-
Leia o texto para responder às questões 1 a 4 -
O baile dos jovens
havia começado antes do anoitecer. Às dez horas os adultos entraram
fantasiados na sala do casarão, cantando, pulando e enxotando a garotada. Yaqub
quis ficar até meia-noite, porque uma sobrinha dos Reinoso, a menina aloirada,
corpo alto de moça, também ia brincar até a manhã da Quarta-Feira de Cinzas.
Seria a primeira noite de Lívia na festa dos adultos, a primeira noite que
ele, Yaqub, viu-a com os lábios pintados, os olhos contornados por linhas
pretas, as tranças salpicadas de lantejoulas que brilhavam nos ombros
bronzeados. Queria ficar para pular abraçado com ela, sentir-se quase adulto
como ela. Já pensava em se aproximar de Lívia quando a voz de Zana ordenou:
“Leva tua irmã para casa. Podes voltar depois”. Ele obedeceu. Acompanhou Rânia
até o quarto, esperou-a dormir e voltou correndo ao casarão dos Benemou. A sala
fervilhava de foliões, e no meio das tantas cores e das máscaras, ele viu as
tranças brilhantes e os lábios pintados, e logo ficou trêmulo ao reconhecer o
cabelo e o rosto semelhantes ao dele, pertinho do rosto que admirava.
Milton Hatoum. Dois irmãos. 2006. Adaptado
QUESTÃO 01
As informações do texto permitem concluir
que
a) o baile dos adultos começava às dez
horas, e Yaqub, embora não fosse adulto, queria ficar para a festa, pois estava
encantado por Lívia.
b) o baile dos jovens começaria às dez
horas, e Yaqub decidiu ir embora com a sua irmã, porque Lívia o havia tratado
com descaso.
c) o baile dos adultos acontecia depois do
baile dos jovens, e Yaqub queria continuar no local com sua irmã para conhecer
a família dos Benemou.
d) o baile dos jovens seria concomitante
ao dos adultos, mas Yaqub teve de levar sua irmã para casa e não pôde
divertir-se com Lívia.
e) o baile dos adultos estava começando às
dez horas, e Yaqub e Lívia ficaram lá, porque já eram adultos e poderiam se
divertir juntos.
QUESTÃO 02
A hipérbole é uma figura de linguagem que
consiste no exagero de uma expressão ou ideia. No texto, ela ocorre na
passagem:
a) O baile dos jovens havia começado antes
do anoitecer.
b) … ficou trêmulo ao reconhecer o cabelo
e o rosto semelhantes…
c) … os adultos entraram fantasiados na
sala do casarão…
d) Seria a primeira noite de Lívia na
festa dos adultos…
e) A sala fervilhava de foliões, e no meio
das tantas cores…
QUESTÃO 03
Em relação às formas verbais destacadas na
passagem – O baile dos jovens havia
começado antes do anoitecer. Às dez horas os adultos entraram fantasiados na sala do casarão… –, é correto afirmar que
a) ambas estão empregadas no mesmo tempo
verbal do modo indicativo.
b) a primeira expressa uma ação que
antecede temporalmente a segunda.
c) a segunda, ao contrário da primeira,
expressa uma ação hipotética.
d) ambas expressam ações cuja realização se
dá de forma concomitante.
e) a primeira expressa uma ação contínua;
a segunda, uma ação acabada.
QUESTÃO 04
A passagem “Ele obedeceu. Acompanhou Rânia até o quarto, esperou-a dormir e voltou correndo ao casarão dos Benemou.” está reescrita em conformidade com a norma-padrão em:
a) Ele obedeceu à mãe. Acompanhou Rânia
até o quarto, fez-na dormir e voltou correndo à residência dos Benemou.
b) Ele obedeceu à mãe. Acompanhou Rânia
até o quarto, fê-la dormir e voltou correndo à residência dos Benemou.
c) Ele obedeceu a mãe. Acompanhou Rânia
até o quarto, fez-na dormir e voltou correndo na residência dos Benemou.
d) Ele obedeceu à mãe. Acompanhou Rânia
até o quarto, fez-la dormir e voltou correndo na residência dos Benemou.
e) Ele obedeceu a mãe. Acompanhou Rânia
até o quarto, fê-la dormir e voltou correndo na residência dos Benemou.
-
Leia a tira para responder às questões 5 e 6 -
QUESTÃO 05
No contexto da tira, o pronome “eles”
refere-se aos
a) donos do cão, quando o procuram.
b) amigos, normalmente longe do cão.
c) perigos a que o cão está exposto.
d) vizinhos do cão que possam estar perto.
e) medos do cão, quando o dia começa.
QUESTÃO 06
Nos dois primeiros quadros, as expressões
“realmente” e “é claro”, em relação ao papel vigilante do cão, sustentam sua
postura
a) agressiva, a qual se confirma com a
cena do último quadro.
b) receosa, a qual se intensifica com a
cena do último quadro.
c) intrépida, a qual se coaduna com a cena
do último quadro.
d) resoluta, a qual se contrapõe à cena do
último quadro.
e) reticente, a qual se inverte com a cena
do último quadro.
- Leia as estrofes iniciais do poema
“Saudades”, de Álvares de Azevedo, para responder às questões 7 a 9 -
Foi por ti que num sonho de ventura
A flor da mocidade consumi,
E às primaveras disse adeus tão cedo
E na idade do amor envelheci!
Vinte anos! derramei-os gota a gota
Num abismo de dor e esquecimento…
De fogosas visões nutri meu peito…
Vinte anos!… não vivi um só momento!
Contudo, no passado uma esperança!
Tanto amor e ventura prometia,
E uma virgem tão doce, tão divina
Nos sonhos junto a mim adormecia!…
Álvares de Azevedo. Lira dos Vinte Anos. 1994
QUESTÃO 07
O amor e a ventura prometidos ao eu lírico
no passado
a) contrapõem-se à dor vivida por ele
depois.
b) são boas lembranças que tem na velhice.
c) fazem com que o seu sonho vire
realidade.
d) eram ilusões que não o afetavam na
época.
e) confirmam a esperança do seu presente.
QUESTÃO 08
Uma característica do ultrarromantismo
presente no poema é
a) a concepção objetiva da mulher.
b) o exagero sentimental.
c) a racionalidade do amor.
d) o caráter mórbido do sentimento.
e) o uso de tema prosaico.
QUESTÃO 09
Nos versos “Foi por ti que num sonho de ventura” e “Contudo, no passado uma esperança!”, as expressões destacadas
veiculam, correta e respectivamente, sentidos de
a) meio e conclusão.
b) companhia e explicação.
c) modo e conclusão.
d) finalidade e oposição.
e) causa e oposição.
-
Leia o texto para responder às questões 10 a 12 -
Mergulho
na Amazônia urbana
Quando se fala em
Amazônia, a primeira imagem que vem à cabeça da maioria das pessoas é uma rica
paisagem natural composta pelos magníficos biomas amazônicos: igapós, terra
firme, várzeas, campinas e os majestosos rios. Tudo isso é real e deve, sim,
ser valorizado e preservado.
Mas há um lado da região pouco conhecido –
a Amazônia urbana, assim como uma vasta população indígena moradora dessas
cidades.
Manaus (AM), com mais
de 2 milhões de habitantes, e Belém (PA), com uma população de 1,3 milhão de
pessoas, são as maiores cidades da região. Além dessas duas mega-cidades, a
Amazônia abriga várias outras áreas urbanas de grande e médio porte espalhadas
por essa vasta floresta.
Segundo o censo de 2022
do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Manaus é a cidade
com maior população de indígenas do país, com 71 713 pessoas que assim se
identificam. Mas as cidades amazônicas não são um fenômeno somente do presente.
Estudos recentes sobre a Amazônia pré-colonial revelam que comunidades
indígenas pré-coloniais já praticavam formas de urbanismo, fazendo das
indigeneidades urbanas um fenômeno ancestral; registram formas de urbanismo que
agora estão sendo vislumbradas como alternativas ao modelo industrial para um
futuro mais sustentável.
Esses estudos
contribuem para uma mudança de paradigmas em nossa compreensão da Amazônia pré-colonial,
nos afastando da perspectiva estereotipada condescendente da Amazônia indígena
como composta por aldeias e acampamentos pequenos e efêmeros. Atualmente, as
mídias sociais estão disseminando experiências dos indígenas urbanos,
desafiando estereótipos e buscando reconhecimento e direitos. Esses
influenciadores ressaltam a continuidade da colonização e promovem a pluralidade
das identidades indígenas.
Ana Luiza Morais Soares, “Mergulho na
Amazônia urbana”.
https://cienciahoje.org.br/artigo/mergulho-na-amazonia-urbana, julho de 2024. Acesso
em: 03.09.2024. Adaptado
QUESTÃO 10
Na passagem “Tudo isso é real e deve, sim, ser valorizado e preservado.” (1º
parágrafo), a expressão destacada refere-se
a) aos segredos amazônicos.
b) às capitais Manaus e Belém.
c) aos biomas amazônicos.
d) à Amazônia urbana.
e) à população indígena.
QUESTÃO 11
De acordo com as informações relativas aos
estudos recentes sobre a Amazônia pré-colonial, conclui-se corretamente que a
região
a) era organizada em comunidades urbanas
com sinais de urbanismo, que veio a se desenvolver plenamente com o advento das
mídias sociais e a valorização local.
b) dispunha de condições para o amplo
desenvolvimento urbano, todavia as políticas relativas à manutenção dos biomas
amazônicos coibiram esse processo.
c) contava com expressivas formas de
urbanismo, desfazendo a ideia comumente disseminada de que era composta por
aldeias e acampamentos pequenos e temporários.
d) continha traços de um processo de
urbanização antigo, colapsado pelo fato de que as comunidades indígenas têm
pouco acesso a seus direitos territoriais.
e) mantinha formas simples de urbanismo,
sobretudo com a população indígena, corroborando a ideia de que o
desenvolvimento das cidades é um fenômeno recente.
QUESTÃO 12
Mantendo-se o sentido original do texto,
nas passagens “a primeira imagem que vem
à cabeça da maioria das pessoas é uma rica paisagem natural.” (1°
parágrafo) e “nos afastando da perspectiva estereotipada condescendente da Amazônia indígena” (5º parágrafo), as expressões
destacadas podem ser substituídas, correta e respectivamente, por:
a) impingida à maioria das pessoas;
irreconhecível.
b) evocada pela maioria das pessoas;
complacente.
c) sugerida à maioria das pessoas;
harmoniosa.
d) lembrada pela maioria das pessoas;
intolerante.
e) dissimulada pela maioria das pessoas;
indulgente.
QUESTÃO 13
Leia a tira.
Na situação apresentada, a resposta
esperada do filho era relativa à
a) localização.
b) astrologia.
c) astronomia.
d) superstição.
e) concentração.
-
Leia o texto para responder às questões 14 a 17 -
Por 1895, não sei bem
como, achei-me estudando Direito na Faculdade de Paris, ou melhor, não
estudando. Vagabundo da minha mocidade, após ter tentado vários fins para a
minha vida e de todos igualmente desistido – sedento de Europa, resolvera
transportar-me à grande capital. Logo me embrenhei por meios mais ou menos
artísticos, e Gervásio Vila-Nova, que eu mal conhecia de Lisboa, volveu-se-me1
o companheiro de todas as horas. Curiosa personalidade essa de grande artista
falido, ou antes, predestinado para a falência.
Perturbava o seu
aspecto físico, macerado2 e esguio. Os cabelos compridos, se lhe
descobriam a testa ampla e dura, terrível, evocavam cilícios3,
abstenções roxas; se lhe escondiam a fronte, ondeadamente, eram só ternura, perturbadora
ternura de espasmos dourados e beijos sutis. Trajava sempre de preto, fatos4
largos, onde havia o seu quê de sacerdotal – nota mais frisantemente5
dada pelo colarinho direto, baixo, fechado. Não era enigmático o seu rosto –
muito pelo contrário – se lhe cobriam a testa os cabelos ou o chapéu. Entanto,
coisa bizarra, no seu corpo havia mistério – corpo de esfinge, talvez, em
noites de luar. Aquela criatura não se nos gravava na memória pelos seus traços
fisionômicos, mas sim pelo seu estranho perfil. Em todas as multidões ele se destacava,
era olhado, comentado – embora, em realidade, a sua silhueta à primeira vista
parecesse não se dever salientar notavelmente: pois o fato era negro – apenas
de um talhe um pouco exagerado –, os cabelos não escandalosos, ainda que
longos; e o chapéu, um bonet6 de fazenda – esquisito, era certo –,
mas que em todo o caso muitos artistas usavam, quase idêntico.
Porém, a verdade é que
em redor da sua figura havia uma auréola. Gervásio Vila-Nova era aquele que nós
olhamos na rua, dizendo: ali, deve ir alguém.
Mário de Sá-Carneiro. A confissão de Lúcio. 2004. Adaptado
1 transformou-se no meu.
2 sofrido.
3 túnicas, cintos ou cordões de crina,
trazidos sobre a pele para mortificação ou penitência.
4 roupas.
5 marcadamente.
6 boné.
QUESTÃO 14
Com as informações do 2° parágrafo,
conclui-se que o narrador-personagem
a) argumenta de forma depreciativa sobre a
aparência de Gervásio Vila-Nova, julgando que este não merece ser seu
companheiro de todas as horas.
b) relata momentos desagradáveis de
convivência com Gervásio Vila-Nova, cuja presença sempre era incômoda, ainda
que fosse seu melhor amigo.
c) relata com objetividade momentos
venturosos de Gervásio Vila-Nova, destacando o caráter enigmático da
fisionomia, que é consenso entre todos.
d) descreve de forma subjetiva a pessoa de
Gervásio Vila-Nova, alternando perspectivas decorrentes das imagens que este
lhe desperta.
e) descreve o companheiro Gervásio Vila-Nova como um homem pitoresco que, apesar de desdenhar das pessoas, é admirado por elas.
QUESTÃO 15
Poeta sempre e acima de
tudo, inclusive nas obras em prosa, Sá-Carneiro plasmou pela primeira vez em
Língua Portuguesa realidades até então insuspeitadas. Para tanto, violentou a
ineficaz e espartilhante gramática tradicional e passou a usar uma sintaxe e um
vocabulário novos, que lhe permitissem manipular fórmulas expressivas pessoais,
plásticas, maleáveis e aptas a surpreender […] as sinestesias mais inusitadas,
as associações mais inesperadas.
Massaud Moisés. A literatura portuguesa. 1999. Adaptado
Com base na análise apresentada, uma
passagem do texto que exemplifica “as sinestesias mais inusitadas, as associações
mais inesperadas” é:
a) Os cabelos compridos […] eram só
ternura, perturbadora ternura de espasmos dourados e beijos sutis. (2º
parágrafo)
b) … achei-me estudando Direito na
Faculdade de Paris, ou melhor, não estudando. (1º parágrafo)
c) Curiosa personalidade essa de grande
artista falido, ou antes, predestinado para a falência. (1º parágrafo)
d) Aquela criatura não se nos gravava na
memória pelos seus traços fisionômicos, mas sim pelo seu estranho perfil. (2º
parágrafo)
e) Gervásio Vila-Nova era aquele que nós
olhamos na rua, dizendo: ali, deve ir alguém. (3º parágrafo)
QUESTÃO 16
O pronome destacado expressa sentido de
posse em:
a) Aquela criatura não se nos gravava na
memória… (2° parágrafo)
b) Logo me embrenhei por meios mais ou
menos artísticos… (1° parágrafo)
c) … achei-me estudando Direito na
Faculdade de Paris…(1° parágrafo)
d) Curiosa personalidade essa de grande
artista falido… (1° parágrafo)
e) Em todas as multidões ele se destacava…
(2° parágrafo)
QUESTÃO 17
A reescrita de informações do texto que
atende à norma-padrão de concordância nominal e de concordância verbal é:
a) A extensão dos cabelos de Gervásio, que
eram longos, não os tornavam escandalosos.
b) Quando olhava para Gervásio, era comum
que me perturbasse os seus traços físicos.
c) Na época, muitos artistas tinham a
disposição de usar chapéus idêntico ao de Gervásio.
d) Se o chapéu ou os cabelos cobria a
testa de Gervásio, não era enigmático o seu rosto.
e) O rosto não apresentava traços
enigmáticos, mas havia mistérios no corpo de Gervásio.
QUESTÃO 18
Leia a charge.
A charge apresenta uma crítica às pessoas
que
a) combatem o consumismo desenfreado e,
por essa razão, passam a acreditar na possibilidade de um mundo melhor.
b) se desencantam com a ideia de um mundo
melhor e, consequentemente, partem para o consumismo.
c) expressam querer um mundo melhor, mas
não se dispõem a renunciar às comodidades de que desfrutam.
d) incitam a busca por um mundo melhor,
sem se importar com os impactos que isso pode trazer ao planeta.
e) se dispõem a deixar de lado seus
benefícios para promover ideias falaciosas sobre um mundo melhor.
QUESTÃO 19
Leia uma notícia sobre as Olimpíadas de 2024, sediadas em Paris.
Simone
Biles draws A-list celebrity crowd at Paris Olympics
Brandon Livesay
28 July 2024
As Simone Biles eyes up
a chance at another Olympic medal, a row of A-list celebrities are watching on.
The seven-time
medallist is one of the most high profile athletes at the Olympics, and her
stunning performance in the artistic gymnastics on Sunday drew celebrities like
it was Paris Fashion Week.
Lady Gaga, Ariana
Grande, Tom Cruise, American Vogue Editor-in-Chief Anna Wintour and Snoop Dogg
were in the crowd to watch the American gymnast.
Biles is considered by
many to be the GOAT of women’s gymnastics (the greatest of all time).
She was forced to pull
out of several events at the Tokyo Olympics after suffering a disorientating
mental block, and many wondered if she would compete again. Her return to the
Olympics stage is a major drawcard, and Biles rewarded the crowd with a
dazzling performance.
https://www.bbc.com/news/. Acesso em:
29.07.2024
drawcard: pessoa destacada que atrai muita
atenção.
A notícia aborda Simone Biles, que é
a) uma atriz que superou um grande bloqueio
mental em 2023 e foi para as Olimpíadas.
b) editora-chefe da revista Vogue que
compareceu às Olimpíadas de Paris.
c) uma medalhista das Olimpíadas que
conquistou as passarelas durante a Fashion Week.
d) um grande nome da ginástica,
considerada uma das melhores de todos os tempos.
e) uma da influenciadora famosa que
prestigiou a performance dos EUA na ginástica rítmica.
QUESTÃO 20
shields: escudos.
A partir da observação da charge, identifica-se
o posicionamento do autor como sendo
a) favorável à guerra, apesar da morte de
inocentes.
b) favorável à guerra, visto que ela
movimenta a economia.
c) crítico aos países que possuem
armamentos nucleares.
d) contrário à guerra, embora a considere
lucrativa.
e) contrário à guerra, uma vez que a
violência afeta os mais fracos.
QUESTÃO 21
Dog’s
unlikely friendship delights the internet
A chihuahua named
Frannie Joy ran to greet Postman Dan Larsen for the 500th time in Hoffman
Estates, Illinois. The duo amassed thousands of followers online after the
dog’s owner started posting their daily ritual.
https://edition.cnn.com. Acesso em 17.08.2024
amassed: acumularam.
De acordo com a notícia, o público on-line
se encantou com
a) as reações amigáveis do chihuahua
Larsen.
b) a amizade peculiar entre um chihuahua e
um carteiro.
c) os seguidores conquistados pelo
chihuahua Larsen em seu blog.
d) o ritual diário de Dan Larsen para
receber suas cartas.
e) as gravações que Frannie Joy fez de seu
cão chihuahua.
QUESTÃO 22
De acordo com a charge, a Inteligência
Artificial Chat GPT
a) teve seu uso identificado pela
professora ao corrigir um trabalho escolar.
b) soletrou corretamente o nome de um
aluno na redação de um trabalho.
c) acelerou o levantamento de informações
e a redação de pesquisas.
d) agilizou a correção de questões
dissertativas em trabalhos escolares.
e) foi usado pela professora, mas
prejudicou o processo de correção.
QUESTÃO 23
prompt
verb [T] (COMPUTER)
to give an instruction to an artificial
intelligence (= a computer system or machine that has some of the qualities
that a human brain has, such as the ability to interpret and produce language
in a way that seems human, recognize or create images, solve problems, and
learn from data supplied to it) using natural language rather than computer
language:
• Generative
AIs can be prompted to create content that appears entirely novel.
• Successfully
prompting a text-to-image AI model often involves a lot of experimentation in
how to add and order words to get the results you want.
https://dictionary.cambridge.org/dictionary/.
Acesso em 03.09.2024
Segundo o texto, o verbo prompt
a) constitui uma ação restrita a
profissionais da área de tecnologia.
b) resulta de códigos gerados por
softwares de IAs generativas.
c) é o ato de inserir um comando para um
software ou plataforma de IA.
d) gera códigos repetidos para uma IA
generativa produzir imagens.
e) está ligado a conteúdos replicados por plataformas de IAs generativas.
QUESTÃO 24
to chide: dar uma bronca
O objetivo do cartaz é
a) estabelecer normas de acesso ao espaço
público.
b) evitar que passageiros disputem lugares
preferenciais.
c) autorizar o ingresso de passageiros com
sacolas.
d) facilitar o fluxo de passageiros dentro
do vagão ou ônibus.
e) descontrair o ambiente tenso devido à lotação de pessoas.
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
B |
A |
B |
A |
D |
C |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
B |
E |
D |
E |
A |
D |
13 |
14 |
15 |
16 |
17 |
18 |
C |
B |
E |
A |
D |
E |
19 |
20 |
21 |
22 |
23 |
24 |
A |
B |
C |
A |
E |
B |