25 janeiro 2023

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA - 2ª SÉRIE

1. Leia um trecho da notícia “Crânio encontrado na Etiópia sugere o rosto do avô da humanidade”.

Em 10 de fevereiro de 2016, Ali Berino, um etíope que trabalha para paleontólogos no sítio de Miro Dora, em Afar, encontrou uma mandíbula superior exposta na superfície de depósitos arenosos. Aquilo era diferente de qualquer outra peça em que ele já havia colocado os olhos. Os cientistas que comandam a exploração da área também ficaram impressionados, e mais ainda quando descobriram um crânio inteiro, no qual o maxilar se encaixava perfeitamente. Nos anos seguintes, a equipe do chamado Projeto Paleontológico Woranso-Mille se dedicou ao estudo de datação da área. As análises revelaram que se trata do único espécime bem preservado do ancestral de Lucy, a Australopithecus afarensis, referida muitas vezes como a “mãe da humanidade”.

A espécie à qual pertence o crânio é a Australopithecus anamensis e, por ora, trata-se da mais antiga representante do gênero Australopithecus, um hominídeo do qual o homem moderno descende. Ela já era conhecida, mas, até então, só havia dentes e fragmentos ósseos, datados de 4,2 milhões e 3,9 milhões de anos, descobertos em 1981. O espécime escavado em Miro Dora tem 3,8 milhões de anos e, como o crânio está completo, revelou a face do “avô” da humanidade.

Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/ciencia/2019/08/31/

interna_ciencia,1081393/cranio-encontrado-na-etiopia-sugere-o-rostodo-avo-da-humanidade.shtml>.

 

a) O que justifica a surpresa dos paleontólogos diante do que Ali Berino encontrou?

b) Explique a metáfora “avô da humanidade” para referência ao espécime encontrado.

c) Que termos são retomados pelo pronome relativo o qual nas ocorrências destacadas no texto?

d) Justifique o emprego de preposições diferentes antecedendo o qual.

e) Reescreva a oração “A espécie à qual pertence o crânio é a Australopithecus anamensis” três vezes: 1) substitua a qual por que; 2) substitua espécie por grupo; 3) substitua pertence por faz parte.

f) O que justifica o acento grave em “à” no segmento “a espécie à qual pertence o crânio”?

g) Com base no que foi noticiado, explique como é a rotina de trabalho em um sítio arqueológico.

 

2. Leia a tirinha do cartunista paulista Fábio Coala.

 


a) Explique como o último quadrinho muda a direção da narrativa.

b) Como esse último quadrinho produz humor?

c) Explique por que, no primeiro quadrinho, a forma correta seria “à intensa radiação espacial”.

d) No segundo quadrinho, a crase está corretamente sinalizada? Justifique sua resposta.

e) Seria correto usar à em “de 150 a -273 graus Celsius”? Por quê?

f) Os desvios percebidos na sinalização da crase são aceitáveis por ocorrerem em falas representadas em uma tirinha? Justifique sua resposta.

 

3. Leia uma notícia acerca de uma inovação nas ferramentas usadas em uma das redes sociais.

Novidade visa manter usuário ligado em seus interesses atuais e sugere deixar de seguir pessoas com quem você não interage

[...] A principal rede social do momento [...] passou a oferecer uma funcionalidade especial para o usuário analisar as contas que ele segue. Com essa ferramenta, localizada na aba “seguindo”, você poderá ver com quem você menos interage e até mesmo receber sugestões de unfollow.

Ao acessar a aba de “seguindo”, você poderá selecionar para ver os que você mais vê no feed e os que você menos interage. Com isso, o algoritmo te ajudará a ter uma melhor ideia de quais contas você acabou abandonando com o tempo, ou até mesmo te lembrando de usuários que você silenciou e esqueceu com o tempo.

Disponível em: <https://www.b9.com.br/121065/instagrampassa-a-dar-sugestoes-de-unfollow/?highlight=algoritmo>.

a) O título da notícia oscila entre uma abordagem menos ou mais pessoal do tema? Como isso é notado?

b) Reescreva esse título escolhendo uma das abordagens.

c) Que nova funcionalidade está sendo noticiada? Que expressão usada no texto evidencia que há uma mudança no funcionamento da rede social?

d) A ferramenta anunciada associa a curadoria automática e a curadoria humana. Explique por quê.

e) Como sabemos, os algoritmos podem reduzir a autonomia dos usuários, já que os leva a consumir determinados conteúdos. Esse é um risco dessa nova ferramenta? Explique sua resposta.

f ) Releia o título: O que justifica o uso da preposição “com” antes do pronome relativo “quem”?

g) Também seria necessária uma preposição antes do pronome relativo em “o usuário analisar as contas que ele segue”? Justifique sua resposta.

h) Releia: “para ver os que você mais vê no feed e os que você menos interage”. A que se refere o pronome “os” nesse trecho? Como você reescreveria o parágrafo, a fim de tornar a ideia mais clara, evitar repetições e corrigir desvios em relação às formas prestigiadas?

 

4. Leia este trecho de uma novela do escritor paulista Fernando Bonassi.

Subi, destranquei as portas, entrei. O apartamento continuava cheirando a homem dormido. Abri as janelas da sala/escritório. Uma brisa noturna derrubou dois papéis de cima da escrivaninha. Eram os dois bilhetes que eu tinha tirado da porta na noite anterior. Num, uma mulher que eu não conhecia precisava falar comigo – tinha deixado um número de telefone; no outro o marido de Marcela pedia que eu ligasse. Só liguei para a mulher.

BONASSI, Fernando. Crimes conjugais. São Paulo: Scritta, 1994. (Fragmento).

 

a) Releia o primeiro período do texto. As três orações que o compõem estabelecem entre si uma relação de coordenação ou de subordinação? Justifique.

b) Leia o primeiro período em voz alta substituindo a última vírgula pela conjunção e. Que diferença se nota no ritmo das ações?

c) Que relação de sentido há entre o segundo e o terceiro períodos? Reescreva o trecho empregando uma conjunção que explicite essa relação.

d) Reescreva esses mesmos períodos invertendo suas posições e empregando uma conjunção adequada.

e) Explique por que foi preciso alterar o tipo de conjunção para fazer a reescrita pedida no item d.

 

5. A reportagem a seguir trata da educação em Rondônia.

Sem aulas há nove meses, crianças vão à biblioteca por conta própria, em Rondônia

No distrito de Nazaré, em Porto Velho, as aulas foram paralisadas depois que a Polícia Federal encontrou irregularidades no contrato da empresa que fazia o transporte fluvial

Porto Velho (RO) – “Eu quero estudar para ser professora. Sempre gostei de estudar e queria fazer acontecer também com outros alunos”, reflete Gabriele dos Santos Alves, 12 anos, moradora de uma comunidade ribeirinha do distrito de Nazaré, a 98 quilômetros de Porto Velho, capital de Rondônia. O desejo de estudar motiva a menina a abrir, todos os dias, a pequena biblioteca, localizada a poucos metros de sua casa, onde ela e outras crianças reúnem-se para estudar por conta própria. As aulas, que deveriam ter iniciado em abril, estão interrompidas, devido à descoberta de um superfaturamento nos contratos da empresa [...] responsável pelo transporte fluvial dos estudantes.

Disponível em: <https:// amazoniareal.com.br/sem-aulasha-nove-meses-criancas-vao-abiblioteca-por-conta-propria-emrondonia>.


a) No título, a ideia de ir à biblioteca “por conta própria” tem objetivo crítico? Justifique.

b) Com qual informação do trecho reproduzido a fotografia está dialogando diretamente?

c) O título da notícia menciona a suspensão das aulas há nove meses e a ida à biblioteca por conta própria. Usando essas informações, produza enunciados que expressem as relações de conclusão, condição e tempo. Faça todas as alterações necessárias.

d) Muitas notícias divulgadas no mesmo período enfocaram os problemas de fraude que levaram à suspensão do serviço de transporte dos estudantes da região. Com base no início do texto, que diferença você observa na cobertura feita por essa agência de jornalismo? Que efeito resulta dessa cobertura?





RESPOSTAS






1. C - founded – cited – quoted

2. A - sentenced – marked – itched

3. B - landed – ended – aided

4. B -craved – spoiled – moved

5. C - protested – faded – lasted

6. A - waxed – cuffed - pushed



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