01 outubro 2025

AVALIAÇÃO BIMESTRAL 2 - 6º ANO 2025

 Questão 1

Há anos meus filhos insistiam com a ideia de termos um cachorro. Minha posição sempre foi clara: “se entrar um animal nessa casa, eu saio”.

Não é que eu não goste de animais, eu adoro. O problema é que não tenho tempo pra cuidar e filhos, você sabe como é. [...]

Pois bem. Certo dia, meus filhos resolveram testar minha intransigência para saber se eu estava falando a verdade ou tudo não passava de um blefe. Foi assim. Fui chamado à sala, onde me disseram, haveria uma surpresa. Não era meu aniversário, nem Dia dos Pais. Fiquei intrigado. O que será?

Dei de cara com um filhote de Golden Retriever lindo, que sorriu pra mim como se eu fosse um pacote de ração. A coisa mais fofa do mundo. [...]

Claro que não saí de casa e portanto minha palavra caiu em descrédito.

RAMIL, Kledir. Quadrúpede. Disponível em: https://blogdokledir.blogspot.com/2013/05/quadrupede.html. Acesso em: 1 dez. 2024.

 

Vocabulário:

Intransigência: intolerância, rigidez.

Blefe: simulação, fingimento.

 

Para o autor do relato, sua “palavra caiu em descrédito” porque ele

a) adora cachorros, mas fingiu não gostar em razão da falta de espaço na casa.

b) posicionava-se contra a ideia de ter um cachorro em casa, mas gostou quando ganhou um.

c) pediu aos filhos um filhote de Golden Retriever de aniversário, mas afirmava não gostar de cães.

d) sentiu-se aliviado após ganhar um cão de presente de Dia dos Pais, mas dizia não querer animais.

 

Questão 2

Leia o texto a seguir.

Os micromoluscos, como o nome indica, são pequenos caramujos, caracóis e outros moluscos consideravelmente pequenos. Eles têm, em média, o tamanho de um grão de arroz. Mas alguns podem ser ainda menores, medindo micrômetros – um micrômetro equivale a um milímetro dividido por mil! [...]

Esses animais superminúsculos vivem por toda sua vida em um hábitat específico: entre os grãos de areia ou entre as folhas que caem das árvores, enterrados no solo. Há os que vivem na entrada ou nas profundezas de uma caverna, grudados em rochas próximas a rios e lagos, ou mesmo parasitando a pele de animais marinhos como estrelas-do-mar, pepinos-do-mar e poliquetas. [...]

Os micromoluscos podem ter ou não conchas [...].

Essas conchas mais duras dos micromoluscos marinhos são mais rígidas na comparação com as dos micromoluscos terrestres. [...]

ALTOMARI, Leslie Nascimento. O mundo mini dos micromoluscos. Ciência Hoje das Crianças, 1 nov. 2024. Disponível em: https://chc.org.br/artigo/o-mundo-mini-dos-micromoluscos/. Acesso em: 1 dez. 2024.

 

O trecho que resume corretamente esse texto didático é:

a) Micromoluscos são pequenos moluscos, com ou sem conchas, terrestres ou marinhos, que vivem tanto no solo e em cavernas quanto nos oceanos, podendo inclusive parasitar outros animais marinhos.

b) Micromoluscos são pequenos caramujos que podem ou não ter conchas e vivem em grãos de arroz, grãos de areia ou entre as folhas que caem das árvores.

c) Micromoluscos são pequenos caracóis marinhos que têm conchas rígidas e vivem em ambientes aquáticos, como rios, lagos e oceanos.

d) Micromoluscos são pequenos caramujos terrestres sem conchas que vivem enterrados no solo abaixo de areia ou em folhas caídas de árvores.

 

Questão 3

Leia o texto a seguir.

Está cada vez mais interessantew! — gritou Alice. Ela estava tão surpresa que, por um momento, até se esqueceu de como falar corretamente. — Agora estou me esticando como se fosse a maior luneta do mundo! Adeus, pés!

Quando olhou para baixo, eles pareciam quase fora do seu campo de visão, de tão distantes. [...]

Alice agora tinha três metros. Em um instante, agarrou a chavezinha dourada e se apressou na direção do jardim. Pobre Alice! Tudo o que ela podia fazer era deitar-se de lado para olhar o jardim com um dos olhos. Atravessar a porta estava mais difícil que nunca! Sentou e voltou a chorar.

— Você deveria se envergonhar! — ela disse. — Uma menina grande como você chorar assim! Pare agora, estou mandando! Mas continuou do mesmo jeito, derramando galões de lágrimas até formar uma piscina ao redor de si mesma, com dez centímetros de profundidade e cobrindo metade do salão.

CARROLL, Lewis. Alice no País das Maravilhas. Traduzido: André Cristi. São Paulo: Mojo.org, 2019.

 

Nesse fragmento de narrativa fantástica, uma passagem que apresenta incoerência externa é quando Alice

a) pronuncia uma palavra de modo incorreto.

b) chora tanto que suas lágrimas formam uma piscina.

c) corre em direção ao jardim com a chave dourada em mãos.

d) sente-se envergonhada por chorar diante de uma situação difícil.

 

Questão 4

Leia os textos a seguir.

Texto 1

Um homem morador de Penápolis, a 53 quilômetros de Araçatuba, foi multado em R$ 2 mil durante uma ação de policiais ambientais por manter em cativeiro quatro jabutis, sem autorização do órgão competente.

Durante patrulhamento ambiental, a equipe foi até a residência do homem, após denúncia anônima, e localizou os animais em cativeiro. Após a equipe tomar ciência das informações e constatar o fato, foi elaborado Auto de Infração Ambiental contra o morador.

Após laudo do veterinário constatando que os animais estavam em perfeitas condições de saúde, eles foram soltos em ambiente propício à sua sobrevivência. A ocorrência também será registrada na Polícia Civil.

Disponível em: www.rp10.com.br/2024/12/apos-denuncia-homem-e-autuado-em-r-2-mil-por-manter-quatro-jabutis-em-cativeiro/. Acesso em: 3 dez. 2024. (Adaptado.)

Texto 2

Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida:

Pena - detenção de seis meses a um ano, e multa.

§ 1o Incorre nas mesmas penas: [...]

II - quem modifica, danifica ou destrói ninho, abrigo ou criadouro natural;

III - quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente. [...]

§ 4o A pena é aumentada de metade, se o crime é praticado: [...]

V - em unidade de conservação;

VI - com emprego de métodos ou instrumentos capazes de provocar destruição em massa.

BRASIL. Lei n. 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9605.htm. Acesso em: 3 dez. 2024.

 

Com base nos textos lidos, o homem citado na notícia infringiu o parágrafo

a) 1o, inciso II, e foi detido pela Polícia Civil, pois danificou o criadouro natural de animais silvestres.

b) 1o, inciso III, e foi multado pelos policiais ambientais, pois manteve animais silvestres em cativeiro sem autorização.

c) 4o, inciso V, e foi multado pelos policiais ambientais, pois manteve jabutis em cativeiro dentro de uma unidade de conservação em Penápolis.

d) 4o, inciso VI, e foi detido pela Polícia Civil, pois provocou a destruição em massa de jabutis.

 

Questão 5

Leia a frase a seguir:

“Uma bruxa sem caldeirão era como padeiro sem forno.”

MACHADO, José Leon. A bruxa e o caldeirão. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br/download/texto/pv00001a.pdf. Acesso em: 3 dez. 2024.

 

A concordância verbal e nominal, de acordo com a norma-padrão, está correta, com o substantivo “bruxa” no masculino e plural, na alternativa:

a) Uns bruxos sem caldeirão era como padeiros sem forno.

b) Uns bruxo sem caldeirão eram como padeiro sem forno.

c) Uns bruxos sem caldeirão eram como padeiros sem forno.

d) Umas bruxas sem caldeirão eram como padeiro sem forno.

 

Questão 6

Leia o texto.

— Para dizer a verdade – prossegue Irene –, a Eulália é um poço sem fundo de conhecimento e sabedoria. Todo dia aprendo uma coisa nova com ela. Só de remédios caseiros, feitos com ervas medicinais, dava para encher uma enciclopédia. [...]

— Pode até ser – comenta Emília [...]. – Mas ela fala tudo errado. Isso para mim estraga qualquer sabedoria.

— Eu tive de me segurar para não rir quando ela disse aquelas coisas na mesa – acrescenta Sílvia. [...]

— Eu me lembro – adianta-se Emília. – Ela disse “os probrema”, “os fósfro”, “môio ingrês”...

— É mesmo – confirma Sílvia –, e a mais engraçada foi: “percurá os hôme”...

Sílvia ri, e Emília a imita. Irene fica séria [...].

BAGNO, Marcos. A língua de Eulália: novela sociolinguística. 15. ed. São Paulo: Contexto, 2006.

 

No texto, a atitude de Sílvia e Emília configura preconceito linguístico porque elas

a) depreciam o modo de falar de Eulália.

b) desprezam os saberes populares de Eulália.

c) julgam que a fala de Eulália é incompreensível.

d) riem das formalidades exageradas em um contexto informal.

 

 

- Leia o texto opinativo a seguir para responder às questões 7 a 9.

O livro escolhido para a elaboração desta resenha tem por título “Bruna e a galinha d’Angola”, e se trata de um conto. [...]

O enredo da história é basicamente o seguinte: Bruna é uma menina que se sentia muito triste e sozinha, por isso, sempre ia para a casa da avó, que viajara para um país muito distante. A menina gostava de ouvir as histórias que a avó contava, e uma que ela gostava muito é justamente a da que tem a galinha Conquém como personagem principal. Inicialmente, a galinha era apenas uma estampa de um tipo de tecido, chamado no livro de “panô”. Então, Bruna tem um sonho com essa galinha fazendo o que sabe fazer de melhor: que é justamente ciscar a terra, espalhando-a. Diante disso, Bruna pede ao seu tio, que era oleiro, para lhe ensinar a trabalhar com barro, para que ela crie uma galinha para brincar, e assim, não se sentir tão sozinha.

No dia de seu aniversário, Bruna vai à casa de sua avó, e lá, ganha um presente: uma galinha d’Angola em carne e osso! Bruna brinca com sua galinha pela aldeia, e através dela, vai fazendo novas amizades. [...]

O tema da narrativa é interessante e chama atenção porque não é muito comum se ter uma galinha como animal de estimação. No entanto, na história apresentada, é possível perceber que Conquém representa muito mais que uma galinha, ela (ou sua raça/espécie) fez parte da construção do mundo e do povo de sua avó. A linguagem é de fácil compreensão e entendimento, apresentando um vocabulário próprio do Português brasileiro, com exceções de algumas palavras (que eu imagino serem de origem africana).

SILVA, K. H. L. Literatura infantojuvenil: resenha crítica sobre o livro “Bruna e a galinha d’angola”. Revista Resenhando, v. 3, n. 2, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/resenhando/article/view/1420/1072. Acesso em: 3 dez. 2024.

 

Vocabulário:

Oleiro: profissional que faz objetos de cerâmica.

 

Questão 7

No terceiro parágrafo, o pronome “ela”, na contração “dela”, faz referência à

a) avó.

b) Bruna.

c) aldeia.

d) galinha.

 

Questão 8

A palavra em destaque é um advérbio na alternativa:

a) “O enredo da história é basicamente o seguinte [...].”

b) “[...] Bruna vai à casa de sua avó [...].”

c) “A linguagem é de fácil compreensão e entendimento [...].”

d) “[...] Conquém representa muito mais que uma galinha [...].” 

 

Questão 9

Uma frase de caráter opinativo da resenha é:

A) “O livro escolhido para a elaboração desta resenha tem por título ‘Bruna e a galinha d’Angola’ [...].”

b) “[...] Bruna pede ao seu tio [...] para lhe ensinar a trabalhar com barro [...].”

c) “[...] a galinha era apenas uma estampa de um tipo de tecido [...].”

d) “O tema da narrativa é interessante [...].”

 

Questão 10

Leia o texto.

— PULE! – gritou Bocão, enquanto nocauteava um dragão com um único soco do seu punho poderoso.

— Como assim, PULE??? – Soluço hesitou enquanto olhava para a queda vertiginosa até o mar.

— Não dá tempo de descer – disse Bocão sem fôlego, batendo duas cabeças de dragão uma contra a outra e empurrando mais três cabeças com sua barriga gigantesca. – PULE!!!

Soluço fechou os olhos e saltou do rochedo.

Quando ele mergulhou no ar, o dragão que estava preso em sua perna abriu a boca com um som agudo e, alarmado, saiu voando.

COWELL, Cressida. Como treinar o seu dragão. Tradução de Raquel Zampil. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014. p. 36.

 

No contexto da narrativa extraordinária, o recurso gráfico em destaque serve para enfatizar que

a) a falta de fôlego do personagem se explica pela sua luta contra os vários dragões.

b) o grito do personagem foi ainda mais alto do que quando ele deu a primeira orientação.

c) o soco do personagem realmente era poderoso, a ponto de produzir um barulho muito alto.

d) a dúvida do personagem sobre pular tem relação com a altura do lugar em que ele se encontrava.


Questão 1

Read the text and choose the alternative that completes the spaces correctly.

Hi, my name _____ Giovana. I _____ 12 years old and I _____ in the fifth grade, I _____ in the sixth grade. My favorite subject _____ Math, it _____ Science because I love learning about animals and plants. My best friends _____ Mia and Liam, and we always have fun during recess. I have other friends, but they _____ as nice as Mia and Liam. They _____ very friendly, and we often spend time together on weekends. I love them! _____ you happy with your friends too?

 

a) am / is / am not / am / isn’t / is / is / aren’t / are / Am

b) is / are / are not / is / isn’t / is / am / aren’t / are / Is

c) are / am / is not / are / aren’t / is / are / isn’t / are / Are

d) is / am / am not / am / isn’t / is / are / aren’t / are / Are

 

Questão 2

Read the following text about Galileo Galilei.

Galileo Galilei, a scientist, was born in 1564. He is famous for his work in math and astronomy. He developed the telescope to study the night sky. Galileo believed that the sun, not the Earth, was at the center of the universe. He was right, but he was put in prison for this idea because it was against what the Catholic Church believed at that time.

Galileo was also interested in mechanics and how things move. He did many experiments to test his ideas about motion.

Disponível em: www.theschoolrun.com/homework-help/galileo-galilei. Acesso em: 3 fev. 2025.

 

Glossary:

Was born: nasceu.

Believed: acreditava.

 

According to the text, Galileo Galilei was put in prison because of his

a) invention of the telescope to study the planets.

b) theory that the Earth was the center of the Universe.

c) theory that the sun was at the center of the Universe.

d) many experiments on mechanics and motion.

 

Questão 3

Alan’s favorite season

My favorite season is summer. I love summer because there are so many activities to do during this time. Some of my favorite activities include swimming and playing soccer, which is my favorite sport. In summer, I also have a school break, giving me more time to play with my friends. My birthday is in summer, so I have my birthday party outdoors!

I also like fall because the trees look beautiful with their brown, red, and orange leaves. The weather is fantastic, in my opinion – not too cold or too warm. However, I don’t really like winter because I’m not a fan of cold weather.

Alan’s favorite season is

a) winter because the weather is not too cold or too warm.

b) winter because he likes cold weather.

c) fall because he likes the color of the leaves on the trees.

d) summer because there are many activities to do, and more free time.

 

Questão 4

Read the following text about the Changing of the Guard ceremony.

Changing of the Guard ceremony at Buckingham Palace in London



Almost every London postcard will feature a photograph of the Queen’s Guards (now King’s Guards) in their distinctive bearskin caps. At Buckingham Palace, you can see them for yourself!

When sightseeing in London, don’t miss the iconic Changing of the Guard ceremony! This happens almost every morning when the Old Guard (the guards already on duty) is replaced by the New Guard.

Changing of the Guard at Buckingham Palace takes place daily in June and July. During the rest of the year, you can see it on Mondays, Wednesdays, Fridays, and Sundays. It starts at around 10.45 am and lasts about an hour. […]

The ceremony is accompanied by music from the military marching band. But don’t expect to hear JUST military marches – you’ll often be treated to show tunes and maybe even one or two of the latest pop songs!

Disponível em: https://fullsuitcase.com/london-best-things-to-do/. Acesso em: 16 dez. 2024.

 

Glossary:

Postcard: cartão-postal; cartão que contém imagem de um lugar turístico.

Bearskin caps: bonés de pele de urso.

Sightseeing: em viagem, turismo.

On duty: de plantão.

 

According to the text, in June and July, you can see the Changing of the Guard ceremony

a) only on weekends.

b) every day of the week.

c) only on Mondays, Wednesdays and Fridays.

d) only on Wednesdays and Saturdays.

AVALIAÇÃO BIMESTRAL 2 - 6º ANO 2025

  Questão 1 Há anos meus filhos insistiam com a ideia de termos um cachorro. Minha posição sempre foi clara: “se entrar um animal nessa ca...