11 outubro 2021

POESIA VISUAL

 1. Introdução

- A poesia visual (ou poema concreto) tem início com o movimento de vanguarda concretista no século XX.

- No Brasil, ele despontou em meados da década de 50, mais precisamente em São Paulo, na “Exposição Nacional de Arte Concreta”, ocorrida no Museu de Arte Moderna de São Paulo, em 1956.

- No país, o concretismo foi fundado por Décio Pignatari, Haroldo de Campos e Augusto de Campos (ou “irmãos Campos”).

- Mais tarde, eles produziram a revista literária que levava o nome do grupo. “Noigandres”

 

2. Manifesto da poesia concreta.

“A poesia concreta começa a assumir uma responsabilidade total perante a linguagem: aceitando o pressuposto do idioma histórico como núcleo indispensável de comunicação, recusando-se a absorver as palavras como meros veículos indiferentes, sem vida, sem personalidade, sem história – túmulos-tabu como que a convenção insiste em sepultar a ideia. O poeta concreto não volta a face às palavras, não lhes lança olhares oblíquos: vai direto ao seu centro, para viver e vivificar a sua facticidade”.

 

3. Características

- Uso da linguagem verbal e não-verbal.

- Experimentalismo poético.

- Poema produto.

- Efeitos gráficos, sonoros e semânticos.

- Aspectos geométricos.

- Supressão do verso e estrofe.

- Desaparecimento do eu-lírico.

- Eliminação da poesia intimista.

- Racionalismo.



EM TEMPO - Augusto de Campos


O BARCO – Caroline Jesuíno



LUXO - Augusto de Campos


XÍCARA – Fábio Sexugi



O GIRO – Marcelo Moura


BEBA COCA-COLA – Décio Pignatari


PLUVIAL/FLUVIAL - Augusto de Campos


EPITHALAMIUM II – Pedro Xisto



(o termo latino do título, "epitalâmio", é um poema ou canto em homenagem aos que se casam)

 

4. CONCLUINDO

- A poesia visual aproveita os espaços em branco do papel de forma inovadora, quebrando com o sentido ortodoxo e convencional

- Estrutura verbi-voco-visual: além de ser palavra e som, o poema também é imagem

- Influência da linguagem publicitária.

-Poucas palavras, sem pontuação.

- Abolição do verso.

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