QUESTÃO 01
Leia
o seguinte texto de Machado de Assis.
Suave
mari magno*
Lembra-me
que, em certo dia,
Na
rua, ao sol de verão,
Envenenado
morria
Um
pobre cão.
Arfava,
espumava e ria,
De
um riso espúrio e bufão,
Ventre
e pernas sacudia
Na
convulsão.
Nenhum,
nenhum curioso
Passava,
sem se deter,
Silencioso,
Junto
ao cão que ia morrer,
Como
se lhe desse gozo
Ver
padecer.
Machado
de Assis. Ocidentais.
*Suave
mari magno: Expressão latina, retirada de Lucrécio (Da natureza das
coisas), a qual aparece no seguinte trecho: Suave, mari magno, turbantibus
aequora ventis/ E terra magnum alterius spectare laborem. (“É agradável,
enquanto no mar revoltoso os ventos levantam as águas, observar da terra os
grandes esforços de um outro.”)
A
visão do eu lírico no texto
a) volta-se nostálgica para
as imagens de uma lembrança.
b) centra-se com desprezo
na figura do animal agonizante.
c) apreende
displicentemente o movimento dos transeuntes.
d) ganha distância da cena
para captar todos os seus aspectos.
e) apresenta o espectador
da crueldade como um ser incomum.
QUESTÃO 02
Leia
o texto de Machado de Assis.
Sofia
soltou um grito de horror e acordou. Tinha ao pé do leito o marido:
–
Que foi? perguntou ele.
–
Ah! respirou Sofia. Gritei, não gritei? [...]
–
Sonhei que estavam matando você.
Palha
ficou enternecido. Havê-la feito padecer por ele, ainda que em sonhos, encheu-o
de piedade, mas de uma piedade gostosa, um sentimento particular, íntimo, profundo,
– que o faria desejar outros pesadelos, para que o assassinassem aos olhos
dela, e para que ela gritasse angustiada, convulsa, cheia de dor e de pavor.
Machado
de Assis. Quincas Borba, cap. CLXI.
No
texto, ao analisar a interioridade de Palha, o narrador descobre, no pensamento
oculto do negociante,
a) a ternura que lhe
inspira a mulher, capaz de toda abnegação.
b) a piedade que lhe causa
a mulher, a quem só guarda desprezo.
c) a vaidade que beira o
sadismo, ao ver a mulher sofrer por ele.
d) o gozo vingativo, visto
que a mulher o trai com Carlos Maria.
e) o remorso do infiel,
pois ele trai a mulher com Maria Benedita.
QUESTÃO 03
A
um poeta
Longe
do estéril turbilhão da rua,
Beneditino,
escreve! No aconchego
Do
claustro, na paciência e no sossego,
Trabalha,
e teima, e lima, e sofre, e sua!
Mas
que na forma se disfarce o emprego
Do
esforço; e a trama viva se construa
De
tal modo, que a imagem fique nua,
Rica
mas sóbria, como um templo grego.
Não
se mostre na fábrica o suplício
Do
mestre. E, natural, o efeito agrade,
Sem
lembrar os andaimes do edifício:
Porque
a Beleza, gêmea da Verdade,
Arte
pura, inimiga do artifício,
É
a força e a graça na simplicidade.
Disponível
em: www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000288.pdf.
No
poema de Olavo Bilac, estão presentes dois elementos típicos de obras
parnasianas, caracterizados pelo(a)
a) sentimentalismo e simplicidade.
b) idealização da figura
feminina e valorização do passado.
c) valorização da cultura
clássica e dos preceitos científicos.
d) exuberância das formas e
amor platônico.
e) rigor formal e busca da
objetividade.
QUESTÃO 04
Quase
metade dos brasileiros se automedica pelo menos uma vez por mês e 25% o faz
todo dia ou [...] uma vez por semana. Esses dados fazem parte de uma pesquisa
feita pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF). De acordo com o estudo, a
automedicação é um hábito comum a 77% dos brasileiros1.
As
mulheres são as que mais usam medicamentos por conta própria, pelo menos uma
vez ao mês – 53%. Familiares, amigos e vizinhos são os principais
influenciadores na escolha dos medicamentos usados sem prescrição (25%).2
A
automedicação é quando há o uso de remédios sem a avaliação de um profissional
de saúde. Quando usado de forma errada, o medicamento pode ter um efeito desastroso.
Por isso3, é sempre importante consultar um profissional antes de
fazer uso de qualquer remédio.
O
farmacêutico Tarcísio Palhano alerta para os perigos da automedicação4:
“Qualquer dorzinha, qualquer sintoma, qualquer sinal, a pessoa já5
se automedica. Isso pode, inclusive, dificultar o diagnóstico de uma doença mais
grave”, diz ele.
Disponível
em:
https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2019/05/13/automedicacao-e-um-habito-comum-a-77percent-dos-brasileiros.ghtml.
No
que diz respeito às questões linguísticas do texto, é correto afirmar que:
a) A expressão “Por isso”
(ref. 3) retoma o período anterior e introduz uma conclusão das informações
nele expostas.
b) No trecho “a
automedicação é um hábito comum a 77% dos brasileiros” (ref. 1), os
termos sublinhados são sintaticamente classificados como predicado nominal.
c) No período “Familiares,
amigos e vizinhos são os principais influenciadores na escolha dos
medicamentos usados sem prescrição (25%)” (ref. 2), os termos sublinhados
são respectivamente: complemento nominal e predicativo do objeto.
d) O trecho “O farmacêutico
Tarcísio Palhano alerta para os perigos da automedicação” (ref. 4) está na voz
ativa e sua correta transposição para a voz passiva é “Os perigos da
automedicação foram alertados pelo farmacêutico Tarcísio Palhano”.
e) O uso da palavra “já”,
no trecho “a pessoa já se automedica” (ref. 5) expressa o mesmo sentido em
“Julia faz Medicina, já Camila preferiu Direito”.
QUESTÃO 05
E
a indústria de alimentos na pandemia?
O
editorial da edição de 10 de junho do British Medical Journal, assinado
por professores da Queen Mary University of London, na Inglaterra, propõe uma
reflexão tão interessante que vale provocá-la entre nós, aqui também: a
pandemia de Covid-19 deveria tornar ainda mais urgente o combate à outra
pandemia, a de obesidade.
O
excesso de peso, por si só, já é um fator de risco importante para o
agravamento da infecção pelo Sars-CoV 2, como lembram os autores. A
probabilidade de uma pessoa com obesidade severa morrer de Covid-19 chega a ser
27% maior do que a de indivíduos com obesidade grau 1, isto é, com um índice de
massa corporal entre 30 e 34,9 quilos por metro quadrado, de acordo com a
plataforma de registros OpenSAFELY.
O
editorial cita uma série de outros dados e possíveis razões para a associação
entre a má evolução de certos casos de Covid-19 e a obesidade. No entanto, o
que mais destaca é o ambiente obesogênico que o novo coronavírus encontrou no
planeta.
Nos
Estados Unidos e no Reino Unido, para citar dois exemplos, entre 65% e 70% da
população apresentam um peso maior do que o recomendado para o bem da saúde. E,
assim, os autores apontam o dedo para a indústria de alimentos que, em sua
opinião, em todo o globo não parou de promover produtos ultraprocessados, com
muito açúcar, uma quantidade excessiva de sódio e gorduras além da conta.
A
crítica do editorial é mesmo cortante: “Fica claro que a indústria de alimentos
divide a culpa não apenas pela pandemia de obesidade como pelos casos mais
graves de Covid-19 e suas consequências devastadoras”, está escrito.
E
os autores cobram medidas, lembrando que o confinamento exigido pela Covid-19
aparentemente piorou o estado nutricional das pessoas, em parte pela falta de acesso
a alimentos frescos, em outra parte porque o pânico fez muita gente estocar
itens ultraprocessados em casa, já que esses costumam ter maior vida de
prateleira, inclusive na despensa.
Mas
o que deixou os autores realmente desconfortáveis foram as ações de marketing
de algumas marcas nesses tempos desafiadores. Todas, claro, querendo demonstrar
o seu envolvimento com iniciativas de responsabilidade social, mas dando tiros
que, para olhos mais atentos, decididamente saíram pela culatra. Por exemplo, quando
uma indústria bem popular na Inglaterra distribuiu nada menos do que meio
milhão de calóricos donuts para profissionais na linha de frente do National
Health Service britânico.
A
impressão é de que as indústrias de alimentos verdadeiramente preocupadas com a
população, cada vez mais acometida pela obesidade, deveriam aproveitar a crise atual
para botar a mão na consciência, parar de promover itens pouco saudáveis e
reformular boa parte do seu portfólio. As mortes por Covid-19 dão a pista de
que essa é a maior causa que elas poderiam abraçar no momento.
https://abeso.org.br/e-a-industria-de-alimentosna-pandemia.
Publicado em 30 de junho de 2020.
Glossário:
O
termo “ambiente obesogênico” foi criado pelo professor de Bioengenharia da
Universidade da Califórnia, nos EUA, Bruce Blumberg. Segundo ele, são os obesogênicos
os responsáveis por contribuir no ganho de peso sem que o indivíduo tenha
consciência de que está engordando.
No
trecho “A crítica do editorial é mesmo cortante.”, o termo
destacado é
a) sujeito simples.
b) objeto direto.
c) predicativo do sujeito.
d) predicativo do objeto.
e) complemento nominal.
QUESTÃO 06
Em
2020, o rapper Emicida lançou o documentário “Amarelo: é tudo para ontem”. Para
alguns críticos, o documentário mostra a necessidade de reatualização da Semana
de Arte Moderna, reconhecendo-se a presença dos negros na construção da
brasilidade.
Leia
o trecho da canção “lsmália”, presente no documentário, e o poema “lsmália”, de
Alphonsus de Guimaraes.
Com
a fé de quem olha do banco a cena
Do
gol que nós mais precisava na trave
A
felicidade do branco é plena
A
pé, trilha em brasa e barranco, que pena
Se
até pra sonhar tem entrave
A
felicidade do branco é plena
A
felicidade do preto é quase
Olhei
no espelho, Ícaro me encarou:
“Cuidado,
não voa tão perto do sol
Eles
num guenta te ver livre, imagina te ver rei”
O
abutre quer te ver de algema pra dizer:
“Ó,
num falei?!”
No
fim das conta é tudo lsmália, lsmália
lsmália,
lsmália
lsmália,
lsmália
Quis
tocar o céu, mas terminou no chão
lsmália,
lsmália
lsmália,
lsmália
lsmália,
lsmália
Quis
tocar o céu, mas terminou no chão
Disponível
em: www.letras.mus.br/emicida/ismalia-partlarissa-luz-e-fernanda-montenegro/.
Quando
lsmália enlouqueceu,
Pôs-se
na torre a sonhar ...
Viu
uma lua no céu,
Viu
outra lua no mar.
No
sonho em que se perdeu,
Banhou-se
toda em luar...
Queria
subir ao céu,
Queria
descer ao mar...
E,
no desvario seu,
Na
torre pôs-se a cantar ...
Estava
perto do céu,
Estava
longe do mar...
E
como um anjo pendeu
As
asas para voar...
Queria
a lua do céu,
Queria
a lua do mar...
As
asas que Deus lhe deu
Rufiaram
de par em par...
Sua
alma subiu ao céu,
Seu
corpo desceu ao mar...
Disponível
em: www.tudoepoema.eom.br/alphonsusde-guimaraens-ísmalia/.
Assinale
com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sobre a canção e o
poema.
(
) No poema, a loucura e o sonho são dois pontos em contraste, assim como o céu
e o mar.
(
) Na canção, o eu lírico compreende a dificuldade de sonhar dos pretos, sendo a
lsmália do poema uma triste realidade para os pretos.
(
) Nos dois textos, a morte é representada pelo ato de cair: na canção, no chão;
no poema, no mar.
(
) Há um movimento de intertextualidade entre os dois textos, mas também há um
distanciamento: a lsmália da canção sofre com o preconceito; a lsmália do poema,
com a dualidade do corpo e da alma.
A
sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a) F
– V – F – V.
b) F
– V – V – V.
c) V
– F – F – V.
d) F
– F – V – F.
e) F – V – F – F.
QUESTÃO 07
A
respeito da frase “Mais da metade dos torcedores não teve acesso a ingressos.”,
só é correto afirmar que há
a) sujeito simples e
complemento nominal.
b) verbo intransitivo e
predicado verbal.
c) verbo intransitivo e
objetos direto e indireto.
d) sujeito composto e
objeto indireto.
e) sujeito simples e
predicado nominal.
QUESTÃO 08
Assinale
a alternativa em que o termo em destaque é sujeito paciente:
a) Acredita-se em ideias
erradas.
b) Reconheceram a
importância do estudo.
c) Pessoas
são encontradas em situação análoga à escravidão.
d) Os investigadores
perceberam a falta de objetos na casa.
e) Aflitas, entravam e
saíam dos ninhos as aves ameaçadas.
QUESTÃO 09
O voo AR1915 da Aerolíneas
Argentinas primeiro fez um voo rasante pelo centro da cidade de
Buenos Aires e sobrevoou o Obelisco. Em seguida, dirigiu-se ao
Aeroporto Internacional de Ezeiza.
O avião pousou na pista às 2h24.
À medida que avançava, dois caminhões de bombeiros formaram um arco de água
para o avião passar por baixo. Um ritual reservado para momentos especiais que
mais pareceram, desta vez, cenas de cinema.
Disponível em:
https://metsul.com/buenos-aires-recebehoje-os-campeoes-do-mundo-sob-sol-e-calor/.
No
fragmento da notícia, os termos em destaque são responsáveis
a) por garantir o encadeamento coeso de ações.
b) por introduzir os
lugares em que as ações ocorreram.
c) por especificar os
agentes das ações.
d) por construir uma imagem
de grandiosidade.
e) por estabelecer uma
relação de subordinação entre ações.
QUESTÃO 10
Leia
os versos a seguir, de Cruz e Souza:
Mais
claro e fino do que as finas pratas
O
som da tua voz deliciava…
Na
dolência velada das sonatas
Como
um perfume a tudo perfumava.
Era
um som feito luz, eram volatas
Em
lânguida espiral que iluminava,
Brancas
sonoridades de cascatas…
Tanta
harmonia melancolizava.
SOUZA,
Cruz e. “Cristais”. In: Obras completas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar,
1995. p. 86.
Os
versos em destaque apresentam elementos típicos dos textos simbolistas, tais
como
a) busca da perfeição
formal, valorização de aspectos objetivos e emprego da sinestesia.
b) emprego de linguagem
referencial, valorização de aspectos objetivos e emprego da perfeição formal.
c) emprego de imagens
sinestésicas, exploração da aliteração, valorização do subjetivo e do
sugestivo.
d) busca da perfeição
formal, valorização de recursos sinestésicos, preocupação com a objetividade.
e) emprego do recurso da
aliteração, valorização dos elementos objetivos e desvalorização do subjetivo e
do sugestivo.
QUESTÃO 11
Leia
o poema Vaso chinês, de Alberto de Oliveira, para responder à questão.
Vaso
chinês
Estranho
mimo aquele vaso! Vi-o.
Casualmente,
uma vez, de um perfumado
Contador sobre o mármor
luzidio, [armário, penteadeira] [mármore]
Entre
um leque e o começo de um bordado.
Fino
artista chinês, enamorado,
Nele
pusera o coração doentio
Em
rubras flores de um sutil lavrado,
Na
tinta ardente, de um calor sombrio.
Mas,
talvez por contraste à desventura,
Quem
o sabe?... de um velho mandarim
Também
lá estava a singular figura;
Que
arte em pintá-la! a gente acaso vendo-a,
Sentia
um não sei quê com aquele chim [chinês]
De
olhos cortados à feição de amêndoa.
www.academia.org.br.
São
características do poema que o identificam com o Parnasianismo:
a) O misticismo e o elogio
idealizado às sociedades orientais.
b) O predomínio do tom descritivo
e o desinteresse por questões políticas.
c) A narrativa de grandes feitos
do passado e a expressão intensa dos sentimentos.
d) O culto à forma poética
perfeita e a defesa de uma arte comprometida com as questões sociais.
e) A transgressão formal e a
tematização do sofrimento do artista
Leia o trecho do
romance “Memórias póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, para responder
às questões 12 e 13.
A propósito das
botas
Meu pai, que não
me esperava, abraçou-me cheio de ternura e agradecimento.
“— Agora é
deveras? disse ele. Posso enfim...?”
Deixei-o nessa
reticência, e fui descalçar as botas, que estavam apertadas. Uma vez aliviado,
respirei à larga, e deitei-me a fio comprido, enquanto os pés, e todo eu atrás
deles, entrávamos numa relativa bem-aventurança. Então considerei que as botas
apertadas são uma das maiores venturas da Terra, porque, fazendo doer os pés,
dão azo ao prazer de as descalçar. Mortifica os pés, desgraçado,
desmortifica-os depois, e aí tens a felicidade barata, ao sabor dos sapateiros
e de Epicuro. [...] Quatro ou cinco dias depois, saboreava esse rápido,
inefável e incoercível momento de gozo, que sucede a uma dor
pungente, a uma
preocupação, a um incômodo...
Daqui inferi eu
que a vida é o mais engenhoso dos fenômenos, porque só aguça a fome, com o fim
de deparar a ocasião de comer, e não inventou os calos, senão porque eles
aperfeiçoam a felicidade terrestre. Em verdade vos digo que toda a sabedoria
humana não vale um par de botas curtas. Tu, minha Eugênia, é que não as
descalçaste nunca; foste aí pela estrada da vida, manquejando da perna e do
amor, triste como os enterros pobres, solitária, calada, laboriosa, até que
vieste também para esta outra margem...
Memórias póstumas
de Brás Cubas, 2008.
Glossário:
Epicuro: Filósofo
grego (341 a.C. – 271 a.C.).
QUESTÃO 12
O
trecho exemplifica um procedimento típico de Machado de Assis:
a) o cientificismo, em que
o narrador defende uma tese com argumentos de caráter científico.
b) o mistério, em que o
narrador faz afirmações pouco claras, produzindo uma reflexão de sentido
obscuro.
c) o sarcasmo, em que o
narrador fere a sensibilidade de outros personagens com a sua zombaria.
d) a metalinguagem, em que
o narrador faz considerações sobre a linguagem e a construção do livro.
e) a digressão, em que o
narrador se afasta do fluxo da narrativa para fazer uma reflexão sobre temas
diversos.
QUESTÃO 13
A
partir da imagem das botas apertadas, o narrador constrói a ideia de que
a) o fim de uma situação
incômoda pode gerar uma sensação de prazer que justifica o sofrimento.
b) o mundo seria melhor se
houvesse pequenos prazeres cotidianos disponíveis a todas as pessoas.
c) algumas pessoas têm
dificuldade de enxergar soluções simples para problemas cotidianos.
d) a vida possui uma
espécie de senso de justiça que distribui os prazeres igualmente a todas as
pessoas.
e) alguns homens se colocam
em situações desagradáveis com a finalidade de se fortalecerem moralmente.
-Texto para as questões 14 e 15
A invasão
A divisão ciência/humanismo se reflete na
maneira como as pessoas, hoje, encaram o computador. Resiste-se ao computador,
e a toda a cultura cibernética, como uma forma de ser fiel ao livro e à palavra
impressa. Mas o computador não eliminará o papel. Ao contrário do que se
pensava há alguns anos, o computador não salvará as florestas. Aumentou o uso
do papel em todo o mundo, e não apenas porque a cada novidade eletrônica
lançada no mercado corresponde um manual de instrução, sem falar numa embalagem
de papelão e num embrulho para presente. O computador estimula as pessoas a
escreverem e imprimirem o que escrevem. Como hoje qualquer um pode ser seu
próprio editor, paginador e ilustrador sem largar o mouse, a tentação de passar
sua obra para o papel é quase irresistível.
Desconfio que o que salvará o livro será o
supérfluo, o que não tem nada a ver com conteúdo ou conveniência. Até que
lancem computadores com cheiro sintetizado, nada substituirá o cheiro de papel
e tinta nas suas duas categorias inimitáveis, livro novo e livro velho. E
nenhuma coleção de gravações ornamentará uma sala com o calor e a dignidade de
uma estante de livros. A tudo que falta ao admirável mundo da informática, da cibernética,
do virtual e do instantâneo acrescente-se isso: falta lombada. No fim, o livro
deverá sua sobrevida à decoração de interiores.
O Estado de S. Paulo, 31.05.2015
QUESTÃO 14
Os
termos “o uso do papel” e “um manual de instrução” (1º parágrafo) se
identificam sintaticamente
por
exercerem nas respectivas orações a função de
a) objeto direto.
b) predicativo do sujeito.
c) objeto indireto.
d) complemento nominal.
e) sujeito.
QUESTÃO 15
Com
a frase “No fim, o livro deverá sua sobrevida à decoração de interiores” (2º
parágrafo), o cronista sugere que
a) o interesse pela
leitura, a longo prazo, tenderá a desaparecer.
b) o livro se transformará
numa antiguidade para colecionar.
c) os objetos de decoração
serão, aos poucos, substituídos por livros.
d) a decoração de
interiores garantirá a sobrevivência do livro.
e) a decoração de
interiores continuará existindo em função dos livros.
Leia o poema
escrito por Cruz e Souza para responder às questões 16 e 17.
VISÃO DA MORTE
Olhos voltados
para mim e abertos
Os braços brancos,
os nervosos braços,
Vens d’espaços
estranhos, dos espaços
Infinitos,
intérminos, desertos...
Do teu perfil os
tímidos, incertos
Traços
indefinidos, vagos traços
Deixam, da luz nos
ouros e nos aços,
Outra luz de que
os céus ficam cobertos.
Deixam nos céus
uma outra luz mortuária,
Uma outra luz de
lívidos martírios,
De agonies, de
mágoa funerária...
E causas febre e
horror, frio, delírios,
Ó Noiva do
Sepulcro, solitária,
Branca e sinistra
no clarão dos círios!
CRUZ E SOUZA.
Broquéis. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000073.pdf.
QUESTÃO 16
É
uma característica do poema típica do Simbolismo
a) a discussão de ideias
pautadas no cientificismo darwinista.
b) a exaltação de uma
retórica nacionalista.
c) a recorrência de um
sentimentalismo de essência platonista.
d) a construção de imagens
com base em sensações.
e) a atitude vanguardista
na irregularidade da métrica.
QUESTÃO 17
O
trecho sublinhado exerce função sintática de
a) predicativo do objeto.
b) adjunto adverbial.
c) aposto.
d) predicado.
e) vocativo.
Texto para as
questões 18 e 19.
Anvisa proíbe o
uso de lotes de ingrediente suspeito de ter causado intoxicação em animais
Ingrediente
que causou intoxicação e morte de animais pode ter sido distribuído para
indústrias de alimentos para uso humano.
Anvisa publicou,
nesta segunda-feira (12/9), a Resolução (RE) 3.008, de 9 de setembro de 2022,
que proíbe a comercialização, distribuição, manipulação e uso de dois lotes do
ingrediente propilenoglicol, da marca Tecno Clean Industrial Ltda (CNPJ
03.723.481.0001-51). A medida também determinou o recolhimento dos lotes AD5035C22
e AD4055C21 da substância.
Os lotes foram
analisados preliminarmente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e
Abastecimento (Mapa), que detectou a contaminação por etilenoglicol, substância
extremamente tóxica, quando ingerida. Durante a apuração de óbitos de diversos
cães, conduzida pelo Mapa, as ocorrências foram associadas ao consumo de
petisco para cães fabricado com propilenoglicol, com evidências de contaminação
por etilenoglicol. Ao identificar, durante a investigação dos fatos, a
possibilidade de distribuição do ingrediente contaminado para fábricas de
alimentos de uso humano, o Mapa compartilhou as informações para que a Anvisa
pudesse adotar ações relacionadas aos produtos sujeitos a vigilância sanitária.
Considerando que o
propilenoglicol é um aditivo alimentar permitido para alimentos de consumo
humano, a Anvisa decidiu publicar uma medida preventiva, proibindo a utilização
e determinando o recolhimento dos dois lotes do produto contaminado com
etilenoglicol, para evitar que os produtos sejam utilizados na fabricação de alimentos.
Agência Brasil.
Disponível em:
www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2022/anvisa-proibe-uso-emalimentos-de-lotes-de-ingrediente-suspeito-de-ter-causadointoxicacao-em-animais.
QUESTÃO 18
Uma
característica típica do gênero notícia que o texto apresenta é
a) o papel avaliativo do
conteúdo abordado.
b) o tom confessional
subjetivo.
c) a linguagem direta e
objetiva.
d) a recorrência de
estruturas sintáticas raras.
e) o desvio à norma padrão.
QUESTÃO 19
Ocorre
agente da passiva em:
a) “Anvisa publicou, nesta
segunda-feira (12/9)”.
b) “foram analisados
preliminarmente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
(Mapa)”.
c) “as ocorrências foram
associadas ao consumo de petisco para cães”.
d) “o Mapa compartilhou as
informações”.
e) “o propilenoglicol é um
aditivo alimentar”.
QUESTÃO 20
TEXTO
I
Calor e dia de céu azul
lotam praias na zona sul
Agência
Brasil. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-01/sensacao-termica-alcanca-50-graus-norio-pelo-terceiro-dia-seguido.
TEXTO
II
Banhistas
lotam praia do Porto da Barra no último dia do ano
IBAHIA.
Disponível em: www.ibahia.com/salvador/banhistaslotam-praia-do-porto-da-barra-no-ultimo-dia-do-ano.
O
verbo “lotar” foi empregado em I e II em construções que apresentam as
seguintes características sintático-semânticas:
a) “Lotar” é empregado como
transitivo direto em ambos os casos. Em I, o sujeito se refere a agentes que
levaram à lotação de pessoas; em II, o sujeito se refere às pessoas.
b) “Lotar” é empregado como
transitivo indireto em ambos os casos. Tanto em I quanto em II, o sujeito se refere
a agentes que levaram à lotação de pessoas.
c) “Lotar” é empregado como
intransitivo em ambos os casos. Em I, o sujeito se refere a agentes que levaram
à lotação de pessoas; em II, o sujeito se refere às pessoas.
d) “Lotar” é empregado como
transitivo direto em ambos os casos. Em I, o sujeito se refere às pessoas; em II,
o sujeito se refere a agentes que levaram à lotação de pessoas.
e) “Lotar” é empregado como
transitivo direto em I e intransitivo em II. Tanto em I quanto em II, o sujeito
se refere aos locais em que houve a lotação de pessoas.
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
D |
C |
E |
B |
C |
A |
A |
C |
A |
C |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
17 |
18 |
19 |
20 |
B |
E |
A |
E |
D |
D |
E |
C |
B |
A |
Nenhum comentário:
Postar um comentário