15 maio 2022

TRANSITIVIDADE E COMPLEMENTOS VERBAIS

EXERCÍCIO 1

Leia o poema. 


a) No verso “ela falou comigo”, identifique o sujeito e qual é o predicado.

• O verbo da oração indica ação ou estado?

b) Releia o verso abaixo.

“A coisa mais fina do mundo é o sentimento.”

Separe o sujeito e o predicado do verso e indique se o verbo destacado demonstra ação ou estado.


EXERCÍCIO 2

Leia a piada. 


a) Os verbos destacados indicam ação ou estado?

b) Quais deles têm sentido completo no contexto da piada?

c) Quais não têm sentido sozinhos e precisam de outra informação do texto?

d) Releia: “O primeiro pensou muito”, “O segundo relutou bastante”. Você diria que as formas verbais pensou e relutou, nessas orações, encaixam-se no primeiro grupo (têm sentido completo) ou no segundo (não têm sentido completo)?

 

EXERCÍCIO 3

Identifique a função sintática dos pronomes oblíquos em destaque.

a) “[...] ele me recomendara o hotel [...]”

b) Estes livros nos pertencem.

c) Assim que cheguei, logo o reconheci.

d) Eu te convido para a festa junina do meu colégio.

e) Desejo-te boa sorte na prova.

f) Já disse mil vezes a minha namorada que não me procurasse mais.

g) O diretor repreendeu-me na frente dos colegas.

h) “O sol é personificado em muitas mitologias: os gregos chamavam-no de Helios e os romanos chamavam-no de Sol.”

i) O orador não nos convenceu.

j) Ainda não nos enviaram a resposta.

 

EXERCÍCIO 4

Classifique os verbos em destaque quanto à predicação e identifique, quando for o caso, os complementos verbais.

a) “Nosso céu tem mais estrelas [...].”

b) Lá nas areias infindas nasceram crianças lindas.

c) Os galhos do jasmineiro estavam trêmulos.

d) A professora refere-se aos poetas românticos.

e) O professor Pedro ensina literatura aos alunos do 2º ano.

f) A flor beijava-a.

g) Os guerreiros combatem na solidão.

 

EXERCÍCIO 5

Observe as frases a seguir, elas são ambíguas: não dá para saber ao certo o que é sujeito e o que é objeto. Reescreva-as, desfazendo a ambiguidade. Para isso, empregue o objeto direto preposicionado:

a) Prendeu o policial o ladrão. Prendeu o policial ao ladrão.

b) Agrediu o pai o filho.

c) Enganou o prefeito os cidadãos.

 

EXERCÍCIO 6

Reescreva, em seu caderno, as frases que seguem, empregando o objeto direto preposicionado:

a) O senador jamais cumpria a palavra.

b) Repreenderam-me injustamente.

c) Puxou as botas e largou-as ao lado da poltrona.

 

EXERCÍCIO 7

Identifique os objetos pleonásticos das frases a seguir. Classifique-os.

a) Esta cidade, não quero vê-la nunca mais.

b) Aos trabalhadores, ofereço-lhes minha solidariedade.

c) A nós, não nos convém esta responsabilidade.

d) As ameaças da minha mãe, canso de ouvi-las o tempo todo.






https://cadernospedagogicos.blogspot.com/2022/05/adjetivos-flexao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MATÉRIA RELACIONADA AO LIVRO "CEM ANOS DE SOLIDÃO"

  Massacre das Bananeiras: conheça história real que inspirou “Cem Anos de Solidão ” O governo colombiano, para proteger uma empresa dos E...