuinamente engraçada, há amor e tantas confusões improváveis, além de personagens muito bem construídas”.

 

QUESTÃO 11

Conforme estudos demográficos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de idosos crescerá drasticamente nas próximas décadas. Nesse contexto, o trabalho de cuidado realizado pelas mulheres é fundamental para acolher essa parcela populacional. Todavia, a invisibilidade e a omissão estatal são desafios que perpetuam o descaso sofrido por essas trabalhadoras no Brasil. Logo, faz-se imperioso a tomada de medidas que resolvam esse contexto de emergência generalizada.

Disponível em: https://g1.globo.com. Acesso em: 16 maio 2024 (adaptado).

 

Nesse parágrafo de uma redação, o recurso argumentativo empregado foi o(a)

a) raciocínio lógico.

b) comprovação.

c) comparação.

d) exemplo.

e) citação.

 

QUESTÃO 12

Mudanças climáticas podem agravar pobreza no mundo, diz relatório

Pesquisadores indicam queda de 19% na renda global, impactando algumas áreas mais do que outras. Ondas de calor recordes, enchentes graves e incêndios florestais agudos, agravados pela mudança climática, têm um preço colossal: uma redução de aproximadamente 19% na renda global apenas nos próximos 26 anos, segundo um novo estudo publicado.

Os científicos do estudo afirmaram que a dor financeira no curto prazo é inevitável [...] “Esses impactos são inevitáveis, no sentido de que são indistinguíveis em diferentes cenários de emissões futuras até 2049”, disseram à CNN, por e-mail, dois dos pesquisadores do estudo, Maximilian Kotz e Leonie Wenz.

Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br. Acesso em: 19 maio 2024 (adaptado).

 

No texto aparecem outras vozes que são diferentes do autor. Isso se dá pela

a) interlocução.

b) falta de referência confiáveis.

c) citação direta e citação indireta.

d) apresentação de dados estatísticos.

e) ausência de embasamento argumentativo.

 

QUESTÃO 13

Soneto de contrição

Eu te amo, Maria, eu te amo tanto

Que o meu peito me dói como em doença

E quanto mais me seja a dor intensa

Mais cresce na minha alma teu encanto.

 

Como a criança que vagueia o canto

Ante o mistério da amplidão suspensa

Meu coração é um vago de acalanto

Berçando versos de saudade imensa.

 

Não é maior o coração que a alma

Nem melhor a presença que a saudade

Só te amar é divino, e sentir calma…

 

E é uma calma tão feita de humildade

Que tão mais te soubesse pertencida

Menos seria eterno em tua vida.

Disponível em: https://www.viniciusdemoraes.com.br. Acesso em: 16 maio 2024.

 

Sobre a estrutura do poema, a(s)

a) versificação ritmada independe das sílabas poéticas.

b) presença das rimas dificulta a compreensão do soneto.

c) musicalidade do soneto se dá pela quantidade de estrofes.

d) rimas no final de cada verso auxiliam na musicalidade do soneto.

e) estrofes e os versos são os responsáveis pelo ritmo e musicalidade do soneto.

 

QUESTÃO 14

 


O poema concreto de Décio Pignatari

a) cria uma sonoridade sem sentido.

b) recria uma campanha publicitária.

c) elogia o slogan do popular refrigerante.

d) propõe uma crítica à sociedade de consumo.

e) influencia as pessoas a consumirem um produto.

 

QUESTÃO 15

         Firmo esperou bastante tempo e Rita não apareceu. O quarto era acanhado e sombrio, sem janelas, com um cheiro mau de bafio e umidade. Ele havia levado um embrulho de peixe frito, pão e vinho, para almoçarem juntos. Deu meio-dia e Firmo esperou ainda, passeando na estreiteza da miserável alcova, como uma onça enjaulada, rosnando pragas obscenas; o sobrolho intumescido, os dentes cerra- dos. “Se aquela safada lhe aparecesse naquele momento, ele seria capaz de torcê-la nas mãos!”

À vista do embrulho da comida estourou-lhe a raiva. Deu um pontapé numa bacia de louça que havia no chão, perto da cama, e soltou um murro na cabeça. “– Diabo!” Depois assentou-se no leito, esperou ainda algum tempo [...].

AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. Disponível em: https://objdigital.bn.br. Acesso em: 16 maio 2024.

 

A introspecção psicológica no trecho se manifesta pelo(a)

a) uso do narrador onisciente.

b) encadeamento das ações de Firmo.

c) subjetividade intrínseca à figura de Rita.

d) minimização dos sentimentos e emoções.

e) estado mental do personagem que espera.

 

QUESTÃO 16

Sou na infância. A palavra escravidão vem como um tapa e os olhos de quase todos os moleques da classe estilingam um não sei o quê muito estranho em cima de mim. A professora nem ao menos finge não perceber. Olha-me também. Tento segurar a investida, franzindo a testa e petrificando o olhar. Mas não dá. Um calor me esquenta o rosto e umas lágrimas abaixam-me a cabeça para que ninguém as veja. A aula continua.

Glossário:

Estilingam: lançam, arremessam; de estilingue: ato ou efeito de arremessar com o instrumento. 

CUTI. Lembranças da infância. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br. Acesso em: 16 maio 2024.

 

No fragmento do conto de Cuti, a palavra escravidão desencadeia o(a)

a) reação inesperada da criança negra.

b) lembrança revivida do período escolar.

c) ensino falho sobre o período escravocrata.

d) olhar taxativo e crítico sobre o menino negro.

e) percepção da professora em como veem o negro.

 

QUESTÃO 17

Tem uma montanha rochosa na região onde o rio Doce foi atingido pela lama da mineração. A aldeia Krenak fica na margem esquerda do rio, na direita tem uma serra. Aprendi que aquela serra tem nome, Takukrak, e personalidade. De manhã cedo, de lá do terreiro da aldeia, as pessoas olham para ela e sabem se o dia vai ser bom ou se é melhor ficar quieto. Quando ela está com uma cara do tipo “não estou para conversa hoje”, as pessoas já ficam atentas. Quando ela amanhece esplêndida, bonita, com nuvens claras sobrevoando a sua cabeça, toda enfeitada, o pessoal fala: “Pode fazer festa, dançar, pescar, pode fazer o que quiser”.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. p. 17-18.

 

O fragmento de Ailton Krenak, revela como a literatura indígena apresenta um(a)

a) visão alternativa da natureza, em relação ao pensamento ocidental.

b) perspectiva individual sobre o mundo, como abertura à troca cultural.

c) olhar comum sobre a natureza, com animação dos ele- mentos minerais.

d) conhecimento antigo sobre o mundo, pelo resgate de uma prática ultrapassada.

e) ação determinada pela natureza, com impossibilidade de interferência humana.

 

QUESTÃO 18

Infância

[...]

Minha mãe ficava sentada cosendo

olhando para mim:

- Psiu... Não acorde o menino.

Para o berço onde pousou um mosquito.

E dava um suspiro... que fundo!

 

Lá longe meu pai campeava

no mato sem fim da fazenda.

 

E eu não sabia que a minha história

era mais bonita que a de Robinson Crusoé.

 

Glossário:

Cosendo: costurando.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br. Acesso em: 16 maio 2024 (fragmento).

 

Considerando os elementos de progressão textual utilizados, a última estrofe do poema explicita o(a)

a) elaboração de tese sobre a vida.

b) síntese dos eventos do cotidiano.

c) crítica à história de Robinson Crusoé.

d) reavaliação das memórias da infância.

e) ignorância do sujeito sobre sua história.






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PET PEEVES

A) What drives you crazy? B) Exchange ideas in small groups. - Tell each other about your pet peeves. You may say:              * It d...