QUESTÃO 1
Leia o texto a seguir e responda:
Did
you know that for nearly one year, retired astronaut Scott Kelly came into
contact with only 12 humans? Living aboard the International Space Station for
340 days established a record-breaking mission for NASA. When Scott Kelly’s
identical twin brother, Mark (also a retired astronaut), agreed to participate
in the unique Twins Study, it sparked another record-breaking opportunity: the
chance to investigate nature vs. nurture on Earth and in space.
NASA. Fun Facts and Shareables. Disponível em:
https://www.nasa.gov. Acesso em: 16 nov. 2023.
Com base no texto, assinale a alternativa
que contém um cognato e seu respectivo sinônimo e antônimo em língua inglesa.
a) Mission – Task – Rest.
b) Retired – Exhausted – Active.
c) Unique – Singular – Common.
d) Study – Research – Ignorance.
e) Investigate – Examine – Ignore.
QUESTÃO 2
Considere o uso de pronomes pessoais e
adjetivos possessivos.
I. ___ are learning
English to improve ___ chances of
getting a good job.
II. Michael and Sarah
are siblings. ___ parents are very proud of them.
A alternativa que completa corretamente as
lacunas é:
a) They – your / Their.
b) We – ours / Their.
c) They – their / Its.
d) They – ours / Its.
e) We – our / Their.
QUESTÃO 3
Leia o trecho a seguir.
Every morning, Jenny and her brother take turns
to do the household chores before they go to school. While one cleans the
rooms, the other prepares breakfast. They believe it is important to contribute
to their family’s daily routine.
Considerando a primeira frase do texto, a
alternativa que substitui os nomes sublinhados pelos pronomes pessoais
adequados, mantendo o sentido original da frase e o uso correto do Simple Present é:
a) Every morning, she and his brother take
turns to do the household chores before they go to school.
b) Every morning, they take turns to do
the household chores before they go to school.
c) Every morning, they takes turns to do
the household chores before they go to school.
d) Every morning, we take turns to do the
household chores before I go to school.
e) Every morning, it and its brother take
turns to do the household chores before they go to school.
QUESTÃO 4
Leia o texto abaixo:
“Sarah works in a hospital. She takes care of patients every
day. Her brother, on the
other hand, studies in college and plans to become an engineer. While Sarah
enjoys her work immensely, she often wonders if her brother’s future profession
will allow him to have the same level of interaction with people.”
Com base no texto, a alternativa que contém todos os pronomes pessoais adequados para substituir os sujeitos indicados é:
a) She - It - We.
b) He - She - They.
c) She - It - His.
d) She - He - Them.
e) He - Her - Them.
QUESTÃO 5
A
alma encantadora das ruas
[...]
A rua personalizava-se,
tornava-se uma e parecia, toda ela policromada de serpentinas e confetti, arlequinar o pincho da loucura
e do deboche. Nós íamos indo, eu e o meu amigo, nesse pandemônio. Atrás de nós,
sem colarinho, de pijama, bufando, um grupo de rapazes acadêmicos, futuros
diplomatas e futuras glórias nacionais, berrava furioso a cantiga do dia, essas
cantigas que só aparecem no Carnaval:
Há duas coisa
Que me faz chorá
É nó nas tripa
E bataião navá! [...]
RIO, João do. A alma encantadora das ruas. Disponível em: http://
www.dominiopublico.gov.br/. Acesso em: 7 nov. 2023.
Os três primeiros versos, que utilizam a
norma popular da língua, são passados adequadamente para a norma culta em
a) “Há duas coisa/Que me faz chorar/São
nós nas tripas”.
b) “Há duas coisas/Que me fazem chorar/É
nó nas tripas”.
c) “Há duas coisas/Que me faz chorar/São
nós nas tripas”.
d) “Há duas coisa/Que me fazem chorar/São
nós nas tripas”.
e) “Há duas coisas/Que me fazem chorar/É
os nós nas tripas”.
QUESTÃO 6
É
italiano ou joelho? Tradicional Húngara, de Niterói, chega a Copacabana
O embate que envolve
niteroienses e cariocas é antigo: afinal, o nome do tradicional salgado
recheado de queijo e presunto é italiano ou joelho? [...]
MAIA, Luiza. É italiano ou joelho? Tradicional Húngara, de Niterói, chega a
Copacabana. Disponível em: https://vejario.abril.com.br. Acesso em: 8 nov.
2023.
A diferença entre os nomes dos alimentos
apresentada no texto se deve a uma variante linguística relacionada
a) à idade e ao gênero dos falantes
(social).
b) à extensão do alcance da língua no país
(geográfica).
c) ao contexto de transmissão da linguagem
(estilística).
d) ao grupo e classe social a que o
falante pertence (social).
e) ao modo arcaico de se pronunciar uma
das palavras (histórica).
QUESTÃO 7
A partir da leitura do texto multissemiótico anterior, identifica-se que sua temática aborda a questão
a) do trabalho infantil.
b) do sistema capitalista do país.
c) dos cuidados com os bens públicos.
d) da desigualdade de classes econômicas.
e) das obrigações e direitos de crianças e
adolescentes.
QUESTÃO 8
Samu
registra mais de 85 ocorrências durante este fim de semana em Santarém
Um
número de ocorrências demandou a atuação das equipes de Serviço de Atendimento
Móvel de Urgência (Samu) em Santarém, no oeste do Pará. No total, 86 atendimentos
foram registrados de sexta (6) a domingo (8).
ANDRADE, Kamila. Samu registra mais de 85 ocorrências durante este fim de semana em
Santarém. Disponível em: https://g1.globo.com. Acesso em: 10 nov. 2023.
A partir da análise do trecho,
identifica-se que o elemento coesivo “este”, no título, foi aplicado
a) corretamente, pois ele faz uma
retomada.
b) corretamente, pois ele realiza uma
antecipação.
c) incorretamente, pois “este” foi
utilizado para realizar uma antecipação.
d) incorretamente, pois deveria ser
utilizado “esse”, por se tratar de uma retomada.
e) incorretamente, pois deveria ser
utilizado “aquele”, visto que se trata de um tempo distante.
QUESTÃO 9
O
Caçador de Esmeraldas
Foi em março, ao findar das chuvas, quase
à entrada
Do outono, quando a terra, em sede
requeimada,
Bebera longamente as águas da estação,
— Que, em bandeira, buscando esmeraldas e
prata,
À frente dos peões filhos da rude mata,
Fernão Dias Pais Leme entrou pelo sertão.
Ah! quem te vira assim, no alvorecer da
vida,
Bruta Pátria, no berço, entre as selvas
dormida,
No virginal pudor das primitivas eras,
Quando, aos beijos do sol, mal
compreendendo o anseio
Do mundo por nascer que trazias no seio,
[...]
BILAC, Olavo. O Caçador de Esmeraldas. Disponível em: http://
www.dominiopublico.gov.br/. Acesso em: 13 nov. 2023.
Compreende-se que o trecho da narrativa
organizada em versos apresenta
a) o conflito que motiva a história.
b) a transformação dos personagens.
c) a conclusão das ações do personagem.
d) o contexto em que as ações acontecem.
e) o fato sob o qual as ações se
desenrolam.
QUESTÃO 10
O
Guarani
[...] o Paquequer lança-se rápido sobre o seu
leito, e atravessa as florestas como o tapir, espumando, deixando o pelo
esparso pelas pontas do rochedo [...].
Depois, fatigado do
esforço supremo, se estende sobre a terra, e adormece numa linda bacia que a
natureza formou, e onde o recebe como em um leito de noiva, sob as cortinas de
trepadeiras e flores agrestes. [...]
No ano da graça de
1604, o lagar que acabamos de descrever estava deserto e inculto; a cidade do
Rio de Janeiro tinha-se fundado havia menos de meio século, e a civilização não
tivera tempo de penetrar o interior.
ALENCAR, José de. O
Guarani. Disponível em: http://www. dominiopublico.gov.br. Acesso em: 14
nov. 2023.
Com base no trecho, observa-se que a
tipologia textual predominante é a
a) descritiva, pois fornece detalhes
sensoriais e visuais sobre o ambiente natural.
b) instrucional, pois orienta o leitor
sobre como apreciar a beleza da paisagem.
c) narrativa, pois relata os
acontecimentos históricos de maneira sequencial.
d) argumentativa, pois defende a
importância da preservação da natureza.
e) expositiva, pois apresenta definições
objetivas sobre o que aborda.
QUESTÃO 11
Relato
08/11/2023, Tramandaí - RS
Prezados, no último dia
10/10/2023 realizei o crédito de 100.000 pontos extras, porém a LATAMPASS está
deixando de creditar os 30% do Multiplica pra quem é assinante de clube. Como
membro do Clube LATAMPASS, anexo o Regulamento, o qual prevê o crédito do
referido bônus. Desse modo, justamente pela falta de transparência no processo
de mudança da campanha realizada no último dia 10/10/2023 [...], solicito a
correção do fato e o crédito dos 30.000 pontos devidos. Agradeço desde já e
aguardo retorno breve.
CONSUMIDOR. Relato do consumidor. Disponível em: https://
www.consumidor.gov.br. Acesso em: 16 nov. 2023.
A partir da análise da carta de
reclamação, infere-se que o autor recorre ao regulamento para
a) informar sobre o fato ocorrido.
b) comprovar o direito aos pontos.
c) solicitar a correção do problema.
d) agradecer a resolução do conflito.
e) questionar a mudança da campanha
QUESTÃO 12
A partir da leitura e análise dos procedimentos argumentativos da charge, infere-se que o seu objetivo principal é
a) solicitar que a população use menos
água.
b) apresentar dados sobre desigualdade
social.
c) criticar o descaso acerca do
desperdício de água.
d) demonstrar maneiras alternativas de
realizar limpeza.
e) questionar os órgãos competentes sobre
o abastecimento.
QUESTÃO 13
A
hora da estrela
O rapaz e ela se
olharam por entre a chuva e se reconheceram como dois nordestinos, bichos da
mesma espécie que se farejam. [...]
Ele...
Ele se aproximou e com
a voz cantante de nordestino que a emocionou, perguntou-lhe:
– E se me desculpe,
senhorita, posso convidar a passear?
– Sim, respondeu
atabalhoadamente com a pressa antes que ele mudasse de ideia.
– E, se me permite,
qual é mesmo a sua graça?
– Macabéa.
– Maca – o quê?
– Bea, foi ela obrigada
a completar.
LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco Editora, 2020. p. 7.
Com base no trecho lido, selecione a opção
que melhor caracteriza as personagens descritas.
a) O rapaz é descrito como arrogante e
rude, enquanto Macabéa é retratada como extrovertida e confiante.
b) O rapaz é caracterizado por sua timidez
e insegurança, ao passo que Macabéa é descrita como graciosa e eloquente.
c) O rapaz é apresentado como educado e cordial,
enquanto Macabéa é retratada como reservada e tímida.
d) O rapaz é descrito como rude e
agressivo, enquanto Macabéa é caracterizada por sua extroversão e
assertividade.
e) O rapaz é representado como indiferente
e desinteressado, enquanto Macabéa é retratada como arrogante e presunçosa.
QUESTÃO 14
Compreende-se, por meio da leitura da tirinha, que sua crítica se estabelece a partir
a) da pergunta ao personagem.
b) do duplo sentido em se “reciclar”.
c) da quantidade de lixo jogada no chão.
d) do questionamento sobre reciclagem.
e) da atitude de o personagem limpar a
rua.
QUESTÃO 15
A
flor e a náusea
Preso à minha classe e a algumas roupas,
vou de branco pela rua cinzenta.
Melancolias, mercadorias espreitam-me.
Devo seguir até o enjoo?
Posso, sem armas, revoltar-me?
Olhos sujos no relógio da torre:
Não, o tempo não chegou de completa
justiça.
O tempo é ainda de fezes, maus poemas,
alucinações e espera.
O tempo pobre, o poeta pobre
fundem-se no mesmo impasse
ANDRADE, Carlos Drummond de. A rosa do povo. Disponível em: https://
estdaliteratura.files.wordpress.com. Acesso em: 17 nov. 2023 (Fragmento).
O poema de Carlos Drummond de Andrade
apresenta uma concepção artística centrada no(a)
a) relação do objeto poético com o momento
histórico.
b) promoção do diálogo direto pelas
dúvidas apresentadas.
c) respeito às normas estilísticas com as
estrofes demarcadas.
d) expressão dos aspectos idealizados da
sua realidade.
e) propagação de ideias pessimistas pela
pobreza generalizada.
QUESTÃO 16
Rubrica:
Esta cantiga fez como
respondeu um escudeiro que nom era bem fidalgo e queria seer cavaleiro; e el
non’o tinha por dereito e diss’assi.
- Escudeiro, pois armas
queredes,
Dized’ora com quem
comedes.
- Dom Fernando,
comer-mi-ei sol,
ca assi fez sempre meu
avol.
- Pois armas tanto
desejades,
Buscad’ante com quem comiades.
- Dom Fernando,
comer-mi-ei sol,
ca assi fez sempre meu
avol.
LIAS, Lopo. Disponível em: https://cantigas.fcsh.unl.pt.
Acesso em: 17 nov. 2023.
A cantiga de escárnio e maldizer de Lopo
Lias expõe o traço presente na Idade Média, na qual o Trovadorismo se
desenvolveu, de
a) prática social de fofoca, divulgando
condutas pessoais.
b) sociedade dividida em estamentos,
definindo práticas sociais.
c) rivalidade masculina como prática,
promovendo duelos diretos.
d) direitos adquiridos pelos escudeiros,
fomentando mobilidade social.
e) diálogo contundente entre homens,
gerando desentendimentos desnecessários.
QUESTÃO 17
Agora vem o meu amigo
e quer-se log’ir e nom
quer migo
estar;
havê-l’-ei já sempr’a
desejar.
Nunca lho posso tanto
dizer
que o comigo possa
fazer estar;
havê-l’-ei já sempr’a
desejar.
Macar lho rogo, nom mi
há mester,
mais que farei, pois
migo nom quer
estar?
Havê-l’-hei já sempr’a
desejar.
CALHEIROS, Fernão Rodrigues de. Disponível
em: https://cantigas.fcsh.unl.pt. Acesso em: 17 nov. 2023.
A cantiga de amigo, apesar de escrita por
um trovador, apresenta o eu lírico de uma donzela, revelando um(a)
a) uso de linguagem figurada pelas metáforas.
b) realização do amor romântico pela
amizade.
c) comportamento social esperado de seu
gênero.
d) estilo com linguagem rebuscada pelos
vocábulos.
e) delimitação do sentimento amoroso como
feminino.
QUESTÃO 18
O relógio, implacável
como sempre, tocou às seis da manhã. E você sabia que não podia continuar na
cama, pois minutos a mais na cama te fariam perder o ônibus, te fariam chegar
atrasado, e você ainda teria de enfrentar uma turma agitada por causa do atraso
do professor. Nesse dia, você não tomou café. O ônibus que você pegava, ia
sempre meio vazio no começo, e aos poucos ia ficando cheio. Sempre as mesmas
pessoas. Quietas e resignadas, com a cabeça encostada na janela. Você também
era um resignado.
TENÓRIO, Jeferson. O avesso da pele. São Paulo: Companhia das Letras, 2020. p. 163.
O narrador de O avesso da pele, ao evidenciar ações e pensamentos, revela, acerca
do personagem
a) estilo objetivo.
b) rotina repetitiva.
c) atuação profissional.
d) característica psicológica.
e) personagens secundários.
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