21 novembro 2025

AVALIAÇÃO BIMESTRAL 4 - 2ª SÉRIE 2025

 - Texto para as questões 1 a 3

Devo ao leitor Adilson Roberto Gonçalves,1 pesquisador na Unesp,2 a providencial lembrança de que o substantivo conclave,3 termo de jeitão solene que está na ordem do dia [devido à morte do Papa Francisco],4 é irmão de conchavo,5 palavrinha popular e desprovida de pompa que costuma exalar um aroma de mutreta.

Nos dois casos, temos a mesma ideia de ambiente que se fecha com chave,6 “clavis”. No conclave, enfatiza-se a reclusão, o quase encarceramento; no conchavo,7 o sigilo do que só pode ser dito entre quatro paredes.

Aí você pode perguntar: como foi que as duas palavras vieram a se tornar tão diferentes depois que a história as separou na maternidade? [...]

Repare que no conclave, de formação culta, “clavis” mantém sua feição latina, como mantém no claviculário (quadro onde se penduram chaves). No conchavo, popular, “clavis” se aportuguesa no chiado da chave.

Antes de virar uma tradição de oito séculos, o sentido eclesiástico de conclave – cardeais trancafiados até elegerem o novo pontífice – nasceu de uma medida de força adotada para obrigar os bonitões a dar fim a um impasse de quase três anos na sucessão do papa Clemente IV, morto em 1268.

Já no conchavo, explica o filólogo Antenor Nascentes, a ideia de “fechar dois ou mais em um quarto” se desdobrou na de “pôr de acordo” – e logo na de “pôr de acordo para maus fins”. Afinal, se os fins fossem lícitos, por que se faria segredo?

RODRIGUES, S. De quantos conchavos se faz um conclave?. Folha de S.Paulo, [...], 23 abr. 2025. Disponível em: www1.folha.uol.com.br/colunas/sergio-rodrigues/2025/04/de-quantos-conchavos-se-faz-um-conclave.shtml. Acesso em: 15 maio 2025. (Adaptado).

 

Questão 1

Leia, a seguir, dois trechos do texto.

I. o sentido eclesiástico de conclave – cardeais trancafiados até elegerem o novo pontífice – nasceu de uma medida de força.

II. a ideia de “fechar dois ou mais em um quarto” se desdobrou na de “pôr de acordo” – e logo na de “pôr de acordo para maus fins”. 

Analise o emprego dos travessões nos dois trechos e, em seguida, assinale a alternativa correta.

A) Em I, os travessões isolam um sentido eclesiástico de conclave; em II, ele dá destaque ao desdobramento semântico mais negativo de conchavo.

B) Em I, o par de travessões isola o sentido religioso do termo conclave; em II, o travessão apresenta uma enumeração de sentidos de conchavo.

C) Em I, os travessões criam oposição entre o sentido eclesiástico e o trancafiamento de cardeais; em II, o travessão demarca uma citação do autor.

D) Nos dois trechos, os travessões substituem as aspas e indicam que estão sendo citados outros documentos históricos ou especialistas no tema.

E) Em I, os travessões indicam uma conclusão da reflexão sobre o termo conclave; já em II, ele introduz um aposto que especifica a ideia de acordo.

 

Questão 2

Nos primeiros parágrafos do texto, as vírgulas foram numeradas de 1 a 7. Considerando as regras de emprego desse sinal de pontuação, é correto afirmar que a(s) vírgula(s)

A) 1 e 2 isolam um vocativo, separando o nome “Adilson Roberto Gonçalves” de sua profissão de pesquisador na Unesp.

B) 3 e 4 isolam uma oração subordinada adjetiva explicativa, que apresenta uma característica moderna do termo conclave.

C) 5 delimita um aposto associado ao termo conchavo, a fim de informar que se trata de uma palavra com conotação depreciativa.

D) 6 é usada para separar o núcleo do sujeito de seu predicado, o que caracteriza um uso equivocado desse sinal de pontuação.

E) 7 indica o último elemento de uma enumeração de sentidos – o sigilo – que sucedeu as ideias de reclusão e de encarceramento.

 

Questão 3

Os processos de comunicação se fundamentam na presença ativa de variados elementos da comunicação, entre os quais se destacam as funções da linguagem. Nessa crônica de Sérgio Rodrigues, a função da linguagem predominante é a

A) emotiva, pois o autor expressa sua visão particular e seus sentimentos a respeito do significado das palavras “conclave” e “conchavo”.

B) poética, já que o texto enfatiza aspectos formais e sonoros, como as semelhanças e diferenças entre “chave” e sua forma latina clavis.

C) metalinguística, porque o texto tece reflexões sobre a própria linguagem, discutindo o desenvolvimento e os significados de duas palavras.

D) fática, pois o foco do texto é estabelecer e manter o contato com o leitor, como se pode notar no 3o parágrafo, com o pronome “você”.

E) conativa, pois o autor procura convencer o leitor de que “conclave” e “conchavo” têm a mesma origem latina, ligada à “chave” (clavis).

 

Questão 4

 


Disponível em: https://defesacivil.rs.gov.br. Acesso em: 11 mar. 2024.

 

Para convencer o público-alvo sobre a necessidade de um trânsito mais seguro, essa peça publicitária apela para o(a)

A) sentimento de culpa provocado no condutor causador de acidentes.

B) dano psicológico causado nas vítimas da violência nas estradas.

C) importância do monitoramento do trânsito pelas autoridades competentes.

D) necessidade de punição a motoristas alcoolizados envolvidos em acidentes.

E) sofrimento decorrente da perda de entes queridos em acidentes automobilísticos.

 

Questão 5

Leia o excerto a seguir.

A busca por vida extraterrestre acaba de ganhar um capítulo emocionante.

Um grupo de astrônomos afirma ter encontrado possíveis sinais de vida em K2-18b, um exoplaneta que fica a 124 anos-luz de nós. Usando dados do telescópio James Webb, a equipe identificou na atmosfera desse mundo a presença de dois gases que, aqui na Terra, só são produzidos por organismos vivos, como algumas algas marinhas.

O artigo, publicado na revista científica The Astrophysical Journal Letters, não é uma prova cabal de que a vida extraterrestre foi encontrada. Pelo contrário: a própria equipe responsável pela descoberta levanta várias incertezas sobre a interpretação do resultado e pede mais estudos a respeito. Mesmo assim, os cientistas da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, afirmam que essa é, possivelmente, a evidência mais contundente sobre vida alien já publicada até hoje.

CARBINATTO, B. Astrônomos encontram possível indício de vida em planeta distante. Superinteressante. Disponível em: https://super.abril.com.br/ciencia/astronomos-encontrampossivel-indicio-de-vida-em-planeta-distante/. Acesso em: 17 abr. 2025.

 

A circulação do conhecimento científico ocorre por meio de distintos gêneros textuais. Identifica-se que o texto é um artigo de divulgação científica, pois, entre outras características,

A) emprega termos técnicos, como “exoplaneta”, sem esclarecê-los ao leitor.

B) adota registro marcado pela objetividade, coerente com uma abordagem impessoal e imparcial.

C) utiliza linguagem acessível ao público leigo, com vistas a difundir um conhecimento especializado.

D) relata de forma clara o resultado de uma pesquisa científica empreendida pelo próprio autor.

E) argumenta em favor da existência de vida extraterrestre, para persuadir os leitores.

 

- Texto para as questões 6 e 7

“Um Filme Minecraft” parece mais um na onda de adaptações dos games para o cinema, mas ele tem um quê de estranho no ninho da safra atual.

A fórmula peculiar do longa com Jack Black e Jason Momoa tem a ver com o perfil do público jovem em sua mira. A produção até repete os orçamentos gordos das aventuras recentes de Sonic e do Super Mario, só que a sua base, o jogo, é radicalmente o oposto da nostalgia dessas franquias. A ordem do dia, aqui, é a inventividade.

“Minecraft”, afinal, fez sucesso pela criatividade de seu público, não dos seus desenvolvedores. O título da Mojang Studios é o mesmo desde o seu lançamento em 2009, seguindo entre os mais vendidos graças ao leque amplo de criação que oferece aos jogadores. Caiu como uma luva às gerações Z e alpha, que constantemente renovam o sentido da produção – eles inventam construções, tramas e até jogos a partir dos blocos de pixels.

STRAZZA, P. “Um Filme Minecraft” traduz jogo aos cinemas com aventura honesta. Folha de S.Paulo, São Paulo, 3 abr. 2025. Disponível em: www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2025/04/um-filme-minecraft-traduz-jogo-aos-cinemas-com-aventura-honesta.shtml. Acesso em: 18 abr. 2025.

 

 Questão 6

Os gêneros textuais podem ser caracterizados, dentre outros fatores, por seus objetivos. Esse fragmento é um(a)

A) reportagem, pois busca convencer o interlocutor da tese defendida pelo enunciador.

B) resumo, porque sintetiza para o leitor os aspectos essenciais do jogo analisado.

C) sinopse, uma vez que resume de modo impessoal o enredo de uma obra.

D) tutorial, já que apresenta dicas de consumo pontuais para seu público-alvo.

E) resenha, pois apresenta uma produção artística de maneira crítica.

 

Questão 7

A adjetivação adotada no excerto é resultado da função social de seu gênero discursivo de modo mais evidente em:

A) “safra atual”. (1º parágrafo)

B) “fórmula peculiar”. (2º parágrafo)

C) “aventuras recentes”. (2º parágrafo)

D) “o sentido da produção”. (3º parágrafo)

E) “blocos de pixels”. (3º parágrafo)

 

- Texto para questões 8 a 10

Telemedicina é para todos, mas nem todos estão preparados

A telemedicina, nos últimos anos, tem se destacado como uma ferramenta valiosa, proporcionando uma gama de benefícios que vão desde a ampliação do acesso à assistência médica até a otimização dos recursos de todo o ecossistema de saúde.

O governo federal propõe a Estratégia de Saúde Digital, um programa destinado à transformação digital da saúde no Brasil. Seu principal objetivo é facilitar a troca de informações entre os diversos pontos da Rede de Atenção à Saúde, promovendo a interoperabilidade e, assim, possibilitando a transição e a continuidade do cuidado nos setores público e privado. Também está em discussão um projeto de lei que dispõe sobre o prontuário eletrônico unificado do cidadão, o que indica o quanto o tema está em evidência tanto para os gestores públicos quanto para os privados.

Contudo, é importante reconhecer que nem todas as pessoas estão igualmente preparadas para aproveitar plenamente os cuidados ofertados pela telemedicina. Um dos principais benefícios do atendimento de saúde a distância é a capacidade de superar barreiras geográficas, proporcionando acesso a serviços médicos, especialmente para pacientes que residem em áreas remotas e/ou carentes de certas especialidades médicas, os chamados “vazios assistenciais”. A equidade no acesso é uma questão crítica, uma vez que nem todos têm ao seu alcance dispositivos tecnológicos ou uma conexão à internet que seja confiável, entre outros problemas de infraestrutura. É um desafio tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde, que, em muitos casos, não contam com estrutura para o trabalho remoto nem com letramento digital para desenvolver as funções.

OLIVEIRA, D. Artigo: Telemedicina é para todos, mas nem todos estão preparados. Correio Braziliense, Brasília, 11 jan. 2024. Disponível em: www.correiobraziliense.com.br. Acesso em: 21 jan. 2024. (Adaptado).

 

Questão 8

Ao tratar da telemedicina, esse texto ressalta que um dos benefícios dessa tecnologia para a sociedade é o fato de ela

A) disponibilizar prontuário único do cidadão tanto na rede pública quanto na privada.

B) oportunizar o acesso a atendimento médico a pacientes de áreas periféricas.

C) fornecer dispositivos tecnológicos para a realização de exames.

D) promover a interação entre diferentes especialidades médicas.

E) garantir infraestrutura para o trabalho remoto de médicos.

 

Questão 9

A expressão que define corretamente como a telemedicina é avaliada no texto é:

A) “ferramenta valiosa”.

B) “ecossistema de saúde”.

C) “diversos pontos”.

D) “barreiras geográficas”.

E) “conexão à internet”.

 

Questão 10

De acordo com o texto, uma proposta de intervenção para fazer com que as pessoas se tornem mais preparadas para a telemedicina inclui apontar um caminho para resolver o problema

A) da falta de preocupação com o cuidado nos setores público e privado.

B) dos projetos de lei que proíbem o prontuário eletrônico unificado.

C) de superar barreiras geográficas causadas pelos apagões digitais.

D) das diferenças de atitudes entre pacientes e profissionais da saúde.

E) das conexões confiáveis com a internet e do letramento digital.

 

Questão 11

TEXTO I

 


SILVEIRA, R. In absentia, 1983. Instalação, 17a Bienal de São Paulo. Disponível em: www.bienal.org.br. Acesso em: 1 set. 2016 (adaptado).

 

TEXTO II

O termo ready-made foi criado por Marcel Duchamp (1887-1968) para designar um tipo de objeto, por ele inventado, que consiste em um ou mais artigos de uso cotidiano, produzidos em massa, selecionados sem critérios estéticos e expostos como obras de arte em espaços especializados (museus e galerias). Seu primeiro ready-made, de 1912, é uma roda de bicicleta montada sobre um banquinho (Roda de bicicleta). Ao transformar qualquer objeto em obra de arte, o artista realiza uma crítica radical ao sistema da arte.

Disponível em: www.bienal.org.br. Acesso em: 1 set. 2016 (adaptado)

 

A instalação In absentia propõe um diálogo com o ready-made Roda de bicicleta, demonstrando que

A) as formas de criticar obras do passado se repetem.

B) a recorrência de temas marca a arte do final do século XX.

C) as criações desmistificam os valores estéticos estabelecidos.

D) o distanciamento temporal permite a transformação dos referenciais estéticos.

E) o objeto ausente sugere a degradação da forma superando o modelo artístico. 

 

Questão 12

A discussão sobre o grafite como arte ou como vandalismo reflete o modo como cada gestão pública entende essas intervenções urbanas. Até 2011, o grafite em edifícios públicos era considerado crime ambiental e vandalismo em São Paulo. A partir daquele ano, somente a pichação continuou sendo crime. De um modo geral, a pichação é considerada uma intervenção agressiva e que degrada a paisagem da cidade. O grafite, por sua vez, é considerado arte urbana.

MODELLI, Lais. De crime a arte: a história do grafite nas ruas de São Paulo. BBC Brasil, 28 jan. 2017. (Adaptado).

 

Com base no texto, é correto afirmar que

A) o grafite é uma forma de pichação que passou a ser legalizada em 2011.

B) a pichação e o grafite sempre foram considerados crimes ambientais em São Paulo.

C) a distinção entre pichação e grafite está relacionada à percepção estética e política das gestões públicas.

D) desde 2011, tanto o grafite quanto a pichação são reconhecidos como expressões artísticas legítimas.

E) o grafite é uma intervenção urbana que degrada a paisagem da cidade.

 

Questão 13

O movimento hip-hop é tão urbano quanto as grandes construções de concreto e as estações de metrô, e cada dia se torna mais presente nas grandes metrópoles mundiais. Nasceu na periferia dos bairros pobres de Nova Iorque. É formado por três elementos: a música (o rap), as artes plásticas (o grafite) e a dança (o break). No hip-hop os jovens usam as expressões artísticas como uma forma de resistência política.

Ciência e Cultura, 2004. (Adaptado.)

 

De acordo com o texto, o movimento hip-hop é caracterizado por

A) ser uma manifestação artística exclusivamente musical.

B) ter origem nas elites urbanas de Nova Iorque.

C) compreender diversas formas de expressão artística e atuar como resistência política.

D) ser uma tendência passageira nas metrópoles mundiais.

E) focar apenas na dança como forma de expressão.

 

Questão 14



O bairro da Liberdade, em São Paulo (SP), é conhecido por abrigar uma das maiores comunidades nipo-brasileiras do país, com forte presença de símbolos, estabelecimentos e manifestações culturais japonesas. O grafite apresentado na imagem, instalado em um grande edifício do bairro, representa um personagem com traços que remetem à estética do mangá e do anime. Esse tipo de intervenção artística impacta a experiência urbana do cidadão ao

A) excluir manifestações culturais tradicionais em favor de linguagens globais de mercado.

B) neutralizar o espaço urbano, apagando marcas representativas e identitárias locais.

C) produzir um efeito de pertencimento cultural, reforçando a singularidade identitária do bairro.

D) impor uma estética homogênea que desconsidera a diversidade do público que circula pela cidade.

E) reforçar estereótipos negativos sobre a imigração japonesa e sua presença em São Paulo.

 

Questão 15

O crítico Paulo Emílio Salles Gomes afirmou que:

Não somos europeus nem americanos do norte, mas destituídos de uma cultura original, nada nos é estrangeiro, pois tudo o é.

GOMES, P. E. S. Cinema: trajetória e subdesenvolvimento. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2001. 2 ed. p. 90.

 

Esse comentário ajuda a compreender uma característica do cinema brasileiro contemporâneo, que é a(o)

A) busca por uma estética identitária nacionalista, afastando-se de qualquer influência estrangeira.

B) rejeição das demandas de mercado em favor de um cinema autoral de baixo alcance popular.

C) tensão entre dialogar com as expectativas de um público globalizado e manter marcas culturais próprias.

D) abandono das temáticas sociais e contextualizadas em prol de narrativas exclusivamente comerciais e mercadológicas.

E) incapacidade de competir com produções estrangeiras devido à ausência de tradição cinematográfica.

 

Questão 16

No século XX, o teatro brasileiro passou por profundas transformações, das quais o Teatro de Arena e o Teatro Oficina foram protagonistas. O Teatro de Arena destacou-se pela criação de uma dramaturgia nacional comprometida com as questões sociais e políticas do país, buscando uma linguagem cênica própria e acessível ao público. Já o Teatro Oficina, especialmente a partir da montagem de O Rei da Vela (1967), incorporou o conceito modernista de antropofagia cultural, promovendo uma estética experimental que mesclava cultura popular, política e influências estrangeiras ressignificadas. 

Com base nessas características, é correto afirmar que a atuação dos dois grupos

A) representou a rejeição completa de qualquer influência estrangeira, em nome da pureza cultural nacional.

B) restringiu-se à montagem de clássicos europeus, reforçando um teatro elitista no Brasil.

C) promoveu a separação entre arte e política, defendendo o teatro como espaço exclusivamente estético.

D) tornou-se irrelevante na cena atual por não dialogar com os desafios contemporâneos.

E) complementou-se no fortalecimento de um teatro engajado politicamente e esteticamente inovador, que buscava dialogar com a realidade brasileira.

 

 Texto para as questões 1 a 5

 


In July 2016, a heat wave hit Boston, in the United States, with daytime temperatures averaging 34 ºC for five days in a row. Some local university students who were staying in town for the summer got lucky and were living in dorms with central air-conditioning. Other students, not so much – they were stuck in older dorms without air-conditioning equipment.

Jose Guillermo Cedeño Laurent, a Harvard researcher at the time, decided to take advantage of this natural experiment to see how heat, and especially heat at night, affected the young adults’ cognitive performance. He had 44 students perform math and self-control tests five days before the temperature rose, every day during the heat wave, and two days after. “Many of us think that we are immune to heat,” said Dr. Cedeño, now an assistant professor of environmental and occupational health and justice at Rutgers University. “So something that I wanted to test was whether that was really true.”

It turns out even young, healthy college students are affected by high temperatures. During the hottest days, the students in the un-air-conditioned dorms, where night-time temperatures averaged 26 ºC, performed significantly worse on the tests they took every morning than the students with air conditioning, whose rooms stayed a pleasant 21 ºC.

High temperatures may have an alarming effect on our bodies, raising the risk for heart attacks, heatstroke and death, particularly among older adults and people with chronic diseases. Furthermore, heat also takes a toll on our brains, impairing cognition and making us irritable, impulsive and aggressive. Numerous studies in lab settings have produced similar results to Dr. Cedeño’s research, with scores on cognitive tests falling as scientists raised the temperature in the room. One investigation found that just a four-degree increase – which participants described as still feeling comfortable – led to a 10 percent average drop in performance across tests of memory, reaction time and executive functioning.

SMITH, D. G. Disponível em: www.nytimes.com. Acesso em: 19 jun. 2024. (Adaptado).

 

Questão 1

The text is mainly about

A) detrimental effects of climate change in Boston, United States.

B) health issues that may arise due to high temperatures.

C) above-average elevated temperature outcome in human cognition.

D) mathematics performance of students in standard tests.

E) reasons why some people are immune to heat.

 

Questão 2

In the sentence “Jose Guillermo Cedeño Laurent, a Harvard researcher at the time, decided to take advantage of this natural experiment to see how heat, and especially heat at night, affected the young adults’ cognitive performance. [...]”, “to take advantage” could be replaced, with no change in meaning, by:

A) “to make good use of”.

B) “to acquire”.

C) “to run about”.

D) “to get used to”.

E) “to afford”.

 

Questão 3

According to the second and third paragraphs, Dr. Cedeño discovered that

A) young college students developed a body protection against high temperature.

B) students who had a cooler temperature in their rooms achieved better test results.

C) students could not sleep properly because of the extreme heat.

D) students who lacked air-conditioning in their rooms could not study for the tests.

E) temperatures get even higher inside houses and rooms at night.

 

Questão 4

No trecho do segundo parágrafo “’So something that I wanted to test was whether that was

really true’”, o termo sublinhado refere-se

A) à hipótese do professor Jose Guillermo Cedeño.

B) à duração da onda de calor nos meses de julho.

C) à eficácia do ar-condicionado dos dormitórios à noite.

D) à credibilidade dos testes de matemática e autocontrole.

E) ao calor dos dormitórios mais antigos durante o verão.

 

Questão 5

In the sentence “It turns out even young, healthy college students are affected by high temperatures [...]”, “it turns out” could be replaced, with no change in meaning, by

A) “it lays away”.

B) “it takes some time”.

C) “what we found was that”.

D) “it seems to be”.

E) “it is alleged that”.

AVALIAÇÃO BIMESTRAL 4 - 1ª SÉRIE 2025

- Texto para as questões 1 e 2   Muitos acreditam que cruzar com gato preto, passar por debaixo de escadas e quebrar espelhos podem trazer...