- Texto para as questões 1 a 3
A
modinha do pistache está fora de controle no Brasil. Tem esfiha de pistache no
Habib’s, manda um amigo por mensagem no zap. Tem pão de queijo com pistache na
Ofner, publica uma amiga nos stories do Instagram. É tanta demanda que estão
pensando em plantar pistache aqui no Brasil para substituir as importações, que
batem recorde ano após ano. Só que plantar pistache no Brasil não é lá muito
simples. Nosso clima não é próprio para o pistacheiro, que se originou em
regiões temperadas, às margens do Mediterrâneo.
Uma produção nacional de pistache, em escala comercial, demandaria pelo menos dez anos de estudos para a adaptação da espécie. A questão que fica é: será que, daqui a dez anos, ainda haverá tanta gente louca por pistache por aí? Meu palpite é que não. Que a modinha do pistache será logo substituída por outra. Avelã, baunilha de Madagascar, cumaru, sabe-se lá o quê. Investir grana pesada e capital intelectual para possibilitar grandes plantações de pistache no semiárido nordestino me parece uma ideia disparatada. Seria mais ou menos como se, em 2014, decidissem criar um parque industrial exclusivo para a produção de paletas mexicanas – gigantesca onda de consumo que bateu por aqui naquela época e depois foi embora.
Disponível em: www1.folha.uol.com.br/blogs/cozinha-bruta/2024/11/modinha-do-pistache-esta-fora-de-controleo-brasil.shtml. Acesso em: 23 nov. 2024. (Adaptado).
Questão
1
“Será que, daqui a dez anos, ainda haverá tanta gente louca por pistache por aí? Meu palpite é que não. Que a modinha do pistache será logo substituída por outra. Avelã, baunilha de Madagascar, cumaru, sabe-se lá o quê. (2º parágrafo).
Nesse
contexto, o diminutivo do termo destacado revela uma visão depreciativa do
enunciador a respeito das efêmeras tendências de consumo no Brasil. Analisando o
sentido de outros termos deste trecho, o que está MENOS relacionado a essa
avaliação negativa é:
A) “tanta gente”.
B)
“será substituída”.
C)
“logo”.
D)
“por outra”.
E)
“sabe-se lá o quê”.
Questão
2
Seria mais ou menos como se, em
2014, decidissem criar um parque industrial exclusivo para a produção de
paletas mexicanas – gigantesca onda
de consumo que bateu por aqui naquela época e depois foi embora. (2º parágrafo)
O emprego do termo “onda”, nesse
contexto, é um recurso expressivo conhecido como
A) comparação.
B) prosopopeia.
C) metáfora.
D) sinestesia.
E) hipérbole.
Questão
3
A
questão que fica é: será que, daqui a dez anos, ainda haverá tanta gente louca
por pistache por aí? (2º parágrafo)
Neste
trecho, o enunciador fez uso de uma figura de linguagem a fim de conferir mais
expressividade ao conteúdo. Em “gente louca”, encontra-se um exemplo de
A)
personificação.
B)
metáfora.
C)
eufemismo.
D) hipérbole.
E)
metonímia.
- No excerto seguinte do conto “Ernesto de tal”, os personagens encontram-se em uma pequena festa, uma reunião com poucos convidados. Leia o fragmento para responder às questões 4 a 6.
Veja o leitor aquela moça que ali está, sentada
num sofá, entre duas damas da mesma idade, conversando baixinho com elas, e
requebrando de quando em quando os olhos. É Rosina. Os olhos de Rosina não
enganam ninguém... exceto os namorados. Os olhos dela são espertinhos e
caçadores, e com um certo movimento que ela lhes dá, ficam ainda mais caçadores
e espertinhos. É galante1 e graciosa; se o não fora2, não
se deixaria prender por ela o nosso infeliz Ernesto, que era rapaz de apurado gosto.
Alta não era, mas baixinha, viva, travessa. Tinha bastante afetação nos modos e
no falar; mas Ernesto, a quem um amigo notara isso mesmo, declarou que não
gostava de moscas mortas3.
— Eu nem de moscas vivas, acudiu o amigo
encantado por ter apanhado no ar este trocadilho.
Trocadilho de 1850.
Não veste com luxo porque o tio não é rico; mas ainda
assim está garrida e elegante. Na cabeça tem por enfeite apenas dois laços de
fita azul.
— Ah! se aquelas fitas me quisessem enforcar! Dizia
um gamenho4 de bigode preto e cabelo partido ao meio.
— Se aquelas fitas me quisessem levar ao céu! Dizia
outro de suíças5 castanhas e orelhas pequeninas.
Desejos ambiciosos os destes dois rapazes, —
ambiciosos e vãos, porque ela, se alguém lhe prende a atenção, é um moço de
bigode louro e nariz comprido que está agora conversando com o subdelegado.
Para ele é que Rosina dirige de quando em quando os olhos, com disfarce é
verdade, não tanto porém que o não percebam as duas moças que estão ao pé dela.
Disponível em:
https://machado.mec.gov.br/obra-completa-lista/
itemlist/category/24-conto. Acesso em: 16 jan.
2025.
Glossário
1.
Que tem boa aparência.
2.
Se não fosse galante e graciosa.
3.
Pessoa inexpressiva (uso informal).
4.
Rapaz arrumado.
5. Barba apenas ao lado da face, das orelhas até perto da boca.
Questão
4
No primeiro parágrafo, o narrador
se refere a uma das personagens como “o nosso infeliz Ernesto”. Considerando outras
passagens do excerto, pode-se inferir que tal caracterização se associa
A) a aspectos físicos de Rosina,
que “alta não era, mas baixinha”.
B) aos modos de falar de Rosina,
que eram marcados por “bastante afetação”.
C) à condição social de Rosina,
que vivia modestamente com seu tio.
D) à atenção que os dois amigos,
“ambiciosos e vãos”, despertam em Rosina.
E) ao interesse que Rosina demonstra por “um moço de bigode louro e nariz
comprido”.
Questão
5
Em
“Os olhos dela são espertinhos e caçadores”, identifica-se o recurso expressivo
conhecido como
A)
prosopopeia, pois são atribuídos traços pessoais a um elemento não humano.
B) metonímia, já que o enunciado se
baseia em uma relação de parte pelo todo.
C)
metáfora, uma vez que os adjetivos do enunciado assumem sentido literal.
D)
sinestesia, porque ocorre uma fusão entre diferentes percepções sensoriais.
E)
comparação, pois se explicita o nexo comparativo na relação de semelhança.
Questão
6
Releia a seguinte passagem:
— Ah!
se aquelas fitas me quisessem
enforcar! dizia um gamenho de bigode preto e cabelo partido ao meio.
— Se
aquelas fitas me quisessem levar ao
céu! dizia outro de suíças castanhas e orelhas pequeninas.
Nas expressões destacadas,
ocorrem, respectivamente, as seguintes figuras de linguagem:
A) metonímia e metáfora.
B) eufemismo e metonímia.
C) metáfora e eufemismo.
D) prosopopeia e sinestesia.
E) eufemismo e metáfora.
- Leia o fragmento seguinte do artigo “As lições do caso Americanas”.
Este
dia 11 de janeiro marca o primeiro aniversário da divulgação, pela Americanas,
de “inconsistências contábeis” (termo que se revelaria um grande eufemismo) no
valor de R$ 20 bilhões em seus demonstrativos relativos a exercícios
anteriores, incluindo o do ano de 2022. O caso pegou de surpresa o mercado, com
enormes impactos no valor das ações da empresa, em suas relações com
fornecedores, com investidores e outros públicos, e gera, até hoje, reflexões
sobre a dinâmica da relação do CEO e do conselho fiscal com outras instâncias decisórias
de uma companhia.
Comecemos
pelos números: nos ajustes contábeis publicados nas demonstrações financeiras
de 31 de dezembro de 2022 (já ajustadas e republicadas), foram identificados
valores expressivos da fraude contábil. Por exemplo, o lucro contábil em 2021,
de cerca de R$ 500 milhões, passou para prejuízo de R$ 6,3 bilhões [...].
Disponível
em:
https://pipelinevalor.globo.com/mercado/noticia/do-eufemismo-a-crise-de-confiancaas-licoes-do-caso-americanas.ghtml.Acesso
em: 16 jan. 2025. (Adaptado).
Questão
7
Segundo o articulista, o termo
“inconsistências contábeis pode ser entendido como “um grande eufemismo” porque
a expressão
A) atenua o impacto no valor pelo
qual as ações da empresa eram comercializadas.
B) escamoteia a fraude que teria gerado uma diferença financeira tão
acentuada.
C) acentua a discrepância entre a
reputação da empresa e o valor de suas ações.
D) limita o alcance jurídico das
instâncias de controle sobre os donos da empresa.
E) exagera a possibilidade de
interpretar o rombo nas contas como um ato deliberado.
- Texto para as questões
8 a 10
Influenciadores negros têm recorrentemente
chamado a atenção para o fato de terem muito menos repercussão em suas
postagens e nas entregas do seu conteúdo quando comparados com os
influenciadores brancos, mesmo se fotos, contextos e anúncios forem extremamente
semelhantes. Segundo o site Negrê, a digital influencer e youtuber criadora do projeto digital Preta
Pariu iniciou um experimento em uma plataforma. Após perceber a crescente queda
nos índices de alcance digital, a paulista publicou fotografias de modelos
brancas em seu perfil e analisou as métricas de engajamento. Surpreendentemente,
a ferramenta de estatísticas aferiu um aumento de 6 000% em seu alcance.
Disponível em: https://diplomatique.org.br.Acesso
em: 21 jan. 2024. (Adaptado).
Questão
8
A apresentação do dado estatístico
ao final desse texto revela a intenção de
A) demonstrar a repercussão de
projetos como o Preta Pariu.
B) informar o quantitativo de
postagens da comunidade negra.
C) potencializar o alcance de
textos e imagens em sites como o Negrê.
D) exaltar a qualidade das
publicações sobre negritude em redes sociais.
E) comprovar a relação entre o alcance de conteúdos digitais e o viés
racial.
Questão
9
O
experimento de Preta Pariu trouxe um resultado, de acordo com o texto,
A)
previsível.
B)
incomum.
C)
preconceituoso.
D)
antirracista.
E) inesperado.
Questão
10
O excerto transcrito, pelo assunto
e pela linguagem, pode ser classificado como um(a)
A) reportagem jornalística.
B) abaixo-assinado.
C) postagem em rede social.
D) artigo científico.
E) publicidade institucional.
- Texto para as questões
11 e 12
Vem
um Onzeneiro1 e pergunta ao Arrais do inferno, dizendo:
ONZENEIRO: Pera onde caminhais?
DIABO: Oh! que má hora venhais,
onzeneiro
meu parente!
Como
tardastes2 vós tanto?
ONZENEIRO: Mais quisera eu lá tardar
Na
safra do apanhar
me
deu Saturno3 quebranto.
DIABO:
Ora mui muito espanto
nem
vos livrar o dinheiro.
ONZENEIRO:
Solamente pera o barqueiro
nom
me leixaram nem tanto4.
DIABO:
Ora entrai, entrai aqui!
ONZENEIRO:
Não hei eu í de embarcar!
DIABO:
Oh, que gentil recear,
e
que cousas pera mi!...
ONZENEIRO:
Ainda agora faleci,
leixa-me
buscar batel5.
Pesar
de São Pimentel6!
Nunca
tanta pressa vi!
Pera
onde é a viagem?
DIABO:
Pera onde tu hás de ir.
ONZENEIRO:
Havemos logo de partir?
DIABO:
Não cures de mais linguagem7
ONZENEIRO:
Pera onde é a passagem?
DIABO:
Pera a infernal comarca.
ONZENEIRO:
Dix!8, nom vou eu em tal
barca!
Estoutra
tem avantagem.
Vai-se
o Onzeneiro à barca do Anjo, e diz:
ONZENEIRO:
Hou da barca! Houlá! Hou!
Haveis
logo de partir?
ANJO:
E onde qures tu ir?
ONZENEIRO:
Eu pera o paraíso vou.
ANJO:
Pois quant’eu9
mui fora estou
de
te levar para lá.
Essa
barca que lá está
vai
pera quem te enganou.
ONZENEIRO:
Por quê?
ANJO:
Porque esse bolsão10
tomara
todo navio.
ONZENEIRO:
Juro a Deus que vai vazio!
ANJO:
Não já no teu coração11
VICENTE, Gil. Auto da Barca do Inferno. São
Paulo: Ateliê Editorial, 1996. p. 62-64.
Glossário
1.
Agiota, usurário.
2.
O agiota é muito velho, pois tardou a chegar; por não ter consciência, o Diabo
o considera seu parente.
3.
Saturno simboliza o tempo; o velho foi “colhido” por ele em plena ação de
amealhar dinheiro.
4.
Não restou ao onzeneiro nem com que pagar a passagem ao banqueiro.
5.
O onzeneiro deseja escolher o barco em que partirá.
6.
Supõe-se que Pimentel fosse um personagem conhecido do público de Gil Vicente.
7.
Chega de conversa.
8.
Interjeição de espanto.
9.
Quanto a mim.
10.
Alusão ao tamanho da usura do Onzeneiro, cuja bolsa ocuparia todo o navio.
11.
O Anjo admite que a bolsa do Onzeneiro está vazia, mas seu coração ainda se
acha cheio de ambição.
Questão
11
O
texto de Gil Vicente é uma comédia e pode ser classificado como poema
dramático. Essa classificação se deve à(ao)
A)
exclusividade da forma poética, caracterizada pelo uso de versos rimados e
métricos.
B)
ausência de personagens, típica da poesia clássica medieval.
C) uso de diálogos e à estrutura
teatral em versos, caracterizando um texto para encenação.
D)
predominância do tom épico e heroico, exaltando figuras históricas e míticas.
E)
foco exclusivo em aspectos religiosos, ignorando o contexto social da época.
Questão
12
O destino do Onzeneiro é definido,
principalmente,
A) por sua tentativa de subornar o
Anjo para conseguir entrar na barca do Paraíso.
B) por sua resistência em embarcar
na barca do Diabo por medo do julgamento.
C) pela recusa do Diabo em
aceitá-lo na barca por ele ser considerado um parente.
D) por sua vontade de escolher
qual barca seria mais vantajosa para ele.
E) por sua alma estar marcada pela avareza e pelo apego ao dinheiro, mesmo
após a morte.
Questão
13
SANZIO, Rafael. A Escola de Atenas. 1509-1511. Afresco do Palácio Apostólico no
Vaticano.
No
afresco produzido pelo pintor renascentista Rafael no início do século XVI,
atendendo à encomenda do Papa Julio II, há uma reunião imaginária de algumas
das maiores mentes da Antiguidade, o que dialoga diretamente com os valores da
época. Pode-se dizer também que a imagem reproduz esteticamente os princípios
do Renascimento. Assinale a alternativa que reúne ao menos duas dessas
características estéticas.
A)
Exaltação do divino e uso de formas abstratas.
B)
Representação hierárquica e ausência de perspectiva linear.
C)
Valorização do irracional e composição fragmentada.
D) Aplicação da perspectiva linear e
busca por harmonia e equilíbrio.
E)
Representação simbólica e desprezo pela natureza humana.
Questão
14
Sigamos essas deusas e vejamos
Se fantásticas1 são, se
verdadeiras2
Isto dito, veloces3
mais que gamos4,
Se lançam a correr pelas ribeiras.
Fugindo as Ninfas vão por entre os
ramos,
Mas, mais industriosas5
que ligeiras,
Pouco e pouco6,
sorrindo e gritos dando,
Se deixam ir dos galgos7
alcançando.
De uma os cabelos de ouro8
o vento leva,
Correndo; e de outra, as fraldas9
delicadas;
Acende-se o desejo, que se ceva10
Nas alvas carnes, súbito
mostradas.
Uma de indústria cai e já revela,
Com mostras mais macias que
indinadas11,
Que sobre ela, empecendo12,
também caia
Quem a seguiu pela arenosa praia.
CAMÕES,
Luís de. Os lusíadas. Cotia: Atelier
Editorial, 2001. p. 268-269.
Glossário
1. Fabulosas, pertencentes às
fábulas da mitologia pagã.
2. Reais.
3. Velozes.
4. Cervos, veados.
5. Astuciosas, ardilosas.
6. Aos poucos, um de cada vez.
7. Cães velozes utilizados para
caça.
8. Cabelos louros e preciosos como
o ouro (metáfora).
9. Roupa íntima, tecido que
envolve o corpo da ninfa.
10. Incendiar, alimentar.
11. Indignadas.
12. Facilitando.
É correto afirmar que as estrofes,
transcritas do Canto IX, pertencentes ao episódio “Ilha dos amores”, já nos
momentos finais de Os lusíadas, de
Luís de Camões,
A) narram a perseguição às Ninfas
e deusas por navegantes na Ilha dos Amores, em que a violência empregada reforça
o caráter épico do poema como um todo.
B) apresentam figuras mitológicas
como personagens, o que não é frequente em epopeias do Renascimento.
C) revelam a sensualidade
provocativa e o tom de dramaticidade de um episódio que começa bem, mas termina
em tragédia e sofrimento.
D) são exemplos do lirismo contido em Os lusíadas, pois narram a festa
amorosa entre navegantes e ninfas como celebração do sucesso da empreitada.
E) são marcadas pela celebração da
paz entre colonizadores e colonizados, dando início efetivamente ao período de
glória dos portugueses.
- Leia, com atenção, o poema “Ao desconcerto do mundo”, de
Camões, para responder às questões 15 e 16.
Ao desconcerto do mundo
Os bons vi sempre passar
No mundo graves tormentos;
E para mais me espantar,
Os maus vi sempre nadar
Em mar de contentamentos.
Cuidando alcançar assim
O bem tão mal ordenado,
Fui mau, mas fui castigado.
Assim que, só para mim
Anda o mundo concertado.
CAMÕES,
Luís Vaz de. Lírica. São Paulo:
Editora Cultrix, s.d, p. 90.
Questão
15
De
acordo com o poema, é correto afirmar que:
A)
é sempre premiada a bondade dos homens na terra.
B)
pode-se ter esperança de alcançar recompensas.
C)
constrói-se o sentido da vida apenas com boas ações.
D) há uma oposição entre os bons e os
maus.
E)
busca-se a felicidade na convivência harmoniosa.
Questão
16
O título do poema refere-se ao
fato de:
A) o mundo precisar de sentido.
B) o mundo se manter em
equilíbrio.
C) o mundo buscar a justiça.
D) o poeta buscar a felicidade.
E) o poeta sentir-se injustiçado.
1ª SÉRIE - LI
- Texto para as questões
1 a 5
If you’re a chocoholic you may have noticed that your
habit has lately become more expensive. The price of cocoa began creeping up in
the second half of 2022. Since then it has doubled, reaching an all-time high in
January 2024. That steep rise spells trouble for the chocolate business and
sweet-toothed consumers alike. If you’re a chocoholic you may have noticed that
your habit has lately become more expensive.
Climate patterns are partly to blame for rising
costs. Cocoa is mostly produced by small farmers in West Africa. Ghana and
Ivory Coast grow about 60% of the world’s crop. Last season, in 2023, the El
Niño weather pattern led to unseasonably high temperatures and rainfall that
ravaged crops. Total rainfall in Ivory Coast’s cocoa-growing areas in 2023 was
the highest in 20 years, according to Gro Intelligence, a data firm.
This year El Niño has brought severe drought to the
cocoa farms, reducing production further. ING, a bank, estimates that this year
the gap between global production and consumption will be at its widest since at
least 2014. Extreme weather patterns have hit other commodities, too. Droughts
in Thailand and India are affecting rice plantations. Torrential rain in
Brazil, the world’s biggest sugar exporter, has affected its exports. Besides,
other price pressures are specific to the cocoa industry. Swollen-shoot virus
and black-pod disease – killers of cocoa trees – spread across Ghana and Ivory Coast
during heavy rainfall last year. Tropical Research Services, a research
company, estimates that by the end of 2023 the swollen-shoot virus had infected
around 20% of Ivory Coast’s cocoa trees.
Disponível em: www.economist.com. Acesso em: 28
fev. 2024. (Adaptado.)
Questão
1
O
objetivo do texto é
A) explicar as razões que levaram à
escalada de preços do cacau.
B)
convencer os consumidores a reduzirem a ingestão de chocolate para forçar a
queda de preço do produto.
C)
estabelecer as mudanças climáticas como a única causa para a crise de produção
do cacau.
D)
apresentar oportunidades para os países expandirem suas exportações de cacau.
E)
mostrar que os produtores de chocolate pretendem aumentar seus lucros ainda
mais em 2025.
Questão
2
O gráfico 1, “Price, $’000 per
tonne”, reflete as informações do texto presentes
A) no segundo parágrafo, apenas.
B) no terceiro parágrafo, apenas.
C) no primeiro parágrafo, apenas.
D) no primeiro e no terceiro
parágrafos.
E) no segundo e no terceiro
parágrafos.
Questão
3
Choose
the alternative in which the verb form is in the Simple Past, according to the
text.
A)
noticed (first paragraph)
B)
produced (second paragraph)
C) ravaged (second paragraph)
D)
brought (third paragraph)
E)
infected (third paragraph)
Questão
4
O terceiro parágrafo inicia com a seguinte
sentença:
“This year El Niño has brought
severe drought to the cocoa farms”. Levando em conta todo o contexto da passagem,
o termo “this year” refere-se a:
A) 2014
B) 2025
C) 2022
D) 2020
E) 2024
Questão
5
O
gráfico 2, “Production, 2023, % of world output”, e o texto mostram que
A)
a produção de cacau no Brasil despencou, mas está em recuperação.
B)
Gana teve produção de cacau estável em 2023 e 2024.
C)
a produção de arroz na Tailândia e na Índia caiu devido às fortes chuvas
causadas pelo El Niño.
D) cerca de 70% da produção mundial de
cacau encontra-se na África.
E)
a produção de cacau na América do Sul equivale à da Costa do Marfim.