12 outubro 2021

BULLYING ASTROLÓGICO

 Satanáries, Sagiotário, Peixorão... Vamos falar de bullying astrológico?


 

Em uma brincadeira de redes sociais, os signos do zodíaco foram rebatizados de acordo com a (má) fama: satanáries, geminimônio, canceriemo, librianjo, sagiotário e peixorão. Mas até que ponto os estereótipos dos signos são reais? Além de estar na boca do povo, esses traços de personalidade atribuídos aos signos viraram até mesmo legenda em aplicativo de paquera e tópico de discussão em entrevista de emprego. Mas será que todos esses estereótipos representam fielmente cada um?

Rafael Fontenelle, astrólogo de sucesso no Instagram, acredita que não....

“São simbologias carregadas de preconceito. Ainda que possa, ou não, trazer alguns símbolos por trás dos signos, os estereótipos se tornaram amontoados de características negativas que são direcionadas para as pessoas de acordo com seus signos solares”.

Segundo ele, se basear em estereótipos é, acima de qualquer opinião, um erro, visto que a astrologia estuda o posicionamento e a influência de todos os planetas, não apenas do Sol. Rafael conta que existe 100% de possibilidade de transformar coisas que aparecem no nosso mapa natal ao longo da vida. “Se limitarmos a interpretação a características simplórias como estereótipos ou somente ao signo solar, estaremos usando saberes seculares de forma errada e simplista.”

Por mais que essa leitura tenha caído no gosto popular, o astrólogo acredita que ela acaba tornando raso. É importante lembrar que cada astro vai atuar em um lugar específico da nossa vida e, da mesma maneira, cada um deles traz um símbolo diferente. “A astrologia é uma grande simbologia que tem como base os movimentos do Sol e da Lua”, pontua.

A grande preocupação do astrólogo é que as pessoas confundam arquétipos e até mesmo estereótipos com mau-caratismo ou abusos. Justificar atitudes negativas como um comportamento baseado nos signos não existe. “Todos os signos têm sua luz e sombra, dualidade que faz muito parte da gente. Não dá para usar a astrologia como muleta para defender comportamentos abusivos ou nocivos.” Abaixo, Rafael Fontenelle destaca o estereótipo de cada signo e o motivo para não os levarmos a sério

 Satanáries

Assim é conhecido o pobre ariano, que briga com todo mundo, que não tem paciência nenhuma e só quer confusão. Isso, na verdade, não existe. Áries é um signo de fogo e também é cardinal. Por isso, traz uma forte capacidade criativa. Às vezes tem uma gana muito grande de começar ou resolver as coisas, além de reagir a situações rapidamente. Isso cai dentro do estereótipo de uma pessoa brava e brigona, mas ainda que sejam, é um traço que pode ser trabalhado durante a vida para que seja harmonizado.

 Geminimônio

É um signo tratado como duas caras, falso, fofoqueiro e volátil, que muda de ideia toda hora. E por que isso acontece? Bom, Gêmeos é um signo de ar, elemento relacionado às ideias e comunicação, além de ser mutável. Justamente por isso Gêmeos está sempre com aquela vontade de mudança que, na maioria das vezes, vem da troca de ideias e da socialização. Isso significa que são pessoas com perfis sociais muito fortes, repletos de adaptabilidade. Falar que são duas caras, porém, é mau-caratismo e não astrologia.

 Canceriemo

Chorão, dramático, manipulador e fã de uma DR. Talvez seja um dos signos que carrega os piores estereótipos. Por ser cardinal e de elemento água, que rege as emoções, gosta de estar sempre construindo e melhorando as relações. Junto com Capricórnio, Câncer faz parte de um eixo que tem nas estruturas sua segurança. Neste caso, as estruturas emocionais. Isso significa que é um signo que vai buscar criar bases sólidas dentro de suas relações e fazer de tudo para mantê-las sustentadas. É uma pessoa que cuida, que dá carinho, mas que pode ir para um controle excessivo a fim de manter tudo estruturado. Isso pode, sim, gerar drama, mas é pela sensação de falta de controle excessivo a fim de manter tudo estruturado. Isso pode, sim, gerar drama, mas é pela sensação de falta de controle e não por uma vaidade.

 Librianjo

É visto como indeciso e diplomático. De fato, a diplomacia realmente faz parte do signo, que possui qualidade cardinal e adora começar novas coisas através das ideias. Mas por que é dito um signo indeciso? Porque a capacidade de tomar decisões é uma coisa muito relacionada à figura do Sol e de Marte, planetas ligados à Áries, oposto de Libra. Sendo assim, o Sol em Libra pode trazer a indecisão como característica, mas acima de tudo ele é regido por Vênus. Suas armas são a diplomacia, a sedução e o diálogo. Por isso, é necessário aprender a escolher suas batalhas e deixar impasses para trás.

 Sagiotário

É um dos signos que menos sofrem com estereótipos, mas a fama é de ser meio bobão e brincalhão. É o golden retriever do zodíaco! Porém, Sagitário é o fogo mutável, a energia que vem para mudar as coisas. Não é um signo preso em nada, já que tem mobilidade para muita coisa. Por outro lado, a própria razão é o que prende um sagitariano. Como grandes filósofos, eles gostam de ir a fundo no conhecimento e às vezes se convencem demais da própria razão. O gosto por viagem, inclusive é um exemplo desse gosto por novas experiências, típico de um signo regido por Júpiter.

 Peixorão

Sonhador, distraído e melodramático. Em muitos piscianos, essas características podem ser reais. Mas no caso de um pisciano não comprometido, isso se torna uma grande mentira. Peixes é a água mutável, que tem as emoções exacerbadas e a vontade de mudança. É aquele que está sempre em busca de experiências emocionais e sociais, deixando de lado as experiências materiais. Por isso, podem ser vistos como descompromissados, mas costumam perder prazos pessoais em nome das responsabilidades maiores. São muitos pisados pelos outros, mas conseguem ser bastante manipuladores, como todos os signos de água. Afinal, eles entendem o que está por trás da persona de cada um.

MATÉRIA RELACIONADA AO LIVRO "CEM ANOS DE SOLIDÃO"

  Massacre das Bananeiras: conheça história real que inspirou “Cem Anos de Solidão ” O governo colombiano, para proteger uma empresa dos E...