Questão 1
Leia
o texto a seguir.
Vitor é um tatu que se apaixona por Dalva, uma
gata Angorá [...].
Dalva passa horas a fio de seu tempo sentada no
sofá diante do mundo que se estampa na TV, seus olhos enxergam o que o aparelho
mostra. Ela não consegue perceber Vitor, nem permitir que a paixão que ele
sente alcance os seus olhos. [...]
Romântico e sensível, ele escreve cartas de amor
para Dalva, mas um dia descobre que as cartas nunca respondidas encontravam-se
todas dentro do Sofá Estampado. Dalva estava entretida demais com as
propagandas e as novelas que via na TV para ler as folhas cheias de frases e
letras que Vitor lhe dedicava.
Mergulhado em decepção, o tatu cava buracos no
sofá e se esconde. Uma fuga que o coloca em contato com suas memórias. [...]
É com os buracos que ele enfrenta os seus
traumas, reelabora as suas vivências e se encontra. É nos buracos que ele rompe
as barreiras de um cotidiano que o oprime, que dita regras e alcança outro
mundo. [...]
Com um texto poético, instigante e cheio de
metáforas, Lygia Bojunga desloca também o meu olhar enquanto leitora. Um olhar
que percorre e transita pelas diversas espacialidades [...].
Assim como outros livros da autora, O Sofá
Estampado convida o leitor a desvendar metáforas que descortinam mundos, que
muitas vezes representam relações sociais dolorosas [...].
É um texto com uma linguagem divertida, profunda,
poética e de crítica social [...].
OLIVEIRA, Joycelaine. Disponível em:
www.fiquebem.org.br/marco2022/%22o-sof%C3%A1-estampado%22-%C3%A9-um-livro-infantil-com-importante-cr%C3%ADtica-social.
Acesso em: 4 dez. 2024.
Um
trecho da resenha que contém a opinião da resenhista sobre a obra é:
a)
“Dalva estava entretida demais com as propagandas e as novelas que via na TV
para ler as folhas cheias de frases e letras que Vitor lhe dedicava.”
b) “Com um texto poético, instigante e
cheio de metáforas, Lygia Bojunga desloca também o meu olhar enquanto leitora.”
c)
“Mergulhado em decepção, o tatu cava buracos no sofá e se esconde.”
d)
“Vitor é um tatu que se apaixona por Dalva, uma gata Angorá [...].”
Questão
2
A
temática da obra O sofá estampado
envolve crítica social e comportamental. Essa característica do livro pode ser
percebida quando a resenha fala da
a)
ausência de afeto entre os indivíduos.
b)
atitude de se esconder ao se deparar com problemas.
c)
paixão impossível entre indivíduos muito diferentes.
d) influência negativa da mídia na
relação entre as personagens.
Questão
3
Leia
o texto a seguir.
Uma sombra deslizou pelo vidro iluminado da porta
de Brunner, a sombra de algo muito mais alto do que meu professor de cadeira de
rodas, segurando alguma coisa suspeitamente parecida com o arco de um arqueiro.
Abri a porta mais próxima e me esgueirei para dentro.
Alguns segundos depois ouvi um lento
clop-clop-clop, como blocos de madeira abafados, depois um som como o de um
animal farejando bem na frente da minha porta. Um grande vulto escuro parou
diante do vidro e depois seguiu adiante.
Uma gota de suor escorreu por meu pescoço. [...]
As luzes se apagaram na sala do sr. Brunner.
Aguardei no escuro pelo que pareceu uma
eternidade.
Por fim, me esgueirei para o corredor e subi de
volta para o dormitório.
RIORDAN, Rick. Percy Jackson e os olimpianos: o
ladrão de raios. v. 1. Disponível em: https://clubdelivros.wordpress.com/wp-content/uploads/2013/09/percy-jackson-e-os-olimpianos_-o-ladrao-de-raios-vol-1-rick-riordan.pdf.
Acesso em: 6 dez. 2024.
Nesse
fragmento de narrativa de aventura, a estratégia empregada no enredo para aumentar
a expectativa do leitor é o(a)
a)
mistério, uma vez que que são fornecidas pistas falsas ao leitor.
b) retardamento do ritmo narrativo, uma
vez que a cena é detalhada.
c)
desvio do encadeamento narrativo para acontecimentos paralelos.
d)
interrupção por um flashback,
desviando a atenção para o que vai ocorrer no dormitório.
Questão
4
Leia
o texto a seguir.
Conheci os Lençóis em 2010, numa viagem onde
percorri, por quase um mês, os estados do Amazonas, Pará e Maranhão. Lembro-me
o quão fascinado fiquei por aquelas paisagens. Diferente de tudo que eu já
havia presenciado, aquele mar de dunas branquinhas, entrecortadas por lagoas
ora verdes, ora azuis, definitivamente nunca mais saiu de minha memória de
fotógrafo. [...]
Como era época de São João, fotografamos algumas
apresentações juninas no centro histórico do Reviver. O São João do Maranhão é
muito rico, diversificando o clássico forró, presente na maioria das festas
juninas do Brasil. Lá, os tambores do bumba-boi, de crioula e cacuriá integram
o impressionante espetáculo. [...]
No último dia da Expedição Lençóis Maranhenses, a
cereja do bolo: um sobrevoo pelo Parque Nacional, onde, depois de ver e
fotografar tudo do chão, a perspectiva aérea pôde trazer outra dimensão da
paisagem. Foi bonito ver as pessoas saírem emocionadas da experiência!
ALVES, Tom. Relato
lençóis maranhenses 2019. Disponível em:
https://travessiaexpedicoes.com.br/relato-lencois-maranhenses-2019. Acesso em:
6 dez. 2024.
Uma
das características do texto que o classificam como um relato de viagem é a
a)
narração dos acontecimentos imaginários, mas que são semelhantes à realidade.
b) exposição dos fatos ocorridos com
base na experiência real vivenciada pelo viajante.
c)
sugestão detalhada de roteiros turísticos, com o objetivo de incentivar outros
viajantes.
d)
previsão dos principais pontos turísticos a serem visitados para evitar
desperdício de tempo.
Questão
5
Leia
a questão de Ciências:
“Por que nas florestas de encosta da Mata Atlântica há maior pluviosidade do que nas florestas situadas em planícies e planaltos?”
A
afirmação correta sobre as expressões “de encosta da Mata Atlântica” e “em
planícies e planaltos” está na alternativa:
a)
A primeira é uma locução adverbial de modo, e a segunda, uma locução adjetiva.
b) A primeira é uma locução adjetiva, e
a segunda, uma locução adverbial de lugar.
c)
A primeira é uma locução adjetiva, e a segunda, é um advérbio de lugar.
d)
A primeira é um adjetivo, e a segunda, uma locução adverbial de modo.
Questão
6
Leia
o texto
Moana 2, sequência do sucesso de
2016, traz novamente a heroína polinésia em uma nova jornada. Diferente do
primeiro filme, que apresentava uma narrativa original sobre autodescoberta e
conexão com as tradições culturais, a continuação busca expandir esse universo,
mas enfrenta o desafio de equilibrar inovação e nostalgia.
Embora a animação mantenha a qualidade técnica
impecável, com visuais exuberantes e músicas envolventes, a trama parece menos
impactante do que a original. A força emocional e o senso de aventura do
primeiro filme são diluídos em um enredo que, apesar de ambicioso, recorre a
fórmulas previsíveis. Moana ainda é uma protagonista carismática, mas a
história deixa de explorar com profundidade as nuances culturais e espirituais
que tornaram o filme anterior tão marcante.
Comparando com o original, Moana 2 oferece entretenimento para os fãs, mas carece da força
transformadora e inovadora do primeiro. É uma continuação que diverte, mas
dificilmente será tão memorável quanto sua predecessora.
SANTOS, Adriano Cortês. Disponível em:
www.adorocinema.com/filmes/filme-312511/criticas/espectadores/. Acesso em: 6
dez. 2024.
No
trecho “Moana 2, sequência do sucesso
de 2016, traz novamente a heroína polinésia em uma nova jornada”, o complemento
verbal é um objeto
a)
direto, pois completa o sentido do verbo com o auxílio de preposição
necessária.
b)
indireto, pois completa o sentido do verbo com o auxílio de preposição
necessária.
c) direto, pois completa o sentido do
verbo sem a presença de preposição necessária.
d)
indireto, pois completa o sentido do verbo sem a presença de preposição
necessária.
Questão
7
No
trecho “a trama parece menos impactante do que a original”, o predicativo do
sujeito tem a função de indicar
a)
atributo temporário.
b) incerteza sobre o atributo.
c)
permanência do atributo.
d)
atributo repetitivo.
Questão
8
Na
frase “Moana ainda é uma protagonista carismática”, o presente do indicativo
expressa
a)
um fato situado no futuro.
b)
um fato habitual no presente.
c)
uma situação no passado.
d) uma característica permanente.
Questão
9
Essa
resenha tem a finalidade principal de
a)
resumir o enredo do início ao fim.
b)
criticar a qualidade técnica da obra.
c)
elogiar a narrativa e o impacto do longa-metragem.
d) opinar sobre os aspectos positivos e
negativos do filme.
Questão
10
Leia
o texto.
No sábado, após o almoço, quando o sol era um
convite personalizado a cada um dos garotos de São Petersburgo, que se
preparavam para pescar no rio Mississippi, Tom caminhava pela rua [...].
Seu castigo por fugir com uma maçã e matar aula
era pintar uma longa cerca de madeira, um muro alto de sarrafos justapostos que
demarcava um terreno da tia Polly. Tom chegou na esquina onde a cerca começava
e se assustou: tinha três metros de altura e trinta metros de comprimento! Era
tão grande que ia até a outra esquina!
TWAIN, Mark. As
aventuras de Tom Sawyer. Adaptação de Rodrigo Espinosa Cabral. Coleção
Aventuras Grandiosas. 3. ed. São Paulo: Editora Rideel, 2010.
Nesse
fragmento de narrativa de aventura, a descrição tem o objetivo de criar uma
imagem mental no leitor sobre o(a)
a)
objeto que Tom tem em mãos.
b)
aparência física do personagem.
c)
comportamento do protagonista.
d) espaço em que se passa a narrativa.
Questão
1
Read
the text to answer the question below.
Pros of staying with a
host family
You Get To Polish Your
Language Skills Faster
If you want to study in another country to hone
your language skills, being in a homestay can give you an edge compared to your
classmates. In this way, you will be compelled to talk in their official
language to interact with your host family. The good thing about it is that you
probably won’t feel like you are merely studying the language because
interacting with other people will just feel like a normal daily situation.
Disponível em:
www.msmunify.com/blogs/what-are-the-pros-and-cons-of-staying-with-a-host-family/.
Acesso em: 8 dez. 2024.
What
is one of the main benefits of staying with a host family when studying in
another country?
a)
You get to immerse yourself in the local culture and traditions, which helps
you adapt to the new environment more quickly.
b)
You will have the opportunity to travel extensively with your host family,
exploring various tourist attractions.
c) You get to practice your language
skills in everyday situations with native speakers, which accelerates your
language learning process.
d)
You will have reduced academic responsibilities, allowing you to focus more on
extracurricular activities and hobbies.
Questão
2
Which
alternative uses the present simple to describe a future event?
a) Maria is packing her bags. She
leaves for France next week.
b)
John lives with a host family in Mexico. He speaks Spanish every day.
c)
Anna is calling her family right now. She misses them a lot.
d)
Carlos studies French, but he writes to his friends in English in order to
practice.
Questão
3
Read
the text to answer the question below.
Discover the enchanting landscapes and rich
cultural tapestry of Scotland like never before with “A Travel Guide to
Scotland 2024.” Immerse yourself in the allure of this captivating destination
as we unveil insider tips and provide detailed maps to ensure your journey is nothing
short of extraordinary.
Within the pages of this guidebook, you’ll embark
on a virtual tour that transcends the ordinary. Picture standing atop the
rugged cliffs of the Isle of Skye, the wind tousling your hair as you gaze upon
panoramic views that seem to stretch to the edge of the world. Our guide is not
just a compendium of information; it’s a passport to moments that linger in
your memory. […]
Disponível em: www.amazon.com.br/Travel-Guide-Scotland-2024-Unravelling-ebook/dp/B0CRKR13NG.
Acesso em: 8 dez. 2024.
Based
on the extract, which questions cannot
be answered using the provided information?
a)
What can you see on the Isle of Skye? How does the guide describe the views?
b)
How does the guide help you have a great trip? What is the main purpose of the
guide?
c)
Why is the guide more than just a book? How does the wind feel on the cliffs?
d) What tips does the guide give? What
maps are in the guidebook?
Questão
4
Read
the extract.
Animals and plants depend on each other and their
environment to survive. When their environment, or habitat, changes or
disappears, plants and animals may become endangered. Natural disasters or
changes in the climate can harm or destroy habitats.
Humans can cause species to become endangered as
well. Humans pollute habitats with garbage, car fumes, and factory wastes. They
destroy habitats by clearing land for roads, buildings, and farms. They also
may hunt and kill too many of certain types of animals. […]
Disponível em:
https://kids.britannica.com/kids/article/endangered-species/353099. Acesso em:
8 dez. 2024.
How
are humans causing species to become endangered?
a) Humans are polluting habitats with
garbage and fumes. This pollution is hurting many species.
b) Humans polluted habitats with garbage and fumes in the past. These actions made many species endangered.
c)
Humans pollute habitats with garbage and fumes. This pollution is a big threat
to wildlife.
d)
Humans will pollute habitats with garbage and fumes in the future. This will
make more species endangered.