Questão 1
Há anos meus filhos insistiam com a ideia de
termos um cachorro. Minha posição sempre foi clara: “se entrar um animal nessa
casa, eu saio”.
Não é que eu não goste de animais, eu adoro. O
problema é que não tenho tempo pra cuidar e filhos, você sabe como é. [...]
Pois bem. Certo dia, meus filhos resolveram
testar minha intransigência para saber se eu estava falando a verdade ou tudo
não passava de um blefe. Foi assim. Fui chamado à sala, onde me disseram,
haveria uma surpresa. Não era meu aniversário, nem Dia dos Pais. Fiquei intrigado.
O que será?
Dei de cara com um filhote de Golden Retriever
lindo, que sorriu pra mim como se eu fosse um pacote de ração. A coisa mais
fofa do mundo. [...]
Claro que não saí de casa e portanto minha
palavra caiu em descrédito.
RAMIL, Kledir. Quadrúpede. Disponível em: https://blogdokledir.blogspot.com/2013/05/quadrupede.html. Acesso em: 1 dez. 2024.
Vocabulário:
Intransigência:
intolerância, rigidez.
Blefe:
simulação, fingimento.
Para
o autor do relato, sua “palavra caiu em descrédito” porque ele
a)
adora cachorros, mas fingiu não gostar em razão da falta de espaço na casa.
b) posicionava-se contra a ideia de ter
um cachorro em casa, mas gostou quando ganhou um.
c)
pediu aos filhos um filhote de Golden Retriever de aniversário, mas afirmava
não gostar de cães.
d)
sentiu-se aliviado após ganhar um cão de presente de Dia dos Pais, mas dizia
não querer animais.
Questão
2
Leia
o texto a seguir.
Os micromoluscos, como o nome indica, são
pequenos caramujos, caracóis e outros moluscos consideravelmente pequenos. Eles
têm, em média, o tamanho de um grão de arroz. Mas alguns podem ser ainda
menores, medindo micrômetros – um micrômetro equivale a um milímetro dividido
por mil! [...]
Esses animais superminúsculos vivem por toda sua
vida em um hábitat específico: entre os grãos de areia ou entre as folhas que
caem das árvores, enterrados no solo. Há os que vivem na entrada ou nas
profundezas de uma caverna, grudados em rochas próximas a rios e lagos, ou
mesmo parasitando a pele de animais marinhos como estrelas-do-mar,
pepinos-do-mar e poliquetas. [...]
Os micromoluscos podem ter ou não conchas [...].
Essas conchas mais duras dos micromoluscos
marinhos são mais rígidas na comparação com as dos micromoluscos terrestres.
[...]
ALTOMARI, Leslie Nascimento. O mundo mini dos micromoluscos. Ciência Hoje das Crianças, 1 nov. 2024. Disponível em: https://chc.org.br/artigo/o-mundo-mini-dos-micromoluscos/. Acesso em: 1 dez. 2024.
O
trecho que resume corretamente esse texto didático é:
a) Micromoluscos são pequenos moluscos,
com ou sem conchas, terrestres ou marinhos, que vivem tanto no solo e em
cavernas quanto nos oceanos, podendo inclusive parasitar outros animais
marinhos.
b)
Micromoluscos são pequenos caramujos que podem ou não ter conchas e vivem em
grãos de arroz, grãos de areia ou entre as folhas que caem das árvores.
c) Micromoluscos são pequenos caracóis marinhos que têm conchas rígidas e vivem em ambientes aquáticos, como rios, lagos e oceanos.
d)
Micromoluscos são pequenos caramujos terrestres sem conchas que vivem
enterrados no solo abaixo de areia ou em folhas caídas de árvores.
Questão
3
Leia
o texto a seguir.
Está cada vez mais interessantew! — gritou Alice.
Ela estava tão surpresa que, por um momento, até se esqueceu de como falar
corretamente. — Agora estou me esticando como se fosse a maior luneta do mundo!
Adeus, pés!
Quando olhou para baixo, eles pareciam quase fora
do seu campo de visão, de tão distantes. [...]
Alice agora tinha três metros. Em um instante,
agarrou a chavezinha dourada e se apressou na direção do jardim. Pobre Alice!
Tudo o que ela podia fazer era deitar-se de lado para olhar o jardim com um dos
olhos. Atravessar a porta estava mais difícil que nunca! Sentou e voltou a
chorar.
— Você deveria se envergonhar! — ela disse. — Uma
menina grande como você chorar assim! Pare agora, estou mandando! Mas continuou
do mesmo jeito, derramando galões de lágrimas até formar uma piscina ao redor
de si mesma, com dez centímetros de profundidade e cobrindo metade do salão.
CARROLL, Lewis. Alice no País das Maravilhas. Traduzido: André Cristi. São Paulo:
Mojo.org, 2019.
Nesse
fragmento de narrativa fantástica, uma passagem que apresenta incoerência
externa é quando Alice
a)
pronuncia uma palavra de modo incorreto.
b) chora tanto que suas lágrimas formam
uma piscina.
c)
corre em direção ao jardim com a chave dourada em mãos.
d)
sente-se envergonhada por chorar diante de uma situação difícil.
Questão
4
Leia
os textos a seguir.
Texto 1
Um homem morador de Penápolis, a 53 quilômetros
de Araçatuba, foi multado em R$ 2 mil durante uma ação de policiais ambientais
por manter em cativeiro quatro jabutis, sem autorização do órgão competente.
Durante patrulhamento ambiental, a equipe foi até
a residência do homem, após denúncia anônima, e localizou os animais em
cativeiro. Após a equipe tomar ciência das informações e constatar o fato, foi
elaborado Auto de Infração Ambiental contra o morador.
Após laudo do veterinário constatando que os
animais estavam em perfeitas condições de saúde, eles foram soltos em ambiente
propício à sua sobrevivência. A ocorrência também será registrada na Polícia
Civil.
Disponível em: www.rp10.com.br/2024/12/apos-denuncia-homem-e-autuado-em-r-2-mil-por-manter-quatro-jabutis-em-cativeiro/. Acesso em: 3 dez. 2024. (Adaptado.)
Texto 2
Art.
29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre,
nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização
da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida:
Pena
- detenção de seis meses a um ano, e multa.
§
1o Incorre nas mesmas penas: [...]
II
- quem modifica, danifica ou destrói ninho, abrigo ou criadouro natural;
III
- quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou
depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre,
nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos,
provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença
ou autorização da autoridade competente. [...]
§
4o A pena é aumentada de metade, se o crime é praticado: [...]
V
- em unidade de conservação;
VI
- com emprego de métodos ou instrumentos capazes de provocar destruição em
massa.
BRASIL. Lei n. 9.605, de 12 de fevereiro de 1998.
Dispõe sobre as sanções penais e
administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e
dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9605.htm.
Acesso em: 3 dez. 2024.
Com
base nos textos lidos, o homem citado na notícia infringiu o parágrafo
a)
1o, inciso II, e foi detido pela Polícia Civil, pois danificou o criadouro
natural de animais silvestres.
b) 1o, inciso III, e foi multado pelos
policiais ambientais, pois manteve animais silvestres em cativeiro sem
autorização.
c)
4o, inciso V, e foi multado pelos policiais ambientais, pois manteve jabutis em
cativeiro dentro de uma unidade de conservação em Penápolis.
d)
4o, inciso VI, e foi detido pela Polícia Civil, pois provocou a destruição em
massa de jabutis.
Questão
5
Leia
a frase a seguir:
“Uma
bruxa sem caldeirão era como padeiro sem forno.”
MACHADO, José Leon. A bruxa e o caldeirão. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br/download/texto/pv00001a.pdf. Acesso em: 3 dez. 2024.
A concordância verbal e nominal, de acordo com a norma-padrão, está correta, com o substantivo “bruxa” no masculino e plural, na alternativa:
a)
Uns bruxos sem caldeirão era como padeiros sem forno.
b)
Uns bruxo sem caldeirão eram como padeiro sem forno.
c) Uns bruxos sem caldeirão eram como
padeiros sem forno.
d)
Umas bruxas sem caldeirão eram como padeiro sem forno.
Questão
6
Leia
o texto.
— Para dizer a verdade – prossegue Irene –, a
Eulália é um poço sem fundo de conhecimento e sabedoria. Todo dia aprendo uma
coisa nova com ela. Só de remédios caseiros, feitos com ervas medicinais, dava
para encher uma enciclopédia. [...]
— Pode até ser – comenta Emília [...]. – Mas ela fala tudo errado. Isso para mim estraga qualquer sabedoria.
— Eu tive de me segurar para não rir quando ela disse aquelas coisas na mesa – acrescenta Sílvia. [...]
— Eu me lembro – adianta-se Emília. – Ela disse
“os probrema”, “os fósfro”, “môio ingrês”...
— É mesmo – confirma Sílvia –, e a mais engraçada
foi: “percurá os hôme”...
Sílvia ri, e Emília a imita. Irene fica séria
[...].
BAGNO, Marcos. A língua de Eulália: novela sociolinguística. 15. ed. São Paulo:
Contexto, 2006.
No
texto, a atitude de Sílvia e Emília configura preconceito linguístico porque
elas
a) depreciam o modo de falar de
Eulália.
b)
desprezam os saberes populares de Eulália.
c)
julgam que a fala de Eulália é incompreensível.
d)
riem das formalidades exageradas em um contexto informal.
-
Leia o texto opinativo a seguir para responder às questões 7 a 9.
O livro escolhido para a elaboração desta resenha
tem por título “Bruna e a galinha d’Angola”, e se trata de um conto. [...]
O enredo da história é basicamente o seguinte:
Bruna é uma menina que se sentia muito triste e sozinha, por isso, sempre ia
para a casa da avó, que viajara para um país muito distante. A menina gostava
de ouvir as histórias que a avó contava, e uma que ela gostava muito é
justamente a da que tem a galinha Conquém como personagem principal. Inicialmente,
a galinha era apenas uma estampa de um tipo de tecido, chamado no livro de
“panô”. Então, Bruna tem um sonho com essa galinha fazendo o que sabe fazer de
melhor: que é justamente ciscar a terra, espalhando-a. Diante disso, Bruna pede
ao seu tio, que era oleiro, para lhe ensinar a trabalhar com barro, para que
ela crie uma galinha para brincar, e assim, não se sentir tão sozinha.
No dia de seu aniversário, Bruna vai à casa de sua avó, e lá, ganha um presente: uma galinha d’Angola em carne e osso! Bruna brinca com sua galinha pela aldeia, e através dela, vai fazendo novas amizades. [...]
O tema da narrativa é interessante e chama
atenção porque não é muito comum se ter uma galinha como animal de estimação.
No entanto, na história apresentada, é possível perceber que Conquém representa
muito mais que uma galinha, ela (ou sua raça/espécie) fez parte da construção
do mundo e do povo de sua avó. A linguagem é de fácil compreensão e entendimento,
apresentando um vocabulário próprio do Português brasileiro, com exceções de
algumas palavras (que eu imagino serem de origem africana).
SILVA, K. H. L. Literatura infantojuvenil: resenha crítica sobre o livro “Bruna e a galinha d’angola”. Revista Resenhando, v. 3, n. 2, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/resenhando/article/view/1420/1072. Acesso em: 3 dez. 2024.
Vocabulário:
Oleiro:
profissional que faz objetos de cerâmica.
Questão
7
No
terceiro parágrafo, o pronome “ela”, na contração “dela”, faz referência à
a)
avó.
b)
Bruna.
c)
aldeia.
d) galinha.
Questão
8
A
palavra em destaque é um advérbio na alternativa:
a) “O enredo da história é basicamente o seguinte [...].”
b)
“[...] Bruna vai à casa de
sua avó [...].”
c)
“A linguagem é de fácil
compreensão e entendimento [...].”
d) “[...] Conquém representa muito mais que uma galinha [...].”
Questão
9
Uma
frase de caráter opinativo da resenha é:
A)
“O livro escolhido para a elaboração desta resenha tem por título ‘Bruna e a
galinha d’Angola’ [...].”
b)
“[...] Bruna pede ao seu tio [...] para lhe ensinar a trabalhar com barro
[...].”
c)
“[...] a galinha era apenas uma estampa de um tipo de tecido [...].”
d) “O tema da narrativa é interessante
[...].”
Questão
10
Leia
o texto.
— PULE! – gritou Bocão, enquanto nocauteava um dragão
com um único soco do seu punho poderoso.
— Como assim, PULE??? – Soluço hesitou enquanto olhava para a queda vertiginosa até o mar.
— Não dá tempo de descer – disse Bocão sem
fôlego, batendo duas cabeças de dragão uma contra a outra e empurrando mais
três cabeças com sua barriga gigantesca. – PULE!!!
Soluço fechou os olhos e saltou do rochedo.
Quando ele mergulhou no ar, o dragão que estava preso em sua perna abriu a boca com um som agudo e, alarmado, saiu voando.
COWELL, Cressida. Como treinar o seu dragão.
Tradução de Raquel Zampil. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014. p. 36.
No
contexto da narrativa extraordinária, o recurso gráfico em destaque serve para
enfatizar que
a)
a falta de fôlego do personagem se explica pela sua luta contra os vários
dragões.
b) o grito do personagem foi ainda mais
alto do que quando ele deu a primeira orientação.
c)
o soco do personagem realmente era poderoso, a ponto de produzir um barulho
muito alto.
d)
a dúvida do personagem sobre pular tem relação com a altura do lugar em que ele
se encontrava.
Questão
1
Read
the text and choose the alternative that completes the spaces correctly.
Hi,
my name _____ Giovana. I _____ 12 years old and I _____ in the fifth grade, I _____ in the sixth grade. My
favorite subject _____
Math, it _____ Science because I love
learning about animals and plants. My best friends _____ Mia and Liam, and we
always have fun during recess. I have other friends, but they _____ as nice as Mia and Liam.
They _____
very
friendly, and we often spend time together on weekends. I love them! _____ you happy with your friends
too?
a)
am / is / am not / am / isn’t / is / is / aren’t / are / Am
b)
is / are / are not / is / isn’t / is / am / aren’t / are / Is
c)
are / am / is not / are / aren’t / is / are / isn’t / are / Are
d) is / am / am not / am / isn’t / is /
are / aren’t / are / Are
Questão
2
Read
the following text about Galileo Galilei.
Galileo Galilei, a scientist, was born in 1564.
He is famous for his work in math and astronomy. He developed the telescope to
study the night sky. Galileo believed that the sun, not the Earth, was at the
center of the universe. He was right, but he was put in prison for this idea
because it was against what the Catholic Church believed at that time.
Galileo was also interested in mechanics and how
things move. He did many experiments to test his ideas about motion.
Disponível em:
www.theschoolrun.com/homework-help/galileo-galilei. Acesso em: 3 fev. 2025.
Glossary:
Was
born: nasceu.
Believed:
acreditava.
According
to the text, Galileo Galilei was put in prison because of his
a)
invention of the telescope to study the planets.
b)
theory that the Earth was the center of the Universe.
c) theory that the sun was at the
center of the Universe.
d)
many experiments on mechanics and motion.
Questão
3
Alan’s
favorite season
My favorite season is summer. I love summer
because there are so many activities to do during this time. Some of my
favorite activities include swimming and playing soccer, which is my favorite
sport. In summer, I also have a school break, giving me more time to play with
my friends. My birthday is in summer, so I have my birthday party outdoors!
I also like fall because the trees look beautiful
with their brown, red, and orange leaves. The weather is fantastic, in my
opinion – not too cold or too warm. However, I don’t really like winter because
I’m not a fan of cold weather.
Alan’s
favorite season is
a)
winter because the weather is not too cold or too warm.
b)
winter because he likes cold weather.
c)
fall because he likes the color of the leaves on the trees.
d) summer because there are many
activities to do, and more free time.
Questão
4
Changing of the Guard
ceremony at Buckingham Palace in London
Almost every London postcard will feature a
photograph of the Queen’s Guards (now King’s Guards) in their distinctive
bearskin caps. At Buckingham Palace, you can see them for yourself!
When sightseeing in London, don’t miss the iconic
Changing of the Guard ceremony! This happens almost every morning when the Old
Guard (the guards already on duty) is replaced by the New Guard.
Changing of the Guard at Buckingham Palace takes
place daily in June and July. During the rest of the year, you can see it on
Mondays, Wednesdays, Fridays, and Sundays. It starts at around 10.45 am and
lasts about an hour. […]
The ceremony is accompanied by music from the
military marching band. But don’t expect to hear JUST military marches – you’ll
often be treated to show tunes and maybe even one or two of the latest pop
songs!
Disponível em:
https://fullsuitcase.com/london-best-things-to-do/. Acesso em: 16 dez. 2024.
Glossary:
Postcard:
cartão-postal; cartão que contém imagem de um lugar turístico.
Bearskin
caps: bonés de pele de urso.
Sightseeing:
em viagem, turismo.
On
duty: de plantão.
According
to the text, in June and July, you can see the Changing of the Guard ceremony
a)
only on weekends.
b) every day of the week.
c)
only on Mondays, Wednesdays and Fridays.
d)
only on Wednesdays and Saturdays.