QUESTÃO 1
‘Lionheart’
Review: Netflix Goes to Nollywood
The notion that streaming services afford
wide audiences a chance to sample overlooked pockets of world cinema gains some
support with the release of “Lionheart”, a Nigerian feature [...]. For many
American viewers, the film will be an introduction to Genevieve Nnaji – one of
the biggest stars of the Nigerian movie industry, or Nollywood, who has more
than 100 credits.
KENIGSBERG, Ben. ‘Lionheart’ Review: Netflix Goes to Nollywood. Disponível em:
https://www.nytimes.com/. Acesso em: 7 fev. 2022.
O texto é uma resenha crítica sobre o
filme Lionheart. Nele, pode-se
classificar o substantivo
a) gains como countable.
b) movie como countable.
c) film como uncountable.
d) support como uncountable.
e) introduction como uncountable.
QUESTÃO 2
A alternativa que melhor descreve a imagem
da sala de aula é:
a) There are less than five students in a
classroom. Some of them are sleeping.
b) There are many students studying at the
school library.
c) There are only male students in a
classroom.
d) There are many empty desks in a
classroom.
e) There are many students in a classroom.
QUESTÃO 3
Singing can bring a tremendous amount of
joy and satisfaction in your life. Make your dreams a reality and start singing
today! You will be surprised at just how quickly you can learn, as long
as you are willing to take the first step!
JOUBERT, Stefan. 10 Reasons to sing! Disponível em: https://www.
londonsinginginstitute.co.uk/. Acesso em: 7 fev. 2022.
No texto sobre os benefícios da música, a
expressão sublinhada indica a ação de
a) fazer uma oferta.
b) planejar o futuro.
c) anunciar uma decisão.
d) declarar uma previsão.
e) questionar uma atitude.
QUESTÃO 4
Tom and Sarah are discussing their weekend
plans.
Tom:
Hey, Sarah! What are you doing this Saturday
Sarah:
I’m going to visit my parents. They invited me for dinner.
Tom:
That sounds nice. I’m going to watch the football game with some friends. Want
to join us after dinner?
Sarah:
Thanks for the invite, but I think I’ll just relax at home afterwards.
No diálogo, é possível observar que tanto
Tom quanto Sarah
a) desejam estar reunidos com suas
famílias aos finais de semana.
b) fazem previsões sobre acontecimentos
que podem ser alterados.
c) falam de ações planejadas que vão
acontecer num futuro próximo.
d) recebem um mesmo convite para uma
programação no fim de semana.
e) consideram relaxar juntos em casa após
uma partida de futebol e um jantar
QUESTÃO 5
Entenda
a importância de ter uma alimentação saudável
A alimentação saudável
é fundamental para evitar o aparecimento de doenças, como o diabetes,
hipertensão, problemas do coração e AVC. Além
disso, os bons hábitos alimentares garantem uma ingestão adequada de nutrientes
que ajudam a manter todos os sistemas do corpo funcionando bem, melhorando a
imunidade, favorecendo uma boa memória, auxiliando a manter unhas e cabelos
fortes, uma pele saudável e um intestino funcionando no ritmo certo.
Mas de que forma é
possível fazer uma mudança na alimentação, já
que a troca de hábitos é tão difícil?
ENTENDA a importância de ter uma
alimentação saudável. Disponível em: https://g1.globo.com. Acesso em: 11 jan.
2024.
As expressões destacadas no texto
estabelecem, respectivamente, relação de
a) adição e causalidade.
b) oposição e explicação.
c) temporalidade e finalidade.
d) alternância e conformidade.
e) conclusão e exemplificação.
QUESTÃO 6
Exijo de ti o perene comunicado.
Não exijo senão isto,
isto sempre, isto cada vez mais.
Quero ser amado por e em tua palavra
nem sei de outra maneira a não ser esta
de reconhecer o dom amoroso,
a perfeita maneira de saber-se amado:
amor na raiz da palavra e na sua emissão,
amor
saltando da língua nacional, amor
feito som vibração espacial.
No momento em que não me dizes:
Eu te amo,
inexoravelmente sei
que deixaste de amar-me, que nunca me
amastes antes.
DE ANDRADE, Carlos Drummond. As Impurezas do Branco. São Paulo:
Companhia das Letras, 2012.
A palavra destacada no poema pode ser
substituída, sem alteração de sentido e de acordo com o contexto, por
a) breve.
b) eterno.
c) confiável.
d) passageiro.
e) irrelevante.
QUESTÃO 7
Como
você está? Como está sua saúde mental?
Já parou para pensar no
assunto? Alguma vez refletiu se os seus pensamentos, ideias e sentimentos estão
em harmonia? Sabe a diferença entre saúde mental e doença ou transtorno mental?
Em geral, os termos
causam confusão. Mas basta lê-los com cuidado, pois são autoexplicativos. O
primeiro refere-se à saúde e, os outros, à ausência dela. Não existe, porém,
uma definição oficial para o conceito de saúde mental, de acordo com a
Organização Mundial de Saúde (OMS).
Como lidamos com essas
emoções é o que determina como está a qualidade da nossa saúde mental.
Assim, tê-la ou
alcançá-la está muito longe da ausência de transtornos mentais. O desequilíbrio
emocional facilita o surgimento de doenças mentais. Podemos dizer que a saúde
mental contempla, entre tantos fatores, a nossa capacidade de sensação de bem-estar
e harmonia, a nossa habilidade em manejar de forma positiva as adversidades e
conflitos, o reconhecimento e respeito dos nossos limites e deficiências, nossa
satisfação em viver, compartilhar e se relacionar com os outros – algo muito
maior e anterior ao início dos transtornos mentais.
COMO você está? Como está sua saúde
mental? Disponível em: https://www.einstein.br. Acesso em: 11 jan. 2024
(adaptado).
Considerando o trecho, a alternativa que apresenta corretamente o uso de anáfora e o termo a que se refere é
a) “O
primeiro refere-se à saúde” (transtorno mental).
b) “O primeiro refere-se à saúde e, os
outros, à ausência dela”
(saúde).
c) “Assim, tê-la ou alcançá-la está muito longe da ausência
de transtornos” (ausência).
d) “[…] compartilhar e se relacionar com
os outros – algo muito maior
e anterior ao início dos transtornos mentais” (transtornos mentais).
e) “[…] vivenciamos uma série de emoções, boas ou ruins,
mas que fazem parte da vida: alegria, felicidade, tristeza, raiva, frustração, satisfação,
entre outras” (alegria e felicidade).
QUESTÃO 8
Hoje o tempo voa, amor / Escorre pelas mãos […]
SANTOS, Lulu. Tempos modernos. Disponível em www.letras.mus.br. Acesso em: 11
jan. 2024.
No trecho, o verbo destacado está na
terceira pessoa do singular porque concorda com o núcleo do sujeito, que é
a) eu.
b) hoje.
c) mãos.
d) amor.
e) tempo.
QUESTÃO 9
Uma das séries mais premiadas dos últimos
anos, ‘The White Lotus’ vem conquistando uma legião de fãs ao redor do mundo
por seu humor ácido e histórias bem elaboradas. A primeira temporada da série
se passa no Hotel White Lotus do Havaí, onde um grupo de hóspedes passam por
diferentes dilemas, frustrações e dúvidas. Na segunda temporada, o foco é o
Hotel White Lotus da Itália, onde um novo grupo de personagens com conflitos
variados são apresentados para o público. Para quem gosta de um ótimo roteiro,
‘The White Lotus’ é uma ótima pedida para começar a maratonar hoje.
AS 41 SÉRIES mais assistidas de 2023 e as mais
famosas de todos os tempos. Disponível em: https://www.maioresemelhores.com.
Acesso em: 12 jan. 2024.
Com base no fragmento e em seus
conhecimentos sobre as séries, consideradas narrativas na mídia, infere-se que
a) o núcleo narrativo das temporadas pode
ser diferente.
b) o espaço físico não pode ser modificado
a cada temporada.
c) a ausência de conflitos é uma
característica desse tipo de narrativa.
d) os episódios têm um enredo que compõe o
quadro geral da série.
e) os personagens principais se mantêm em
qualquer momento da trama.
QUESTÃO 10
Ziraldo,
pai do ‘Menino Maluquinho’, morre aos 91 anos
ZIRALDO, pai do “Menino Maluquinho”, morre
aos 91 anos. Disponível em: https://forbes.com.br. Acesso em: 6 abr. 2024.
Na manchete, as vírgulas foram empregadas
para
a) isolar o aposto.
b) explicar o vocativo.
c) separar orações coordenadas.
d) marcar a omissão de palavras.
e) separar termos semelhantes em
enumerações.
QUESTÃO 11
A criança estava
perplexa.
‘Não percebo’, disse.
Em frente da televisão,
os pais. […] Ela fazia tricô, ele tinha o jornal aberto. […]
‘O que é que não
percebes?’, disse a mãe por dizer, aproveitando a deixa para rasgar o silêncio
ruidoso em que alguém espancava alguém com requintes de malvadez.
‘Isto, por exemplo.’
‘Isto o quê?’.
‘Sei lá. A vida’, disse
a criança com seriedade.
O pai dobrou o jornal,
quis saber qual era o problema que preocupava tanto a filha de oito anos.
‘Ora, tanta coisa.
Tudo. Tenho pensado muito e… Dizem-nos para não matar, para não bater. Até não
beber álcool, porque faz mal. E depois a televisão… Nos filmes, nos anúncios…
Como é a vida, afinal?’
A mãe largou o tricô. O
pai respirou fundo como quem se prepara para uma corrida difícil.
‘Ora vejamos’, disse
ele olhando para o teto em busca de inspiração.
‘A vida…’.
Mas não era tão fácil
como isso falar do desrespeito, do desamor, do absurdo que ele aceitara como
normal e que a filha, aos oito anos, recusava.
As agulhas do tricô
tinham recomeçado a esvoaçar como pássaros de asas cortadas.
CARVALHO, Maria Judite de. Perplexidade. Disponível em: https://
www.cartasabertas.com.br. Acesso em: 12 jan. 2024.
A frase que caracteriza o clímax da
história é:
a) “Como é a vida, afinal?”.
b) “A criança estava perplexa”.
c) “Em frente da televisão, os pais”.
d) “As agulhas do tricô tinham recomeçado
a esvoaçar”.
e) “O pai dobrou o jornal, quis saber qual
era o problema que preocupava tanto a filha”.
QUESTÃO 12
Nesta resenha de O diário de Anne Frank, vamos apresentar
os principais aspectos de uma das obras mais importantes sobre o holocausto.
Este é um livro autobiográfico que relata a vida de Anne Frank durante a
Segunda Guerra Mundial, feito com base nos relatos da autora durante a Segunda
Guerra Mundial. […]
A obra é muito
impactante, com certeza. Veja, estamos falando aqui de uma menina adolescente,
por volta dos seus 14 anos, que inicia a criar um diário ainda em liberdade,
pois ela o ganhara de presente. […] Essa aparente liberdade é interrompida
subitamente quando Margot, sua irmã, é chamada para se apresentar aos nazistas.
A leitura de O diário de Anne Frank é uma experiência
emocionante e impactante, que nos leva a refletir sobre as consequências do
ódio, do preconceito e da intolerância. O diário também nos ensina sobre a
importância da esperança, da perseverança e do amor em tempos de crise.
Hertel, Rafael. O diário de Anne Frank: o relato íntimo do Holocausto [Resenha].
Disponível em: https://osmelhoreslivros.com.br. Acesso em: 12 jan. 2024.
A resenha crítica é um gênero textual que
pode infor- mar, descrever e opinar sobre uma determinada obra. Considerando a
resenha sobre O diário de Anne Frank,
há teor descritivo em
a) “[…] nos leva a refletir sobre as
consequências do ódio, do preconceito e da intolerância”.
b) “A leitura de O diário de Anne Frank é uma experiência emocionante e impactante”.
c) “[…] vamos apresentar os principais
aspectos de uma das obras mais importantes sobre o holocausto”.
d) “O diário também nos ensina sobre a
importância da esperança, da perseverança e do amor em tempos de crise”.
e) “[…] estamos falando aqui de uma menina
adolescente, por volta dos seus 14 anos, que inicia a criar um diário ainda em
liberdade”.
QUESTÃO 13
O texto é considerado injuntivo porque
a) descreve as características das
lâmpadas, enfatizando a necessidade de diminuir o consumo de energia.
b) convence o leitor a trocar as lâmpadas
dos ambientes, já que são baratas e acessíveis a todos.
c) fornece instruções ao leitor,
orientando-o a usar as lâmpadas corretamente.
d) estimula o leitor a fazer uso de
energia em ambientes com luz natural.
e) narra uma história sobre as lâmpadas,
problematizando o mau uso delas.
QUESTÃO 14
Esse texto é classificado como informativo
porque apresenta uma linguagem
a) neutra e parcial.
b) clara e objetiva.
c) coloquial e ambígua.
d) subjetiva e denotativa.
e) descritiva e conotativa.
QUESTÃO 15
O tempo corria contra
nós... contra mim, para ser exata. A barriga ia aparecer em breve e eu
precisava esconder da minha mãe os enjoos, o sono e todo o mal-estar que andava
sentindo, além de manter João longe. Esta última era a tarefa mais difícil.
Hoje vejo que a gente se gostava de verdade... E João podia não ser estudioso
como o irmão, mas era inteligente igual. Ele entendeu rápido que alguma coisa
grave estava acontecendo e que eu e Cacau estávamos escondendo isso dele.
Então, parou de me cercar e de tentar arrancar o que era e passou a me vigiar.
Na cabeça dele eu estava tendo um caso com o irmão. Não poderia acontecer
confusão maior... Estou mentindo. Poderia, sim. Sempre pode.
CRUZ, Eliana Alves. Solitária. São Paulo: Companhia das Letras, 2022. p. 61.
A escolha do tipo de narrador é o que
possibilita, no excerto do romance, o(a)
a) narração de eventos antigos.
b) engano das pessoas próximas.
c) acesso aos pensamentos alheios.
d) reavaliação de um sentimento passado.
e) exposição de fatos objetivos e
concretos.
QUESTÃO 16
A ideia de um Macondo
peninsular prevaleceu durante muito tempo, inspirada no mapa arbitrário que
José Arcadio Buendía desenhou ao regressar da sua expedição. Traçou-o com
raiva, exagerando de má fé as dificuldades de comunicação, como que para
castigar-se a si mesmo da absoluta falta de senso com que escolheu o lugar.
“Nunca chegaremos à parte alguma”, lamentava-se para Úrsula. “Aqui haveremos de
apodrecer em vida sem receber os benefícios da ciência”. Essa certeza, ruminada
por vários meses no quartinho do laboratório, levou-o a conceber o projeto de
trasladar Macondo para um lugar mais propício. Mas desta vez, Úrsula se
antecipou aos seus desígnios febris. Num secreto e implacável trabalho de formiga,
predispôs as mulheres da aldeia contra a veleidade dos seus homens, que já
começavam a se preparar para a mudança.
Cem
anos de solidão, de Gabriel Garcia Márquez.
O realismo fantástico, do qual a obra “Cem anos de solidão” é representante, é caracterizado pelos contornos fantásticos dados a questões sociais e culturais. Nesse sentido, o fragmento revela o vínculo com seu momento histórico, ao José Arcadio Buendía
a) traçar um plano com minúcias para o
sucesso.
b) promover a união das mulheres contra o
projeto.
c) contrariar a esposa com seus planos de
mudança.
d) evidenciar a necessidade dos benefícios
da ciência.
e) revelar as dificuldades de comunicação
como encenação.
QUESTÃO 17
O SACERDOTE – Édipo, tu que reinas em
minha pátria, bem vês esta multidão prosternada diante dos altares de teu
palácio; aqui há gente de toda a condição: crianças que mal podem caminhar,
jovens na força da vida, e velhos curvados pela idade, como eu, sacerdote de
Júpiter. E todo o restante do povo, conduzindo ramos de oliveira, se espalha
pelas praças públicas, diante dos templos de Minerva, em torno das cinzas
proféticas de Apolo Ismênio! Tu bem vês que Tebas se debate numa crise de
calamidades, e que nem sequer pode erguer a cabeça do abismo de sangue em que
se submergiu [...]. Certamente, nós não te igualamos aos deuses imortais; mas,
todos nós, eu e estes jovens, que nos acercamos de teu lar, vemos em ti o
primeiro dos homens, quando a desgraça nos abala a vida, ou quando se faz
preciso obter o apoio da divindade. Porque tu livraste a cidade de Cadmo do
tributo que nós pagávamos à cruel Esfinge; sem que tivesses recebido de nós
qualquer aviso, mas com o auxílio de algum deus, salvaste nossas vidas.
SÓFOCLES. Rei Édipo. Disponível em: http://www. dominiopublico.gov.br/.
Acesso em: 11 jan. 2024.
No fragmento da tragédia grega,
evidencia-se que a importância de Édipo se dá por ele
a) recorrer à ajuda dos deuses.
b) ser o primeiro homem de Tebas.
c) buscar resolver as mazelas sociais.
d) dispensar os avisos sacerdotais.
e) ignorar as súplicas populares.
QUESTÃO 18
Como para os espaços livres públicos da
capital baiana, submetidos a partir dos anos 1990 a um processo de requalificação seletiva, baseado, sobretudo, na sua visibilidade e localização no
tecido urbano, também as manifestações culturais populares possuem maior ou
menor chance de “retradicionalização” e incorporação como “mercadoria” para o
consumo de massas, de acordo com suas possibili- dades de visualização enquanto
espetáculo. Deste modo, as manifestações que se prestam melhor à
espetacularização são aquelas que vão também merecer maior atenção por parte
dos agentes públicos e privados. Isso também reflete a lógica da busca do
“novo” e do “diferente”, no sentido da exploração das singularidades e
particularidades das manifestações, que, ao serem incorporadas ao consumo de
massas como mercadorias, passam a ser “encenadas” em vitrines do marketing.
SERPA, Angelo. Cultura de massa versus
cultura popular na cidade do espetáculo e da “retradicionalização”. Espaço e Cultura, UERJ, Rio de Janeiro,
n. 22, p. 79-96, jan./dez. 2007. p. 92. Disponível em: https://www.uerj.br/.
Acesso em: 11 jan. 2024. (Fragmento).
O autor, acerca da “retradicionalização”
em Salvador, centra sua crítica no(a)
a) modelo dos espaços livres para as
mudanças.
b) desigualdade de incentivos financeiros
para as artes.
c) divisão das manifestações culturais
pelas potencialidades.
d) espetacularizaçãodoobjetoartísticopelasparticularidades.
e) transformação das manifestações
culturais em mercadorias.
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