18 dezembro 2024

SARESP 2024 - 3ª SÉRIE A

- Leia o texto para responder às questões 1 a 4 -

O baile dos jovens havia começado antes do anoitecer. Às dez horas os adultos entraram fantasiados na sala do casarão, cantando, pulando e enxotando a garotada. Yaqub quis ficar até meia-noite, porque uma sobrinha dos Reinoso, a menina aloirada, corpo alto de moça, também ia brincar até a manhã da Quarta-Feira de Cinzas. Seria a primeira noite de Lívia na festa dos adultos, a primeira noite que ele, Yaqub, viu-a com os lábios pintados, os olhos contornados por linhas pretas, as tranças salpicadas de lantejoulas que brilhavam nos ombros bronzeados. Queria ficar para pular abraçado com ela, sentir-se quase adulto como ela. Já pensava em se aproximar de Lívia quando a voz de Zana ordenou: “Leva tua irmã para casa. Podes voltar depois”. Ele obedeceu. Acompanhou Rânia até o quarto, esperou-a dormir e voltou correndo ao casarão dos Benemou. A sala fervilhava de foliões, e no meio das tantas cores e das máscaras, ele viu as tranças brilhantes e os lábios pintados, e logo ficou trêmulo ao reconhecer o cabelo e o rosto semelhantes ao dele, pertinho do rosto que admirava.

Milton Hatoum. Dois irmãos. 2006. Adaptado

 

QUESTÃO 01

As informações do texto permitem concluir que

a) o baile dos adultos começava às dez horas, e Yaqub, embora não fosse adulto, queria ficar para a festa, pois estava encantado por Lívia.

b) o baile dos jovens começaria às dez horas, e Yaqub decidiu ir embora com a sua irmã, porque Lívia o havia tratado com descaso.

c) o baile dos adultos acontecia depois do baile dos jovens, e Yaqub queria continuar no local com sua irmã para conhecer a família dos Benemou.

d) o baile dos jovens seria concomitante ao dos adultos, mas Yaqub teve de levar sua irmã para casa e não pôde divertir-se com Lívia.

e) o baile dos adultos estava começando às dez horas, e Yaqub e Lívia ficaram lá, porque já eram adultos e poderiam se divertir juntos.

 

QUESTÃO 02

A hipérbole é uma figura de linguagem que consiste no exagero de uma expressão ou ideia. No texto, ela ocorre na passagem:

a) O baile dos jovens havia começado antes do anoitecer.

b) … ficou trêmulo ao reconhecer o cabelo e o rosto semelhantes…

c) … os adultos entraram fantasiados na sala do casarão…

d) Seria a primeira noite de Lívia na festa dos adultos…

e) A sala fervilhava de foliões, e no meio das tantas cores…

 

QUESTÃO 03

Em relação às formas verbais destacadas na passagem – O baile dos jovens havia começado antes do anoitecer. Às dez horas os adultos entraram fantasiados na sala do casarão… –, é correto afirmar que

a) ambas estão empregadas no mesmo tempo verbal do modo indicativo.

b) a primeira expressa uma ação que antecede temporalmente a segunda.

c) a segunda, ao contrário da primeira, expressa uma ação hipotética.

d) ambas expressam ações cuja realização se dá de forma concomitante.

e) a primeira expressa uma ação contínua; a segunda, uma ação acabada.

  

QUESTÃO 04

A passagem “Ele obedeceu. Acompanhou Rânia até o quarto, esperou-a dormir e voltou correndo ao casarão dos Benemou.” está reescrita em conformidade com a norma-padrão em:

a) Ele obedeceu à mãe. Acompanhou Rânia até o quarto, fez-na dormir e voltou correndo à residência dos Benemou.

b) Ele obedeceu à mãe. Acompanhou Rânia até o quarto, fê-la dormir e voltou correndo à residência dos Benemou.

c) Ele obedeceu a mãe. Acompanhou Rânia até o quarto, fez-na dormir e voltou correndo na residência dos Benemou.

d) Ele obedeceu à mãe. Acompanhou Rânia até o quarto, fez-la dormir e voltou correndo na residência dos Benemou.

e) Ele obedeceu a mãe. Acompanhou Rânia até o quarto, fê-la dormir e voltou correndo na residência dos Benemou.

 

- Leia a tira para responder às questões 5 e 6 -

 

QUESTÃO 05

No contexto da tira, o pronome “eles” refere-se aos

a) donos do cão, quando o procuram.

b) amigos, normalmente longe do cão.

c) perigos a que o cão está exposto.

d) vizinhos do cão que possam estar perto.

e) medos do cão, quando o dia começa.

 

QUESTÃO 06

Nos dois primeiros quadros, as expressões “realmente” e “é claro”, em relação ao papel vigilante do cão, sustentam sua postura

a) agressiva, a qual se confirma com a cena do último quadro.

b) receosa, a qual se intensifica com a cena do último quadro.

c) intrépida, a qual se coaduna com a cena do último quadro.

d) resoluta, a qual se contrapõe à cena do último quadro.

e) reticente, a qual se inverte com a cena do último quadro.

 

- Leia as estrofes iniciais do poema “Saudades”, de Álvares de Azevedo, para responder às questões 7 a 9 -

Foi por ti que num sonho de ventura

A flor da mocidade consumi,

E às primaveras disse adeus tão cedo

E na idade do amor envelheci!

 

Vinte anos! derramei-os gota a gota

Num abismo de dor e esquecimento…

De fogosas visões nutri meu peito…

Vinte anos!… não vivi um só momento!

 

Contudo, no passado uma esperança!

Tanto amor e ventura prometia,

E uma virgem tão doce, tão divina

Nos sonhos junto a mim adormecia!…

Álvares de Azevedo. Lira dos Vinte Anos. 1994

 

QUESTÃO 07

O amor e a ventura prometidos ao eu lírico no passado

a) contrapõem-se à dor vivida por ele depois.

b) são boas lembranças que tem na velhice.

c) fazem com que o seu sonho vire realidade.

d) eram ilusões que não o afetavam na época.

e) confirmam a esperança do seu presente.

 

QUESTÃO 08

Uma característica do ultrarromantismo presente no poema é

a) a concepção objetiva da mulher.

b) o exagero sentimental.

c) a racionalidade do amor.

d) o caráter mórbido do sentimento.

e) o uso de tema prosaico.

 

QUESTÃO 09

Nos versos “Foi por ti que num sonho de ventura” e “Contudo, no passado uma esperança!”, as expressões destacadas veiculam, correta e respectivamente, sentidos de

a) meio e conclusão.

b) companhia e explicação.

c) modo e conclusão.

d) finalidade e oposição.

e) causa e oposição.

 

- Leia o texto para responder às questões 10 a 12 -

Mergulho na Amazônia urbana

Quando se fala em Amazônia, a primeira imagem que vem à cabeça da maioria das pessoas é uma rica paisagem natural composta pelos magníficos biomas amazônicos: igapós, terra firme, várzeas, campinas e os majestosos rios. Tudo isso é real e deve, sim, ser valorizado e preservado.

Mas há um lado da região pouco conhecido – a Amazônia urbana, assim como uma vasta população indígena moradora dessas cidades.

Manaus (AM), com mais de 2 milhões de habitantes, e Belém (PA), com uma população de 1,3 milhão de pessoas, são as maiores cidades da região. Além dessas duas mega-cidades, a Amazônia abriga várias outras áreas urbanas de grande e médio porte espalhadas por essa vasta floresta.

Segundo o censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Manaus é a cidade com maior população de indígenas do país, com 71 713 pessoas que assim se identificam. Mas as cidades amazônicas não são um fenômeno somente do presente. Estudos recentes sobre a Amazônia pré-colonial revelam que comunidades indígenas pré-coloniais já praticavam formas de urbanismo, fazendo das indigeneidades urbanas um fenômeno ancestral; registram formas de urbanismo que agora estão sendo vislumbradas como alternativas ao modelo industrial para um futuro mais sustentável.

Esses estudos contribuem para uma mudança de paradigmas em nossa compreensão da Amazônia pré-colonial, nos afastando da perspectiva estereotipada condescendente da Amazônia indígena como composta por aldeias e acampamentos pequenos e efêmeros. Atualmente, as mídias sociais estão disseminando experiências dos indígenas urbanos, desafiando estereótipos e buscando reconhecimento e direitos. Esses influenciadores ressaltam a continuidade da colonização e promovem a pluralidade das identidades indígenas.

Ana Luiza Morais Soares, “Mergulho na Amazônia urbana”. https://cienciahoje.org.br/artigo/mergulho-na-amazonia-urbana, julho de 2024. Acesso em: 03.09.2024. Adaptado

 

QUESTÃO 10

Na passagem “Tudo isso é real e deve, sim, ser valorizado e preservado.” (1º parágrafo), a expressão destacada refere-se

a) aos segredos amazônicos.

b) às capitais Manaus e Belém.

c) aos biomas amazônicos.

d) à Amazônia urbana.

e) à população indígena.

 

QUESTÃO 11

De acordo com as informações relativas aos estudos recentes sobre a Amazônia pré-colonial, conclui-se corretamente que a região

a) era organizada em comunidades urbanas com sinais de urbanismo, que veio a se desenvolver plenamente com o advento das mídias sociais e a valorização local.

b) dispunha de condições para o amplo desenvolvimento urbano, todavia as políticas relativas à manutenção dos biomas amazônicos coibiram esse processo.

c) contava com expressivas formas de urbanismo, desfazendo a ideia comumente disseminada de que era composta por aldeias e acampamentos pequenos e temporários.

d) continha traços de um processo de urbanização antigo, colapsado pelo fato de que as comunidades indígenas têm pouco acesso a seus direitos territoriais.

e) mantinha formas simples de urbanismo, sobretudo com a população indígena, corroborando a ideia de que o desenvolvimento das cidades é um fenômeno recente.

 

QUESTÃO 12

Mantendo-se o sentido original do texto, nas passagens “a primeira imagem que vem à cabeça da maioria das pessoas é uma rica paisagem natural.” (1° parágrafo) e “nos afastando da perspectiva estereotipada condescendente da Amazônia indígena” (5º parágrafo), as expressões destacadas podem ser substituídas, correta e respectivamente, por:

a) impingida à maioria das pessoas; irreconhecível.

b) evocada pela maioria das pessoas; complacente.

c) sugerida à maioria das pessoas; harmoniosa.

d) lembrada pela maioria das pessoas; intolerante.

e) dissimulada pela maioria das pessoas; indulgente.

 

QUESTÃO 13

Leia a tira.


 

Na situação apresentada, a resposta esperada do filho era relativa à

a) localização.

b) astrologia.

c) astronomia.

d) superstição.

e) concentração.

 

- Leia o texto para responder às questões 14 a 17 -

Por 1895, não sei bem como, achei-me estudando Direito na Faculdade de Paris, ou melhor, não estudando. Vagabundo da minha mocidade, após ter tentado vários fins para a minha vida e de todos igualmente desistido – sedento de Europa, resolvera transportar-me à grande capital. Logo me embrenhei por meios mais ou menos artísticos, e Gervásio Vila-Nova, que eu mal conhecia de Lisboa, volveu-se-me1 o companheiro de todas as horas. Curiosa personalidade essa de grande artista falido, ou antes, predestinado para a falência.

Perturbava o seu aspecto físico, macerado2 e esguio. Os cabelos compridos, se lhe descobriam a testa ampla e dura, terrível, evocavam cilícios3, abstenções roxas; se lhe escondiam a fronte, ondeadamente, eram só ternura, perturbadora ternura de espasmos dourados e beijos sutis. Trajava sempre de preto, fatos4 largos, onde havia o seu quê de sacerdotal – nota mais frisantemente5 dada pelo colarinho direto, baixo, fechado. Não era enigmático o seu rosto – muito pelo contrário – se lhe cobriam a testa os cabelos ou o chapéu. Entanto, coisa bizarra, no seu corpo havia mistério – corpo de esfinge, talvez, em noites de luar. Aquela criatura não se nos gravava na memória pelos seus traços fisionômicos, mas sim pelo seu estranho perfil. Em todas as multidões ele se destacava, era olhado, comentado – embora, em realidade, a sua silhueta à primeira vista parecesse não se dever salientar notavelmente: pois o fato era negro – apenas de um talhe um pouco exagerado –, os cabelos não escandalosos, ainda que longos; e o chapéu, um bonet6 de fazenda – esquisito, era certo –, mas que em todo o caso muitos artistas usavam, quase idêntico.

Porém, a verdade é que em redor da sua figura havia uma auréola. Gervásio Vila-Nova era aquele que nós olhamos na rua, dizendo: ali, deve ir alguém.

Mário de Sá-Carneiro. A confissão de Lúcio. 2004. Adaptado

 

1 transformou-se no meu.

2 sofrido.

3 túnicas, cintos ou cordões de crina, trazidos sobre a pele para mortificação ou penitência.

4 roupas.

5 marcadamente.

6 boné.

 

QUESTÃO 14

Com as informações do 2° parágrafo, conclui-se que o narrador-personagem

a) argumenta de forma depreciativa sobre a aparência de Gervásio Vila-Nova, julgando que este não merece ser seu companheiro de todas as horas.

b) relata momentos desagradáveis de convivência com Gervásio Vila-Nova, cuja presença sempre era incômoda, ainda que fosse seu melhor amigo.

c) relata com objetividade momentos venturosos de Gervásio Vila-Nova, destacando o caráter enigmático da fisionomia, que é consenso entre todos.

d) descreve de forma subjetiva a pessoa de Gervásio Vila-Nova, alternando perspectivas decorrentes das imagens que este lhe desperta.

e) descreve o companheiro Gervásio Vila-Nova como um homem pitoresco que, apesar de desdenhar das pessoas, é admirado por elas.

 

QUESTÃO 15

Poeta sempre e acima de tudo, inclusive nas obras em prosa, Sá-Carneiro plasmou pela primeira vez em Língua Portuguesa realidades até então insuspeitadas. Para tanto, violentou a ineficaz e espartilhante gramática tradicional e passou a usar uma sintaxe e um vocabulário novos, que lhe permitissem manipular fórmulas expressivas pessoais, plásticas, maleáveis e aptas a surpreender […] as sinestesias mais inusitadas, as associações mais inesperadas.

Massaud Moisés. A literatura portuguesa. 1999. Adaptado

 

Com base na análise apresentada, uma passagem do texto que exemplifica “as sinestesias mais inusitadas, as associações mais inesperadas” é:

a) Os cabelos compridos […] eram só ternura, perturbadora ternura de espasmos dourados e beijos sutis. (2º parágrafo)

b) … achei-me estudando Direito na Faculdade de Paris, ou melhor, não estudando. (1º parágrafo)

c) Curiosa personalidade essa de grande artista falido, ou antes, predestinado para a falência. (1º parágrafo)

d) Aquela criatura não se nos gravava na memória pelos seus traços fisionômicos, mas sim pelo seu estranho perfil. (2º parágrafo)

e) Gervásio Vila-Nova era aquele que nós olhamos na rua, dizendo: ali, deve ir alguém. (3º parágrafo)

 

QUESTÃO 16

O pronome destacado expressa sentido de posse em:

a) Aquela criatura não se nos gravava na memória… (2° parágrafo)

b) Logo me embrenhei por meios mais ou menos artísticos… (1° parágrafo)

c) … achei-me estudando Direito na Faculdade de Paris…(1° parágrafo)

d) Curiosa personalidade essa de grande artista falido… (1° parágrafo)

e) Em todas as multidões ele se destacava… (2° parágrafo)

 

QUESTÃO 17

A reescrita de informações do texto que atende à norma-padrão de concordância nominal e de concordância verbal é:

a) A extensão dos cabelos de Gervásio, que eram longos, não os tornavam escandalosos.

b) Quando olhava para Gervásio, era comum que me perturbasse os seus traços físicos.

c) Na época, muitos artistas tinham a disposição de usar chapéus idêntico ao de Gervásio.

d) Se o chapéu ou os cabelos cobria a testa de Gervásio, não era enigmático o seu rosto.

e) O rosto não apresentava traços enigmáticos, mas havia mistérios no corpo de Gervásio.

 

QUESTÃO 18 

Leia a charge.

 


A charge apresenta uma crítica às pessoas que

a) combatem o consumismo desenfreado e, por essa razão, passam a acreditar na possibilidade de um mundo melhor.

b) se desencantam com a ideia de um mundo melhor e, consequentemente, partem para o consumismo.

c) expressam querer um mundo melhor, mas não se dispõem a renunciar às comodidades de que desfrutam.

d) incitam a busca por um mundo melhor, sem se importar com os impactos que isso pode trazer ao planeta.

e) se dispõem a deixar de lado seus benefícios para promover ideias falaciosas sobre um mundo melhor.

 

QUESTÃO 19

Leia uma notícia sobre as Olimpíadas de 2024, sediadas em Paris.

Simone Biles draws A-list celebrity crowd at Paris Olympics

Brandon Livesay

28 July 2024

As Simone Biles eyes up a chance at another Olympic medal, a row of A-list celebrities are watching on.

The seven-time medallist is one of the most high profile athletes at the Olympics, and her stunning performance in the artistic gymnastics on Sunday drew celebrities like it was Paris Fashion Week.

Lady Gaga, Ariana Grande, Tom Cruise, American Vogue Editor-in-Chief Anna Wintour and Snoop Dogg were in the crowd to watch the American gymnast.

Biles is considered by many to be the GOAT of women’s gymnastics (the greatest of all time).

She was forced to pull out of several events at the Tokyo Olympics after suffering a disorientating mental block, and many wondered if she would compete again. Her return to the Olympics stage is a major drawcard, and Biles rewarded the crowd with a dazzling performance.

https://www.bbc.com/news/. Acesso em: 29.07.2024

 

drawcard: pessoa destacada que atrai muita atenção.

 

A notícia aborda Simone Biles, que é

a) uma atriz que superou um grande bloqueio mental em 2023 e foi para as Olimpíadas.

b) editora-chefe da revista Vogue que compareceu às Olimpíadas de Paris.

c) uma medalhista das Olimpíadas que conquistou as passarelas durante a Fashion Week.

d) um grande nome da ginástica, considerada uma das melhores de todos os tempos.

e) uma da influenciadora famosa que prestigiou a performance dos EUA na ginástica rítmica.

 

QUESTÃO 20

shields: escudos.

 

A partir da observação da charge, identifica-se o posicionamento do autor como sendo

a) favorável à guerra, apesar da morte de inocentes.

b) favorável à guerra, visto que ela movimenta a economia.

c) crítico aos países que possuem armamentos nucleares.

d) contrário à guerra, embora a considere lucrativa.

e) contrário à guerra, uma vez que a violência afeta os mais fracos.

 

QUESTÃO 21

Dog’s unlikely friendship delights the internet

A chihuahua named Frannie Joy ran to greet Postman Dan Larsen for the 500th time in Hoffman Estates, Illinois. The duo amassed thousands of followers online after the dog’s owner started posting their daily ritual.

https://edition.cnn.com. Acesso em 17.08.2024

 

amassed: acumularam.

 

De acordo com a notícia, o público on-line se encantou com

a) as reações amigáveis do chihuahua Larsen.

b) a amizade peculiar entre um chihuahua e um carteiro.

c) os seguidores conquistados pelo chihuahua Larsen em seu blog.

d) o ritual diário de Dan Larsen para receber suas cartas.

e) as gravações que Frannie Joy fez de seu cão chihuahua.

 

QUESTÃO 22 

 


De acordo com a charge, a Inteligência Artificial Chat GPT

a) teve seu uso identificado pela professora ao corrigir um trabalho escolar.

b) soletrou corretamente o nome de um aluno na redação de um trabalho.

c) acelerou o levantamento de informações e a redação de pesquisas.

d) agilizou a correção de questões dissertativas em trabalhos escolares.

e) foi usado pela professora, mas prejudicou o processo de correção.

 

QUESTÃO 23

prompt

verb [T] (COMPUTER)

to give an instruction to an artificial intelligence (= a computer system or machine that has some of the qualities that a human brain has, such as the ability to interpret and produce language in a way that seems human, recognize or create images, solve problems, and learn from data supplied to it) using natural language rather than computer language:

•   Generative AIs can be prompted to create content that appears entirely novel.

•   Successfully prompting a text-to-image AI model often involves a lot of experimentation in how to add and order words to get the results you want.

https://dictionary.cambridge.org/dictionary/. Acesso em 03.09.2024

 

Segundo o texto, o verbo prompt

a) constitui uma ação restrita a profissionais da área de tecnologia.

b) resulta de códigos gerados por softwares de IAs generativas.

c) é o ato de inserir um comando para um software ou plataforma de IA.

d) gera códigos repetidos para uma IA generativa produzir imagens.

e) está ligado a conteúdos replicados por plataformas de IAs generativas. 

 

QUESTÃO 24 

 


to chide: dar uma bronca

 

O objetivo do cartaz é

a) estabelecer normas de acesso ao espaço público.

b) evitar que passageiros disputem lugares preferenciais.

c) autorizar o ingresso de passageiros com sacolas.

d) facilitar o fluxo de passageiros dentro do vagão ou ônibus.

e) descontrair o ambiente tenso devido à lotação de pessoas.









1

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4

5

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B

A

B

A

D

C

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B

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D

E

A

D

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C

B

E

A

D

E

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24

A

B

C

A

E

B


PET PEEVES

A) What drives you crazy? B) Exchange ideas in small groups. - Tell each other about your pet peeves. You may say:              * It d...