24 novembro 2024

SAE YOUNG 1.1

QUESTÃO 1

Leia o texto a seguir e responda:

         Did you know that for nearly one year, retired astronaut Scott Kelly came into contact with only 12 humans? Living aboard the International Space Station for 340 days established a record-breaking mission for NASA. When Scott Kelly’s identical twin brother, Mark (also a retired astronaut), agreed to participate in the unique Twins Study, it sparked another record-breaking opportunity: the chance to investigate nature vs. nurture on Earth and in space.

NASA. Fun Facts and Shareables. Disponível em: https://www.nasa.gov. Acesso em: 16 nov. 2023.

 

Com base no texto, assinale a alternativa que contém um cognato e seu respectivo sinônimo e antônimo em língua inglesa.

a) Mission – Task – Rest.

b) Retired – Exhausted – Active.

c) Unique – Singular – Common.

d) Study – Research – Ignorance.

e) Investigate – Examine – Ignore.

 

QUESTÃO 2

Considere o uso de pronomes pessoais e adjetivos possessivos.

I. ___ are learning English to improve        ___ chances of getting a good job.

II. Michael and Sarah are siblings. ___ parents are very proud of them.

 

A alternativa que completa corretamente as lacunas é:

a) They – your / Their.

b) We – ours / Their.

c) They – their / Its.

d) They – ours / Its.

e) We – our / Their.

 

QUESTÃO 3

Leia o trecho a seguir.

Every morning, Jenny and her brother take turns to do the household chores before they go to school. While one cleans the rooms, the other prepares breakfast. They believe it is important to contribute to their family’s daily routine.

 

Considerando a primeira frase do texto, a alternativa que substitui os nomes sublinhados pelos pronomes pessoais adequados, mantendo o sentido original da frase e o uso correto do Simple Present é:

a) Every morning, she and his brother take turns to do the household chores before they go to school.

b) Every morning, they take turns to do the household chores before they go to school.

c) Every morning, they takes turns to do the household chores before they go to school.

d) Every morning, we take turns to do the household chores before I go to school.

e) Every morning, it and its brother take turns to do the household chores before they go to school.

QUESTÃO 4

Leia o texto abaixo:

Sarah works in a hospital. She takes care of patients every day. Her brother, on the other hand, studies in college and plans to become an engineer. While Sarah enjoys her work immensely, she often wonders if her brother’s future profession will allow him to have the same level of interaction with people.”

Com base no texto, a alternativa que contém todos os pronomes pessoais adequados para substituir os sujeitos indicados é:

a) She - It - We.

b) He - She - They.

c) She - It - His.

d) She - He - Them.

e) He - Her - Them.

 

QUESTÃO 5

A alma encantadora das ruas

[...]

A rua personalizava-se, tornava-se uma e parecia, toda ela policromada de serpentinas e confetti, arlequinar o pincho da loucura e do deboche. Nós íamos indo, eu e o meu amigo, nesse pandemônio. Atrás de nós, sem colarinho, de pijama, bufando, um grupo de rapazes acadêmicos, futuros diplomatas e futuras glórias nacionais, berrava furioso a cantiga do dia, essas cantigas que só aparecem no Carnaval:

Há duas coisa

Que me faz chorá

É nó nas tripa

E bataião navá! [...]

RIO, João do. A alma encantadora das ruas. Disponível em: http:// www.dominiopublico.gov.br/. Acesso em: 7 nov. 2023.

 

Os três primeiros versos, que utilizam a norma popular da língua, são passados adequadamente para a norma culta em

a) “Há duas coisa/Que me faz chorar/São nós nas tripas”.

b) “Há duas coisas/Que me fazem chorar/É nó nas tripas”.

c) “Há duas coisas/Que me faz chorar/São nós nas tripas”.

d) “Há duas coisa/Que me fazem chorar/São nós nas tripas”.

e) “Há duas coisas/Que me fazem chorar/É os nós nas tripas”.

 

QUESTÃO 6

É italiano ou joelho? Tradicional Húngara, de Niterói, chega a Copacabana

O embate que envolve niteroienses e cariocas é antigo: afinal, o nome do tradicional salgado recheado de queijo e presunto é italiano ou joelho? [...]

MAIA, Luiza. É italiano ou joelho? Tradicional Húngara, de Niterói, chega a Copacabana. Disponível em: https://vejario.abril.com.br. Acesso em: 8 nov. 2023.

 

A diferença entre os nomes dos alimentos apresentada no texto se deve a uma variante linguística relacionada

a) à idade e ao gênero dos falantes (social).

b) à extensão do alcance da língua no país (geográfica).

c) ao contexto de transmissão da linguagem (estilística).

d) ao grupo e classe social a que o falante pertence (social).

e) ao modo arcaico de se pronunciar uma das palavras (histórica).

 

QUESTÃO 7

 


A partir da leitura do texto multissemiótico anterior, identifica-se que sua temática aborda a questão

a) do trabalho infantil.

b) do sistema capitalista do país.

c) dos cuidados com os bens públicos.

d) da desigualdade de classes econômicas.

e) das obrigações e direitos de crianças e adolescentes.

 

QUESTÃO 8

Samu registra mais de 85 ocorrências durante este fim de semana em Santarém

         Um número de ocorrências demandou a atuação das equipes de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Santarém, no oeste do Pará. No total, 86 atendimentos foram registrados de sexta (6) a domingo (8).

ANDRADE, Kamila. Samu registra mais de 85 ocorrências durante este fim de semana em Santarém. Disponível em: https://g1.globo.com. Acesso em: 10 nov. 2023.

 

A partir da análise do trecho, identifica-se que o elemento coesivo “este”, no título, foi aplicado

a) corretamente, pois ele faz uma retomada.

b) corretamente, pois ele realiza uma antecipação.

c) incorretamente, pois “este” foi utilizado para realizar uma antecipação.

d) incorretamente, pois deveria ser utilizado “esse”, por se tratar de uma retomada.

e) incorretamente, pois deveria ser utilizado “aquele”, visto que se trata de um tempo distante.

 

QUESTÃO 9

O Caçador de Esmeraldas

Foi em março, ao findar das chuvas, quase à entrada

Do outono, quando a terra, em sede requeimada,

Bebera longamente as águas da estação,

— Que, em bandeira, buscando esmeraldas e prata,

À frente dos peões filhos da rude mata,

Fernão Dias Pais Leme entrou pelo sertão.

Ah! quem te vira assim, no alvorecer da vida,

Bruta Pátria, no berço, entre as selvas dormida,

No virginal pudor das primitivas eras,

Quando, aos beijos do sol, mal compreendendo o anseio

Do mundo por nascer que trazias no seio, [...]

BILAC, Olavo. O Caçador de Esmeraldas. Disponível em: http:// www.dominiopublico.gov.br/. Acesso em: 13 nov. 2023.

 

Compreende-se que o trecho da narrativa organizada em versos apresenta

a) o conflito que motiva a história.

b) a transformação dos personagens.

c) a conclusão das ações do personagem.

d) o contexto em que as ações acontecem.

e) o fato sob o qual as ações se desenrolam.

 

QUESTÃO 10

O Guarani

[...] o Paquequer lança-se rápido sobre o seu leito, e atravessa as florestas como o tapir, espumando, deixando o pelo esparso pelas pontas do rochedo [...].

Depois, fatigado do esforço supremo, se estende sobre a terra, e adormece numa linda bacia que a natureza formou, e onde o recebe como em um leito de noiva, sob as cortinas de trepadeiras e flores agrestes. [...]

No ano da graça de 1604, o lagar que acabamos de descrever estava deserto e inculto; a cidade do Rio de Janeiro tinha-se fundado havia menos de meio século, e a civilização não tivera tempo de penetrar o interior.

ALENCAR, José de. O Guarani. Disponível em: http://www. dominiopublico.gov.br. Acesso em: 14 nov. 2023.

 

Com base no trecho, observa-se que a tipologia textual predominante é a

a) descritiva, pois fornece detalhes sensoriais e visuais sobre o ambiente natural.

b) instrucional, pois orienta o leitor sobre como apreciar a beleza da paisagem.

c) narrativa, pois relata os acontecimentos históricos de maneira sequencial.

d) argumentativa, pois defende a importância da preservação da natureza.

e) expositiva, pois apresenta definições objetivas sobre o que aborda.

 

QUESTÃO 11

Relato 08/11/2023, Tramandaí - RS

Prezados, no último dia 10/10/2023 realizei o crédito de 100.000 pontos extras, porém a LATAMPASS está deixando de creditar os 30% do Multiplica pra quem é assinante de clube. Como membro do Clube LATAMPASS, anexo o Regulamento, o qual prevê o crédito do referido bônus. Desse modo, justamente pela falta de transparência no processo de mudança da campanha realizada no último dia 10/10/2023 [...], solicito a correção do fato e o crédito dos 30.000 pontos devidos. Agradeço desde já e aguardo retorno breve.

CONSUMIDOR. Relato do consumidor. Disponível em: https:// www.consumidor.gov.br. Acesso em: 16 nov. 2023.

 

A partir da análise da carta de reclamação, infere-se que o autor recorre ao regulamento para

a) informar sobre o fato ocorrido.

b) comprovar o direito aos pontos.

c) solicitar a correção do problema.

d) agradecer a resolução do conflito.

e) questionar a mudança da campanha

 

QUESTÃO 12

 


A partir da leitura e análise dos procedimentos argumentativos da charge, infere-se que o seu objetivo principal é

a) solicitar que a população use menos água.

b) apresentar dados sobre desigualdade social.

c) criticar o descaso acerca do desperdício de água.

d) demonstrar maneiras alternativas de realizar limpeza.

e) questionar os órgãos competentes sobre o abastecimento.

 

QUESTÃO 13

A hora da estrela

O rapaz e ela se olharam por entre a chuva e se reconheceram como dois nordestinos, bichos da mesma espécie que se farejam. [...]

Ele...

Ele se aproximou e com a voz cantante de nordestino que a emocionou, perguntou-lhe:

– E se me desculpe, senhorita, posso convidar a passear?

– Sim, respondeu atabalhoadamente com a pressa antes que ele mudasse de ideia.

– E, se me permite, qual é mesmo a sua graça?

– Macabéa.

– Maca – o quê?

– Bea, foi ela obrigada a completar.

LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco Editora, 2020. p. 7.

 

Com base no trecho lido, selecione a opção que melhor caracteriza as personagens descritas.

a) O rapaz é descrito como arrogante e rude, enquanto Macabéa é retratada como extrovertida e confiante.

b) O rapaz é caracterizado por sua timidez e insegurança, ao passo que Macabéa é descrita como graciosa e eloquente.

c) O rapaz é apresentado como educado e cordial, enquanto Macabéa é retratada como reservada e tímida.

d) O rapaz é descrito como rude e agressivo, enquanto Macabéa é caracterizada por sua extroversão e assertividade.

e) O rapaz é representado como indiferente e desinteressado, enquanto Macabéa é retratada como arrogante e presunçosa.

 

QUESTÃO 14

 


Compreende-se, por meio da leitura da tirinha, que sua crítica se estabelece a partir

a) da pergunta ao personagem.

b) do duplo sentido em se “reciclar”.

c) da quantidade de lixo jogada no chão.

d) do questionamento sobre reciclagem.

e) da atitude de o personagem limpar a rua.


QUESTÃO 15

A flor e a náusea

Preso à minha classe e a algumas roupas,

vou de branco pela rua cinzenta.

Melancolias, mercadorias espreitam-me.

Devo seguir até o enjoo?

Posso, sem armas, revoltar-me?

 

Olhos sujos no relógio da torre:

Não, o tempo não chegou de completa justiça.

O tempo é ainda de fezes, maus poemas, alucinações e espera.

O tempo pobre, o poeta pobre

fundem-se no mesmo impasse

ANDRADE, Carlos Drummond de. A rosa do povo. Disponível em: https:// estdaliteratura.files.wordpress.com. Acesso em: 17 nov. 2023 (Fragmento).

 

O poema de Carlos Drummond de Andrade apresenta uma concepção artística centrada no(a)

a) relação do objeto poético com o momento histórico.

b) promoção do diálogo direto pelas dúvidas apresentadas.

c) respeito às normas estilísticas com as estrofes demarcadas.

d) expressão dos aspectos idealizados da sua realidade.

e) propagação de ideias pessimistas pela pobreza generalizada.

 

QUESTÃO 16

Rubrica:

Esta cantiga fez como respondeu um escudeiro que nom era bem fidalgo e queria seer cavaleiro; e el non’o tinha por dereito e diss’assi.

- Escudeiro, pois armas queredes,

Dized’ora com quem comedes.

- Dom Fernando, comer-mi-ei sol,

ca assi fez sempre meu avol.

 

- Pois armas tanto desejades,

Buscad’ante com quem comiades.

- Dom Fernando, comer-mi-ei sol,

ca assi fez sempre meu avol.

LIAS, Lopo. Disponível em: https://cantigas.fcsh.unl.pt. Acesso em: 17 nov. 2023.

 

A cantiga de escárnio e maldizer de Lopo Lias expõe o traço presente na Idade Média, na qual o Trovadorismo se desenvolveu, de

a) prática social de fofoca, divulgando condutas pessoais.

b) sociedade dividida em estamentos, definindo práticas sociais.

c) rivalidade masculina como prática, promovendo duelos diretos.

d) direitos adquiridos pelos escudeiros, fomentando mobilidade social.

e) diálogo contundente entre homens, gerando desentendimentos desnecessários.

 

QUESTÃO 17

Agora vem o meu amigo

e quer-se log’ir e nom quer migo

estar;

havê-l’-ei já sempr’a desejar.

Nunca lho posso tanto dizer

que o comigo possa fazer estar;

havê-l’-ei já sempr’a desejar.

Macar lho rogo, nom mi há mester,

mais que farei, pois migo nom quer

estar?

Havê-l’-hei já sempr’a desejar.

CALHEIROS, Fernão Rodrigues de. Disponível em: https://cantigas.fcsh.unl.pt. Acesso em: 17 nov. 2023.

 

A cantiga de amigo, apesar de escrita por um trovador, apresenta o eu lírico de uma donzela, revelando um(a)

a) uso de linguagem figurada pelas metáforas.

b) realização do amor romântico pela amizade.

c) comportamento social esperado de seu gênero.

d) estilo com linguagem rebuscada pelos vocábulos.

e) delimitação do sentimento amoroso como feminino.

 

QUESTÃO 18

O relógio, implacável como sempre, tocou às seis da manhã. E você sabia que não podia continuar na cama, pois minutos a mais na cama te fariam perder o ônibus, te fariam chegar atrasado, e você ainda teria de enfrentar uma turma agitada por causa do atraso do professor. Nesse dia, você não tomou café. O ônibus que você pegava, ia sempre meio vazio no começo, e aos poucos ia ficando cheio. Sempre as mesmas pessoas. Quietas e resignadas, com a cabeça encostada na janela. Você também era um resignado.

TENÓRIO, Jeferson. O avesso da pele. São Paulo: Companhia das Letras, 2020. p. 163.

 

O narrador de O avesso da pele, ao evidenciar ações e pensamentos, revela, acerca do personagem

a) estilo objetivo.

b) rotina repetitiva.

c) atuação profissional.

d) característica psicológica.

e) personagens secundários.







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PET PEEVES

A) What drives you crazy? B) Exchange ideas in small groups. - Tell each other about your pet peeves. You may say:              * It d...