Texto para questões de 1 a 6
Conto Carioca
O rapaz vinha
passando num Cadillac novo pela avenida Atlântica. Vinha despreocupado,
assoviando um blue, os olhos esquecidos no asfalto em retração. A noite
era longa, alta e esférica, cheia de uma paz talvez macabra, mas o rapaz nada
sentia. Ganhara o bastante na roleta para resolver a despesa do cassino, o que
lhe dava essa sensação de comando do homem que paga: porque tratava-se de um
“duro”, e era o automóvel o carro paterno, obtido depois de uma promessa de
fazer força nos estudos. O show estivera agradável e ele flertara com
quase todas as mulheres da sua mesa. A Lua imobilizava-se no céu, imparticipante,
clareando a cabeleira das ondas que rugiam, mas como que em silêncio.
De súbito, em
frente ao Lido, uma mulher sentada num banco. Uma mulher de branco, o rosto
envolto num véu branco, e tão elegante e bonita, meu Deus, que parecia também,
em sua claridade, um luar dormente. O freio de pé agiu quase automaticamente e
a borracha deslizou, levando o carro maneiroso até o meio-fio, onde estacou
num rincho ousado. Depois ele deu ré, até junto da dama branca.
– Sozinha a essas
horas?
Ela não respondeu.
Limitou-se a olhar serenamente o rapaz do Cadillac, com seu olhar
extraordinariamente fluido, enquanto o vento sul agitava-lhe docemente os
cabelos cor de cinza.
– Sabe que é muito
perigoso ficar aqui até estas horas, uma mulher tão bonita?
A voz veio de longe,
uma voz branca, branca como a mulher, e ao mesmo tempo crestada por um ligeiro
sotaque nórdico:
– Perdi a
condução... Não sei... é tão difícil arranjar condução... [...]
– Vem... Eu levo
você...
Ela foi. Abriu a
porta do carro e sentou-se a seu lado. Fosse porque a madrugada avançasse, a
noite se fizera mais fria e, ao tê-la aconchegada talvez emoção – o rapaz
tiritou. Seus braços eram frios como o mármore e sua boca gelada como o éter.
Vinha dela um suave perfume de flores que o levou para longe. Ela se deixou,
passiva, em seus braços, entregue a um mundo de beijos mansos.
Quando a madrugada
rompeu, ele acordou do seu letargo amoroso. A moça branca parecia mais branca
ainda, e agora olhava o mar, de onde vinha um vento branco. Ele disse:
– Amor, vou levar
você agora.
Ela deu-lhe seus
olhos quase inexistentes, de tão claros:
– Em Botafogo, por
favor.
Tocou o carro. A
aventura dera-lhe um delírio de velocidade. Entrou pelo túnel como um louco e
fez, a pedido dela, a curva da General Polidoro num ângulo quase absurdo.
– É aqui – disse
ela em voz baixa.
Ele parou. Olhou
para ela espantado:
– Por que aqui?
– Eu moro aqui.
Venha me ver quando quiser. Muito obrigada por tudo.
E dando-lhe um
último longo beijo, frio como o éter, abriu a porta do carro, passou através
do portão fechado do cemitério e desapareceu.
Disponível
em: http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/prosa/conto-carioca. (Adaptado).
Vocabulário
Rincho: ruído áspero, cortante.
Tiritar: tremer (de frio, medo ou febre).
Letargo: estado de cansaço que envolve diminuição da energia, da capacidade
mental e da motivação.
QUESTÃO 01
No conto anterior, há um evento que
altera a situação de normalidade da noite. Tal evento está relacionado
diretamente à(ao)
a) jogatina feita durante a noite.
b) chegada ao cemitério.
c) surgimento da mulher de branco.
d) troca de beijos entre o rapaz e a
moça.
e) perda da condução por parte da mulher.
QUESTÃO 02
Observe o trecho destacado do conto:
“Ganhara o bastante na roleta para
resolver a despesa do cassino.”
Nesse período, a oração destacada
expressa
a) finalidade.
b) causa.
c) proporção.
d) tempo.
e) condição.
QUESTÃO 03
A descrição feita pelo narrador permite
a construção de um ambiente misterioso. Um exemplo dessa ambientação é:
a) “Ela se deixou, passiva, em seus
braços, entregue a um mundo de beijos mansos.”
b) “O rapaz vinha passando num Cadillac
novo pela avenida Atlântica.”
c) “A Lua imobilizava-se no céu,
imparticipante, clareando a cabeleira das ondas que rugiam [...]”
d) “Uma mulher de branco, o rosto envolto
num véu branco, e tão elegante e bonita, meu Deus, que parecia também, em sua
claridade, um luar dormente.”
e) “A aventura dera-lhe um delírio de
velocidade. Entrou pelo túnel como um louco e fez, a pedido dela, a curva da
General Polidoro num ângulo quase absurdo.”
QUESTÃO 04
Observe um trecho do conto:
“Ela foi. Abriu a porta do carro e
sentou-se a seu lado. Fosse porque a madrugada avançasse, a noite se fizera
mais fria e, ao tê-la aconchegada – talvez emoção – o rapaz tiritou. Seus
braços eram frios como o mármore e sua boca gelada como o éter. Vinha dela um
suave perfume de flores que o levou para longe.”
A palavra que funciona como referente
do termo em destaque é:
a) Madrugada
b) Perfume
c) Noite
d) Mármore
e) Rapaz
QUESTÃO 05
Nesse mesmo trecho, o pronome “que”
exerce função sintática de
a) sujeito.
b) objeto direto.
c) objeto indireto.
d) adjunto adnominal.
e) complemento nominal.
QUESTÃO 06
Releia: “Quando a madrugada rompeu, ele
acordou do seu letargo amoroso.”
A oração que introduz o período é
classificada como oração subordinada adverbial
a) proporcional.
b) final.
c) temporal.
d) concessiva.
e) causal.
Texto para as questões de 7 a 9
Meus oito anos
Oh! Que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os
anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que
flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
debaixo dos laranjais!
Como são belos os dias
Do despontar da existência!
− Respira a alma inocência
Como perfumes a flor;
O mar é − lago sereno,
O céu − um manto azulado,
O mundo – um sonho dourado,
A vida − um hino d’amor!
Que auroras, que sol, que vida,
Que noites de melodia
Naquela doce alegria,
Naquele ingênuo folgar!
O céu bordado d’estrelas,
A terra de aromas cheia,
As ondas beijando a areia
E a lua beijando o mar!
Disponível
em: https://www.academia.org.br/academicos/casimiro-de-abreu/textos-escolhidos.
QUESTÃO 07
No poema de Casimiro de Abreu, é
perceptível a valorização, a partir da descrição, de uma das fases da vida do
eu poético.
A estratégia usada pelo poeta para dar
ênfase à descrição é(são)
a) a sequenciação de ações.
b) o uso dos verbos no pretérito.
c) a utilização das vírgulas.
d) o uso da adjetivação.
e) as marcações pelos travessões.
QUESTÃO 08
O termo “que”, destacado no 4º verso da primeira estrofe do poema,
estabelece um elo coesivo cujo referente é:
a) Vida
b) Aurora
c) Anos
d) Saudades
e) Infância
QUESTÃO 09
A função sintática
exercida pelo pronome destacado no 4º verso
da primeira estrofe do poema é
a) objeto indireto.
b) objeto direto.
c) adjunto adnominal.
d) complemento nominal.
e) adjunto adverbial.
QUESTÃO 10
Com braçadeira e comemoração, elenco
do Flamengo manda recado sobre importância de Diego Alves
A goleada do
Flamengo sobre o Santos, por 4 a 1 no Maracanã, teve como destaque o
posicionamento do elenco rubro-negro diante da indefinição sobre a permanência
do goleiro Diego Alves, cujo contrato se encerra em 31 de dezembro e, por ora, não há um acerto
entre a direção do clube e o jogador.
Com a braçadeira de
capitão e a comemoração de Gabriel Barbosa, o time deixou ainda mais claro o
desejo pela permanência do camisa 1, um dos principais líderes da equipe que
conquistou cinco títulos desde julho de 2019.
Disponível em:
https://www.lance.com.br/flamengo/com-bracadeira-comemoracao-elenco-manda-recado-sobre-importancia-diego-alves.html.
A função sintática do pronome destacado
e seu valor semântico são, respectivamente, de
a) objeto direto e paciente.
b) sujeito e agente.
c) adjunto adnominal e posse.
d) adjunto adverbial e lugar.
e) agente da passiva e meio.
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