05 julho 2023

AVALIAÇÃO BIMESTRAL 2 - 9º ANO 2021

Texto para questões de 1 a 6

Conto Carioca

O rapaz vinha passando num Cadillac novo pela avenida Atlântica. Vinha despreocupa­do, assoviando um blue, os olhos esquecidos no asfalto em retração. A noite era longa, alta e esférica, cheia de uma paz talvez macabra, mas o rapaz nada sentia. Ganhara o bastante na roleta para resolver a despesa do cassino, o que lhe dava essa sensação de comando do homem que paga: porque tratava-se de um “duro”, e era o automóvel o carro paterno, obtido depois de uma promessa de fazer força nos estudos. O show estivera agradável e ele flertara com quase todas as mulheres da sua mesa. A Lua imobilizava-se no céu, impartici­pante, clareando a cabeleira das ondas que rugiam, mas como que em silêncio.

De súbito, em frente ao Lido, uma mulher sentada num banco. Uma mulher de branco, o rosto envolto num véu branco, e tão elegante e bonita, meu Deus, que parecia também, em sua claridade, um luar dormente. O freio de pé agiu quase automaticamente e a borra­cha deslizou, levando o carro maneiroso até o meio-fio, onde estacou num rincho ousado. Depois ele deu ré, até junto da dama branca.

– Sozinha a essas horas?

Ela não respondeu. Limitou-se a olhar serenamente o rapaz do Cadillac, com seu olhar extraordinariamente fluido, enquanto o vento sul agitava-lhe docemente os cabelos cor de cinza.

– Sabe que é muito perigoso ficar aqui até estas horas, uma mulher tão bonita?

A voz veio de longe, uma voz branca, branca como a mulher, e ao mesmo tempo cresta­da por um ligeiro sotaque nórdico:

– Perdi a condução... Não sei... é tão difícil arranjar condução... [...]

– Vem... Eu levo você...

Ela foi. Abriu a porta do carro e sentou-se a seu lado. Fosse porque a madrugada avan­çasse, a noite se fizera mais fria e, ao tê-la aconchegada talvez emoção – o rapaz tiritou. Seus braços eram frios como o mármore e sua boca gelada como o éter. Vinha dela um suave perfume de flores que o levou para longe. Ela se deixou, passiva, em seus braços, entregue a um mundo de beijos mansos.

Quando a madrugada rompeu, ele acordou do seu letargo amoroso. A moça branca pa­recia mais branca ainda, e agora olhava o mar, de onde vinha um vento branco. Ele disse:

– Amor, vou levar você agora.

Ela deu-lhe seus olhos quase inexistentes, de tão claros:

– Em Botafogo, por favor.

Tocou o carro. A aventura dera-lhe um delírio de velocidade. Entrou pelo túnel como um louco e fez, a pedido dela, a curva da General Polidoro num ângulo quase absurdo.

– É aqui – disse ela em voz baixa.

Ele parou. Olhou para ela espantado:

– Por que aqui?

– Eu moro aqui. Venha me ver quando quiser. Muito obrigada por tudo.

E dando-lhe um último longo beijo, frio como o éter, abriu a porta do carro, passou atra­vés do portão fechado do cemitério e desapareceu.

Disponível em: http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/prosa/conto-carioca. (Adaptado).

 

Vocabulário

Rincho: ruído áspero, cortante.

Tiritar: tremer (de frio, medo ou febre).

Letargo: estado de cansaço que envolve diminuição da energia, da capacidade mental e da motivação.

 

QUESTÃO 01

No conto anterior, há um evento que altera a situação de normalidade da noite. Tal evento está rela­cionado diretamente à(ao)

a) jogatina feita durante a noite.

b) chegada ao cemitério.

c) surgimento da mulher de branco.

d) troca de beijos entre o rapaz e a moça.

e) perda da condução por parte da mulher.

 

QUESTÃO 02

Observe o trecho destacado do conto:

“Ganhara o bastante na roleta para resolver a despesa do cassino.”

Nesse período, a oração destacada expressa

a) finalidade.

b) causa.

c) proporção.

d) tempo.

e) condição.

 

QUESTÃO 03

A descrição feita pelo narrador permite a construção de um ambiente misterioso. Um exemplo dessa ambientação é:

a) “Ela se deixou, passiva, em seus braços, entregue a um mundo de beijos mansos.”

b) “O rapaz vinha passando num Cadillac novo pela avenida Atlântica.”

c) “A Lua imobilizava-se no céu, imparticipante, clareando a cabeleira das ondas que rugiam [...]”

d) “Uma mulher de branco, o rosto envolto num véu branco, e tão elegante e bonita, meu Deus, que parecia também, em sua claridade, um luar dormente.”

e) “A aventura dera-lhe um delírio de velocidade. Entrou pelo túnel como um louco e fez, a pedido dela, a curva da General Polidoro num ângulo quase absurdo.”

 

QUESTÃO 04

Observe um trecho do conto:

“Ela foi. Abriu a porta do carro e sentou-se a seu lado. Fosse porque a madrugada avan­çasse, a noite se fizera mais fria e, ao tê-la aconchegada – talvez emoção – o rapaz tiritou. Seus braços eram frios como o mármore e sua boca gelada como o éter. Vinha dela um sua­ve perfume de flores que o levou para longe.”

A palavra que funciona como referente do termo em destaque é:

a) Madrugada

b) Perfume

c) Noite

d) Mármore

e) Rapaz

 

QUESTÃO 05

Nesse mesmo trecho, o pronome “que” exerce função sintática de

a) sujeito.

b) objeto direto.

c) objeto indireto.

d) adjunto adnominal.

e) complemento nominal.

 

QUESTÃO 06

Releia: “Quando a madrugada rompeu, ele acordou do seu letargo amoroso.”

A oração que introduz o período é classificada como oração subordinada adverbial

a) proporcional.

b) final.

c) temporal.

d) concessiva.

e) causal.

 

Texto para as questões de 7 a 9

 

Meus oito anos

Oh! Que saudades que tenho

Da aurora da minha vida,

Da minha infância querida

Que os anos não trazem mais!

Que amor, que sonhos, que flores,

Naquelas tardes fagueiras

À sombra das bananeiras, debaixo dos laranjais!

 

Como são belos os dias

Do despontar da existência!

− Respira a alma inocência

Como perfumes a flor;

O mar é − lago sereno,

O céu − um manto azulado,

O mundo – um sonho dourado,

A vida − um hino d’amor!

 

Que auroras, que sol, que vida,

Que noites de melodia

Naquela doce alegria,

Naquele ingênuo folgar!

O céu bordado d’estrelas,

A terra de aromas cheia,

As ondas beijando a areia

E a lua beijando o mar!

Disponível em: https://www.academia.org.br/academicos/casimiro-de-abreu/textos-escolhidos.

 

QUESTÃO 07

No poema de Casimiro de Abreu, é perceptível a valorização, a partir da descrição, de uma das fases da vida do eu poético.

A estratégia usada pelo poeta para dar ênfase à descrição é(são)

a) a sequenciação de ações.

b) o uso dos verbos no pretérito.

c) a utilização das vírgulas.

d) o uso da adjetivação.

e) as marcações pelos travessões.

 

QUESTÃO 08

O termo “que”, destacado no 4º verso da primeira estrofe do poema, estabelece um elo coesivo cujo referente é:

a) Vida

b) Aurora

c) Anos

d) Saudades

e) Infância

 

QUESTÃO 09

A função sintática exercida pelo pronome destacado no 4º verso da primeira estrofe do poema é

a) objeto indireto.

b) objeto direto.

c) adjunto adnominal.

d) complemento nominal.

e) adjunto adverbial.

 

QUESTÃO 10

Com braçadeira e comemoração, elenco do Flamengo manda recado sobre importância de Diego Alves

A goleada do Flamengo sobre o Santos, por 4 a 1 no Maracanã, teve como destaque o posicionamento do elenco rubro-negro diante da indefinição sobre a permanência do go­leiro Diego Alves, cujo contrato se encerra em 31 de dezembro e, por ora, não há um acerto entre a direção do clube e o jogador.

Com a braçadeira de capitão e a comemoração de Gabriel Barbosa, o time deixou ainda mais claro o desejo pela permanência do camisa 1, um dos principais líderes da equipe que conquistou cinco títulos desde julho de 2019.

Disponível em: https://www.lance.com.br/flamengo/com-bracadeira-comemoracao-elenco-manda-recado-sobre-importancia-diego-alves.html.

 

A função sintática do pronome destacado e seu valor semântico são, respectivamente, de

a) objeto direto e paciente.

b) sujeito e agente.

c) adjunto adnominal e posse.

d) adjunto adverbial e lugar.

e) agente da passiva e meio.



1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

C

A

D

B

A

C

D

E

B

C

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LINKS PARA A SEMANA

CRASE ORAÇÕES ADVERBIAIS