1.
a) Conjunto de bens naturais ou culturais que, em face de sua importância
especial para o mundo, são protegidos pela Unesco, uma das agências da
Organização das Nações Unidas (ONU).
b) O fato de que o “colinho de mãe” teria uma importância
fundamental para todas as pessoas, em razão de seu caráter acolhedor.
c. O cartum mostra a chegada emocionada de uma filha à casa da
mãe após um tempo de afastamento, como sugere a presença da mala.
d) Os adjetivos materno (ou maternal) e humano.
e) A substituição da expressão “de mãe” por materno ou maternal
não alteraria o sentido; já “da humanidade” por humano provocaria certa
alteração, pois “patrimônio da humanidade” é uma expressão de uso específico.
2.
a) O primeiro quadrinho apresenta uma ordem de busca do que é
mais precioso, cuja resposta é dada individualmente por cada um dos personagens
dos demais quadros, sugerindo valores pessoais.
b) A expressão “o que”, usada na ordem, cria a expectativa de
uma resposta centrada na indicação de um ser ou objeto, função exercida pelos
substantivos.
c) Bróder formou-se a partir do substantivo inglês brother, cujo
significado é “irmão”, e ocorre nas variedades linguísticas dos jovens,
sobretudo das áreas urbanas.
d) Ao substantivo abstrato amizade.
3.
a) Numerais cardinais e numerais fracionários.
b) Há três blocos de informações. O primeiro (telas 2 a 5)
mostra a quantidade de água no planeta, chamando a atenção para a pequena porção
disponível para consumo; o segundo (telas 6 e 7), algumas situações corriqueiras
que provocam o desperdício desse recurso; o terceiro (telas 8 e 9), a
relevância da água para a vida humana.
c) Sugestão: A maior parte do planeta é coberta por água. Grande
parte dessa água é salgada. Uma parte muito pequena é doce e está nas geleiras.
A quantidade de água adequada ao consumo é mínima.
d) O uso de valores torna a informação mais precisa, o que
garante uma compreensão melhor do
problema que está sendo apresentado.
e) A indicação das quantidades desperdiçadas por dia e por mês
favorece a compreensão da dimensão do desperdício, mesmo para aqueles que tenderiam
a isolar o dado diário, sem ver o problema em um prazo maior.
f) Tornar a informação menos abstrata ao leitor, que passa a
“visualizar” a quantidade desperdiçada.
g. O texto convida o leitor a pensar sobre a água antes de
usá-la, considerando as informações acerca de sua disponibilidade, sua
importância e seu desperdício. Para isso, faz uma retomada dos dados
apresentados no infográfico, repetindo, em uma linha, imagens que compuseram
cada uma das telas.
h) Foram empregadas apenas três cores: o branco, o laranja e o
azul (um tom escuro, um claro e um esverdeado). / Foi empregado um único tipo
de letra, havendo variação no tamanho e no uso ou não de negrito.
4.
a) Sugestão: Contribuições dos pais para a saúde mental dos
filhos.
b) A palavra “grilos”, que, com sentido de inquietude, desassossego,
é uma gíria. O uso do termo destoa do conjunto, que apresenta a experiência dos
pais de maneira séria. Embora não seja inadequada, porque não compromete o
sentido ou a respeitabilidade do texto, a escolha da palavra de um outro
registro parece gratuita, já que não é necessária para a obtenção de um efeito
expressivo em particular.
c) Isso porque muitos pais, que fazem parte de uma geração que
soma alguns anos no divã, estão aplicando técnicas de terapia com seus filhos
desde a infância.
d) Não há alteração significativa na precisão da informação ou
no estilo. O período composto é equivalente às duas orações.
e) As duas construções são insatisfatórias. Na primeira, o
aposto “mãe da pequena Cecília, de apenas três anos” está muito distante do
termo a que se refere, o que deixa o sentido truncado. Na segunda, o pronome
relativo “que” parece se referir ao antecedente “Cecília”, criando um sentido
indesejado.
5.
a) A expressão “xeretar a vida alheia”.
b) Na 1ª conjugação (verbos terminados em -ar).
c) Eu “stalkeei”, eu “stalkearia”, eu “stalkeasse”.
d) Stalkear tem seguido o paradigma de outros verbos com a mesma
terminação, como passear.
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