07 março 2022

ADVÉRBIO II

 

EXERCÍCIO 1

Leia um fragmento de texto sobre os celtas e o personagem rei Artur.

As tribos celtas foram as primeiras a utilizar o ferro, e faziam isso muito bem. Foram encontrados magníficos caldeirões, joias, espadas, jarras e armaduras, que os celtas forjaram, fundiram e decoraram há milhares de anos. Alguns estavam nos túmulos de seus príncipes e princesas – os celtas deviam acreditar, portanto, que seus nobres precisavam de riquezas e armas após a morte. Outras relíquias foram pescadas do fundo de lagos. Talvez eles considerassem sagrados estes lagos, e oferecessem a eles seus melhores ornamentos. Pode ter sido por isso que Artur obteve sua espada da Senhora do Lago – ela estava apenas jogando uma delas de volta!

 MARGARET SIMPSON. Dez mais: lendas do rei Artur. T Trad. Daniel Galera.São Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 75.

a) No trecho “e faziam isso muito bem”, o advérbio muito intensifica o sentido de bem. Reescreva o trecho empregando um único advérbio que transmita a mesma ideia.

b) No trecho “os celtas deviam acreditar, portanto, que seus nobres precisavam de riquezas e armas após a morte”, apresenta-se uma informação que não é uma certeza. Reescreva-o usando um advérbio de dúvida e faça as adaptações necessárias.

2

EXERCÍCIO 2

Leia, agora, uma notícia recente.

Menina encontra espada Excalibur no fundo do lago da lenda do rei Artur

Um achado curioso está movimentando a imprensa britânica. A menina Matilda Jones, de 7 anos, encontrou uma espada de 1,20 metro no fundo do lago Dozmari Pool, na Inglaterra, onde, diz a lenda, o rei Artur recebeu da Dama do Lago a icônica Excalibur.

Em férias com a família na região da Cornualha, a menina ouviu a história de Excalibur antes de ir conhecer o famoso lago, de onde supostamente a espada surgiu e para onde foi jogada, ao final do reinado lendário de Artur. E foi só entrar na água para Matilda fazer a descoberta.

“A água estava na cintura dela quando disse que tinha visto uma espada”, contou seu pai, Paul, para o jornal da região, Sheffield Star. “Eu falei para ela deixar de ser boba e que provavelmente era apenas parte de uma cerca, até olhar para baixo e perceber que era mesmo uma espada. Ela estava lá simplesmente no fundo do lago.”

Obviamente, não se trata da espada mística de centenas de anos atrás.

Mesmo enferrujada, ela parece não ter mais de 30 anos. “Não acho que seja particularmente velha”, disse Paul. “É provavelmente cenografia de um filme antigo.”

Dependendo do filme, pode ser até uma preciosidade para fãs e colecionadores.

Na pior das hipóteses, Matilda Jones ganhou uma história e tanto para contar para os amiguinhos, quando voltar às aulas.

Menina encontra espada Excalibur no fundo do lago da lenda do rei Artur. Pipoca Moderna. Disponível em: <https://pipocamoderna.com.br/2017/09/menina-encontraespada-excalibur-no-fundo-do-lago-da-lenda-do-rei-arthur/>.

 

a) O que há em comum entre essa notícia e o texto reproduzido na questão 1?

b) No quarto parágrafo, foi empregado o advérbio obviamente. Quais advérbios ou locuções adverbiais a seguir podem substituí-lo sem alterar o sentido: com certeza, hipoteticamente, talvez, seguramente, eventualmente?

c) Releia a fala do pai de Matilda: “Eu falei para ela deixar de ser boba e que provavelmente era apenas parte de uma cerca”. Que sentido é expresso pelo advérbio provavelmente?

d) Explique por que o advérbio acidentalmente poderia ser incluído na frase “E foi só entrar na água para Matilda fazer a descoberta”.

 

EXERCÍCIO 3

Veja a tirinha produzida pela ilustradora paranaense Cibele Santos.



a) A quem se refere o pronome ela? Como é possível identificar seu referente?

b) Que recursos não verbais mostram a surpresa da mulher que fala e do homem ao lado dela?

c) O que provoca essa surpresa?

d) Como o advérbio meio se classifica?

e) Que palavra esse advérbio modifica? Ele concorda com ela? Justifique sua resposta.

f) Qual é o outro advérbio empregado na tira? Ele modifica um verbo, um adjetivo ou outro advérbio?

 

 

EXERCÍCIO 4

Leia esta piada.

O pai estava muito concentrado assistindo ao seu programa de televisão favorito quando o menininho, que fazia o dever de casa, se aventurou a perguntar-lhe uma coisa.

– Papai – disse ele –, onde estão os Alpes Suíços?

– Pergunte à sua mãe – respondeu o pai. – Ela é que guarda tudo.

PAULO TADEU. Proibido para maiores: as melhores piadas para crianças.13. ed. São Paulo: Matrix, 2007. p. 38.

 

a) Que advérbio interrogativo está presente no texto?

b) Que tipo de informação esse advérbio solicita?

c) A resposta do pai é coerente com o que o advérbio pede? Justifique.

MATÉRIA RELACIONADA AO LIVRO "CEM ANOS DE SOLIDÃO"

  Massacre das Bananeiras: conheça história real que inspirou “Cem Anos de Solidão ” O governo colombiano, para proteger uma empresa dos E...