24 janeiro 2023

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA - 8º ANO

Read the text.


*FCC = Federal Communications Comission.



1. Choose 3 sentences in the present and change it to Simple Past.

2. Choose 3 sentences in the past and change it to Simple Present.














1.

a) Conjunto de bens naturais ou culturais que, em face de sua importância especial para o mundo, são protegidos pela Unesco, uma das agências da Organização das Nações Unidas (ONU).

b) O fato de que o “colinho de mãe” teria uma importância fundamental para todas as pessoas, em razão de seu caráter acolhedor.

c. O cartum mostra a chegada emocionada de uma filha à casa da mãe após um tempo de afastamento, como sugere a presença da mala.

d) Os adjetivos materno (ou maternal) e humano.

e) A substituição da expressão “de mãe” por materno ou maternal não alteraria o sentido; já “da humanidade” por humano provocaria certa alteração, pois “patrimônio da humanidade” é uma expressão de uso específico.

2.

a) O primeiro quadrinho apresenta uma ordem de busca do que é mais precioso, cuja resposta é dada individualmente por cada um dos personagens dos demais quadros, sugerindo valores pessoais.

b) A expressão “o que”, usada na ordem, cria a expectativa de uma resposta centrada na indicação de um ser ou objeto, função exercida pelos substantivos.

c) Bróder formou-se a partir do substantivo inglês brother, cujo significado é “irmão”, e ocorre nas variedades linguísticas dos jovens, sobretudo das áreas urbanas.

d) Ao substantivo abstrato amizade.

3.

a) Numerais cardinais e numerais fracionários.

b) Há três blocos de informações. O primeiro (telas 2 a 5) mostra a quantidade de água no planeta, chamando a atenção para a pequena porção disponível para consumo; o segundo (telas 6 e 7), algumas situações corriqueiras que provocam o desperdício desse recurso; o terceiro (telas 8 e 9), a relevância da água para a vida humana.

c) Sugestão: A maior parte do planeta é coberta por água. Grande parte dessa água é salgada. Uma parte muito pequena é doce e está nas geleiras. A quantidade de água adequada ao consumo é mínima.

d) O uso de valores torna a informação mais precisa, o que garante uma compreensão melhor do

problema que está sendo apresentado.

e) A indicação das quantidades desperdiçadas por dia e por mês favorece a compreensão da dimensão do desperdício, mesmo para aqueles que tenderiam a isolar o dado diário, sem ver o problema em um prazo maior.

f) Tornar a informação menos abstrata ao leitor, que passa a “visualizar” a quantidade desperdiçada.

g. O texto convida o leitor a pensar sobre a água antes de usá-la, considerando as informações acerca de sua disponibilidade, sua importância e seu desperdício. Para isso, faz uma retomada dos dados apresentados no infográfico, repetindo, em uma linha, imagens que compuseram cada uma das telas.

h) Foram empregadas apenas três cores: o branco, o laranja e o azul (um tom escuro, um claro e um esverdeado). / Foi empregado um único tipo de letra, havendo variação no tamanho e no uso ou não de negrito.

4.

a) Sugestão: Contribuições dos pais para a saúde mental dos filhos.

b) A palavra “grilos”, que, com sentido de inquietude, desassossego, é uma gíria. O uso do termo destoa do conjunto, que apresenta a experiência dos pais de maneira séria. Embora não seja inadequada, porque não compromete o sentido ou a respeitabilidade do texto, a escolha da palavra de um outro registro parece gratuita, já que não é necessária para a obtenção de um efeito expressivo em particular.

c) Isso porque muitos pais, que fazem parte de uma geração que soma alguns anos no divã, estão aplicando técnicas de terapia com seus filhos desde a infância.

d) Não há alteração significativa na precisão da informação ou no estilo. O período composto é equivalente às duas orações.

e) As duas construções são insatisfatórias. Na primeira, o aposto “mãe da pequena Cecília, de apenas três anos” está muito distante do termo a que se refere, o que deixa o sentido truncado. Na segunda, o pronome relativo “que” parece se referir ao antecedente “Cecília”, criando um sentido indesejado.

5.

a) A expressão “xeretar a vida alheia”.

b) Na 1ª conjugação (verbos terminados em -ar).

c) Eu “stalkeei”, eu “stalkearia”, eu “stalkeasse”.

d) Stalkear tem seguido o paradigma de outros verbos com a mesma terminação, como passear.


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